Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro sabia do golpe ou é tudo uma grande narrativa? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Sim, ele só fez aquela reunião gravada pelo Brilhante Coronel Cid pedindo pra todos seus ministros começarem a se coçar e achar uma forma dele continuar no poder.
Após ler o artigo, e os comentários indignados e nauseados com o autor, posso apresentar meu veredito imparcial. Joel não existe. É apenas uma narrativa.
"...autoridade técnica perfeitamente imparcial". Tá querendo que o AltÃssimo deixe de governar toda a criação para julgar isso ? Moro deve tá horrorizado.
O único golpe que foi planejado, colocado em prática é concluÃdo, foi tirar um corrupto descondenado da cadeia e colocá-lo de fantoche na presidência.
Quem deu esse golpe foi o Supreminho Fachin
Não o golpe foi ter tirada a Dilma eleita democraticamente, depois com o golpista Temer surgiu o Bolsonaro, esse sim um verdadeiro corrupto que fez uma verdadeira destruição ao paÃs.
3ostanaro deu o golpe perfeito, mas foi nos seus seguidores. Hahahahaha
Que reflexão mais mequetrefe... a Folha e a GloboNews se envergonham dando moral pra esse pseudointelectual
Esse jornalista é 3o3o,se faz de 3o3o ou é desonesto mesmo?
Depois de Bolonarismo Moderado do Joel, temos agora o Golpismo com Assasinatos Moderado do Joel
Como podem Folha e Globo news manter um sujeito desses desmoralizando ambas? O que está por trás dessa figura nefasta? Não é possÃvel, diante dos fatos - nem digo diante das investigações - qualquer ser racional defender a tese de que o mito não sabia de nada. Tenha dó de nós, Folha.
Grande narrativa essa sua hoje, Joel.
Eu quero saber em q dia e a q horas ocorreu o tal golpe? Eu quero saber quando ocorreram as tais tentativas de assassinato, e contra quem? Só isso.
outra questão, ele vai tentar colar a ideia que não sabia de nada, que tudo foi coisa dos asseclas. Quando esses asseclas perceberem que vão pagar sozinhos, vai aparecer vÃdeo, mensagem, dele e dos filhos. To aqui sentada com minhas pipocas aguardando. Porque vai ser lindo de ver.
tentativa de golpe é tipificado, é por isso que eles vão responder. Temos uma eleição (aliás, vai falar nas urnas fraudadas agora que os cabeças já assumiram que não teve fraude?), um eleito, e uma corja controlando o Estado e tentando de todas as maneiras não deixar o eleito assumir. O mais engraçado disso tudo é que o golpe não se concretizou porque o Bolsonaro não quis trabalhar nem para dar golpe, achou melhor fugir para os eua.
Pare de se entupir de cloroquina e você vai entender tudo.
O golpe ocorreu no dia 8 de março de 2021.
O STF já condenou réus que disseram não saber de nada com base na "teoria do domÃnio dos fatos", quando julgou os envolvidos no mensalão. O bolsonaro, só para começar, era nada menos que o presidente da república.
Perguntinha bem capciosa! Não adianta tentar aliviar: ele vai pagar por seus cri...mes!
Ele sabia e vai pagar. Na pandemia ele também sabia e vai pagar . Não perdoo o inelegÃvel jamais . 700 mil pessoas morreram . Muitas por conta das falas dele. Não ha perdão . Não se fala disto Ele deveria ser execrado Um homem mau
O inelegÃvel não sabia de nada. Na verdade ele não sabe de nada.kkk Talvez ele queria saber o quanto ele ganharia com golpe? Pq de grana ele sabe. Ele é aquele que se diz espertinho dos pequenos valores. Faz e esconde a mão Joel tem razão. Ele não teria QI pra bolar nada disto
Confrontando declarações da turma do golpe com documentos e conversas, só uma foca com má intenção, ou favores, para defender essa turma.
Um verdadeiro morde e assopra. Hora assopra mais que morde. Resenha e resenha, fato é fato. 30 anos de cana é fato.
A verdade é que todo o governo Bolsonaro foi desastroso a partir de sua verberação imoral ao dirigir-se a povo com o termo chulo“porra”. A incapacidade administrativa revelou-se na trama golpista que ele arquitetou em seus quatro anos de desgoverno, mas sempre ficando de fora, como o fez em 30 de dezembro de 2022 ao ir para os Estados Unidos da América repentinamente e sem nenhum compromisso oficial. A receita seria o quebra-quebra geral pelos seguidores e o consequente estado de sÃtio.
