Deirdre Nansen McCloskey > Leia Ludwig von Mises Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Ivo Broeing

    A Argentina marcou a saída da recessão profunda ao registrar um crescimento de 4 % no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano em comparação com os três meses anteriores, Após meses de estagnação e retração econômica, o resultado representa uma vitória para o presidente ultraliberal Javier Milei em sua missão de acabar com a longa crise econômica do país, chupa ptzada abobalhada

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Psicanalista, tinha q ser. E arrogante o suficiente para achar q essa pseudo-ciencia ajuda as pessoas. Vc já elogiou amplamente a política de Tarcísio na segurança pública, q é um dos príncipes do bozismo, mas quer se distanciar do Bozo. Não sei se vc se arrependeu de ter votado no Bozo, mas continua apoiando o movimento, na versão Tarcísio Tô-nem-aí. Qto a SC, apoiou majoritáriamente o neofascismo bozista, as células nasi são só os mais radicais de uma maioria q apoiaria o golpe e a ditadura.

    2. Renato Scherer

      Metade do país na pobreza, valor do dólar artificialmente represado e não pagamento dos juros da Dívida Pública por uma artimanha, utilizando títulos que só são cobrados no vencimento. Assim se faz superavit como se não houvesse o amanhã.

    3. Ivo Broeing

      Eu sou psicanalista me formei a 5 anos so para atender de forma gratuita pessoas de baixa renda de todo o Brasil em sofrimento. Toda semana 10 horas de atendimento. Sinto te informar que vc não faz a minima ideia do que é narcisismo e psicose.

    4. Ivo Broeing

      Ricardo onde eu defendi o bozo ou o fascismo ou nazismo? O nazismo que acham que tem em SC é que nem os revolucionários stalinistas de apartamento. Se conta nos dedos da mão tanto que em 50 anos e sendo descendentile direto de alemães nunca encontrei um único sequer

    5. Ricardo Knudsen

      Finalmente, eu adoro Floripa e as boas pessoas q ainda há por lá. Pena q tantos se converteram ao neofascismo bozista. Outros já foram mais longe, SC é o estado com maior número de células nasi no Brasil. Vc frequenta alguma?

    6. Ricardo Knudsen

      Mas foi divertido ver mais um longo texto de autoelogio seu, vc realmente se acha. Chama-se narcisismo, psicose de gente q se acha superior aos outros. Informe-se,talvez aiinda seja tempo de buscar ajuda.

    7. Ricardo Knudsen

      Quem precisa tomar vergonha na cara é quem defende neofascistas golpistas, gente como vc e os bozistas da tua laia.

    8. Ivo Broeing

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    9. Ivo Broeing

      Quanto ao meu dinheiro e como vivo a vida se isso te ofende, faça como eu que nasci e fui criado na praia da ponta das canas, um pobre vilarejo de pescadores artesanais no norte da ilha, venda picolé, milho, carregue mudança, trabalhe para pagar seus estudos, se forme, trabalhe 20 anos com empregado, empreenda, gera empregos, trabalhe de forma voluntaria 40 horas mes atendendo pessoas de baixa renda em sofrimento, dedique boa parte de seu patrimonio e dinheiro para combater a desigualdade social

    10. Ivo Broeing

      Ou ser a cidade eleita com a melhor qualidade de vida do br? ter a melhor policia militar do br? a mais rapida em atender ocorrencias do br? Com a corregedoria mais ativa do Br? ou por causa do nosso Gaeco que e implacavem em colocar empreiteiras crruptas e politicos corruptos em cana sendo referencia e modelo no brasil e no mundo?

    11. Ivo Broeing

      Ou sera que e porque SC foi o estado que mais votou no lula em 02? muito mais que qualquer outro estado do brasil incluindo norte e nordeste ?

    12. Ivo Broeing

      que paga os melhores salarios do br? sc ser o estado que menos usa bolsafamilia do br ? por ter conseguido tudo isso atravez de politicas publicas liberais e que apoiam o empreendedorismo ?

    13. Ivo Broeing

      Voce nao gosta de sc e floripa porque ? por ser a capital mais tecnologica do br ? ser a mais segura do Br? sc estar entre os 3 maiores idhs do br ? floripa ser a capital do empreendedorismo do br ?

