Mariliz Pereira Jorge > A USP e o bingo antissemita Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. RODRIGO NAFTAL

    Texto espetacular. As críticas a Israel podem e devem ser feitas. Mas o que intriga é que a parte da.esquerda festival celebrou o ataque antes de qualquer retaliação. Judeus ao longo do mundo são hostilizados nas Universidades independentemente de sua posição ideológica. Os ditos estudantes universitários estimulam essa hostilidade.

    Responda
  2. riad akl

    Matéria paga. A autora leu e não entendeu o manifesto. Indefensável defender morte de civis e outros abusos cometidos em 7/10/23. Delenda est Gaza. Cerca de 50 mil mortos e mais de 100 mil aleijados, cegos etc pelos bombardeios sionistas. Ignorar isto, rotulando de antissemitismo manifestações contrárias é pura má fé.

    Responda
  3. Alceu Natali

    Ninguém tem coragem de escrever sobre o genicídio que os americanos praticaram em Hiroshima e Nagasaki. É muito mais fácil mexer com os mais indefesos e criticá-los com a garantia de não sofrer duras represálias. Os palestinos estão entre os mais fracos.

    Responda
    1. Alceu Natali

      Genocídio e não genicídio. Sorry.

  4. ANIBAL CARRION

    O problema é mecher com a intocável Israel o resto pode né

    Responda
  5. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Mariliz, vc já teve 18, 20, 22 anos? Vc conviveu num ambiente universitário que sempre deveria ser efervescente? Esse é o ambiente onde as pessoas acertam, erram, exageram, ponderam..... Digo isso, pois depois de ler sua coluna fui ler o manifesto de inúmeros professores a respeito e lá percebi que talvez vc deveria ter lido com muita atenção o conteúdo e, assim, e contextualizando idade e ambiente, talvez não tivesse escrito a matéria ou teria sido mais tolerante e menos dura na sua análise.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Carlos Alberto Ceretta, seu comentário/sugestão seria útil a uma pessoa sem viés ideológico.

  6. Alexandre Lemos

    Vou fazer uma cartelinha de bingo pra senhora. Dezenas de milhares de crianças mutiladas, uma cidade inteira posta abaixo, centenas de milhares de crianças e adultos desnutridos resultado das barreiras à ajuda humanitária, comboios da ONU atacados, hospitais operando sem energia e sem materiais. Filha, como diria Caetano, você é b...

    Responda
  7. PAULO ROBERTO

    Os esquerdo patas defendem tudo que cheira comunismo/socialismo/terro rismo. Países onde só vivem bem quem pertence ao estabelischment. Pergunte aos Professores esqu erda da USP se eles querem fazer pós doc ou viver em Cu ba, Vene zuela , Nicar água, I rã e outros. Não só em Nova Iorque, Londres, Alemanha. Vão viver lá onde vcs tanto admiram.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO

      Desconfio que você faz parte da organização.

    2. yussef mahmud m mustafa

      Desconfio que tu não sabe quem é semita

    3. PAULO ROBERTO

      Já fez uma leitura dos comentários de vocês. Antis sem itas e desfocadosda realidade.

    4. yussef mahmud m mustafa

      Teu comentário é chulo raivoso de quem não tem argumentos plausível

  8. Andre Maason

    Que jornalista mais desinformada.

    Responda
  9. Andre Maason

    Jornalista desinformada e parcial!

    Responda
  10. Marina Gutierrez

    Denuncio a remoção de pelo menos quatro comentários meus publicados aqui nesse fórum, e de pelo menos um comentário do leitor Samyr Auad. Que eu saiba, essa é a primeira vez que isso acontece, já solicitei explicação aos devidos canais do jornal. Alguem mais teve comentário removido sem aviso?

    Responda
    1. Alexandre Lemos

      Também fui censurado.

    2. Andre Maason

      A Folha censurando como a reitoria da USP... Anos 60/70 de volta!

  11. Kiko Mazziotti

    O pessoal progressista não sabe o que é progresso, é só olhar pra Coreia do Norte, Venezuela ou Cuba. USP virou território de desmiolados submetidos ao manual progressista, que só progride mesmo no capitalismo. A USP, hoje, faz por merecer um C no começo e um E no final, pra virar CUSPE. Dali só tem saído ignorância ideológica, intolerância e descompasso com o mundo atual e futuro.

    Responda
  12. JOS ALBERTO LAKATOS

    Uma IA produz textos bem melhores do que essa colunista.

    Responda
    1. Andre Maason

      Uma IA produziria textos melhores!

