Vinícius Torres Freire > BC quer ajuda do governo para esfriar economia; dólar segue descontrolado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Vergílio

    O artigo de hoje do Reinaldo Azevedo no portal UOL diz tudo sobre o que qualquer pessoa sensata pensa dessas previsões catastróficas do Banco Central. Parabéns pela coragem, Reinaldo!

    Responda
  2. José Cardoso

    Enquanto houver Lula haverá desequilíbrio fiscal.

    Responda
  3. Fernando Dolci

    Nunca ouvi falar em redução de investimento e esfriamento da economia; enquanto o mundo vai no sentido contrário, p. ex. a China está estimulando investimentos e o comércio para retomar o crescimento, a UE reduzindo juros p/ aquecer a economia, por aqui a visão tacanha do BC comandado por um seguidor de seita nasi fasci criada por um tal Misses quer recessão.

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      O pior cego é o que não quer ver. Mas, mesmo sem querer, vai ver que quando entrar o dirigente do BC seguidor da outra seita, que não vai mudar nada

  4. adenor Dias

    Entendi que a inflação é culpa do excesso de consumo! Então por que a Argentina estava com inflação alta, com metade do população miserável? Eu pensava que povo miserável consumia pouco! Eu vivi os anos 80 no Brasil, onde não se podia comer 2 ovos no almoço, e a inflação era alta! Acho que nem Freud explica isso...

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    Será que é só coincidência o Campos Neto ter dinheiro em paraíso fiscal, que se valoriza com o aumento do dolar? A Pf tem que entrar e pegar essa galera. Braga Neto e Bolsonaro são ladrões de galinha perto desta turma, onde se inclui o bilionário banqueiro dono da Folha, que com seus capangas, manipula notícias públicas com fins privados, e ainda tem tolo que acredita que é só informação isenta.

    Responda
    1. Valdir Costa

      Erva boa que você fumou. Agora vai estudar economia e para de digitar besteira.

  6. Gilberto Rosa

    Quem sabe aumentando o juros e dólar, o Vicius não começa a acertar as previsões, errou feio em 23 e mais feio ainda em 24. O bilionário banqueiro parasita de juros e dono da Folha, está acabando com qualquer credibilidade do jornal, tá forçando demais os seus jagunços calunistas, perderam a noção de até aonde podem tentar maipular, sem passar vergonha e perder a moral.

    Responda
  7. Sérgio Müller

    Milei já !

    Responda
  8. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Enquanto não se entender que banqueiro suga o sangue do povo, do comerciante , do industrial, de tudo e de todos, vão se sonhando com ideologias, diferentes , planos mirabolantes, boas intensões. Mas na hora de votar , metade eh liberal, aí f deu

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Liberal eh assim " dólar segue descontrolado " , uau! Que patriotismo de vtf com essa preocupação tão momentânea. Cara, o Br eh um aleijado social descontrolado há séculos, uma catástrofe social. Qdo QQ ação tenta colocar o povo no rinque de patinação, aí nossa! Eh o fim do mundo. O banqueiro não quer povo participando disso. Eh muito perigoso. Aí ele move a metralhadora dele pra eliminar povo, precisaxesfriarbos ânimos, senão eles são obrigado a controlar pelo BC

    Responda
  10. José Fernando Marques

    O país e particularmente o governo sofrem neste momento um ataque especulativo, esse é o nome do problema. Que é criado deliberadamente, com objetivos definidos, e não o resultado de forças da natureza. A Folha e Vinícus Torres Freire deveriam explicar em detalhe o que está acontecendo, nomeando os seus principais responsáveis. Podem fazer isso? Fica a sugestão.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Vc não entendeu a função da folha ainda? Ela eh o braço armado de rotativas em prol do liberalismo, a oportunista ideologia dos banqueiros. Oportunista e fake, pois o banqueiro ama como tio patinhas o mergulho diário na piscina do cofrao de moedas, só pra diletantismo. Eles disputam entre eles quem tem a maior piscina. E não tente esquentar economia aqui, isso só dificulta ele abastecer o cofrao

  11. jose prado

    Não é a moeda que se encontra descontrolada; é o juízo e o bom senso das pessoas que lidam com a moeda!

    Responda
  12. Luiz Antonio Sypriano

    "Moeda descontrolada"? Ou é a ganância do capital rentista e sua voracidade pelo lucro privado?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Nome do boi : banqueiro

  13. marcia dal prete

    por que comentaristas de economia so escrevem com foco no tal mercado? nao há no texto , nunca ,uma sinalização para a população que elegeu esse governo, com promessa de investir no que realmente faz uma naçao. nao cortar investimentos em saude, educação, moradia, segurança, meio ambiente. por isso elegemos esse governo. nao pro mercado das as cartas. ousadia e ingenuidade? talvez. mas é o que nos interessa. menos faria lima mais o brasil invisível que so faz trabalhar e desejar uma vida digna.