    14. Ricardo Knudsen

      Não entendi pq vc achou q tinha q compartilhar comigo e outros assinantes os seus prazeres argentinos, nem publicizar q tem muito dinheiro pra gastar, soa meio narcisista. Floripa, né? Tem muita eleitor do Bozo lá, não tem não? Vc tbém apoiou a tentativa de golpe e agora quer anistia, ou vc está entre os minoritários?

    15. Ivo Broeing

      querido ricardo, eu passei 28 dias curtindo a vida adoidado, e claro conversando com o querido povo argentino que tanto gosto, enchendo o bolso dos argentinos de dinheiro e retribuindo o que ja gastaram aqui em floripa no passado, e, antes da esquerda distruir a economia e o pais como um todo

    16. Ivo Broeing

      Entre os políticos argentinos com as maiores proporções de desaprovação de imagem estão a ex-presidente Cristina Kirchner, desaprovada por 67 porcento e aprovada por 30 porcento. Na sequência, vem o ex-ministro Sergio Massa 66 porcento de desaprovação e 31 porcento de aprovação. O ex-presidente Mauricio Macri é rejeitado por 65 porcento e aprovado por 32 porcento.

    17. Ricardo Knudsen

      Belas palavras, Ivo, mas infelizmente o PIB da Argentina ainda vai cair 3% este ano, com ou sem sua demagogia. Cá entre nós, citar os netinhos?

    18. Ivo Broeing

      Uma pesquisa divulgada em 15 jan 24 com o nível de aprovação de 15 políticos argentinos mostrou que Javier Milei, atual presidente do país, é aprovado por 58 porcento do país. Já a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, lidera o ranking de desaprovação de imagem para 67 porcento dos entrevistados. As informações são do Clarín....

    19. Ricardo Knudsen

      Ivo trabalha pro DataBozo? Com sua metodologia imparcial, passou muitos dias na Argentina entrevistando gente de direita, e vejam só, eles adoram o Milei!

    20. Ivo Broeing

      mas a esqyerda abobalhada sempre querendo dar o que nao tem a quem nao quer, e fica ofendida quando o outro nao quer

    21. Ivo Broeing

      O povo argentino hoje espera que seus netos , na melhor das hipoteses talvez seus filhos possam viver em um pais melhor, e por isso que hoje apos um ano , milei tem praticamente o dobro do apoio da populacao que os ultimos 3 presidentes de esquerda tiveram apos um ano de mandato, hoje o povo ve a destruicao do pais que a esquerda corrupta argentina os submeteu , so mais de 60 do povo argentino apoia milei hoje rsrsrsrs

    22. Ivo Broeing

      passei 28 dias na argentina em novembro percorrendo mais de 15 mil km, o apoio a millei e massivo do mais pobre ao mais rico, a argentina e hoje um pais destruído pela esquerda, um amontoado de bugigangas velharias e atraso, parou no tempo 30 anos , nem estradas ou infra estrutura tem, nem placa de transito tem mais , tecnologia muito menos, mas a esquerda abobalhada gosta de falar de um pais que nunca esteve e de um povo que nunca teve contato

    23. Ricardo Knudsen

      Luiz, note q o PIB argentino deve encolher 3% neste ano, enquanto o do BR crescerá. Ivo está comemorando a queda do PIB argentino, deve ser masoquismo.

    24. Ricardo Knudsen

      Ivo está comemorando o fato de q a economia argentina vai encolher só 3% este ano.

    25. Ricardo Knudsen

      Nessa análise abobalhada só faltou mencionar q não é difícil crescer 4% depois q Milei reduziu a economia Argentina a cinzas. Tem gente q gosta de ser enganado.

    26. luiz fonseca

      O Brasil também vai crescer mais de 3% neste ano sem precisar levar mais gente à pobreza e miséria, como faz Milei.

  2. Ricardo Knudsen

    César Costa ou é delusional ou não sabe o q foi o Plano Real. O Estado criou um indexador monetário, a UVR, baseado em uma cesta de moedas, q conquistou a confiança popular e ajudou a eliminar a inflação inercial. Se o controle da inflação dependesse apenas de mecanismos de mercado, tipo juros e a resposta a eles, o plano teria falhado, como tantos outros. Se o Estado se mantivesse mínimo, sem fazer regulamentações, como defendia Mises, não haveria a UVR e ainda viveríamos em hiperinflação.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Oops, URV, não uvr.

