Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro sabia do golpe ou é tudo uma grande narrativa? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Ney Fernando, grato pelo comentário. O que a importa no tribunal das redes sociais é a narrativa que cada um escolhe carregar como a bandeira de uma verdade própria. Há aqueles que defendem que o ex-presidente é um mestre estrategista, sabendo de tudo o tempo todo, mas tendo a esperteza do silêncio. Outros, o pintam como a vÃtima de um complô, um mártir perseguido por juÃzes togados e conspiradores internacionais. Nessa guerra de discursos, o golpe toma ares de fábula ou fato irrefutável.
Ele escreveu isso
O colunista senta na frente do laptop e tem que escrever alguma coisa sobre qualquer assunto. Naturalmente ele imagina um texto que chame a atenção do leitor, algo instigante, algo atraente, aà ele escreve um texto como este. O importante não são os fatos, a história, as investigações, as provas, o importante é ter o que escrever e para tanto ele usa de uma desastrada "perspicácia" dá uma de detetive maluco e enfim sai o conteúdo da maldita coluna. Respira fundo e vai dormir.
Será que neste caso caberia uma condenação por "ato de ofÃcio indeterminado", baseada na tese do "domÃnio do fato"? Quem sabe seria bom algemar o inelegÃvel e levar para depor? Fazer uma "condução coercitiva"? Nem precisa intimar. Algema e leva. Ou isso só vale pra candidato de esquerda lÃder na pesquisa?
Caberia mas o investigado é de direita e tem apoio do agro, farialima, fiesp, elites, grandes mÃdias, portanto se aparecer um vÃdeo do me li an te tramando o golpe, é bem capaz de dizerem q ele foi induzido ou q o vÃdeo é falso. Triste paÃs em q um corrupto contumaz é idolatrado por um rebanho sem discernimento e por elites q só querem levar vantagem em tudo.
Jornalista fraco, que procura Ibope na falsa polêmica.
É incrÃvel a decadência da FSP. Um jornal que teve Jânio de Freitas, Luis Nassif e grandes intelectuais, pçublica artigos deste naipe. E o camarada se diz filósofo
E há, também, a narrativa da raposa que tentou apanhar uma fruta que estava muito acima das suas capacidades. Após várias tentativas a raposa, frustrada por não atingir seu objetivo, diz : "a fruta está podre". E foi embora com o rabo entre as pernas.
“Apenas da elaboracao de um decreto de estado de sÃtio”. Kkkkkkkkkkkkkkk Que piada! Estado de sÃtio assim do nada, e o colunista ta achando poucoÂ…
A pergunta no tÃtulo, nem considera que Bolsonaro estava organizando o Golpe, né? Pergunta se ele sabia ou não do Golpe, como se este estivesse sendo urdido longe de seus olhos inocentes...
O comentário feito sobre o Lula foi para ilustrar o que é este absurdo de um trabalho sério da PF cai na vala das narrativas na visão do colunista.
sr jornalista !! vc seria um bom defensor do ex presidente. inté parece que vc não leu; não ouviu e nem viu todas as ameaças que o Bolzo fez durante e depois do (des)governo dele
Nao só sabia, como participou do planejamento.
Na verdade se golpe tivesse ocorrido, e não apenas narrativa, teria sido contragolpe. Golpe mesmo foi o da urna eletrônica. Mas uma hora essa casa vai cair e a verdade surgirá.
Nem a turma que te transformou nisso acreditava na história das urnas - basta ler a transcrição das conversas de whatsapp do bando. Sim, eu sei que simplifiquei demais o problema ao usar o verbo ler aplicado aos fatos e não aos delÃrios conspiratórios. Fique na caverna mesmo.
Como narrativas? Esqueceram da lei doze mil850 barra13, Lei de Organizações Criminosas que define a colaboração premiada como um mecanismo de consenso penal? Foi o que arrasou os golpistas, jamais pensaram que um tenente-coronel iria denunciar essa lambança toda que, PUTZ!, tinha até nome: Punhal Verde Amarelo e dinheiro em cash para matar três autoridades constituÃdas! Sem anistia!
E mesmo que surjam provas como vÃdeo, zaps etc ainda irão dizer que não existe nada que é tudo narrativa ou são falsas. Costumo dizer que se o Bolsonaro matasse a mãe, seus seguidores iriam dizer que a véia mereceu, afinal deve ter feito alguma coisa.
Este colunista é um grande fanfarrão, a tese das narrativas é pedir para sair se for vá com DEUS.
