Poder > Exército tenta se descolar de Braga Netto no ápice de enquadramento civil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Marcos Loureiro

    General que bate continência para capitão tem mesmo que dançar.

    Responda
  2. Marcos Loureiro

    Ninguém quer ser pai de filho feio. O cara passou décadas no Exército, galgou todos os postos do oficialato, desde 2.º tenente até general de 4 estrelas e só agora viram que o homem não era confiável?!?!?!?

    Responda
  3. neli faria

    Tudo o que ocorre hoje é reflexo do passado. O Exército errou ao não expulsar o Mau Militar!

    Responda
  4. José Antônio

    ´´Exército tenta se descolar de Camisa-amarela-22 no ápice de enquadramento civil``. Abaixo os políticos e partidos do camisismo amarelismo!

    Responda
  5. Markus Ferranty Ferranty

    Esse elemento se desfigurou , perdeu o caráter , atentou contra a honra e a dignidade de superior - seu cmt ! O pundonor militar foi estraçalhado ! Inadmissível o que fez e engendrou ! Agora quer tirar da seringa ! Envergonha a oficialidade e o e b !

    Responda
  6. Ernesto Pichler

    A formação dos oficiais é uma vergonha. Ensinam que patriotismo é amar bandeiras, hinos, paradas e miliquices, quando deve ser amar a Pátria, e a pátria é o povo, ou povos, que habitam o país. E amar o povo não é amar a classe dominante, de 1%, mas amar a democracia. E não ser obediente ao Comando Sul, que ficava no Panamá.

    Responda
  7. João Ramos de Souza

    Temos o mau costume de homenagear militares insubordinados como nome de ruas, escolas etc. Em São Paulo, Haroldo Veloso, major golpista da Força Aérea que tentou impedir a posse de JK; e depois, derrubá-lo, nas revoltas de Jacareacanga (PA) e Aragarças (GO), é nome de rua no bairro do Itaim. Nos anos 50 e 60 do século vinte, o Brasil experimentou tentativas e golpes consumados. E os golpistas nunca foram punidos. Foi assim que chegamos às estripulias militares atuais do bolsonarismo.

    Responda
  8. João Ramos de Souza

    É preciso submeter as cartilhas das academias militares ao Estado de Direito. Do jeito que está, não pode continuar. A tentativa de golpe com pretensões homicidas só foi possível porque os oficiais continuam sendo formados de acordo com os manuais acadêmicos da ditadura. Oficiais superiores terroristas envergonham o povo brasileiro, que lhes paga o soldo. No passado, o Exército preferiu reformar o tenente terrorista no posto de capitão; ao invés de enxotá-lo com desonra. Deu no que deu.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A formação dos oficiais é uma vergonha. Ensinam que patriotismo é amar bandeiras, hinos, paradas e miliquices, quando deve ser amar o povo, ou povos, que habitam o país. E amar o povo não é amar a classe dominante, de 1%, mas amar a democracia, a Constituição. E não ser obediente ao Comando Sul, que ficava no Panamá.

  9. Erlon Carlos do Nascimento Nascimento

    Não entendi a surpresa com os últimos acontecimentos! Vocês acreditam que as forças armadas não compactuavam com essas ideias? As forças armadas, apesar de necessárias, são uma doença em estágio avançado. 

    Responda
  10. Victor Saeta de Aguiar

    O exercito é a pior das forças armadas. Para ser soldado não precisa de nada mais do que estar vivo. Para ser graduado basta saber ler. Para ser oficial basta ser filhinho de general. Para ser general basta ser puxa saco e batedor de continência para autoridades. Agora soma-se mais uma desqualificação que é a de virar as costas para seus pares. Onde estão o braço forte e a mão amiga? Isso teria que ser resolvido entre eles, com prisões, expulsões, etc. Mas permitiram que civis os comandassem.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Eles não "permitiram" que civis os comandassem. Isso é uma exigência da Constituição.

  11. Romário Luiz Valente

    A farda não é biombo para dissimular o que na verdade os golpistas são: delinquentes de altíssima periculosidade. Prisão severa e multas elevadas é quase que um perdão para eles, diante da nocividade de seu intento.