  3. jose vanzo

    A premissa desta Escola é que o mercado se auto regula. A História econômica mostra o contrário. A articulista poderia rever que aconteceu com o sistema financeiro em 2008 e que levaria o mundo ao caos caso não fosse socorrido pelos Estados .que ela, como Mises abominam. Ele como Adam Smith, acreditam que a livre concorrência faz esta regulação. A história mostra que sem regulação o que acontece é a formação de monopólios e cartéis.

    Responda
  4. lucio matos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Giovani Ferreira Vargas

    Ótimo texto! Petezada tosca está afundando o país.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Se o país está afundando, deve haver um problema de inversão na lei da gravidade, pq o PIB cresce mais do q o previsto, o desemprego está baixíssimo e há agencias de risco q aumentaram o grade do país. O país estaria “afundando” pra cima?

    2. Ricardo Knudsen

      Tito defendendo a “intelectual” neofascista., Assim como a colunista, adoraria uma ditadura com o Bozo.

    3. Tito Bernardi

      Petistas incultos (redundância) deveriam ler mais textos dessa autora.

  6. José Bueno

    Essa senhora deste F olh at im não tem a mínima idéia do que pode ser socialismo. E, então, só fala bobagem.

    Responda
    1. José Bueno

      Você tambem não entende nada socialismo, Ivo. Vá se informar melhor.

    2. Ivo Broeing

      Acho que o mundo tem ideias muito claras do que e o socialismo e o que gera amigão, estamos cheios de exemplos o problema e que você não gosta deles e nem ninguem

  7. Luciano Napoleão de Souza

    Esta senhora não leu ou não entendeu Mises. É raso para uma pretensa colunista tachar qualquer coisa de Fascismo. Quando tudo é, nada será. Esperar algo de qualidade hoje na FSP é querer demais.

    Responda
  8. Cesar Costa

    Quanto ao capitalismo e liberalismo trazerem prosperidade para as nações isso já deveria estar pacificado. As pessoas costumam olhar para a foto e esquecerem o filme. Muita coisa ainda precisa melhorar, mas a implementação de regras capitalistas nos países socialistas da Ãsia tirou mais de 600 milhões da pobreza. Pergunte para uma família do Camboja, Vietnan ou China se a vida agora está melhor ou pior.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Capitalismo não é perfeito mas é melhor que socialismo, comunismo e regime militar. Porém o neoliberalismo está criando uma situação análoga aos 3 citados anteriormente.

  9. Cesar Costa

    Quanto ao Chile você está misturando ditadura política com política econômica. O que foi implementado lá na economia Chilena, como tudo na vida, teve seus pontos positivos e negativos. Veja que após a democratização do Chile sua política liberal continuou até hoje. Vários governos socialistas passaram e na essência ela continua a mesma. O Chile é o país mais próspero da AL.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc deve se orgulhar da sua defesa da ditadura chilena. Tbém elogia o golpe de 64 e a tentativa de golpe do Bozo?

  10. Cesar Costa

    Ricardo Knudsen, você faz uma mistura de temas que fica difícil entender. O plano Real foi uma grande conquista da nossa sociedade, e na sua essência diminuiu o tamanho do Estado (privatizações e praticamente acabando com os bancos estatais). Não conheço o plano do Milei, mas conheço um pouco da realidade da economia Argentina. Lá quase tudo era subsidiado pelo governo, não existe recursos para essa situação, o que acontece é que a economia entra em colapso.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Privatização foi um projeto independente do plano Real. Se precisar estudar o q foi o Plano, há uma boa descrição do q ele foi no site do Banco Central, dirigido por um apoiador do Bozo, logo insuspeito de ser de esquerda. Não incluiu as privatizações.

    2. Ricardo Knudsen

      URV, não uvr.

    3. Ricardo Knudsen

      Eu critiquei a política de criação de miséria de Milei, não elogiei a política econômica irresponsável dos peronistas. O mundo não é binário, Costa.

    4. Ricardo Knudsen

      César ou é delusional ou não sabe o q foi o Plano Real. O Estado criou um indexador monetário, a UVR, baseado em uma cesta de moedas, q conquistou a confiança popular e ajudou a eliminar a inflação inercial. Se o controle da inflação dependesse apenas de mecanismos de mercado, tipo juros e a resposta a eles, o plano teria falhado, como tantos outros. Se o Estado se mantivesse mínimo, sem fazer regulamentações, como defendia Mises, não haveria a UVR e ainda viveríamos em hiperinflação.