O cara é vice na chapa de Bolsonaro e este não tinha ideia de que um golpe estava sendo preparado para torná-lo ditador?
Mas então o Braga Neto iria dar um golpe no próprio Bolsonaro que queria declarar um estado de sÃtio e de defesa constitucional.
VentrÃloquo da Faria Lima e da "elite" (eca ) de São Paulo.
falou o bolsonarista moderado, mas bolsonarista moderado é como nota de tres reais.
Falou exatamente sobre a moldura do seu comentário. Incapaz de contrapor o argumento, desclassifica a pessoa.
Que a inteligência do ex-presidente eleito é limitada, sabemos. Que é acovardado, também sabemos. Que larga seus aliados ao léu, também sabemos. Supor que não sabia e não incentivou, seria ignorar as claras manifestações a favor do golpe. Ou o presidente em exercÃcio pode convocar manifestações golpistas e chingar o STF?
Concordo com você. No entanto, seria mais confortável, e assim desejo que se faça, a presença de alguma prova objetiva cabal.
Pensar que Eduardo Guannetti, ex "Libelu", Trotskista, acessor econômico das campanhas da Marina, 2 prêmios Jabuti, membro da Academia Brasileira de Letras é pai de Joelzinho....
Certo é que sob o ponto de vista estritamente jurÃdico não há nada contra Bolsonaro. Mas sabemos que eventual julgamento será polÃtico.
Esteja certo de que há.
PolÃtico como o Moraes e os seus aliados do Supreminho.
E mesmo que surjam provas como vÃdeo, zaps etc ainda irão dizer que não existe nada que é tudo narrativa ou são falsas. Costumo dizer que se o Bolsonaro matasse a mãe, seus seguidores iriam dizer que a véia mereceu, afinal deve ter feito alguma coisaÂ…
nem se aparecer um vÃdeo com o bolso dizendo que era para m*tar os antagonistas os seus fiéis - sim, pq é uma religião - vão assumir que ele planejou isso. Mas na real mesmo, a extrema direita acha que está tudo bem dar golpe e matar os inimigos, porque olha só, a polÃtica é horrÃvel. O interesse neles em democracia é zero. Mas a polÃtica é o que nos salva da barbárie.
Nada contra Bolsonaro?? Isso somente no ZAP da extrema direita. Acorda gado vêio.
Se fosse o Lula ele seria apedrejado em praça pública com o apoio deste colunista certamente.
Lula não faria algo desse tipo.
Eduardo Giannetti, acho que está na hora de dar um puxão de orelhas no doido do seu filho antes que ele acabe sendo preso por falar tanta m....
Ataque o mensageiro.
Que o colunista é fracquissimo , não é novidade. O que eu gostaria de saber é, como pode o joel ter uma coluna na Folha pra falar abobrinha? Sou assinante, sempre censurado, como esse ser não é censurado pelo tanto de barbaridades que é capaz de escrever?
Só o tÃtulo já basta. Seria esse o fundo do poço da folha?! Temo que ela ainda descera mais. Recordista absoluta de mergulho em apneia, em mar denso em matéria orgânica pos digestão, não tem concorrente , nem próximo, no Br. Outros já estiveram nessas profundezas, mas não por mergulho, lá nasceram e se constituem em micro organelas . A folha não, nasceu nas montanhas amenas das elites, e só recentemente abandonou QQ contenção .
E vc assina a Folha por qual razão? Masoquismo? Não está contente, cancela e vai para o Estadão...
E sobre o conteúdo da coluna, algum comentário ?
Tu acabou de admitir que sequer leu o artigo.
Gostaria de ter visto o colunista fazer a exposição da defesa do presidente Lula, nos anos da Lava Jato. Seria prova de imparcialidade e profissionalismo jornalÃstico.
Tem a ver sim. O articulista faz um exercÃcio retórico muito similar aos termos pelos quais Lula foi condenado: jamais houve uma prova concreta que ligasse o triplex a um favorecimento a OAS - na verdade, nem se conseguiu provar que o imóvel fosse dele. Mas ninguém conseguia imaginar que no meio da orgia das denúncias envolvendo o PT, Lula não tivesse se beneficiado e quando o Léo capitulou e delatou, destino selado. E então a Vaza Jato apareceu e acabou a festa.
O que tem a ver defesa de lula com crÃtica ao bozo, que é o conteúdo da coluna ?