    Responda
  12. Maria Antonia Di Felippo

    Ratos pulando do navio.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Não têm coragem de assumir que planejaram um golpe militar. Até quando vão nos ameaçar? Enquanto isso, Braga Neto em prisão de luxo.

  13. Darci de Oliveira

    O que choca ainda mais quando se esmiuçam as mensagens do Braga Netto aos outros golpistas do escalão inferior, é a pura maldade insana desse sujeito, pondo a família dos desafetos também no rol das pessoas a serem infernizadas. É a quinta-essência da extrema direita fascista pousando com quatro estrelas numa farda do exército brasileiro.

    Responda
  14. JOAO MORENO

    Cumprem a nobre tarefa de pintar meio-fio. É para isso que servem esses melancias.

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      Melancias? Aí você se engana. Melancia é o epíteto que usavam estes delinquentes das FFAA para nomear aqueles que queriam fazer a coisa certa. Estigmatizavam militares e civis chamando-os de "comunista" e a turba embarcava nessa falácia, ou por má-fé ou por ignorância. Nas cúpulas era por má-fé. Nas bases era por ignorância.

  15. Felipe Macedo

    Até o ex-presidente Hamilton Mourão já admitiu o plano golpista, e o gado segue ainda defendendo o indefensável. Ser bolsonarista até hoje é prova de desvio de caráter e fanatismo incurável.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Sem anistia. Para interrogatório preparem o pau de arara, choque elétrico, alicate para arrancar unhas, tanque de afogamento e chamem o Brilhante Ustra.

  16. Eduardo De Oliveira Virtuoso

    A prisão do General deveria ser encarada com naturalidade. Afinal o Poder é civil e todos são iguais perante a lei.

    Responda
  17. Sam Duart

    Sempre tentam se descolar. Foi assim em 64. Por isso ganharam anistia. O cenário se repete.

    Responda
  18. Fernando Ramalho

    José Mucio Monteiro, ministro da Defesa, mais uma vez tentando passar o pano nesses militares golpistas, como se não conhecesse a gravidade do crime de Braga Netto. Tem que fazer com que o caso desse sujeito sirva de exemplo: ser julgado pelo STM e perder o posto. Só um general 4 estrelas indo pra cadeia comum, sem as mordomias de ficar preso numa cela militar cheio de mordomias que nem grade tem, é que serviria de fator pedagógico pros demais. Os clubes militares estão cheios de golpistas.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Falta Heleno, Garnier, Ramos e todos àqueles que engendraram um golpe militar.

  19. paulo cesar cruz

    Breve nos livros didáticos de história: a tentativa fracassada de golpe na era Bolsonaro foi por grana, privilégios, poder e não por ideologia. A ideologia é só um verniz, uma tentativa de ocultar o que todo mundo sabe : militar não é um ser de outro planeta, gosta de tudo o que os outros mortais gostam , poder e privilégios.

    Responda
    1. MARIA STELA C MORATO

      Viagra e leite condensado.

  20. marcos fernando dauner

    quem garante que , em breve, a prole não irá abandonar o pai imbroxável ? o tempo dirá .

    Responda
  21. paulo cesar cruz

    Que venham outros ge ne rais. A mensagem tem quer clara : delinquiu , dançou.

    Responda
  22. paulo cesar cruz

    Ao longo da história, os militares sempre interferiram em benefício próprio. O golpe de 1964 foi revolução e a anistia , ampla,geral e irrestrita, provou que impunidade estimula mais delinquência. Disciplina só pra cabos ,soldados e sargentos, para o oficialato transgressor ,o benefício da dúvida e a impunidade. Deu no que deu.

    Responda
  23. SERGIO LUIZ AVENA

    Se um general foi preso, por que não um capitão??

    Responda
  24. Alaor Magno

    Nos quartéis das forças armadas todos se chamam de irmãos por não saberem quem são seus pais.

    Responda
    1. Alaor Magno

      São todos filhos da mãe.

    2. marcos fernando dauner

      maçonaria ? eu não entendo nada disso ...reza a lenda que antigamente até o padre católico e o pastor luterano aqui da cidade eram membros da maçonaria ...

