João Pereira Coutinho > O Natal e o bem-estar dos animais Voltar

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  1. Matheus Lourenço

    Raso e pedante. O tio do pavê não fica muito longe, não. Pelo visto, o colunista, que já gozou de dias mais inspirados, não mais se limita a dar spoilers inadvertidos sobre cinema. Em tempo, JPC: “watch and learn” com a crítica da Isa Boscov sobre Jurado n°2 - que, além de excelente, não estraga o prazer dos amiguinhos cinéfilos.

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  2. Nilton Silva

    Também como meu churrasco em atitude de respeito ao animal que morreu pra me alimentar. Pra isso a carne precisa estar no máximo ao ponto.

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  3. Gabo Franca

    Sugiro a todos ler o excelente livro "Libertação a nimal", do filósofo Peter Singer, que o autor citou. É um livro de filosofia mo ral de altíssimo e nivel e totalmente atual!

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    1. Gabo Franca

      Entendi, Gabriela! Me desculpe o comentario...

    2. Gabriela Paiva

      Nao entendi seu comentário no meu comentário. Sou vegetariano a 2 anos (no caminho do veganismo). Os textos que leio na imprensa d é grande circulação é tão cínico, vazio e cheio de piadas sem graça que fico pensando "estão repetindo o de sempre". Poucas vezes parece ser uma reflexão que faça refletir. Parece mais embasar antigos esquemas, sei lá. Não era de se esperar isso (do jornalismo/literatura). Eram pra ser os anunciadores, propagadores e praticadores da vanguarda, do futuro.

  4. Amarildo Caetano

    As onças ,jacarés ,sucuris e tubarões devem devorar os humanos também pelo prazer de viver .

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  5. Amarildo Caetano

    Maltratar animais é crime , segundo a nossa constituição Quanto mais eu conheço os humanos ,mais eu gosto dos animais.

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  6. Gabriela Paiva

    Muitos colunistas da folha são pagos para escreverem coisas óbvias, dentro de suas bolhas elitistas e "progressistas" ou para darem opiniões desnecessárias. Poucos trazem algo original ou relevante.

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    1. Alexandre Tavares

      Não gosta, não lê, ué.

    2. Gabo Franca

      Melhor se informar do que resistir ignorando...

  7. bagdassar minassian

    ... noite e ceia de Natal valem 'olha(r) para mais um prato de doces como Dante olhava para Beatriz" e degustá-lo, la, prazerosamente.

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  8. Vito Algirdas Sukys

    Para ser consistente Singer deveria responder que não deveríamos comer peru no Natal, desde que exista a alternativa de se alimentar de um ser que não seja senciente. Há uma questão cultural. Sugerir não comer carne animal é bem diferente de considerar moralmente incorreto comer carne animal. Sempre há uma zona cinzenta em que é difícil decidir. Se alguém dirigir depois de beber e provocar um grave acidente. Qual é a penalidade? E o que vc faria se ele fosse um parente?

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  9. Ivo Ferreira

    Quanta gente hipócrita. Comer carne é bom. Fim de papo . Muita gente diz que os vegetais possuem alguma consciência. E se for verdade? Não sobra nada, morreremos de fome . Infelizes são os que não tem o que comer.

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    1. Gabo Franca

      Voce poderia tentar sofisticar o seu pensamento só um pouquinho e ir além do "comer car ne é bom". Isso ninguém ne gou, não é o ponto. A questão é que, potencialmente, alguém pode achar bom comer a SUA car ne e aí? Consegue se colocar no lugar do Outro, do ani mal? É por aí...

  10. Celso Ribeiro

    Autor totalmente equivocado e obtuso. Não entende nada do assunto. Se deu mal mesmo. Calado seria melhor.

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  11. IEDA MARIA DE RESENDE

    Pedante. Seguindo seu raciocínio, trate muito bem seus entes queridos, proporcione o máximo prazer a eles, depois é sedar um deles segundo sua escolha, matar de uma forma digna, cortar em partes, temperar e assar. Pronto, a sua ceia de natal e ano novo está dentro dos padrões de dignidade que você estabeleceu.

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  12. José Cardoso

    É perfeitamente viável carne de animais bem tratados, que não vivam no equivalente a campos de concentração e não sejam abatidos no equivalente a campos de extermínio. Só é mais caro. É o que ocorre por exemplo com a carne servida no restaurante argentino Dom Julio, eleito recentemente o melhor da América do Sul.

