Hélio Schwartsman > Uma eleição sem Lula e Bolsonaro? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"COMO A DIREITA GOSTA" é artigo publicado em 1994. Talvez a Folha não censure seu próprio jornal nem o autor. Fiz comentário não publicado decorridas mais de 48 horas. Simplesmente, resumi visão de Brizola, sobre Lula e PT, quando o ex-metalúrgico ainda não era presidente nem o PT era governo. Artigo de Brizola na Folha. LINK: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/2/27/painel/1.html
Mesmo estropeado, duvido muito que Lula largue a possibilidade de continuar no poder. Como a esquerda não tem outro candidato viável, fará de tudo para manter Lula no páreo. Pior de tudo: talvez seja reeleito.
Pior de tudo seria Michelle ser eleita ou qualquer extremista de direita . Os da extrema esquerda não serão candidatos. O povo brasileiro é democrático e vai reeleger Lula ou eleger o candidato que ele indicar.
Pra acabar com a atrasada e antidemocrática polarização polÃtica, o Brasil precisa se reeducar nas questões polÃticas ideológicas, em escolher partidos não apenas pra presidência, mas principalmente para os poderes legislativos, seja municipal, estadual e federal. O CONGRESSO QUE É LEGISLATIVO, SE TORNOU "EXECUTIVO" NO GOVERNO DO BOZO E O LULA Ñ CONSEGUIRà MUDAR e Brasil se tornará inviável... Um Absurdo!!!
Tadeu você está certÃssimo.
É muito saudável a expectativa de ausência de Bolsonaro e Lula na próxima eleição presidencial, precisamos arejar o ambiente, oremos para que surja alguém do centro da polÃtica, longe de ideias fantasiosas e demagogas! Na minha modesta opinião o sistema mais civilizado é a democracia ocidental! OrasilDemocraciaOcidental!
O centro está no Congressos onde a preocupação maior é distribuir enormes quantias em emendas para as suas reeleições, descuidando de investi-lãs em cargos educação e saúde para o povo que mais precisa para poder ganhar condições para trabalhar e progredir ajudando o desenvolvimento do paÃs.
Eu ainda acho que o mentiroso do Chapeuzinho de Panamá entrega a rapadura antes do fim do seu mandato pois esse era o Plano com o Alkimin de vice, o PSDB armou isso e seus membros e afins no Judiciário deram continuidade, será que foi Golpe?
Um nome apoiado pelo Lula seria o favorito. Pensa-se no Haddad só porque ele foi a opção em 18. Mas o esperado surto inflacionário do próximo ano pode inviabilizá-lo. Talvez alguém do Nordeste e ligado à educação como o Camilo Santana teria menos desgaste.
Janja na cabeça.
Não é uma análise, a hemorragia foi causada por uma pancada, jovens saudáveis podem sofrer a mesma coisa, haja visto a NFL. O artigo é uma torcida enrustida. Mas, para sorte do paÃs, Lula chegará lá.
O Brasil entrará em uma nova era polÃtica, quando o seu lÃder maior de projeção mundial fizer a "passagem", ou ser forçado pela idade a se aposentar, como o Biden.
E o inelegÃvel à s voltas com a justiça, sendo investigado, condenado e preso.
Eu não acho que Lula se impõe dentro do PT, ele é a única opção, porque gênios não nascem aos monte. Com toda qualidade que possui o Haddad, ele não consegue ser um pelego tão bom quanto Lula. O PT sem Lula, é como o PDT sem Brizola, pra rimar não decola. Depois de Lula, os charlatães terá campo livre para explorar. Para minha sorte, ou azar, talvez eu não veja mais duas eleições presidencial.
Acho que o hélio deveria se candidatar pelo PL
Não tem esgoto maior na grande imprensa do que a contÃnua tentaiva de colocar no mesmo saco Lula e Bolsoguedes. É ser muito baixo.
Olha o naipe da tchurma com quem Hélio conversa, acompanha na baixaria.
Põe no mesmo saco e joga no Rio.
lula só clarearia a viabilidade de Fernando Haddad se ele entregasse as tr!pas dos aposentados, e dos trabalhadores para os especuladores da Faria Lama, é isso Dr?
Uma Folha sem Pondé e Hélio? Ficaria bem melhor. Aff, os capangas estão monotemáticos, deve ser ordem do patrãozinho.