  25. Marcelo Masiero

    Que essa prisão dê origem a série. Ainda faltam Paulo Sérgio (o deslumbrado), Heleno ( o caquético) e Garnier (o Mentex). Feito isso, já pode mandar pra cadeia o chefe ( o inelegível).

    Responda
  26. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Na minha humilde opinião, ou a nação brasileira encontra uma ocupação para essas tais forças armadas, como o combate ao crime no RJ, RN, SP, ou poderia-se pensar na extinção delas. Como fizeram a Costa Rica, Panamá, Malásia, entre outros. São instituições muito caras para país do falta tudo. E não venham com a história que a função delas é defender o país de uma agressão externa. Todos sabem disso. Ora, chefes delas desrespeitaram a única função constitucional, então, que mudem a constituição.

    Responda
    1. ALEXANDRE BARRETO

      Fazer também reforma administrativa. Ou estabilidade ou salários atuais e vantagens. Reforma judicial.

  27. Ivan Cunha

    Afrimava frequentemente o Gen. Golbery do Couto e Silva, ícone da revolução de 1964 "quando a política entra pela porta da frente dos quartéis, a disciplina sai pela de trás", devido a enxurrada de militares já então entrando na política. Cerca de 50 anos após, um ex capitão, expelido do Exército por indisciplina, é eleito Preseidente da República, Chefe Supremo das FFAA, e se cerca no governo com militares de altas patentes, comprometendo a disciplina e a hierarquia, pilares das FFAA.

    Responda
  28. Carlos Oliveira

    O Capitão e General - com soldo de Marechal - golpista (em 1977 contra Geisel para endurecer o regime contra a abertura política e em 2022 para 'neutralisar' o presidente eleito) Augusto Heleno é o mentor intelectual do golpe e a semente plantada por Sylvio Frota (ex-comandante de Exército) para manter os militares contra o poder civíl. É a esse que as investigações precisam se aprofundar.

    Responda
  29. ALEXANDRE BARRETO

    Acabemos logo com as forças armadas.

    Responda
  30. Hipolito Lima do Carmo

    Ingrid esse Joaquim deve ser daquela igreja do malafaia do uma sugestão ao sr. Vai cumprir a pena no lugar do general seja voluntário dar tempo Aida .kkkkk acreditar que o Trump vem prender o moras aí já é caso de psiquiatria meu Deus

    Responda
  31. fernando silva

    Éé! Mas o Renan calheiros não obedeceu o supremo e ficou por isso mesmo.Também Collor continua solto por complacência do mesmo supremo. Cadê a isonomia de tratamento??

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Não tentaram dar golpe. Golpismo é crime hediondo.

  32. Carlos Oliveira

    As pontes queimadas com o oficialato eram tipo Bailey - usadas por militares, metálicas, versateis, resistentes e suportam fogo - e ainda estão muito funcionais. Basta ver a quantidade de capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis que estavão/estão envolvidos ou apoiando os golpistas. O generalato sim que abandonou esses malucos não por discordarem ideológicamente, mas sim para não perderem proventos e por a carreira fora.

    Responda
  33. Denizart Souza

    Causa espanto como uma pessoa com a formação que recebe pode ser tão irresponsável à ponto de desejar instaurar uma guerre civil no país… Loucura! A prisão é fundamental, senão ficaria sem nexo prender aqueles desordeiros quem em sua maioria são alienados e uns pobres coitados massa de manobra enquanto os cabeças se protegem.

    Responda
    1. ingrid muller xavier

      Denizart, é justamente devido à formação tosca e totalmente avessa à história que os militares são o que são. Dê uma olhada nos livros editados pela biblioteca do exéricto. è simplesmente inacreditavel

  34. Valdo Neto

    As graves ameaças à democracia que estamos enfrentando e o surgimento dos Bolsonaro, Braga Netto, Heleno, etc., mostram o grande equívoco que foi a lei da anistia.

    Responda
  35. Daniel Nunes

    A matéria do jornalista que virou especialista em fazer textos contra o Exército não traz, providencialmente, duas informações: onde ocorreram os diálogos "captados" pela Polícia Federal e se essa "captação" foi autorizada pela justiça. Não há mais Constituição nem para a Folha.