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  13. Sabrina Rossi de Oliveira

    A causa que advoga pelo fim do sofrimento animal não tem nada a ver com racionalidade, teologia ou direitos de uma espécie supostamente superior. Tem a ver com compaixão e solidariedade por seres que não tem voz nenhuma e não pediram para nascer. Pensar com piedade, mesmo com argumentos lógicos em contrário, isso sim, é prova suprema de superioridade de uma espécie. Agir com base em um critério meramente hedonista revela um pensamento tacanho e medíocre. Coluna decepcionante.

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    1. Ricardo Knudsen

      Tbém achei mediocre justificar o consumo de carne pelo prazer. Mas há uma questão paradoxal q não foi abordada. Se o consumo de carne fosse proibido, os animais de corte seriam impedidos de se reproduzir, em breve restariam poucos animais. Milhões de animais q seriam consumidos, simplesmente deixariam de nascer. Fica a questão - O q um boi preferiria: nunca ter nascido ou ter vivido e terminado em churrasco, supondo q os métodos de criação fossem decentes? Pena q não dá pra perguntar pro boi.

  14. Ricardo Knudsen

    Considerando q o colunista pensa q Turkey é um país do Oriente Médio, não dava pra esperar nada melhor.

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  15. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Neste ano vou comprar o meu peru de quem tratou bem do animal." Mais provável a Terra ser plana do que ter produtores que tratam "bem do animal". Embora o Coutinho disse que não concorda com o sofrimento do animal, quem acha que existe tal coisa como criação de animais com base no "bem-estar", assista o documentário "Earthlings", narrado pelo Joaquim Phoenix.

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  16. MARCELO DAWALIBI

    Como descendente de caçadores coletores, digo que tenho o mesmo direito de comer carne animal que o têm o leão que come a zebra e o tubarão que come peixes menores, mas a forma como os animais são abatidos e mortos para consumo importa muito sim. Uma das maiores crueldades é aquela cometida com as lagostas, que são cozidas ainda vivas. Isso é intolerável.

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    1. MARCELO DAWALIBI

      Bem, Ricardo, se comer carne é uma prática primitiva e “civilização é outra coisa”, devo presumir que os únicos seres civilizados do mundo são os vegetarianos. Essa reivindicação de superioridade moral aproxima o vegetarianismo das religiões mais fundamentalistas. É uma especie de religião sem Deus.

    2. Ricardo Knudsen

      Não é por aí, né? Os “direitos” dos caçadores coletores incluiam matar a tribo vizinha para monopolizar os campos de caça, ou disputar uma esposa na paulada (ou pedrada). Achar q práticas primitivas garantem certos direitos é próximo à crença de q animais foram criados por Deus para servir ao ser humano. Civilização é outra coisa.

  17. Monica da Silva Nunes

    Também tem o boi rufião, que não consegue ejacular mas consegue detectar a vaca no cio; tem o esmagador de pintinhos machos, o corte de causa de leitões sem anestésico, a gaiola de alimentação da porca onde ela fica deitada sem poder se mexer para que os leitões mamem sem parar, e por aí vai..

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  18. haraldo cesar saletti filho

    Parei de comer carne de mamífero e aves. Não sinto falta alguma. É apenas questão de tempo acostumar. Ainda como peixe. Mas eventualmente, não todos os dias. Há muitos alimentos vegetais ricos em proteína. Vamos aprendendo aos poucos.

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  19. fabio saraiva moura

    Se os animais tivessem um Deus, o homem seria o Diabo" . Como carne , muito pouco, mas como. Rezo (ateu que sou apelo) para que não sofram no abate, não gosto nem de pensar. De outra forma a crueldade são os rodeios, sadismo puro , corridas de cavalo (ah, mas são bem tratados, e dai? ele não esta lá porque quer). Deus, se o senhor existir, por que nos fez carnívoros? a natureza , tão bela, é uma carnificina do inicio ao fim...

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    1. Ricardo Knudsen

      Não Rogã, nós somos onívoros, característica q começa ainda nos humanos pré-sapiens, portanto, antes do surgimento do q reconhecemos hoje como cultura, e por uma questão de sobrevivência. Cientistas consideram q o consumo de carne e a energia extra q fornece é responsável por termos nos tornado humanos, além de ter evitado nossa extinção. Nada disso, naturalmente, implica q devemos comer carne, nem implica q seja ético ou não fazê-lo. Trata-se apenas de uma decisão ética a ser feita hoje.

