Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Galdino, grato pelo comentário. Não há conselho mais adequado para o investidor moderno do que a frase de Sócrates. A euforia, o medo, a ganância e a aversão à perda, esses inquilinos da mente humana, são os reais determinantes do sucesso ou fracasso nos investimentos. No papel, as estratégias são perfeitas: compre na baixa, venda na alta. Na prática, os sentimentos sabotam a razão. Imagine um sujeito qualquer. Ele começa a investir movido pelo entusiasmo de amigos e gurus do Instagram. Cuidado!

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    Durante séculos, os mercados de capitais funcionaram como grandes palcos onde os investidores, em busca de fortuna ou segurança, desafiaram o caos e o tempo. Desde os primeiros contratos negociados nas praças de Amsterdã até os algoritmos ultrarrápidos de Wall Street, as regras do jogo mudaram; os jogadores, nem tanto. Porque, em última instância, o maior campo de batalha nunca foi a Bolsa de Valores - mas o espaço silencioso entre as nossas orelhas. Conhece-te a ti mesmo, aconselhava Sócrates.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Filosofia grega.

  3. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    Excelente artigo, contendo recomendações e alertas importantes para quem faz investimentos.

    Responda
  4. Galdino Formiga

    Na oitava década da vida as melhores opções são manter o patrimônio, investimentos de curto prazo, não mexer antes do vencimento e viver o momento.

    Responda