Eu li o artigo até o fim e também desafio o colunista a demonstrar sua imparcialidade.
Outro abobado que não leu o artigo até o fim. Essa é a petezada
Bingo, Jonas! Como à época ele era apenas um doidivanas do MBL, ainda está em tempo, rs.
E aÃ? 'Capitu traiu o Bentinho'? Narrativas para lá e narrativas para cá! Porém, existem vÃdeos do ex-presidente, dizendo que é a favor do golpe.
Gente sem ve rgo nha, lada inha e mais lada inha. Todos sabem que Ja ir Bolsonaro preparou um golpe de estado e só não concluiu pq os EUA não deu apoio. Quem aqui é criança?? Por pouco muitos não estão presos nesse exato momento ou até mesmo mortos se esse plano tivesse sido exitoso.
Recordando o palavreado usual na minha sofrida infância vivida na periferia sampa, que a molecada usava quando ouvia alguém tentar esconder algum malfeito de algum amigo do peito, pergunto: Afinal qual a peroração retórica o pretenso intelectual pretende desenvolver para absolver o seu Ãdolo da culpa de comandar a criminosa intentona para trucidar o estado democrático de direito do paÃs?
Não parece que ele queira ou pretenda desenvolver algo nesse sentido.
Calma José. O menino escriba eh um simples tipógrafo do jornalao, só foi contratado depois que deu sobejas provas de sua alienação humana e sua inquebrantável feliz submissão a banca editora. Afinal , quem em sã consciência poderia suspeitar desse raciocÃMio ?
Tenho bronca de ler essas passagens de pano pro B0çalnar ismo ( desde 2018) porque acabam me fazendo ter mais respeito pelo Lula. Aceitaram todos os erros da lava jato , dizem amém as bizarrices do boç @l e seus milicos, mas o q vale mesmo é ser contra o Lula. Maldita mÃdia/ mercado odiador do Lula. Nunca poderei perdoar por me fazer ter um lado.
e ter um lado que nem é tão bom assim, diga-se de passagem. Mas não são equivalentes, é o que eu me digo o tempo todo. Um está no campo polÃtico. O outro é está fora da polÃtica, tentando tomar o poder, ou se manter nele, por via da violência.
O Joel deve torcer o gogó para dar falas a esta narrativas, já que gosta tanto desta palavra. O Bozo não só tramava o golpe como usou todos os meios para enfraquecer as intituições, algo tÃpico da trama polÃtico-fascista. . Joel, todos sabem que a sua ideologia namora com grupos extremistas de direita, logo não precisa disfarçar para jogar seu palavreado cheio de não me toques. A gente lê seus artigos um pouco para ver até aonde vai este rebolado que nos leva a emese.
Gostei da "emese", Laudgilson. Não sei como a censura deixou passar. Acho que se soubesse que é violento vômito ou violenta caganeira teria retido seu comentário. Realmente, o palavrório do Joel dá engulhos.
Você não foi cuidadoso assim com a condenação sem provas do Lula, Joel. Já seu mito(mano)... Sabe o nome que se dá à isso? Canalhice.
A imagem do triplo salto carpado já foi usado por um comentarista anterior, mas tenho que repeti-lo por ser o mais adequado. O cara faz um longo texto expondo um absurdo, em seguida o desqualifica para finalmente reafirmá-lo usando argumentação pretensamente jurÃdica. Ao contrário da maravilhosa ginasta que teve sucesso no salto, o Joelzinho escorrega na trave e se esborracha no chão.
Questão bem colocada. Gostem ou não do lado A ou do lado B, se o sistema de justiça não passar a imagem de isenção será o principal derrotado em toda essa quizumba. Infelizmente, até o momento, tanto pela história da lava-jato, do inÃcio aos seus vexatórios desdobramentos finais, e o caso atual, a impressão é de casuÃsmo e de franca exploração polÃtica do processo. Sem a sensação de justiça, essa confusão nunca acabará e, como a lava-jato, será uma sombra permanente sobre todo o sistema.
Bom saber que consegue se satisfazer com pouco, Luiz. Ingenuidade tem lá suas vantagens. Só não se esqueça que, sem garantias constitucionais e o devido processo legal, amanhã o preso pode ser você.
Impressão de casuÃsmo para o senhor. Eu não tenho a menor dúvida do envolvimento visceral do Bolsonaro com a tentativa de golpe.