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      Daniel confunde a instituição com as pessoas. Aliás, muitos militares, a maioria dos incriminados, pensa dessa forma. Usam a instituição como biombo para encobrir a sua profunda ignorância e golpismo.

    2. Luis Eduardo Fernandes Fernandes

      Boa tarde! As evidencias são explicitas, não há como fazer indagações do que é evidente e provado de um modo inequívoco

    3. Alberto Henrique

      O texto não é contra o exército e sim contra os gavabundos que estão no exército.

    4. Homero Feijó

      O texto do jornalista não é contra o Exército ou as FA. O texto, aliás, não é contra ninguém, apenas relata o que as investigações AUTORIZADAS PELA JUSTIÇA vêm revelando, ou seja: que havia um grupo de maus militares, oficiais de alta patente, cons pi rando contra a ordem institucional de seu país, coisa que juraram NUNCA fazer. E que estes mesmos maus militares perseguiam seus colegas oficiais que tinham respeito por sua farda e pelas instituições que juraram respeitar e proteger. Só isso.

    5. julio alves

      Pode berrar à vontade, gado véio! É claro que as investigações da pf e do mpf são todas dentro da lei, obedecendo a Constituição

    6. Jair R Maria Maria

      Agora nenhuma narrativa salva os golpistas diante de tantos fatos concretos. Pra estes só resta chorar

    7. ingrid muller xavier

      como assim? onde ocorreram os dialogos já foi amplamente divulgado, não adianta tentar buscar desculpas, muitos militares estavam envolvidos no golpe. aceite a verdade

    8. Artur Neto

      Os celulares foram apreendidos por ordem judicial, para que será? Para guardar? Para fazer joguinho nas bets? Ou Para investigar? E o exército sempre teve tendência golpista.

    9. Valdo Neto

      Sugiro que o senhor leia pelo menos algo sobre o processo antes de levantar pontos que estão absolutamente esclarecidos e são de domínio público. Os diálogos foram extraídos dos celulares apreendidos com autorização da justiça, informação amplamente divulgada.

  36. Valdo Neto

    As forças armadas, principalmente o exército, estão politizadas e ideologizadas desde o golpe de 64, a causa raiz dessa situação é a formação dos militares, então a solução está em reformular essa formação, além de punir exemplarmente aqueles que se desviam do caminho do estado democrático de direito. O Bolsonaro foi a gasolina que precisavam para incendiar a chama da ditadura que nunca se apagou.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A formação dos oficiais é uma vergonha. Ensinam que patriotismo é amar bandeiras, hinos, paradas e miliquices, quando deve ser amar a Pátria. E a pátria e o povo, ou povos, que habitam o país. E amar o povo não é amar a classe dominante, de 1%, mas amar a democracia. E não ser obediente ao Comando Sul, que ficava no Panamá.

    2. Jair R Maria Maria

      Concordo, mas só ocorrerá com uma forte pressão popular. Infelizmente os que lutam para fortalecer a democracia estão muito divididos e desorganizados. Meu medo é os apoiadores dos golpistar voltarem à presidência e anistiá-los

    3. Jorge Luiz Padilha

      Isto Valdo. Acertou na mosca. Mas o problema é a cúpula militar aceitar essa mudança de valores na formação dos oficiais militares.

    4. Sérgio Silva

      Discordo. Desde sempre. Desde que o primeiro brasileiro usou farda e empunhou um fusil a missão das forças armadas sempre foi obter maneiras e meios de tentar golpes militares. Gente inútil e malvada.

  37. marcio Rodrigues de castro

    Depois de findada uma ditadura miliar sem que os agentes militares fossem julgados e seus crimes apurados, é passada s hora de colocar limite nos milicos golpistas. O Brasil precisa ter coragem de enfrentar essas forças militares de espírito antidemocrático, julgar e prender todos militares envolvidos em golpes e abusos autoritários. É preciso passar essas histórias a limpo e punir sempre seus responsáveis. Ditadura nunca mais!