    Responda
  14. marcia dal prete

    por que comentaristas de economia so escrevem com foco no tal mercado? nao há no texto , nunca uma sinalização para a população que elegeu esse governo, com promessa de investir no que realmente faz uma naçao. nao cortar investimentos em saude, educação, moradia, segurança, meio ambiente. por isso elegemos esse governo. nao pro mercado das as cartas. ousadia e ingenuidade? talvez. mas é o que nos interessa. menos faria lima mais o brasil invisível que so faz trabalhar e desejar uma vida digna.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O bom eh que vc se auto diagnosticou: ingenuidade

  15. LORENA PARDELHAS

    Será que eu li bem? O BC quer que o país cresça menos? Nas barbas do Papai Noel. Eu imagino a opinião do comércio varejista que, ao contrário de especuladores, dá empregos, paga impostos e gera renda. Menos consumo reflete na indústria e por aí vai. Manobram para que bancos deem menos crédito. Mas e a população que quer bens de consumo duráveis? As mentes brilhantes querem gerar frustração com a economia e fazer refletir no governo. Dão raiva. Subestimam todos nós.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Kkk, e o Boulos? Assume quando?

  16. Antonio Catigero Oliveira

    Da forma como foram demonstradas tantas necessidade$ do 'mercado, o absoluto', parece que pagar juros exorbitantes e brecar a produção e os empregos de um país, para conter uma inflação que ultrapassou menos de um ponto, é uma boa ideia... Agora diga quem pagará a conta de uma economia que tenta crescer, mas é barrada por 'liberais' que sequer acertam expectativas de Pib ou crescimento econômico. Afinal, gerar expectativas ruins geram lucro$ para a banca(mercado), ou é apenas impressão de leigo?

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Não é impressão é percepção da especulação desenfreada dos rentistas.

  17. MARIA F LUPORINI

    O que mais irrita nessas colunas encomendadas pela Faria Lima, repetitivas e cansativas é a tentativa de subestimar a inteligência dos leitores: não, o tal Mercado e seus agentes não são formados por gente técnica, racional, estudiosa, é um ban do de especuladores irracionais que visam o lucro à qualquer custo, em detrimento do país e do bem-estar do povo brasileiro. A gente sabe, parem de jogar esse lero pseudointelectual. Preguiça.

    Responda
  18. Anísio de Souza Chaves

    O que está acontecendo é um ataque especulativo feito pelos bilionários amigos de RCN que não aceitam pagar imposto. O pacote fiscal só governo estipula que quem recebe até 5000 reais fica isento de imposto e os bilionários têm que pagar um pouquinho. Isso é inaceitável para RCN e seus amigos.

    Responda
  19. MARIA F LUPORINI

    Campos Neto fez uma gestão tão temerária que sai deixando a política monetária totalmente descontrolada. Já vai tarde e para nunca mais. De resto, não, o governo não vai cortar aposentadoria de velhinho e benefício de deficiente para agradar o Vinícius e a turma do Mercado financeiro que ele e a Folha representam.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O que mais irrita nessas colunas encomendadas pela Faria Lima, repetitivas e cansativas é a tentativa de subestimar a inteligência dos leitores: não, o tal Mercado é seus agentes não são formados por gente técnica, racional, estudiosa, é um ban do de especuladores irracionais que visam o lucro à qualquer custo, em detrimento do país e do bem-estar do povo brasileiro. A gente sabe, parem de jogar esse lero pseudointelectual. Preguiça.

  20. Carlos Mello

    E se o plano é mirrado por que essa B de congresso não aprova isso logo? É um complô contra o governo? Querem fazer como na Dilma, deixar o carro sem controle pra tomar o poder novamente? Que tipo de corte precisa ser feito? Na educação, na saúde, cortar (ao invés de reajustar) salário dos servidores? O que eles querem? Não li nenhuma novidade a respeito. Tudo a mesma lengalenga de política fiscal.

    Responda
    1. Marcos Martins de A Costa

      Francamente, Carlos! Aritmética simples. Aquela que deveria ser aprendida no ensino fundamental...

  21. Leonardo Gama

    Explique como é que "o déficit e a dívida pública crescem sem limite" se até o momento o governo está seguindo o estabelecido no tal novo arcabouço fiscal? Se o pacote de corte de gastos enviado ao Congresso tem em vista justamente o cumprimento dessa regra? Vocês erram em todas as previsões econômicas pessimistas, mas se julgam aptos a gritar 'fogo!' a plenos pulmões sob qualquer pretexto. Vinícius poderia se dedicar a esclarecer ao invés de reforçar o obscurantismo do noticiário econômico.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Especuladores e chantagistas. Mas, também estão aproveitando para tirar o foco das boas notícias da economia, principalmente do crescimento do PIB, de quase três e meio por cento. Adoravam o pibinho do Guedes.