Cada vez mais me convenço que a tal pós-verdade é algo que veio pra ficar. O jornal mais uma vez abre espaço para a defesa do indefensável, mesmo diante da denúncia embasada em centenas de documentos, em texto, aúdio e vÃdeo. A simples ilação de que o sujeito que atacou a democracia durante todo o seu mandato pudesse desconhecer o plano golpista é um ataque frontal ao bom senso.
A dificuldade de entendimento de textos é uma das caracterÃsticas dos direitistas de hoje em dia, isso é um fato. Mas a reação de alguns esquerdistas aqui nos comentários demonstra que é uma caracterÃstica compartilhada.
Então com sua mente clarividente e privilegiada , explica pra nós.
Fila batendo 7.00 e petista enchendo o saco com Esta história de golpe, será que vcs não perceberam que o brasileiros não está ligando pra isso ? Que Bolsonaro é o Lula vão pra pqp !
Você também. Amém
Eu sou Brasileiro e quero todos que participaram de uma tentativa de golpe na cadeia, incluindo o mentor, Bolsonaro. Já o Lula, espero que ele termine seu mandato para o qual foi eleito democraticamente aqui no Brasil, depois ele decide para onde vai. Já você pode ir para onde quiser Já que nada que está acontecendo no Brasil parece lhe importar.
Como o Bolsonaro não fez um pronunciamento na TV anunciando um Estado de SÃtio ou algo do tipo, impedindo a posse do Lula, tudo o que houve foi uma (ou várias) conjurações envolvendo vários personagens, talvez até com diferenças de agenda. Tentativa de golpe é o que houve outro dia na Coreia do Sul, ou há poucos anos no Peru (aliás as duas fracassadas, o que desmente a popular narrativa de que se o golpe fosse executado ele seria automaticamente bem sucedido).
Toma vergonha na cara ! Vc também deveria tá preso por ta defendendo golpe*
Toma verdade na cara!
Hahahahahaha... espero que não acredite na piada. Se não foi, desculpa a risada. Quaquaqua....
Tá de brincadeira
Fico na duvida se esse sujeito é bobalhão ou desonesto.
Os dois.
Acredito que foi o pai, Eduardo Giannetti, que arrumou esse trampo na Folha e na Globo News!! Pq não é possÃvel, de onde pinçaram esse sujeito!? kkkkkk
Ainda dúvida? Esse cara não conseguiria emprego nem de assessor de imprensa da Carluxo.
Bacana assistir ao triplo mortal carpado executado pelo colunista para defender o indefensável.
Acho o questionamento do Joel válido, no sentido de que Bolsonaro tem o direito a um julgamento imparcial e justo. Se a defesa alega que ele não sabia do golpe, o juiz imparcial teria que considerar que essa tese pode ser verdadeira e precisaria buscar nos autos elementos que a confirmem ou refutem. Todo o conjunto de indÃcios vai contra essa tese. Um dado veemente é que o General Mario Fernandes, em mensagem para Mauro Cid, disse que conversou com Bolsonaro sobre a trama golpista.
Já aviso que não perdi o meu tempo em ler a grande narrativa do Joelzinho (que poderia ter sido escrita também pela Lyginha). Mas me senti obrigado a fazer um comentário. Joel, Lyginha e alguns outros inteligentinhos (grato, Pondé, pela sugestão) são aqueles colunistas que escrevem para a Ãnfima minoria de bozolinos que leem alguma coisa além das lerdas do zap ou do Xwitter.
Realmente não há mais ética no Brasil. O comentarista prova isso tentando colocar em dúvida, com a maior desfaçatez e desonestidade, o que é provado e comprovado por documentos e provas, inclusive grande parte documentado pelos criminosos envolvidos na tentativa de golpe. Não adianta, agora não vão vingar mais as mentiras da extrema direita. Punição aos golpistas para que não se repita. Sem Anistia.
Então a venda das joias3nos EUA tratou se apenas de apropriação indébita e peculato? Nada a ver com a fuga aguardando o retorno triunfal? Me poupa, Por Favor!
É inacreditável a cada de pau desse cidadão!!
Bolsonaro sabia do golpe ou é tudo uma grande narrativa.
Eu sempre me pergunto: De onde é que tiram um traste como esse Joel?
Papai ajuda.
Jorl, grande narrativa a sua, tentando indisfarçavelmente reduzir a gravidade do crime cometido pelo Bolsonaro et catetva.
* et caterva
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro sabia do golpe ou é tudo uma grande narrativa? Voltar
Comente este texto