    2. Andre Maason

      Essa colunista é muito despreparada, demonstra desconhecimento da história do Oriente Médio, da criação do Estado de Israel e a sua relação com a população palestina. Uma IA com certeza escreveria um artigo mais apurado! Deplorável a Folha publicar um artigo tão ruim!

  13. Ronaldo Pereira

    Quem tem um mínimo conhecimento da história e realidade de Israelenses e Pelestinos sabe que esse assunto é extremamente complexo e espinhoso e tratar dele de forma isenta é muito difícil…. E para muito poucos e essa articulista certamente não está entre esses.

    Responda
  14. José Cardoso

    Trata-se de liberdade de expressão. O manifesto dos alunos, ao classificar de "histórica" a ofensiva genocida sobre o experimento socialista do kibutz, é evidentemente um discurso de ódio. Mas não se combate isso com medidas drásticas como sua expulsão da universidade. Infelizmente esse é um subproduto da atual mentalidade censória do STF.

    Responda
    1. Anita Hitelman

      Sr Jose o que me diz da matança indiscriminada de pessoas que estavam no festival de musica Nova.?não eram pessoas do “experimento socialista dos kibbutzim” para usar suas palavras totalmente preconceituosas!Como assim liberdade de expressão?

  15. Fatima Marinho

    Segundo os professores, a comissão que tem levado o processo dos alunos adiante faz uso de dispositivos adotados pelo regimento da USP na época da ditadura militar.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Pois é, a colonista sequer menciona isso, o que quer alguém que omite fatos? Alguém que tem o dever de informar.

    2. Marina Gutierrez

      Fatima Marinho, obrigada pela informação.

  16. Leonidas Scholz

    A articulista perdeu uma grande oportunidade de ficar quieta, pois meteu o bedelho em assunto profundamente grave sem deter o necessário conhecimento de causa

    Responda
    1. Andre Maason

      É melhor abster-se do que escrever sobre aquilo que desconhece!

    2. Andre Maason

      A jornalista deveria abster-se de escrever sobre pautas que desconhece,

    3. Marina Gutierrez

      Leonidas Scholz, concordo, a colunista deveria se limitar a artigos como "Por que a pressa para o Natal?" .

  17. Rafael Gallina Delatorre

    Não li o manifesto, mas se tem abaixo assinado de docentes contrários a tal expulsão, é por que não é tão claro assim. Aliás, aqueles bingos ali são claramente organizados por algoritmos, ou por uma mente algoritmizada.

    Responda
  18. yussef mahmud m mustafa

    Manifestação contra o genocidio que Israel comete contra o povo palestino aconteceram nas grandes universidades do mundo todo inclusive na usp quem critica estes movimentos no mínimo é a favor do assassinato de crianças mulheres jornalistas médicos ativistas que o estado de Israel pratica .Rotular de antissemitismos os estudadantes da usp e criticar o manifesto dos professores; e querer esconder a verdade das atrocidades que Israel comete

    Responda
    1. Andre Maason

      Exatamente Sr Yussef Mustafa. A Jornalista não deve ler jornais de outros países...

  19. josé SOARES

    Não li o manifesto dos alunos. Mas este artigo ao defender oEs tado de Is rha el , defende implicitamente seu atual governo notoriamente criminoso m e terrorista.

    Responda
  20. edson cavalcante

    Não estão todos agindo como terroristas?

    Responda
  21. PAULO ROBERTO

    É inacreditável que pessoas de algum senso, consigam defender terroristas e apoiar a manutenção de pessoas inocentes presas. A expulsão sumário desses alunos tem que servir de exemplo.

    Responda
  22. Ruth Brustolin

    Mais uma vez puxando a velha e batida carta do "antissemitismo" para justificar as barbáries de Israel. Ainda bem que existe um abaixo assinado de professores da USP na defesa desses alunos.

    Responda
  23. Ricardo Ferreira

    É tática retórica classificar como antissemitismo qualquer crítica aos crimes diários que ocorrem em Gaza.

    Responda
  24. Ricardo Ferreira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. Claudio Regis Depes

    Impressionante que qualquer opinião que relate o horror e a carnificina que Is rael vem executando na Faixa de Gaza, é classificada como antissemitismo! Principalmente nos meios de divulgação.

    Responda
  26. Fernando Sanches

    Ninguém aguenta mais os playboys de esquerda.

    Responda
    1. josé SOARES

      O que significa esse comentário desfocado?