Genial descoberta Danilo, enganações estão aà para serem lidas, por tolos ou não.
Lê quem quer
tem muitos outros, coitados deles, só obedecem ordens
O único defeito da democracia é o eleitor.
Sim, o eleitor tolo que acredita que se informa pelo bilionário banqueiro dono da Folha, parasita de juros, que maipula notÃcias públicas com objetivos privados. Centenária golpista folha, que apoiou Collor, Aécio, Moro, Temer, e Bolsoguedes, TarcÃsio, Lira e Pacheco, com juros e privatizações fraudulentas, mas o pessoal esquece rapidinho, caindo na mesma arapuca de sempre.
Uma certeza eu tenho, seja lá quem for, meu voto a extrema direita não tem. Aquele que esteve ao lado da extrema direita, ainda que seja "moderado", considero extrema destra.
Oi Carlos. Extrema direta não é centro. Moderado me refiro ao TarsÃcio.
Você está esquecendo que uma parte da sociedade votou na extrema direita e depois engoliu e votou no Lula. Essa soberba de descartar e desprezar o centro como extrema direita, dá a vitória exatamente para a direita. Para certa esquerda, teve uma época que o Alckmin era "mais facista que o Bolsonaro".
Quando Lula trabalhou para fazer sucessores, e fez Dilma, quase fez Haddad os veÃculos de impressa diziam que ele queria fazer uma dinastia, os mesmos agora dizem que ele lutou para não ter sucessor. Quando alguém usava o nome Lula na urna, tinha candidatura recusada, agora até cachorro pode usar o nome Bolsonaro da Urna, vai entender.
Verdade! Se faz sucessor tá errado, se não faz tá errado também! Assim não tem tatu que aguenta!
Essa FSP é uma vergonha
A soma de Eduardo Bolsonaro , Michelle e Marçal,sob o aspecto inteligência, daria menos zero. Agora o Senhor Hélio citar tais personagens ,nem a IA saberia o resultado. Desculpe-me Senhor Hélio , perdi alguns minutos do meu tempo lendo esta baboseira.
Seria um sonho. E se aparecessem candidatos inteligentes e comprometidos com o paÃs e não com seus projetos de poder, aà seria o paraÃso.
Seria o cenário ideal, mas isso não acontece. O Brasil é refém de candidatos que representam a continuidade de caciques polÃticos em qualquer esfera de poder.
A ternura, a boniteza e a magnanimidade de Michelle Bolsonaro revelam a alma sublime e angelical da nossa adorada ex-primeira-dama. A bela é antiesquerdista e apoia causas nobres, por exemplo a maior presença de mulheres no debate público. E desaprova a forma de feminismo mais ruidosa neste tempo, aquela que fomenta a promiscuidade e o aborto. Assim, é natural um indivÃduo Ãmpio como o colunista Hélio Schwartsman ter postura pedante quanto à religiosidade da consorte do anterior chefe de Estado.
Pffff...
Nem lhe desejo isso, sr Zizas. Vida longa a todos! O amor venceu!
Debbie, me considero no alvorecer da vida em muitos aspectos. Não tenho intenção de chegar tão cedo ao crepúsculo.
Todavia, continuo achando que o melhor para ela é se tornar senadora na próxima legislatura. O cargo a ajudaria a ganhar experiência e se consolidar como grande lÃder polÃtica. Ademais, o Legislativo ficaria iluminado com a presença da nossa queridÃssima ex-primeira-dama. A partir daÃ, voos mais altos viriam naturalmente. Uma candidatura da Michelle ao Planalto no próximo pleito seria conveniente apenas na hipótese de ficar comprovado que só a linda teria condições de vencer a esquerda.
Há se de preservar a dignidade no crepúsculo da vida sem se tornar um tiozinho babão, dizia meu avô. O sr tem todo direito de ser fã da ex primeira dama, mas as qualidades que o sr enxerga na senhora Bolsonaro não são critérios para um governo republicano e democrático em pleno século XXI.
Poxa, pessoal. É triste ler estas respostas hostis ao meu comentário. Afinal, eu só quis deixar aqui uma visão equilibrada e realista acerca da consorte do anterior chefe de Estado. Uma das maiores causas de a cognição de vocês ter ficado tão embotada decerto é a constante exposição à s ideias do Ãmpio colunista Hélio Schwartsman. Mas tudo bem. Michelle é mulher de alma nobre. Nossa amada ex-primeira-dama naturalmente perdoa todos aqueles que ainda não se conscientizaram sobre a sublimidade dela.