    2. Jonas Almeida

      Sem dúvidas, e com muita ironia, a economia está ótima, né?

  22. João Leite Leite

    O governo não aplicou nenhuma contenção de gastos. Os cortes são em cima dos pobres. Não mexeu uma virgula onde está o gargalo que jorra dinheiro aos montes para as contas dos políticos. Um governo responsável não liberaria bilhões para os políticos comprar apoio. Um governo responsável eliminaria no mínimo uns 10 ministérios para economizar alguns bilhões e arrumaria onde cortar despesas sem prejudicar nenhum setor da economia.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      De novo essa conversa mole. O tal Mercado está especulando contra a moeda e contra o país, nervoso porque Lula se recuperou. Não é técnico nem racional, é irracional, político e ideológico.

    2. Leonardo Gama

      Que papinho mais raso e cansado...

  23. Bruno Dantas da Silva Pinheiro

    Eu empresto pro painho LULU torrar com funcionário público, judiciário com férias de 120 dias e supersalários,100 milhões de bolsistas, patroa Janja. Mas só volto a emprestar a juros reais de 10% no curto prazo por enquanto. Talvez exiga 15% reais logo logo. Quer continuar gastando adoidado, distribuindo dinheiro de helicóptero? Ok. Só que vai pagar caro pelo empréstimo! E se fizer beicinho, vai ficar sem nada! Dinheiro é meu! Só fico desconfiado de quem já foi caloteiro! Obrigado, painho LULU!

    Responda
  24. Alberto A Neto

    Profissionais do mercado dizem que o volume de contratos de NDFs caiu um pouco nos últimos dias, mas se mantém em níveis elevadíssimos, em torno dos US$ 70 bilhões. Por isso, se BC sair do mercado deixando de intervir há chances de o real voltar a se desvalorizar diante do dólar, ainda mais rapidamente. O BC "autônomo e independente", versão Campos Neto, já perdeu o controle cambial. Torra reservas sem lograr reduzir o câmbio ao nível anterior. O piso era 5 a 1. Agora subiu de patamar: 6 a 1.

    Responda
  25. Leonardo Trindade

    Vem muita coisa por aí pela frente ainda. Vamos ver como o Trump 2 vai estimular ou não o mercado. Aqui da periferia do poder, nossos governantes não vão fazer mais do que tentar lidar com a bomba sabendo que não dá pra impedir a explosão.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Na verdade, não são os governantes e sim a péssima gestão do Campos Neto que perdeu totalmente o controle da política monetária.

  26. Alberto A Neto

    Profissionais do mercado dizem que o volume de contratos de NDFs caiu um pouco nos últimos dias, mas se mantém em níveis elevadíssimos, em torno dos US$ 70 bilhões. Por isso, se o BC sair do mercado, deixando de intervir, há chances de o real voltar a se valorizar diante do dólar, ainda mais rapidamente. O BC "autônomo e independente", versão Campos Neto, já perdeu o controle cambial. Torra reservas sem lograr reduzir o câmbio ao nível anterior. O piso de 5 a 1, agora subiu de patamar: 6 a 1.

    Responda
  27. Dionisio DeBarros

    Ate parece que a economia esta crescendo a 1O% ao ano. Nao estamos nem a 4% e a faria lima tenta se apropriar de tudo produzino nesse pais, extraindo juros do nosso bolso. E pensar que esse ataque especulativo comecou com o boletim Focus do meio do ano. Dois bancos, no meio de centenas de outros, especulou de que juros teriam que aumentar drasticamente, dado que sua bola de cristal dizia que a inflacao subiria no futuro. Outros bancos embarcaram e hoje conseguiram criar uma crise de verdade.

    Responda
  28. José Roberto Ferreira

    Essa é a maior piada pronta do ano! É como se o Banco Central fosse o grande responsável pelo comportamento da economia, e não um mero definidor de política monetária! Simplificando: é o rabo tentando abanar o cachorro! Quer ajuda? Peçam para os Faria Limers, que geram expectativas de acordo com os interesses próprios de especuladores que são, e o Banco Central "autônomo e independente" atende com juros e câmbio! Vergonha e ranço!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Os caras definem a própria taxa dos lucros que vão ter. E a Folha e os jornais comprados querem que acreditemos que as projeções são técnicas, de gente racional, baseada em projeções realistas. É político e ideológico o tempo todo.

  29. jarbas cabral

    Uai, ele não é independente?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.