Uma presidente foi impedida por "pedaladas fiscais", o Lula foi preso por um triplex que não era dele, apenas tinha a opção de compra, o José Dirceu pela teoria do "domÃnio do fato". E o autor acha que com todos os documentos, falas, reuniões e etc. do Bozo, ainda não há solidez na acusação? Uma coisa é certa, no Brasil, quando a justiça ou opinião pública querem condenar ou absolver, pouco importa se os fatos são verdadeiros ou falsos. No caso do Bozo ele queria matar o STF, está condenado.
Joel, não existe "autoridade técnica perfeitamente imparcial para coletar provas e emitir uma conclusão"; isso é um delÃrio !
É interessante observador como ao longo das últimas semanas vários colunistas e principalmente o editorial, ao aborderem o assunto referente a tentativa de golpe, buscam escrever textos amenizadores, ponderados, e para isso abusam das conjuções adversativas, é um show de mais, porém, contudo, ou de outra forma, uma mais milindrosa, de artigos como esse, um exemplo entre tantos outros. Mas é compreensÃvel o trauma causado por uma desilução. É preciso negar a realidade quando ela é insuportável.
O senhor tem toda razão!Em comentário censurado pela Falha, afirmei que o tal joel, inventor do oxÃmoro bolsonarismo moderado, vive justificando e normalizando a extrema direita raivosa! Reafirmo que é um articulista muito ruim !
Todo dia na Globonews Joel repete a infantil ficção em que Bolsonaro nada tem a ver com 1 real a dose de vacina que ele combatia, sua carteira de vacinação falsa, 44 reuniões com Braga Neto em novembro e dezembro, que não houve golpe, que senhorinhas só queriam rezar no DF etc. Todo dia.
O julgamento do golpe já começou, sem que tenhamos tempo de distinguir juÃzes, réus, advogados e espectadores. Não há martelo que bata para restaurar a ordem: apenas vozes, inflamadas, que ecoam do Congresso, das redes sociais, dos almoços em famÃlia. Os fatos se apresentam com a força de evidências, mas sempre estão sujeitos a recursos, embargos e reinterpretações. Há provas, claro, mas não importa. Aqui, as versões têm mais poder que os fatos. Se Bolsonaro sabia ou não, pouco importa. Culpado.
No julgamento do mensalão pelo STF houve condenações embasadas na "teoria do domÃnio do fato". E bolsonaro era o presidente.
Todo dia na Globonews Joel repete a infantil ficção em que Bolsonaro nada tem a ver com 1 real a dose de vacina que ele combatia, sua carteira de vacinação falsa, 44 reuniões com Braga Neto em novembro e dezembro, que não houve golpe, que senhorinhas só queriam rezar jo DF etc. Todo dia.
Caro Joel, concordo que Bolsonaro tenha um julgamento justo. Mas, o ex-presidente é golpista desde que me conheço por gente, quando o vi na TV, no final da década de 1990, afirmando que o voto não mudaria nada, que só iria mudar com uma guerra civil, com um trabalho que o regime militar não fez, matando uns trinta mil, inclusive inocentes.
Tira a minha dúvida. Onde o debate é polarizado? Se de um lado eles acham que a solução é matar e de outro se defende a democracia? Sem anistia, meu caro.
a polarização está entre o mundo civilizado e a barbárie.
Em 13 de julho de 2017, dizia Joel na Exame: "para quem valoriza a lei e a ordem, o Estado de Direito, a condenação a 9 anos e meio de cadeia para Lula é um motivo para se celebrar. A justiça ainda existe em nosso paÃs." Hoje, Joel diz não acreditar na narrativa dos advogados de Bolsonaro mas não perde oportunidade para reforçar o que ele considera "pontos fracos da acusação", e transformar tudo em narrativas. Me parece que Joel deixou de valorizar a lei e a ordem.
Obrigado Benjamim, estava a procura desse artigo e não encontrava. Credibilidade zero ao colunista que tenta posar de bom moço intelectualizado e ponderado quando na verdade só se esconde em retóricas com o objetivo de defender o indefensável.
Assiste ao senhor total razão! O tal joel, inventor do oxÃmoro bolsonarismo moderado(sic!) parece acreditar em Papai Noel! Como ele pode achar que o inominável poderia não saber das articulações golpistas , já que Braga Neto é homem de sua inteira confiança ?E os outros, Heleno, Paulo Sérgio et caterva, todos do alto escalão? O inominável não sabia que o que eles estavam tramando?! Quanta ingenuidade !!O tal joel parece especializado em passar o pano para direita raivosa! Que articulista ruim!