    2. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      O detalhe que faz toda a diferença é que não somos carnívoros. Somos carnistas, em maioria. Significa que nossa cultura forjou crenças e aprendizados declarando ingesta de carne como algo normal, natural, necessário. É uma narrativa como qualquer outra, pois, nada nos impede de desaprendermos o que herdamos e mudarmos para uma alimentação vegetal. Eu falei nada? Mentira. De fato, o autor tem razão ao sublinhar "prazer". Apenas isto nos impede. Nosso prazer é mais importante do que tudo. Vergonha

  20. adenor Dias

    Eu não sabia que nos EUA tinha a profissão de masturbador de peru, mas sabia que no Brasil tinha alguém incumbido de incitar porcas para acelerar o cio. Eu vi no globo rural...

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  21. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    E optamos por não comer cães pois nossa consideração moral é seletiva, tolamente escrava do Senhor Paladar. Somos escravos orgulhosos de sê-lo. Porém, a arrogância rápido viraria humildade, choro e ranger de dentes se a lógica do texto fosse convertida para alienígenas poderosos que quisessem nos jantar.

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  22. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Leão não é impiedoso ao traçar a zebra, pois não tem opção. Nós, sim.

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  23. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    É claro que o prazer é a mais honesta e verdadeira causa de comermos animais. É óbvio - somos humanos. Única espécie cruel.

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  24. Fabiano Caetano de Souza

    Fui (ovolacto) vegetariano por alguns anos. Deixei de sê-lo porque não sou autossuficiente na cozinha e me dava muito trabalho ficar escolhendo o que comer e justificar o tempo todo minha escolha. Parece-me para os outros um sacrifício muito grande tirar a carne e, pior, parece que incomoda quem o faz. Hoje eu como o que me servem, sem exagerar, mas com um pouco de culpa. Não preciso mais ficar me explicando.

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  25. Miriam Marcia

    Sinceramente, achar normal criar animais em cativeiro para terem uma vida precária e uma morte cruel só para satisfazer paladares e ainda achar isso normal... Para que serve ser humano se não se diferencia dos irracionais? Animais têm sentimentos, sofrem, têm alegrias e tristezas, sentem quando são apartados dos filhotes... Esse artigo parece ter sido escrito por um ogro com saudades de ser irracional.

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  26. Miriam Marcia

    É um energúmeno quem faz uma pergunta dessas. Não deveríamos comer animais por prazer, porque temos uma coisinha chamada CONSCIÊNCIA, além de escolhas. Mas consciência parece, para alguns, produto de luxo, né.

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  27. ana marques

    Penso nisso todos os dias e continuo muito bem na opção do veganismo. Mas não vejo mudança alguma à vista. O último ser humano que restar na face da terra, no seu último dia de vida, vai assar um franguinho.

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    1. joão moreira

      Ou uma picanha suculenta e mal passada, acompanhada de uma breja est u p i da m en re gelada. Sabes o que é isto, cara pálida?

  28. Marcelo Magalhães

    Em A política sexual da Carne, de Carol J Adams a autora aborda como tema central o conceito do "referente ausente", argumentando que tanto os animais quanto as mulheres se tornam referentes ausentes quando as partes de seus corpos passam por um ciclo cruel de objetificação, fragmentação e consumo, onde mulheres e animais são desmembrados em partes inanimadas e depois consumidos, seja no sentido literal ou metafórico. Ambos são tratados como commodities, disponíveis para consumo e exploração.

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    1. joão moreira

      Sério isso????

  29. Jaime Souza

    Nós satanistas entendemos que somos apenas outros animais. Zero drama. Somos contra machucar animais desnecessariamente, mas comer é simplesmente natural.

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  30. Nivaldo da Costa Pereira

    Excelente e saboroso artigo.

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  31. BRUNO ETTORE PAVAN

    Esse negocio de ter desculpa para comer os bichos é filosófica e toda fora de contexto, haja visto que leão não se desculpa com guinou, simplesmente comemos carne porque precisamos e gostamos evoluímos para tal e só evoluímos intelectualmente porque comemos carne, ponto. dito isso a vida e morte dos animais deve os ser o mais digno possivel. E nada mais digno que ser bem servido e bem feito para prazer, deleite e sobrevivência de quem está comendo. Ainda aproveitando tudo sem desperdícios.

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    1. Ricardo Knudsen

      Vc tbém parece acreditar q práticas do passado justificam moralmente as do presente, mas não há necessariamente uma lógica nisso. A civilização subverteu a lógica das práticas primitivas. É fato q a evolução humana, e mesmo a sua sobrevivência, se deve em parte ao consumo de carne. Isso não implica q no século 21 seja ético fazê-lo. Valores morais são escolhas de cada período, a escolha atual é a liberdade de consumir carne. Se continuaremos assim, depende da percepção q a maioria terá no futuro

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