    Responda
  38. Murilo Belezia

    A redemocratização do Brasil, que começou com a Constituinte de 1988, parece que não teve abrigo ou apoio no sistema militar. Ulisses Guimarães disse em histórico discurso: "Devemos nos lembrar da ditadura com nojo e com ódio". Mas o que se conversava nos quartéis? Núcleos duros, inconformados com a perda de poder, jamais deixaram de conspirar contra a ordem democrática. O catalisador Bozo os colocou no centro do palco. É necessária reforma profunda nesse sistema anti-Brasil. Sem anistia!

    Responda
  39. marcos fernando dauner

    os pobres coitados sendo abandonados . será que alguém ainda pensa em obedecer o imbroxável ?

    Responda
  40. Alberto A Neto

    "Legio non tuetur transfuga" (Julius Caesar)

    Responda
    1. Francisco Job

      Legio non tenetur transfuga

    2. Francisco Job

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  41. Hipolito Lima do Carmo

    O pior é ainda vai nos custar uma fortuna pagando o salário deses sujeito que é muito dinheiro tamos lascados

    Responda
  42. noel neves

    Não temos o que discutir! Os golpistas serão julgados e presos. É o fim da extrema direita e ponto final!

    Responda
    1. ingrid muller xavier

      adoraria que vc tivesse razão, infelizmentte há uma parte consideravel da sociedade civil que se identifica com a extrema direita. Vide Marçal, Véio da Havan, damares alves, parte consideravel do agro, etc etc, etc

  43. Felipe Macedo

    Para deixar claro: O governo era militar; a gestão era militar; a corrupção era militar; a incompetencia era militar e o golpe era militar.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      ele é ex-militar e encheu o governo de milicos igualmente incompetentes e corruptos

    2. Mau S

      O bozo não era militar e foi ele quem encabeçou tudo...dando espaço a esses maus militares e suas ambições particulares.

  44. Nelson Esteves

    Parabéns aos ministros do Exército e da Aeronáutica. Esses, sim, mostraram a coragem de um militar brasileiro. Os outros, acusados, que não querem assumir os fatos, são Kgões.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Os Kgões é que representam a "coragem de um militar brasileiro". Os outros são exceções.

  45. JOSÃ MÃ RIO ALVES DE SOUZA

    Entendo que essa história de "golpe" é puro casuísmo político. E em briga política, nós, simples mortais, armados apenas com um voto, não devemos nos meter, pois os inimigos de hoje, poderão andar de mãos dadas, amanhã. Mas vejo na prisão do General uma afetada e desnecessária demonstração de força, apenas para humilhar as Forças Armadas. Quando uma expressão de poder avilta outra, o Poder Nacional sai perdendo.

    Responda
    1. ingrid muller xavier

      casuismo? esta sua afirmação revela que, das duas uma, ou vc não sabe o que é casuismo, ou é mais um que sofreu lavagem cerebral. Lamentavel posição

    2. Paulo Wictor Braga

      Pro tanto que custa, as forças militares trazem mais danos que benefícios ao pais

    3. Artur Neto

      Respeito sua opinião, mas discordo de gênero, número e grau.

    4. Felipe Macedo

      quem humilhou e se vingou das forças armadas foi Bolsonaro por ter sido expulso no passado

  46. João Batista Tibiriçá

    Apenas uma observação: "Ninguém está acima da lei". O político que não vê os erros dos companheiros não é democrata.

    Responda
  47. Luiz Reichmann

    Agora o Luiz vai comer a Melancia produzida no Brazil que não é sério! Tem que retirar as mordomias, aposentadorias dos filhos e filhas..., e por ai vai, kgões!

    Responda
  48. Fabio Almeida

    Espírito de corpo deles não dura uma pressaozinha vinda de fora.

    Responda
  49. Giovani Ferreira Vargas

    Dividir para conquistar... Petezada pouco original...

    Responda
  50. Genésio Marcelino

    Todos os militares sem exceção apoiaram o golpe, lógico que uns usando fraldas. Porquê JB tem êxtase por farda? Todos os fardados desse país, caso dera certo, seriam os grandes beneficiados.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.