Primeiramente, onde o debate é polarizado... se de um lado eles acham que a solução é matando e de outro se defende a democracia? Sem anistia, meu caro.
O risco de começar um texto narrando uma versão da estoria, para no segundo parágrafo explicar que aquilo é só uma versão na qual ele não acredita , é que muita gente não consegue entender ou nem lê o texto alem do 1o paragrafo, e assume que o colunista está defendendo aquela versão. Muitos dos comentarios demonstram isso. Mas o autor nem está a defender versão nenhuma, pelo contrário: o texto é sobre acusação e defesa baseados mais em narrativas que em fatos e provas.
É óbvio que ele não sabia, tanto quanto eu sei que dia 25 próximo Papai Noel descerá de seu trenó aqui em casa e entregará os presentes das crianças.
A descrição do método democrático de justiça é correta. A sua transposição para o que nós, cidadãos comuns, fazemos, não. Afirmar esse método de contraposição criteriosa de versões como uma ideia reguladora que seria constitutiva da discussão pública é fechar os olhos pra efetiva manipulação geral pela mera produção e adesão à narrativas, turbinadas pelas redes. Simplesmente escolha seu mito: Lula morreu e tem sósias. Bolsonaro é um herói. É preciso cortar gastos e subir juros.
Que falta de caráter é essa Joel?? O golpista perdeu uma eleição democraticamente com toda a máquina pública nas mãos, em vez de aceitar a derrota ficou encrustado dentro do Palácio do Planalto arquitetando golpe, depois fugiu achando que voltaria através de um golpe militar. Matéria para alimentar o ZAP do gado bolsonarista.
Ele almejava ser um ditadorzinho, acima, do Congresso Nacional, do STF e da Sociedade.
Extrema direita convenceu parte do povo que ditaduras só existem na esquerda. Isso fru carta branca pra que ela agisse livremente, sem ser questionada. Foi método
O artigo é mais uma tentativa de confundir a opinião pública. Bolsonaro desejou, expressou, incentivou durante toda sua vida (especialmente a parlamentar) um golpe de estado com a implantação de uma ditadura, usando este termo. A partir de 2014 propagou suas ideias até sua campanha presidencial, consolidadas em seu desgoverno. Portanto, é impossÃvel ele desconhecer e não apoiar a tentativa de golpe!
O Joel bem sabe muito bem de tudo que Bolsonaro fez. Joel faz parte das poucas pessoas que aceitam se submeter a este ridÃculo. A centenária golpista Folha sempre manipulou notÃcias públicas com interesses privados.
Exatamente! A Falha apoiou entusiasticamente o golpe de 64!E pior, forneceu apoio logÃstico à famigerada Operação Bandeirantes, em 71, emprestando à repressão veÃculos de sua frota!
Lembro do primeiro dia útil do inelegÃvel no cercadinho. Ali, começava a tática já utilizada por outros golpistas, em desqualificar a imprensa, atacar as urnas eletrônicas e as instituições. Mas, Joel, O Tolinho, acha que existe a possibilidade que ele não soubesse de nada. Realmente, um comédia.
Exatamente, Milton. Mentiram tanto que a chamada esquerda iria nos transformar na Venezuela, mas na prática quem seguiu a risca a cartilha chavista foi o projeto de ditadorzinho ladrão de jóias. Por pouco não viramos o paÃs vizinho pelas mãos da direita.
O problema de todo esse questionamento, caro Joel, é que é muito difÃcil, quiçá impossÃvel, acreditar que o Bozo não queria um golpe de estado. Toda sua carreira foi calcada na exaltação da ditadura militar, da tortura, do golpe de estado, do desrespeito aos direitos humanos, da ofensa à s minorias, do silenciamento da imprensa, etc. Durante o governo, vivia ameaçando uma ruptura, espalhando fake news. Muito difÃcil crer, quiçá aceitar, que não tivera envolvimento nenhum nesta trama sórdida.
O comunista, mais uma vez, tenta salvar a pele do golpista, sem anistia.
Tudo é uma questão de sensação. Que sensação vc tem quando sai pelas ruas de sua cidade? Segurança ou insegurança? E quando vai às compras? Sensação de preços baixos ou que tudo aumentou absurdamente? E agora vem a pergunta fatal: Quem manda realmente no Brasil? Que sensação essa pergunta lhe traz? A resposta botará por terra muitas narrativas. E se alguém tentou alguma coisa não foi golpe, mas contragolpe.
