Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Innecco

    Como é que é vai ver se eu estou na esquina mesmo?

    Responda
  2. LUIZ MENDES

    A fala do coiso cita Índia e Brasil e a manchete fala só do Brasil, esse comportamento dos e di to res já virou piada de mau gosto.

    Responda
  3. LUIS FERNANDES

    Americanos inconsequentes e irresponsaveis ao eleger essa coisa

    Responda
  4. ANDRE LUIZ BIANCHI ARANTES

    Este é o prenúncio do que virá por aí. Aguardem porque virão mais sansões e pesadas. Trump vai exigir tudo do país, se é que queremos exportar para eles. Vai exigir mudanças internas, inclusive democracia. Coisa que, infelizmente, foi golpeada pelo Judiciário. Tem gente que vai inclusive perder direito de ir à Disney com os netinhos, mas isso aí já é PARTE do que virá. Quem perde o visto de entrada nos E.U.A., começará a ter problemas também para entrar na comunidade EUROPEIA. É só esperar.

    Responda
  5. J R

    Além de cobrar um custo elevado ao Mundo pela utilização do dólar nas transações comerciais, pagando o Mundo os déficits americanos, agora querem que nas transações comerciais como os EUA os americanos sempre serão beneficiados.. Quem tudo quer, tudo perde...

    Responda
  6. J R

    Economicamente, os EUA são um país falido. Mas tem uma máquina de imprimir dinheiro, todo mundo usa nas suas transações. O custo para os outros países de segurar estes papagaios por ano é complicado. O Mundo inteiro paga a conta dos desequilíbrios americanos. Essa montoeira de papel, se voltasse para os EUA, colapsaria a Economia dos EUA e do Mundo. Uma saída é a ideia dos BRICS, na esteira de um brasileiro. Fugir desta arapuca. Mas os EUA advertem que os que não quiserem pagar as suas contas..

    Responda
  7. Soares Divanio

    Como um país desenvolvido como os E.U.A elegem uma pessoa como esse pela 2a.vez?

    Responda
  8. Jose Ferreira

    O Brasil de hoje tá mais pra comunista China do que a democracia ocidental . Só falta admitir e copiar o seu modelo de governo. Os vermelhos vão adorar .

    Responda
    1. Ho Hsin Tsai

      A China é a maior democracia do mundo com 900 milhões de eleitores. Não existe um único tipo de democracia. A democracia do Ocidente é a Democracia Liberal e a chinesa é conhecida como Democracia Popular (não é copiável, pois é produto da tradição chinesa). As pessoas não entendem a expressão "Socialismo com caracteristicas chinesas". A midia ocidental só faz críticas e nunca explica o sistema chinês e da sua democracia que está dando certo com aprovação interna em torno de 90% da população.

  9. Waldir Roque Maffei

    Seja feita a Sua vontade...taxar os grandes do agro é pop.

    Responda
  10. Paulo Sales

    E o que os estados unidos produz além dos enjoativos dunots, que possa interessar o Brasil?

    Responda
    1. Amaral Neto

      Paulo César, filmes e séries são taxados de forma mais leve, como produto cultural. Mesmo assim, é fato que hoje no Brasil produtos culturais americanos tem abrangência menor do que num passado recente. Nunca se consumiu tanto conteúdo europeu, coreano, japonês e turco como se consome hoje em dia. Em relação aos outros produtos citados, todos superflúos, devem ser taxados mesmo, em respeito ao princípio da essencialidade. Ainda assim, desconfio que grande parte venha diretamente da China.

    2. Paulo César de Oliveira

      Consigo pensar em vacinas para covid, medicamentos, Jack Daniel's e Victoria's Secrets, além de filmes e séries.

  11. JAQUES BRAND

    Trump tá tentando "localizar" nos USA a economia "em diáspora" do Império. Se for bem sucedido, a sede do Império vai vagar. Alguém se habilita? Minhas fichas vão pro México que está geopoliticamente na posição perfeita, e acho que bem conversados os cubanos (povo educado e de boa saúde, em contraste com toda a vizinhança) vêm junto...

    Responda
  12. Landson Abercrombie

    Para o inferno com esse suíno

    Responda
  13. DERLAN TROMBETTA

    Os patriotas felizes porque o ídolo americano ameaça ferrar o agro e a indústria da nossa pátria!

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Por ironia quem irá salvá-los são os comunistas chineses.

  14. Carlos Gastal

    E assim vai jogando o mundo no colo da China, depois reclamam dos chineses.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Aí vem os golpistas com o papo de que o Brasil é comunista. Pudera, o capitalista do Trump quer taxas e taxas. Aí vem a China livre, leve e solta. Kkkk

  15. Neucir Valentim

    Os EUA dependem também do mundo para existir, essa arrogância Americana tem tempo para continuar, o mundo mudou e a economia geopolítica também.

    Responda
  16. Olavo Cardoso Jr

    Quem tem Xandao nada tem a temer. kkkkkkkkl.

    Responda
  17. Aperecido Tadeu Alves Mariano

    Os EUA são dependentes de produtos vindo de fora para suprir sua demanda. Não consegue produzir em casa aquilo que consome. Então, terá inflação caso aumente as tarifas pois tudo será repassado ao preço. Tbem não tem como bloquear a entrada nos eua. Como ? Vai ficar com a prateleira sem produto? Explique sr

    Responda
    1. Amaral Neto

      Aparecido, não é a toa que o Trump reclama de ter déficits com o resto do mundo todo. É porque os EUA consomem mais do que produzem, por isso são os mais endividados do mundo e imprimem dinheiro o tempo todo. O Júlio muito bem explicou. Mas o Olavo, que deve ser aquele tipo que na mesa do boteco tem solução pra tudo, mas deixa a casa bagunçada, não vai entender essa dinâmica nem se você desenhar.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Olavo, eles comprarm de outros países aquilo que é mais barato do que produzir por lá. Como a maioria esmagadora das nações fazem. Se pretender que a produção seja própria, ao mesmo tempo em que inflacionará os preços no país, haverá uma queda nas exportações do país, pois os demais incrementarão os seus negócios entre si e como exemplo o acordo Europa e Mercosul, há anos travado e só fechado em decorrência das manifestas intenções do eleito.

    3. Olavo Cardoso Jr

      Vc deve ser um especialista em comércio mundial.

  18. josé maria silva

    Kkk o fanfarrão maís poderoso do mundo, mas está mão do mercado. Vai piano com Los amigos e birrento com orientais.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Equilíbrio fiscal com produção própria a preços maiores para substituir os importados, mais baratos, e quedas nas exportações com o incentivo ao incremento de negócios entre os outros países, como o acordo Europa-Mercosul fechado às pressas em consequência das pretendidas taxações? No mandato anterior do dito cujo, a China substituiu grãos americanos por brasileiros em resposta a idênticas medidas adotadas à época. Prejudicou os próprios agricultores do país que governa.

    2. Marcos Serra

      ... que não existe ninguém tão responsável que ele com o equilíbrio fiscal.

    3. Marcos Serra

      Seria o fanfarrão mais fanfarrão do mundo nosso turista descondenado? Hoje, largou mais uma lorota: que não existe ninguém responsável que ele com o equilíbrio fiscal. Rsrsrs Rsrsrs Rsrsrs Rsrsrs Rsrsrs. Rolando de rir aqui com mais essa piada. É bom ir bem piano com o Putin e com o Xi. Vai ter que ficar muito de joelho para os dois pedindo ajuda. Será que darão?