Wilson Gomes > É preciso civilizar nossas Forças Armadas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Militares tem mentalidade golpista desde 1889
Em vez de esquerda e direita deveriam falar de alternância de poder
Portanto, essa comparação entre esquerda e direita não possui lastro na realidade. Estupidez e truculência existem tanto na extrema-direita, quanto na esquerda que atualmente se encontra quase no centro; e entre até muitos ''democráticos'', mas comparar uma direita que sempre foi Golpista, com a esquerda, não tem fundamento. Quando a esquerda tiver o controle das Armas, então veremos se a esquerda será Golpista como é, e sempre foi, a direita aqui nesta terra de espalhafatos.
O professor sempre tentou ser coerente em suas reflexões, mas essa mania de banalizar o extremismo militar nestes anos, como se fossem apenas bravatas entre direita x esquerda, comparando e desdenhando das ameaças de Golpe que se materializavam há mais de 4 anos e ameaçavam retirar nosso direito ao voto e à liberdade, não foi uma boa estratégia. Os discursos de ódio e ameaças foram planejados e implementados: tentativa de homicÃdio de três personalidades polÃticas da cúpula democrática.
Não parece. É.
Temos uma tradição militar ligada à França, onde a presença das forças armadas na polÃtica é uma tradição, de Napoleão a de Gaulle. Assim como lá, a comemoração da data nacional sempre foi celebrada com desfiles militares. Aliás, de lá também veio o positivismo, que entre nós teve bastante influência no exército.
Professor Wilson Gomes sempre muito assertivo e corajoso: a obsessão das Forças Armadas por golpes não é acaso, é método!
Li e reli várias vezes minha postagem para entender porque ela teria que ir à moderação. Não encontrei razões, a não ser uma: censura!!
O cerne da questão está, para mim, e apontado no artigo, na formação dos militares. Ainda ecoa por lá, entre outros absurdos, a equivocada interpretação do tal Artigo 142. Somente essa visão é capaz de explicar o General Braga Netto dizendo que ou haveria voto impresso ou não haveria eleição. Detalhe: esse discurso reverberou declaração do próprio Bolsonaro, com o mesmo conteúdo.
É necessário desfatizar, despolitizar, educar, reformular, reformar, socializar as Forças Armadas. Arrancar de suas entranhas toda empáfia, privilégios, promoções, mordomias, ganhos excessivos, mando, ganância, desumanidade, autoritarismo, truculência.
Vivemos sob o risco de que as Forças Armadas apontem suas armas para o próprio Brasil. Não é coisa de paÃs republicano e civilizado.
Bela matéria! No entanto digo que se os militares brasileiro, agem como agem, a culpa é do meu avô, do meu pai e minha! Resumidamente, a culpa é de todos nós. Para mim o que Bolsonaro trouxe de bom, foi mostrar que somos uma nação de ignorantes e covardes. Fomos omissos ao nos ajoelhar diante dos opressores. O medo de morrer, nos fez escravos. Não é difÃcil encontrar nas filas de lotéricas velhos cabeça branca defendendo Bolsonaro e o regime militar.
A Colômbia passou mais de 50 anos em guerra civil, com mais de 260 mil mortos. A Venezuela está numa ditadura que gerou uma crise humanitária, com um êxodo de mais de 8 milhões de pessoas. E a Argentina teve tantas crises econômicas que involuiu de um dos paÃses mais ricos do mundo para uma economia de renda média (algo inédito na história mundial recente). Em termos comparativos regionais o Brasil apresenta certa estabilidade.
Não fique feliz porque já há gente defendendo o modelo Millei aqui no Brasil!
Ainda que inconstitucional, as Forças armadas assumiram, historicamente falando, o papel de "Poder Moderador".
Civilizar e desfascistizar
Esperar o que se a AMAN ainda ensina aos jovens cadetes que em 64 não teve golpe militar seguido de uma ditadura sanguinária?
A defesa de uma célula é especialidade da membrana celular e tem por objetivo impedir agressões externas. Mas isso não torna a membrana mais importante que as mitocôndrias, dando àquela a prerrogativa de apoderar-se destas e desencadear uma autofagia.
É necessário que tenham argumentos, apoio popular. A culpa está também nos que proporcionam argumentos ou que tornam pessoas descrentes da polÃtica.
Os polÃticos brasileiro, junto com uma imprensa que vive da desgraça, deu motivo para o povo descrê da polÃtica. Quando Aécio Neve, JanaÃna Paschoal, Eduardo Cunha e seu asseclas derrubou Dilma Rousseff, deu motivos para os militares se achar os salvadores da pátria. Seria até bom que os militares assumisse o poder, para muitos deputados que votou a favor do impeachment, sofrer na pele os que Rubens Paiva sofreu.