  27. Armando Moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Armando Moura

      s pale stinos não seriam descedentes de S em, seriam eu ro peus que vieram pelo medi terr âneo, invadiram ter ras egipcias e foram expulsos para onde está a pa les tina atual. Estavam naquelas terras há muito e são pessoas humanas, independentes de não serem filhos do abr a ão que pegou a emprega dinha egip cia novi nha gosto sinha ou da san ta, meia pas sada, sarah. Ali cabem dois estados.

    2. José Marques Mendes

      Parabéns. Finalmente leio que os palestinos também são descendentes de Sem, portanto, semitas.

  28. Joabe Souza

    Sei não, mas se for comparar com a produção de IA, boa parte dos colunistas da Folha vai ter o emprego em risco.

    Responda
    1. Andre Maason

      Acho que os e di to riais também seriam muito melhores em IA.

    2. Luiz Alberto Brettas

      Boa... Kkkkk

  29. ANA MARIA JESUS A MARISCAL

    Já que a jornalista se considera profunda e superior a estudantes de 5a série da USP, proponho que ela escreva a redação sem os clichês de bingo. Ou será que é bravata academicista? Ou então está ignorando as mais de 15.000 crianças assassinadas (isso não é genocídio?)?

    Responda
  30. Guilherme Novaes

    Se a colunista tivesse o mínimo de rigor intelectual que exige dos estudantes, talvez reconhecesse que a liberdade acadêmica inclui o direito à crítica, mesmo que ela incomode. Mas em vez disso, ela opta por ataques pessoais, argumentos vazios e comparações absurdas — como a alegação de que um texto crítico é comparável a uma defesa aberta de terroristas. Fica evidente o sórdido objetivo de antes desqualificar do que debater, de praxe em reações como essa.

    Responda
  31. yussef mahmud m mustafa

    Sra Maríliz Nao se deve defender o estado de Israel que assassino dezenas de jornalistas que assassino agentes de saúde que assassino voluntários de ajuda humanitária que tortura prisioneiros que é sim um estado colonial e assenta colonos roubando terras dos palestinos a tua crítica aos estudantes da usp é injusta o manifesto deles não foi antisemita e os professores também pela defesa dos alunos não estão sendo antissemitas o estado colonial sionista de Israel envergonha o judaísmo humanitário

    Responda
  32. Carlos Amorim

    Sionismo é um termo que designa a base ideológica da criação do estado de Israel. Genocídio é o crime de tentar destruir um grupo étnico. (40 mil Palestinos em Gaza) Imperialista são ações para ampliar poder sobre territórios alheios (Golam). Os termos do Bingo parecem precisos para descrever o que se passa com o Governo de Israel. Passou do aceitável, faz tempo.

    Responda
  33. Matheus Reis Mattos

    A julgar pelos comentários aqui e no artigo sobre a estátua satanista, não tem como não pensar que o leitor da Folha é, hoje, de extrema esquerda. Cara, que doidera.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Uma boa parte é. Só que no momento, notar que o governo de Israel perdeu a mão, não deveria caracterizar ninguém como extrema esquerda, é praticamente bom senso.

  34. Joao Massucci

    Não salvarão. Nem os estudantes, nem eles próprios.

    Responda
  35. Fatima Marinho

    Vou amar ver esse manifesto. Onde encontro? Deve estar melhor escrito que o texto da colonista .

    Responda
  36. SUZANA ARGOLLO

    Isto aqui não está lotado de comentários mostrando os ab sur d@s deste texto porque a folha censura. Eu tive um comentário respeitoso censurado.

    Responda
  37. Peter Janos Wechsler

    Quantos does comentaristas terão lido o manifesto estudantil antes de se manifestarem?

    Responda
  38. jose carlos toledo junior

    Nossa, a senhora deve ter sido abduzida e educada por extra terrestres de um civilização de bilhão de anos. Deve ser um tipo de download sem fio e a distância. Qto conhecimento e sabedoria e qta simplicidade sem demonstrar sinal de arrogância. Uma super heroína dedicada a nos salvar das trevas e nos ensinar o certo e errado. Os ets devem te-la escolhido pela sua incrível e inigualável capacidade cognitiva. Vamos todos segui -lá.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Comentario ironico mas verdadeiro

  39. SUZANA ARGOLLO

    Críticas ao governo de Israel frequentemente são rotuladas como antissionismo, o que inibe debates legítimos sobre violações de direitos humanos. Lobbies poderosos ajudam a silenciar essas vozes. Quanto à colunista, espero mais imparcialidade e compromisso com os fatos para promover um debate honesto.