Joel chama o conjunto de provas de "conjunto de crenças" para sustentar "uma narrativa". Tem coisa que nem errado é, porque não consegue ter um principio lógico que se possa refutar. A folha descendo a ladeira..
Não, Pedro Bó ,o bozo não sabia de nada, tadinho, só narrativa de comunistas como o General Freite Gomes, que quase deu voz de prisão ao me li an te. Estupidez tem limite, mas o joelzinho filhinho de papai , parece não ter cérebro e ultrapassa este limite toda vez que abre a boca. Lamentável.
Prezado Joel, respeito tanto seu pai que aprendi a te perdoar todos os dias. Ainda bem que no programa de TV que você comenta tem a Flávia Oliveira para te dar uns puxões de orelha. É evidente que o plano de golpe só fazia sentido com o Jair à frente, pois é ele que tinha e tem apoio popular. Aos generais 04 estrelas envolvidos, todos da reserva reaça, caberia garantir a adesão de quem comandava tropas e do baixo oficialato. Era portanto uma associação de interesses, principalmente pecuniárias.
Joel dando vizibilidade ao esgoto da retórica, é representante da extrema direita, aquela que quer TarcÃsio, o protegido do patrãzinho da Folha, bilionário banqueiro parasita de juros, que adora privatizações fraudulentas. Joel é jagunço, cumpre ordens.
Verdade Felipe, tolo reincidente é o que não falta, alguns desde Collor, passando por Aécio, Moro, Temer, Bolsoguedes Campos ParaÃso, todos reverendados pela Folha, simplesmente esquecem do que a centenária golpista Folha fez no passado, uma das principais artÃfices do atraso brasileiro.
E tem quem acredite no seu teatro de tesouras entre a extrema direita e a grande mÃdia. No fim são duas aliadas que servem aos mesmos senhores. O teatro é só pra capitalizar votos dos incautos.
Parabéns Joel, mais um artigo incrÃvel, trazendo sempre uma perspectiva diferente da esperada mas muito relevante! Sem dúvida o melhor que li esse mês na folha
Tem uns comentários com cara de criação de Rp pago melhorar a imagem dos calunistas.
Muuuuu!
Ah, Joel. Vc deve ser muito bem pago para fazer isso. Não subestime a inteligência da maioria do povo brasileiro. Não use a dos bolsonaristas como régua.
Isso é bem feito para os milicos , eles tiveram tempo de sobra para saber quem é Bolsonaro. Ele vai fazer de tudo para escapar dessa , e vai entregar a cabeça de quem quer que seja(exceto os filhos), de resto, que se matem.
Bolsonaro se vingou com maestria do exército que o expulsou no passado.
A Folha que já teve Cláudio Abramo, Paulo Francis , Clóvis Rossi e outros , agora tem esse tal Joel que só fala bobagens! Que decadência!
Joel , muito bom seu texto, se lido, evidentemente, sem paixão. Coisa rara hoje em dia. Penso que se você pegar as entrevistas e falas anteriores do Bozo, vai encontrar sim, bastante elementos para a acusação. Aquela reunião com embaixadores para detonar a segurança das urnas é só um dos exemplos. Lembra que o mote era: intervenção militar com Bolsonaro no poder. Essa frase foi batida nos últimos 2 anos da gestão dele.
Na esperança de poupar o mito agora encontram um bode expiatório. O articulista tenta expôr Bolsonaro como um idi ota que não sabia de nada. Apesar da retórica de mentecapto ser verdadeira, não livra Jair de ser a peça principal do plano golpista. Um id iota com planos idi otas.
Não é que parece desonesto. Só o fato de você ligar a sua fala a essa palavra, já conota o que você acha de si mesmo. E não, você não é desonesto. Só esta defendendo interesses antagônicos ao meu. O seu interesse é que o mercado prospere, assim você como formador de opinião deles prospera também. É tudo uma questão de mercado. Não espero de você defesa aos direitos trabalhistas. Espero que você defenda o estado burgês mesmo, esse é o seu interesse e retórica. Me enoja um pouco, mas faz parte.
Aà aà Joel faça-me rir...a culpa é de quem votou nessa coisa e ponto. Narrativa é a imprensa, tchau
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Bolsonaro sabia do golpe ou é tudo uma grande narrativa? Voltar
Comente este texto