    5. Peter Janos Wechsler

      Aqui neste jornal, na semana do lançamento, saiu um longo artigo do Mantega explicando tim Tim por Tim tintim porque o PR estava fadado ao fracasso. Mercadante falou o mesmo na TV. O PT quis menosprezar o plano, mas aproveitou bem os resultados. Como vc diz, o plano encolheu o estado e quebrou a inflação que vinha desde Juscelino.

  11. Antonio Carlos Farias

    No meu entender o texto não explica o título do artigo. Estão desconectados.

    Responda
  12. Rodrigo Jofré de Camargo

    Tirem a mão indutora do Estado americano das politicas estratégicas, tirem o dinheiro do Estado americano da promoção de pesquisa e desenvolvimento das universidades privadas, que vamos ver no que esse liberalismo equivocado vai transformar os Eua. Aguardemos o que a necropolítica do Milei vai fazer na Argentina Tirem a população da conta dessa sacrossanta economia pura e livre de mercado. Transformem logo o Musk num ditador vitalício. Daqui a alguns anos essa senhora vai dizer o que?

    Responda
  13. Vítor Campos de Castro

    A China provavelmente está indo muito mal mesmo, dona Alzira.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Piras pirou de vez, ninguém na China faz grandes negócios sem a anuência ou o controle da ditadura.

    2. Fernando Lopes

      Hernandez, acho que nem a tia Deirdre não concordaria com o seu comentário. Na China todos os setores estratégicos da economia são controlados pelo estado, mesmo havendo participação do capital privado. E o estado gere o desenvolvimento econômico por meio de políticas de alocação de crédito, pois controla todos os bancos. E os capitalistas que tentam sair do script geralmente se arrependem.

    3. Hernandez Piras

      A China só é socialista para justificar a ditadura do partido único. Economia de mercado das mais livres que existem e políticas fiscal e monetária das mais ortodoxas.

  14. Felipe Araújo Braga

    Ok. Mas e o Capitalismo que Mises defende, é benéfico? Temos visto no Brasil e no mundo sociedades desiguais, tensões sociais, eventos climáticos extremos e uma insatisfação popular tremenda - só ver a ascensão da extrema direita na Europa e nos EUA - um Capitalismo sem freios não é benéfico para a base da pirâmide, cujas oportunidades se resumem ao trabalho em app.

    Responda
  15. Jorge Rodrigues

    O socialismo "quase sempre" - optei pelo eufemismo - gera maus resultados para a sociedade. Essa constatação é ainda mais evidente quando o socialismo é experimentado em países pobres e subdesenvolvidos.

    Responda
    1. marcelo duarte

      o capitalismo "quase sempre" - optei pelo eufemismo - gera maus resultados para a sociedade. essa constatação é ainda mais evidente quando o capitalismo é experimentado em países pobres e subdesenvolvidos. mesmíssimo efeito, meu velho. saia dos efeitos meramente retóricos, estudes e tentes contribuir verdadeiramente para o debate.

  16. José Cardoso

    Ele tinha um irmão que fez algumas contribuições importantes para a teoria das deformações em sólidos. O critério de Von Mises para o início da deformação plástica em metais é fundamental, e largamente aplicado em programas de elementos finitos que envolvem deformação plástica de metais.

    Responda
  17. Lucas Gama

    Texto patético, como costumam ser os dessa Sra...Ideias rasas, infantis, ultrapassadas e completamente desconectadas da realidade. Individualismo boçal que ignora a magnitude dos problemas coletivos da humanidade, e por isso nos afunda. Só a consciência política e a ação coletiva poderão nos salvar.

    Responda
  18. Joao Cantarelli

    Javier Milei diz ter lido dezenas de livros de economistas austríacos, incluindo Mises. Mudou o seu entendimento do mundo e também lamentou não ter tido contato antes. E olha que ele já era professor de Economia na época. Melhor que isso... decidiu aplicar o que aprendeu e está colhendo frutos de suas reformas na Argentina. Milei hoje é um dos top 5 líderes mundiais mais bem avaliados pela população.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Ivo trabalha para o DataBozo? Deu pra notar a metodologia científica dele? Ele entrevistou todos os amigos direitistas dele, e vejam só, todos adoram Milei!