    Responda
  40. omar assaf

    Nada pode ser mais assustador do que desumanizar um ser semelhante . Nada pode ser mais covarde e vergonhoso do que ferir a memória das vítimas de um extermínio horrível e usá-los como escudos para justificarem o extermínio horrível de outro povo . E nada pode ser mais assustador do que esses tipos de conduta imoral e indecente possam ter o respaldo e apoio de alguns jornalistas , feministas , políticos e leitores.

    Responda
  41. omar assaf

    Assustador minha senhora é ler seus sucessivos argumentos parciais que tentam justificar o indefensável.É ver seu fanatismo cegar a verdade que todos nós estamos denunciando . É aceitar a interferência externa de um lobby perigoso que ataca a democracia e soberania de um país pacífico e seu presidente humanista . Assustador minha senhora é amanhã o Brasil se curvar como a Inglaterra, Alemanha e eua fizeram e prender manifestantes pacifistas porque denunciam um genocídio. Isso que é assustador .

    Responda
  42. omar assaf

    Como o escritor americano Mike davis disse eloqüentemente: “ O que nos mantém em movimento, em última análise, é nosso amor um pelo outro e a nossa recusa em curvar a cabeça , para aceitar o veredicto, por mais todo-poderoso que pareça.” Temos que ter paciência e otimismo de que o tempo dos monstros vai acabar em breve .

    Responda
    1. omar assaf

      Eu escrevi dois comentários que foram para censura sem nenhum sentido, este é o final de um texto de Haidar Eid , prof da universidade Al-Aqsa.

  43. omar assaf

    Sonho em ter a capacidade de visitar o futuro e voltar com uma mensagem.No futuro,eu dirijo o meu carro na estrada costeira de Gaza,no sul,até Haifa,no norte ouvindo a voz angelical de Fairuz e contando às minhas filhas sobre o passado horrível quando um estado chamado israel nos impediu de ver o resto do nosso país.Eu conto a elas sobre uma época em que o mundo ficou parado enquanto massacravam milhares de crianças e mulheres e qdo finalmente,pessoas de consciência decidiram q basta...

    Responda
    1. Jacques Toron

      Mais facil crescer dentes nas galinhas.

  44. omar assaf

    A resistência, em suas várias formas , misturada com o mais alto nível de “sumud “(steadness) tornou-se a norma em Gaza . Espera-se que essa resistência e sumud se espalhem por toda Palestina histórica e outros lugares . Gaza se tornou o centro do universo. Se cair , o sul global seguirá o exemplo . O mundo ñ tem escolha a ñ ser desmantelar o único regime de apartheid restante cometendo um genocídio sem precedentes no século XXI . Cont…

    Responda
  45. Thiago Silva

    Affff. Deixei de ler Mariliz por essa sua defesa enfatica do estado genocida....

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Acredito que Mariliz perdeu sua racionalidade por ter se apaixonado e casado com um j. A paixão faz isso mesmo, todavia paixão passa. Quem sabe ela consiga resgatar sua razão.

    2. ANA MARIA JESUS A MARISCAL

      Uma das piores colunistas. Acha-se a sabichona. Parei tbm. Melhore FDS!

  46. Eduardo Elói

    Ainda se defendessem o Ulstra, tudo bem. Ninguém ia se incomodar com eles. Por quê? Porque gente famosa já fez isso em ambiente público e nada aconteceu.

    Responda
  47. Alexandre Tavares

    Obrigado à Mariliz por me fazer abrir os olhos sobre o discurso "anti sionista" e "anti colonialista". Sem essas colunas acredito que continuaria nas trevas intelectuais da esquerda anencéfala.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Sem educação e respeito você certamente continua, já "antissionista" e "anticolononialista" nem deve saber do oque se trata.

  48. Larissa Alves da Silva

    Mariliz, vc devia casar com o Pondé, seria um belíssimo casal, vcs combinam muito, por exemplo: consideram-se ambos o suprassumo da sabedoria, são prepotentes, arrogantes e incapazes de escrever sobre algo sem atacar o lado oposto. Que falta faz o amor dos pais né? Kkkkkk

    Responda
  49. Josue Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  50. DANIEL BRANDAO

    Mariliz tem a lucidez de uma mulher que vive no mundo real. Diferente desse pessoal da USP, que formou uma bolha fundamentalista, cheia de códigos e crenças específicos.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Códigos e crenças específicas lembra muito justamente o pensamento do governo is rae len se em relação aos pales ti nos. Não pensou nisso?

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.