Desisto! Sou incapaz de decidir se ele está falando sério ou em tom de deboche/ironia - nessas bandas de Ratanabá, tudo é possÃvel...
"Ternura, boniteza e magnanimidade a revelar a alma sublime e angelical"... Por Júpiter, Zizas, iss é a "consorte do anterior chefe de Estado"? Puxa, neste paÃs aà de onde vem seu voto eu quero distância.
Realmente só faltava essa: o corrimão do Congresso pra presidência do Brasil. Será que há muitos Zizas desses? Pobres desavisados ignorantes. Ou é ironia e eu não percebi? Eita paÃs sofrido, sô...
o Brasil não quer virar teocracia, deixa isso para o Irã, e tão pouco o Afeganistão
A ditadura de toga escolhe até os candidatos na democracia petralha.
Hélio só é aceito por quem ainda usa o termo petralha, coitado.
Seria bom. Creio, entretanto, que será ele e alguém de lamba as botas de J B, já que este terá dificuldade em deixar alguém que não lhe é subserviente alça voo à direta. Tomara que eu esteja errado!
*que; **direita
Putz! E pensar que revista Time elegeu o Trump como "Pessoa do Ano", o bozofake perdeu a chance de fixar na Flórida e se tornar um motoqueiro-batedor dos desfiles de Trump!
kkkk, posso até dizer que gostei de ler o Helio : )
Lula e seu apego ao poder já causaram danos imensos ao paÃs! Começou com o sufocamento de qualquer liderança no campo esquerdista que pudesse lhe fazer sombra e atingiu o ápice na escolha pessoal de Dilma Rousseff, a quem achava que seria um fantoche em suas mãos. Deu no que deu: a maior recessão da nossa História, seguida de Temer e, para arrematar, Bolsonaro. O estrago vai continuar em 2026 pois não faltam candidatos à extrema direita e inexiste mais o centro ou até a esquerda.
Que bom seria não ter nem um nem outro na próxima eleição. Acabar com esses extremismos, embora ache que eles vieram pra ficar, pelo menos por um tempo.
Ainda existe Anibal que que acha que o bilionário banqueiro dono da Folha quer o que é bom para o brasileiro, torce por interesses bilionários sem saber.
Extremismo, só há de um lado: da extrema-direita. O PT há muito deixou de ser um partido socialista, aproximando-se de uma centro-esquerda, que sempre governou, desde Lula I, com uma parcela do centro e da direita.
Talvez o ideal seja uma eleição sem Lula e Bolsonaro. Mas, parece que a grande mÃdia parece apoiar pessoas da extrema direita, como TarcÃsio, Caiado e Ratinho, que pouco mudarão o radicalismo bolsonarista. E mais importante, todos eles cancelarão toda a agenda da igualdade social, que é o maior problema do nosso atraso. Pobre Brasil.
Bruno, direita é a representação dos interesses dos mega ricos, extrema direita é a extrema representação.
Nem todo o polÃtico de direita é da extrema direita. Acho que há muita gente que fala mal do Caiado sem a menor noção de quem é, do que defende e do que ele faz.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Bom era o Aécio, adorado pela Folha.
Posso assinar junto? Falou tudo.
Graças a Deus. A melhor notÃcia do dia.
Ok, mas não foi notÃcia. Hélio escreve artigo de opinião e faz torcida.
Infelizmente Lula sabota o excelente trabalho fiscal que Haddad tenta fazer. Ou controla as contas e a inflação ou abre a torneira do tesouro nacional. Haddad é perfeito. Se conseguir trabalhar.
Vamos combinar. Ninguém do PT e nem do PL. Chega de Lulas, Bolsonaros, seus filhos, suas esposas. Chega.
Deus te ouça ! Deveria haver idade máxima limite de sessenta e cinco anos no dia da posse ., para todos os cargos públicos no paÃs .
Deveriam fazer uma provinha de capacidade mental e gestão. Qualquer FGV da vida aplica
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Uma eleição sem Lula e Bolsonaro? Voltar
Comente este texto