    2. Ivo Broeing

      passei 28 dias na argentina em novembro percorrendo mais de 15 mil km, o apoio a millei e massivo do mais pobre ao mais rico, a argentina e hoje um pais destruído pela esquerda, um amontoado de bugigangas velharias e atraso, parou no tempo 30 anos , nem estradas ou infra estrutura tem, nem placa de transito tem mais , tecnologia muito menos, mas a esquerda abobalhada gosta de falar de um pais que nunca esteve e de um povo que nunca teve contato

    3. Ricardo Knudsen

      Sem dúvida Milei está colhendo os frutos (podres) da sua política: o maior nível de miséria da história argentina, sem conseguir domar a inflação, q se mantém em dois dígitos ao ano. Compare a catástrofe de Milei com o Plano Real, q domou a inflação ao mesmo tempo q aumentou o poder de compra dos mais pobres, depois venha nos falar da genialidade de Mises e Milei. O Plano Real não teria existido se o estado mínimo de Mises e Milei fosse o paradigma.

    4. marcelo duarte

      é para rir ou chorar?

  19. Cesar Costa

    Leio comentários aqui absolutamente desconexos sobre teorias liberais e socialistas. Um comentário diz que o liberalismo se assemelha ao fascismo. O liberalismo coloca o indivíduo no centro das decisões, é uma teoria individualista. Já o fascismo é exatamente o contrário, é coletivista. O lema do fascismo é: Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado". Eu diria que está muito próximo de outra doutrina coletivista, o socialismo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      E então pq a ditadura chilena, a mais completa versão sulamericana do fascismo franquista e italiano,, era praticante do liberalismo econômico, q entre outras coisas destruiu a previdência e criou um presente de miséria para aposentados? Os empresários “liberais” chilenos adoravam a ditadura Pinochet, pq será?

  20. Júlio Cezar B Silva

    Pura miséria intelectual. Pensamento escravocrata, disfarçado de liberalismo.

    Responda
  21. Hernandez Piras

    O antigo direito de propriedade dos romanos teve que ser redescoberto pelo Esclarecimento na segunda metade do séc. XVIII para servir de fundamento ao Código Napoleônico e codificações semelhantes, que assim abriram o caminho para a acumulação do capital e o progresso do capitalismo. Na Inglaterra, o processo ocorreu de forma mais empírica, por meio dos "cercamentos". Mas até este momento os "direitos de propriedade" foram tudo, menos fortes. A colunista precisa ler muito mais do que Mises.

    Responda
  22. Hernandez Piras

    "A nova ideia do liberalismo, e não os direitos de propriedade sobre o capital, que sempre foram fortes, libertou a criatividade humana de uma vez por todas." A colunista, ao que parece, nunca leu nada profundo sobre o feudalismo. Se houvesse lido, saberia que até o final do séc. XVIII mal havia um direito de propriedade na Europa. O que havia era um direito de posse muito limitado e condicional.

    Responda
  23. Cesar Costa

    A escola austríaca e Mises em especial consideram intervenções estatais na economia como criadores de desequilíbrios que o próprio mercado deveria se encarregar de equacionar. Quando a Dra fala de socialismo no Brasil ela está olhando para o tamanho do Estado em nossa economia, nada sobre o controle Estaral dos meios de produção. Acabo de ver no noticiario de hoje que o subsidio do transporte público na cidade de SP está na casa de 11 bilhões, é esse tipo de "socialismo" a que ela se refere.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Desde o tempo do primeiro governo Trump o Estado americano subsidia a Tesla e a Space-X, do bilionário Musk. Curiosamente, ninguém chama isso de socialismo.

    2. marcelo duarte

      vamos ver se entendi... mesmo quando um governo de centro-direita subsidia um serviço público o nome disso é "socialismo"?

  24. Dagma Rego de Queiroz

    Mesmo considerando "uma represa temporária contra o socialismo", ele disse que essa "represa" era momentânea e temporariamente necessária. Sobre Trump ser a favor do liberalismo, só pode ser piada! E todo aquele protecionismo dele é o quê mesmo?

    Responda
  25. Rui Quixote

    O "Fantasma do Comunismo" atacando novamente

    Responda
  26. Cesar Costa

    Caro moderador d FSP, onde vc está? Quais são seus critérios de avaliação? O Sr Vitor colocou aqui um ataque absolutamente misógino e de baixo calão e vocês deixarem esse nojo ser publicado.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "Absolutamente correto, ainda que vergonhoso". No que este tipo de comentário contribui para a discussão das ideias a ponto de ser absolutamente correto? Em nada! Pelo contrário, faz parecer que faltam ao autor do mesmo verdadeiros argumentos para refutar a colunista. Demonstra fraqueza, não convicção, mas para o "camarada", viciado nas práticas repressivas das antigas "democracias populares", é "absolutamente correto, ainda que vergonhoso", esta imensa hipocrisia.

