Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. haraldo cesar saletti filho

    Parei de comer carne de mamífero e aves. Não sinto falta alguma. É apenas questão de tempo acostumar. Ainda como peixe. Mas eventualmente, não todos os dias. Há muitos alimentos vegetais ricos em proteína. Vamos aprendendo aos poucos.

    Responda
  2. fabio saraiva moura

    Se os animais tivessem um Deus, o homem seria o Diabo" . Como carne , muito pouco, mas como. Rezo (ateu que sou apelo) para que não sofram no abate, não gosto nem de pensar. De outra forma a crueldade são os rodeios, sadismo puro , corridas de cavalo (ah, mas são bem tratados, e dai? ele não esta lá porque quer). Deus, se o senhor existir, por que nos fez carnívoros? a natureza , tão bela, é uma carnificina do inicio ao fim...

    Responda
  3. adenor Dias

    Eu não sabia que nos EUA tinha a profissão de masturbador de peru, mas sabia que no Brasil tinha alguém incumbido de incitar porcas para acelerar o cio. Eu vi no globo rural...

    Responda
  4. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    E optamos por não comer cães pois nossa consideração moral é seletiva, tolamente escrava do Senhor Paladar. Somos escravos orgulhosos de sê-lo. Porém, a arrogância rápido viraria humildade, choro e ranger de dentes se a lógica do texto fosse convertida para alienígenas poderosos que quisessem nos jantar.

    Responda
  5. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Leão não é impiedoso ao traçar a zebra, pois não tem opção. Nós, sim.

    Responda
  6. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    É claro que o prazer é a mais honesta e verdadeira causa de comermos animais. É óbvio - somos humanos. Única espécie cruel.

    Responda
  7. Fabiano Caetano de Souza

    Fui (ovolacto) vegetariano por alguns anos. Deixei de sê-lo porque não sou autossuficiente na cozinha e me dava muito trabalho ficar escolhendo o que comer e justificar o tempo todo minha escolha. Parece-me para os outros um sacrifício muito grande tirar a carne e, pior, parece que incomoda quem o faz. Hoje eu como o que me servem, sem exagerar, mas com um pouco de culpa. Não preciso mais ficar me explicando.

    Responda
  8. Pedro Luis S C Rodrigues

    Peter Singer é um im becil. A saida mais simples do dilema é a mais óbvia, nos comemos outros animais porque essa é a nossa natureza. O que, como o colunista nota, não nos exime de minimizar o sofrimento dos animais.

    Responda
  9. Miriam Marcia

    Sinceramente, achar normal criar animais em cativeiro para terem uma vida precária e uma morte cruel só para satisfazer paladares e ainda achar isso normal... Para que serve ser humano se não se diferencia dos irracionais? Animais têm sentimentos, sofrem, têm alegrias e tristezas, sentem quando são apartados dos filhotes... Esse artigo parece ter sido escrito por um ogro com saudades de ser irracional.

    Responda
  10. Miriam Marcia

    É um energúmeno quem faz uma pergunta dessas. Não deveríamos comer animais por prazer, porque temos uma coisinha chamada CONSCIÊNCIA, além de escolhas. Mas consciência parece, para alguns, produto de luxo, né.

    Responda
  11. ana marques

    Penso nisso todos os dias e continuo muito bem na opção do veganismo. Mas não vejo mudança alguma à vista. O último ser humano que restar na face da terra, no seu último dia de vida, vai assar um franguinho.

    Responda
    1. joão moreira

      Ou uma picanha suculenta e mal passada, acompanhada de uma breja est u p i da m en re gelada. Sabes o que é isto, cara pálida?

  12. Marcelo Magalhães

    Em A política sexual da Carne, de Carol J Adams a autora aborda como tema central o conceito do "referente ausente", argumentando que tanto os animais quanto as mulheres se tornam referentes ausentes quando as partes de seus corpos passam por um ciclo cruel de objetificação, fragmentação e consumo, onde mulheres e animais são desmembrados em partes inanimadas e depois consumidos, seja no sentido literal ou metafórico. Ambos são tratados como commodities, disponíveis para consumo e exploração.

    Responda
    1. joão moreira

      Sério isso????

  13. Jaime Souza

    Nós satanistas entendemos que somos apenas outros animais. Zero drama. Somos contra machucar animais desnecessariamente, mas comer é simplesmente natural.

    Responda
  14. Nivaldo da Costa Pereira

    Excelente e saboroso artigo.

    Responda
  15. BRUNO ETTORE PAVAN

    Esse negocio de ter desculpa para comer os bichos é filosófica e toda fora de contexto, haja visto que leão não se desculpa com guinou, simplesmente comemos carne porque precisamos e gostamos evoluímos para tal e só evoluímos intelectualmente porque comemos carne, ponto. dito isso a vida e morte dos animais deve os ser o mais digno possivel. E nada mais digno que ser bem servido e bem feito para prazer, deleite e sobrevivência de quem está comendo. Ainda aproveitando tudo sem desperdícios.

    Responda