É preciso modernizar o currÃculo das academias e escolas militares.
Poderia e deveria ser bem diferente ! Mas, infelizmente o articulista , muito inteligentemente coloca os pingos nos is ! Nunca poderia se esperar de um stars fours um procedimento desse , alinhando alguns subordinados à linha do inferno ! Jogou a carreira e o caráter no lixo ! Muito lamentável ! E , ainda , o pior de tudo é que foram incompetentes na empreitada tresloucada .
Só não se eswueça que vc esta analisando metade da laranja , se a outra metade é podre ou não, não sabemos, mas trm gente que gosta dela, na mesma proporçao dos que desgostam Esta cegueira ideologica que acaba dando problemas
Um dia ainda vou conseguir escrever assim. LÃmpido. Claro. Parabéns Professor !
Sem anistia para os golpistas e traidores da pátria.
Os militares foram um atraso para o Brasil. Só querem se beneficiar infelizmente!
Virada - assim esperamos - essa página triste bolsonarista, é urgente discutir e modernizar o currÃculo das academias militares, pois só a formação na base para conscientizar os futuros oficiais dos limites constitucionais de sua atuação.
Certamente sou mais velha que o Prof. Wilson e o felicito pelas considerações feitas em seu artigo sobre essa mania de golpe desenvolvida pelos militares. Durante a vida tenho tido a oportunidade de vivenciar momentos como este que acabamos de atravessar mais uma trntativa de golpe e eles não aprendem. Insistem e, cada vez mais desorientados e ignorantes do papel que lhes cabem numa República.
Para algum arejamento na mentalidade golpista dos fardados necessário se faz o fechamento, por uns quatro anos, de todas as escolas militares do PaÃs enquanto seus currÃculos passem por severas atualizações. Precisam aprender a servir a Pátria e não servirem-se dela.
Estou colecionando palavras da NovilÃngua tupiniquim. CIVILIZAR: mais uma pro dicionário do Ministério da Verdade. Quem leu 1984 vai entender.
Eu li 1984, de George Orwell! Ouvir essa palavras NovilÃgua, crimepensar ETC. No Brasil, ainda é crime pensar...
É triste se dar conta de como parte considerável das Forças Armadas pulou sem constrangimento no barco de um oportunista chucro, mal criado e com intenções mesquinhas como Bolsonaro. Não se deram conta, em pleno séc. 21, de que são instituições de Estado? Não cabe a elas atuar na polÃtica. É preciso rever urgente o currÃculo, o formato e o corpo docente das academias de formação. A Guerra Fria, o Tenentismo, ficaram pra trás faz tempo..
Essa turma não pode ocupar cargos polÃticos jamais é escolher quer ser o que??? Mas esse congresso ajuda??? Se não tivessem sido poupados da anistia não tirariam tanta onda da gente, as fronteiras arregaçadas, a indústria da seca refém dos polÃticos. A cadeia civiliza. Forças Armadas não é poder. Justiça!!!
Sobre a última frase do artigo, respondo com uma frase do Barão de Itararé: "é mais fácil militarizar um civil do que civilizar um militar".
Armado até os assaltantes se sente autoridade!
O fato é que essa sombra nunca saiu de nossas cabeças, é como uma nuvem persistente em encobrir o sol numa tarde de verão. Na minha opinião FAAs, assim como boa parte do Congresso, são inimigos do povo e de qualquer tentativa de modernizar a Terra de Vera Cruz.
Ficar do lado mais forte, é fácil, principalmente para os covardes. Por medo da morte, vivemos uma vida mesquinha. Aquela frase do hino nacional que diz que somo um povo que não teme a própria morte, não fala a verdade sobre o povo brasileiro. Fomos educados para viver de joelho diante de qualquer charlatão.
Civilizar? Eles nem tentaram direito dotô,exagero,taum bem civilizadinho com o soldo garantido pago pelo zé povinho. Um ou outro q fico bravo porque achou que o supremo deu gópi qdo acabaram com a prisão após segunda instância e ainda anularam os processos do nosso honestissimo presidente...gópi ninhum sô...
Muito bom. Sem anistia!
Vamos então falar de magistrados e de polÃticos.
Por que não de militares? Qual a função das forças armadas? Prá que as mantemos?
Você, Dalmo, na velha tática de querer mudar de assunto. Estamos falando de militares!
Vá tentando, Dalmo. Vá tentando.
Perfeito!
Excelente! E nem sequer tocou na questão do corporativismo tacanho, com sua obsessão em obter privilégios exorbitantes às custas do erário.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > É preciso civilizar nossas Forças Armadas Voltar
Comente este texto