    2. Peter Janos Wechsler

      Com este argumento justifica-se a publicação de qualquer comentário chulo utilizando baixo calão. Independentemente do teor do comentário criticado.

    3. Ernesto Pichler

      Comentário absolutamente correto, ainda que "vergonhoso".

  27. Juliano Peroza

    O capitalismo promoveu um baita "desabrochar humano" com massacres espontâneos quase que semanais nas escolas nos EUA. haja vista a mentalidade média de grande parte dos estadunidenses que idolatra uma figura tosca como Trump, no epicentro do capital financeiro internacional. Mises é (desa)brochante!

    Responda
    1. Ivo Broeing

      O pior em violencia vem sempre sobre governos petistas e de esquerda, parasitam o estado e transformam em campos de morte do povo. Por ex Durante os mandatos de Jaques Wagner como governador da Bahia 07 a 14 os índices de homicídios no estado apresentaram um aumento significativo. Em 06, a taxa de homicídios era de 23 por cem mil habitantes. Ao final de 14, essa taxa havia aumentado para 41 por cem mil habitantes, representando um crescimento de aproximadamente 78 porcento

    2. Ivo Broeing

      Juliano os numeros apresentados são de mortes violentas apenas , e quanto ao outro colega cuba e uma ditadura, não temos dados de nada

    3. Juliano Peroza

      Vamos aos fatos 4: que tal o senhor Ivo trazer dados comparativos entre as mortes violentas entre as crianças e adolescentes cubanos e nortea-mericanos?

    4. Juliano Peroza

      Vamos aos fatos 2: As causas das mortes das crianças e adolescentes no Brasil, obviamente que diferem dos EUA. Enquanto aqui estes morrem por causa da violência originada pela pobreza e vulnerabilidade social, graças ao subdesenvolvimento imposto por eles, lá suas mortes violentas tem sua origem, em grande parte, no fascínio cultural pelo uso de armas. Vamos aos fatos 3: o Brasil não tem nada de socialista, caso contrário já estaria sofrendo "embargos", semelhante a Cuba.

    5. Ivo Broeing

      Vamos aos fatos , Brasil: tem uma populacao de 212 milhoes de habitantes e uma média de 7 mil mortes violentas por ano entre crianças e adolescentes! Estados Unidos tem uma populacao de 346 milhoes de habitantes e uma média de 4 mil mortes violentas por ano entre crianças e adolescentes!

    6. Raul de Jesus Duarte

      Bom é o socialismo.....

  28. Renato Scherer

    "A Escola Austríaca, a propósito, é desprezada pela maioria dos economistas na Ãustria hoje em dia. Grandes tolos. Mas eu sou mais tola ainda por não ter lido Mises antes." Já daria pra parar o texto aqui, mas insisti, só parei com o anacronismo gritante adiante: "Neles Mises mostra como o socialismo e a regulamentação que dominam a política brasileira reduzem o desabrochar humano." Como é infantil e cansativo esses conceitos abstratos de "liberdade".

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Toda vez q a colunista afirma q é mais tola de quem quer q seja, eu concordo.

  29. Nelson Goulart

    O liberalismo cria riqueza mas falha em distribuir. O socialismo é bom em distribuir mas falha em criar. Esta é a equação que precisa ser resolvida? Não. A questão é a natureza humana que tende, ao agir, não importa o sistema, mais ao egoísmo que ao altruísmo. O problema é moral. Stuart Mill vence Kant, Hobbes vence Rousseau.

    Responda
    1. Nelson Goulart

      Alguma delas é realmente socialista Fernando?

    2. Fernando Lopes

      "O socialismo é bom em distribuir mas falha em criar."? Nelson, por favor pesquise quais foram as 3 economias que mais cresceram, em termos proporcionais, desde o século XX. Já adianto que você vai se surpreender.

