Cotidiano > Por que Garibaldi, um dos fundadores da Itália, também é considerado herói no Brasil e Uruguai Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. André Silva de Oliveira

    Os farroupilhas lutaram 10 anos e nunca tomaram o poder em Porto Alegre, ao contrário dos cabanos que tomaram o poder em Belém e tiveram 3 presidentes. O Pará fez mais.

    Responda
  2. Jose Walter Da Mota Matos

    De todo o exposto, é preciso reconhecer o espírito aventureiro do Franco italiano, que lutou na Revolução Farroupilha, aquela que os gaúchos perderam, celebram como se houvesse ganhado e inspira o Sul a dizer que é Brasileiro por opção. Conversa, foi o Brasil que abraçou e acolheu todos esses imigrantes formidáveis! Mais o gaúcho, mulato, índio, churaua, esses sim são país do fogo de chão!

    Responda
  3. Valdo Neto

    Volto já. Vou buscar uma lupa para seguir procurando no texto onde estariam os atos heroicos do Garibaldi.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Ele "roubou" uma mulher casada...

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Na tentativa de parecer jocoso, apenas revelou sua estultícia.

    3. Djan Zanchi da Silva

      Busque livros que encontrarás.

  4. José Carlos Soares Costa

    Não entendi heroi do quê?Unificar a Italia não deu certo saiu corrido, no Brasil tentou separar uma parte do territorio, tambem não deu certo, talvez no Uruguai, dependendo do ponto de vista, mas acho que, se tinha apoio argentino, era para tomar o territorio, tambem nao deu certo.

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Leia e aprenda: o RS não iniciou a Revolução Farroupilha com a intenção de se separar do restante do Brasil. O líder, Bento Gonçalves, era um estancieiro monarquista. A partir de um determinado momento, ideais republicanos prevaleceram, e a República Rio-Grandense foi proclamada com a intenção de estabelecer uma República em todo o País. Após o fim da Revolução, o RS foi taxado de separatista por quem gostava de tirar o chapéu para monarcas, mas, a intenção era tornar o Brasil republicano.

  5. Elias Haddad Filho

    Ruinzinho o título da Folha que gosta tanto de "acertar" nessa área: "Por que Garibaldi, um dos fundadores da Itália, também é considerado herói no Brasil e Uruguai". Pode ser herói no Uruguai, na Itália. No Brasil, apenas no sul, não no país inteiro. Mesmo porque tentava separa o sul do "Império Brasileiro" (sob meu ponto de vista, uma pena não ter conseguido - sul reacionário que vota no atraso bolsonarista).

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Tu deveria estudar primeiro antes de vir aqui e comentar bobagens. Isso sem falar no absurdo de comparar a sociedade do RS da época de Garibaldi com a atual. Se a Revolução Farroupilha tivesse se espalhado pelo restante do País, teríamos nos tornado uma República antes da metade do século 19, não somente no final, através de golpe de mi licos.

    2. Darci de Oliveira

      Baita comentário preconceituoso e ignorante contra o sul do País. O Haddad possivelmente nunca ouviu falar em João Goulart, Leonel Brizola, Dilma de Souza ( mineira que fez toda sua carreira no Rio Grande do Sul ) , Senador Paulo Paim, Raul Pont, Tarso Genro, Alceu Collares ( primeiro governador negro do Rio Grande do Sul ), para falar só dos mais notáveis, todos da esquerda progressista. Mas o Haddad deve estar muito feliz aí em São Paulo, com o governador de vocês. Ou estou enganado ?

    3. marcelo duarte

      o título não é da folha, mas da bbc. preste atenção no que lê antes de tentar lacrar seu preconceito.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.