  30. Renato Scherer

    Estudar Hayeck é importante, tem grandes contribuições conceituais pra economia. Agora, Mises, nem acadêmicos ortodoxos levam a sério. Tem boa escrita, envolvente, mas "cientificamente" é pífio. Não precisar ser socialista ou heterodoxo pra perceber. Esse mundo imaginário onde os agentes econômicos tomam decisões racionais em que toda sociedade se beneficia é tão ilusória e utópica quanto qualquer sonho comunista da década de 20. Que perda de tempo...

    Responda
  31. sergio ribeiro

    Essa senhora é mestra em apresentar textos rasos e superficiais. O liberalismo econômico é o principal responsável pela atual concentração de renda mundial. Vemos um sem número de supermilionários pelo mundo, escondendo seu dinheiro em paraísos fiscais, enquanto a maior parte da humanidade vive ou em pobreza absoluta ou, quando classe média, perdendo constantemente benefícios e qualidade de vida.

    Responda
  32. Ricardo bento terres

    Com toda a sinceridade não entendi o que a ilustre senhora quis dizer...

    Responda
    1. Victor Taniguti

      É exatamente o que consta no título: "Leia von Mises"... Mas achei o texto fraco, é quase um panfleto no lugar de um convite. A única ponte feita entre o teórico e o mundo material está na citação ao Trump. Sou alguém que gosta de Filosofia, mas o texto não fez muito além de divulgar ideias, como um comercial faz.

  33. Daniel Silva

    O socialismo da época de Mises está descontextualizado ao nosso cenário. Esta senhora, que tem todo o direito de escolher seu lado, também omite a opressão proposta de Trump às minorias, ilegais ou não, e a delinquência do nosso inelegível durante sua gestão, valorizando seu pupilo ex-ministro "Caco Antibes". Humanidade não é com ela, cada um com sua vibe.

    Responda
  34. Alex Sgobin

    Mises, do qual a autora provavelmente preferiria escrever um panegírico, fecha ideias em uma caixa. E não explica como o liberalismo, braço do capitalismo, falhou tão miseravelmente em promover igualdade social, mas ao contrário reforçou a concentração de renda. As "ideias" vão nos salvar desse desastre?

    Responda
  35. Fernando Lopes

    Tia Deirdre, eu também sou a favor do liberalismo, desde que o trabalhador tenha liberdade para revidar. Pode ser assim?

    Responda
  36. Ernesto Pichler

    Von Mises é um excelente engenheiro, criador de um método de análise de falhas baseado nas energias de deformação. Eu prefiro o critério de Tresca, baseado em tensões cisalhantes, mais simples e mais seguro. Esse é o único Von Mises que presta.

    Responda
  37. marcelo duarte

    claro... o melhor do ser humano surge quando ele é deixado livre para explorar seu semelhante, e quando essa sua liberdade substitui o estado. musk, zuckberg, trump e o tecnocapitalismo que o digam.

    Responda
  38. Ernesto Pichler

    Se liberalismo é a defesa da liberdade, sou liberal. Mas há um problema: a liberdade não existe, o que existe é a libertação, ou seja, a liberdade como processo (Adam Shaff). Tudo o que existe está condicionado a múltiplas determinações, a contradições. Mas entendo o que essa senhora quer dizer: toda liberdade às empresas, sem influência do Estado. É claro que a mesma liberdade tem que ser negada aos sindicatos, às greves e movimentos dos trabalhadores. Aí, então, o Estado tem que reprimir. Essa

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      (continuando) Essa é a "liberdade" dos liberais, a "democracia" de um Von Hayek, que nega a possibilidade da democracia no capitalismo, a não ser como "democracia parcial", que mantenha o poder da classe dominante de 1%. Enfim, é cabotinismo essa senhora.

  39. RENATO JANINE RIBEIR0

    Eu até agora discordava dessa neoliberal, mas hoje vi que não é apenas questão de opinião. Para dizer que o Brasil é influenciado pelo "socialismo", ela tem que ser ignorante. Ou então está agindo de má fé, falando em socialismo no Brasil (e nos EUA!) para enganar pessoas ingênuas.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Está certo, Fernando.

    2. Fernando Lopes

      Não substitui a violência não, Ernesto. Ela está aí o tempo todo, torando em cima do povo. Talvez de onde você esteja não dê para ver.

    3. Ernesto Pichler

      É claro que é má fé. É um discurso (ou "narrativa") fora da realidade. Os neoliberais se aproximam muito do fascismo, sendo uma tentativa de um fascismo que substitua a violência em defesa do capitalismo por um fascismo de manipulação, alienação.

  40. Flavio Pezzi

    A "Escola Austríaca, ..., é desprezada pela maioria dos economistas na Ãustria hoje em dia. Por que será?

    Responda
  41. Mario Donizete Pelissaro

    Disso aí tudo que foi escrito, só se concorda com a Sra quando admite ser uma "tola". Mais do que tola, a Sra é desconectada e sem noção de tempo e espaço. Numa de suas ultimas besteiradas escritas aqui, a Sra pedia a volta de bolsonaro com um ministro à feição de Guedes. Não precisa falar mais nada, né?

    Responda
  42. Vítor Campos de Castro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Hernandez Piras

      Discordo frontalmente da colunista, mas prefiro exprimir minha divergência de forma civilizada. A incapacidade de discutir respeitosa e civilizadamente desnuda uma alma limitada, primitiva e prepotente. Não me admira que gente como o "camarada" Pichler a julgue "adequada". Sabemos todos como os dissidentes eram tratados nos regimes que o "camarada" aplaudia.

    2. Cesar Costa

      Sr Vitor, que comentário mais desrespeitoso! O Sr não concorda com a teoria austríaca? Coloque seus argumentos mas não ataque de forma covarde como fez com uma senhora intelectual que tem uma visão diferente da sua. Isso é mensagem de ódio e abertamente misógino.

    3. Ernesto Pichler

      "Comentário vergonhoso", mas muito adequado.

    4. Celso Ribeiro

      Perfeito, Vítor. Em gênero, grau e número.

    5. Peter Janos Wechsler

      Comentário vergonhoso.

    6. Roberto Garcia

      Tem alguma coisa muito errada com o moderador de conteudo desse jornal. Se a gente escrever um comentario civilizado porem usando alguma palavra x vai direto pra moderação com risco de não ser publicado por "conteudo inapropriado". No entanto um comentario como esse, agressivo, chulo, grosseiro e desrespeitoso como poucos que ja vi, foi publicado de boa... quem explica?

    7. Vítor Campos de Castro

      Peguei*

  43. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Vou comentar sem ler o artigo: quando alguém recomenda Mises, já está descartado.

    Responda
  44. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Esta senhora tem lugar para escrever em algum jornal americano? Encontrou aqui a Folha para se demonstrar como a grande ideóloga do liberalismo econômico e fornecer subsídios ao liberalismo econômico praticado aqui. Cairia bem em algum dos jornais da Argentina. Milei deve providenciar a contratação imediatamente.

    Responda
  45. André Luiz Araújo

    Desabrochar com fome deve ser difícil.

    Responda
  46. jose camargo

    Quem, verdadeiramente, leu Mises, jamais chamará Donald Trump de fascista.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Mas é.

  47. ADONAY ANTHONY EVANS

    Seria Dona Delurdes. Seria, mas não é. O Mundo que viu o execrável Muro de Berlim, vê agora o execrável Muro que separa os muito ricos cada vez mais ricos, e os muito pobres casa vez mais pobres E o muro físico de Trump, na fronteira do México, será o monumento a Myses. E também sua tumba.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Corretor, Mises. Nem Moisés nem Myses

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Moisés, não Myses.

  48. Paulo César

    É. Basta comparar Argentina com a China para perceber os malefícios da intromissão do Estado.....

    Responda
    1. jose camargo

      Comparação absurda. A Argentina está nessa situação justamente pela intromissão do Estado. Milei terá muito trabalho para desfazer décadas de controle estatal. A China é uma outra coisa,a começar pela densidade demográfica, cultura, geopolítica etc

  49. Sebastião Galinari

    Texto bom para ser lido e apreciado por faria Limers, por habitantes ricos de países desenvolvidos, governantes e leitores sem altruísmo e todas alices dos países das maravilhas. Ideias estapafúrdias para a realidade atual.

    Responda
  50. Humberto Giovine

    Mises foi o inspirador e guia do liberalismo econômico, onde a participação do estado/governo na economia torna-se "criminosa". Ensinou que mesmo em tempos de crise aguda (leia-se alto desemprego, fome, miséria), a iniciativa privada e do cidadão podem resolver todos os problemas. Ou seja, o mercado se reequilibra, apesar de seus erros (e ganância) causarem toda a desgraça social. Hayek, Friedman, Guedes, Milei são alguns de seus discípulos.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      E Pinochet. Enfim, o neoliberalismo se aproxima do fascismo.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.