Deirdre Nansen McCloskey > Leia Ludwig von Mises Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
A professora se engana redondamente! Sua abordagem é superficial e falta com a verdade. É mais que sabido a admiração de Von Mises pelo fascismo! Aliás, a professora omite que ele, juntamente com outros discÃpulos de Heidegger, como Hannah Arendt, radicalizaram a visão irracionalista do mestre, principalmente nas distorções da realidade, que fundamentou o pensamento anti-progressista pós-modernista. Seria importante o contraponto com a visão de um/a pensador/a progressista.
Perfeito, Mazzeo! Lembremos que Hannah Arendt era agente da CIA. Criou o conceito desvirtuado de "totalitarismo" para igualar fascismo e comunismo.
Esse tipo de constatação,sem a devida contextualização,sempre resvala na interpretação equivocada de pessoas, fatos e ideias. E pode descambar para a cultura do cancelamento, tão em voga nos dias de hoje. O maior erro que se comete atualmente é julgar o passado com as armas do presente.
Texto bom para estudante de sociologia e polÃtica mostrar erudição.
Nem para isso serve! Existem reflexões crÃticas e mais profundas que vão para além desse manual panfletário e fascistizante
Não existe maior fascismo do que o liberalismo que conserva o status quo dos que sempre tiveram e terão. Espero que a autora leia Foucault, algum dia, e compreenda que a estrutura normalizada é racista. A autora simplesmente não enxerga e nem percebe o sofrimento das classes pobres. É o liberalismo é para o rico e a submissão do pobre.
cri cri cri rsrsrsr
Segurança Social e Previdência propoe a promoção de sistemas previd. sustentáveis, muitas vezes com foco em sistemas de capitalização ou previdência privada complementar. Quanto aos direitos Civis e Igualdade propoe a defesa de direitos individuais e igualdade perante a lei, combatendo discriminações com base em gênero, raça, religião ou orientação sexual e tambem a pomoção de polÃticas de inclusão que respeitem as liberdades individuais, como ações humanistas universilistas e não identitaria
Mercado de Trabalho propoe a criação de um ambiente econômico favorável ao empreendedorismo e à geração de empregos e Incentivo à qualificação da força de trabalho, geralmente em parceria com o setor privado pricipalmente no fomento de parcerias entre governos e empresas para desenvolver programas sociais e incentivo ao voluntariado e à filantropia privada para complementar ações públicas, que e o que eu faço Marcelo e não espero que alguem o faça por mim
Assistência Social propoe programas de transferência de renda como o imposto de renda negativo como proposto por friedman que garante que aja renda minima aos que ganham menos transferindo do que ganham mais e pagam imposto positivo e subsÃdios temporários para indivÃduos em situação de pobreza, como forma de criar uma "rede de segurança".porem com incentivo à inclusão no mercado de trabalho como forma de combater a dependência de benefÃcios sociais.
Educação propõe ampliação do acesso à educação básica, superior e técnica, considerando-a essencial para criar igualdade de oportunidades com pticas públicas voltadas para a qualidade da educação, mas muitas vezes com incentivos à iniciativa privada ou parcerias público-privadas. Saude propõe garantia de serviços básicos de saúde para todos, frequentemente por meio de sistemas mistos que incluem serviços públicos e privados incentivo à inovação e à concorrência no setor para melhora da qualidade
Meu amigo eu tenho certeza que tu nao sabe uma virgula sequer sobre liberalismo e Friedman, tu so falou besteiras completamente desconexas do que prega o liberalismo de Friedman. Entao vamos la, no liberalismo, as iniciativas sociais geralmente são voltadas para a promoção de oportunidades iguais e a redução de desigualdades sem comprometer os princÃpios da liberdade individual e da economia de mercado.
Se você desconhece, aponte em que as atuações de Margaret Thacher, ou Ronald Reagan fizeram ao contrário do que eu disse? Paulo Guedes, aluno de Milton Friedman, levou 125 milhões de pessoas à insegurança alimentar e 33 milhões à fome. Um paÃs com 380 anos de escravidão que enriqueceu à s custas dos escravos, de repente manda cada um por si? Ótimo! Ainda mais considerando o alto faturamento do rentismo.
Sim concordo E o que espanta é o cinismo Querer vender ideias emprobrecedora da população mais pobre como se fosse algo bom em geral É bom sim ..para as elites.que ganham cada vez não mais milhões de dólares mas agora contam em bilhões É nojento tudo isto
Qual liberalismo voce fala que conserva o estatus de quem tem sempre tera? Que nao combate a desigualdede social e é racista? Que o liberalismo e a submissao do pobre? , eu como liberal desconheço..., por favor me site as bases e autores liberais que pregam isso
Sempre que eu leio esses textos da Deidre eu fico pensando quais as razões da Folha mantê-la como colunista. Será que ela flagrou algum editor desovando um corpo no Tietê? Conseguiu nudes scat de algum deles? Ganhou de algum deles no poker? Jamais saberemos.
É ótimo que a Folha apresente uma defensora do neoliberalismo com tal nÃvel de bozzzzalidade. É uma contrapropaganda da direita.
Concordo. Existe algo oculto que justificou sua contratação.
Essa senhora tem o vÃrus esquerdalha impregnado no DNA, embora reconheça o fracasso econômico e humano que sua ideologia causa.
?????
Você não entendeu nada do texto que leu. A autora é exatamente o oposto ao que acusa.
Esta colunista nunca decepciona aqueles que gostam de um texto raso e cheio de lugares-comuns.
Decadência final da folha, foi buscar essa coisa a onde?
Acontece
Sim concordo .Cada vez mais a direita a FSP logo logo chegando na extrema direita.O Neoliberalismo que esta senhora prega faz desbrochar sim A elite ..,.como vemos na america., as custas do empobrecimento da população mais pobre e das classes medias.
E eu pago para ler isto...
Os liberaris e neo-liberais excomungam o socalismo, mas o que dizer dos paÃses escandinavos - que tem os maiores IDH's do mundo - e que praticam o socialismo ao povo ?
Por que esses colunistas são tão cartesianos e maniqueistas? Não vivem a realidade? Vão as ruas, a vida real costuma ser bem diferente da teoria posta nos livros acadêmicos escritos por bem intencionados que nunca andaram de ônibus e/ou almoçaram marmita fria de pé de galinha.
ah entendi, o indio ota é jhudeu
PaÃses do G7 só cresceram porque sugaram financeiramente, atrelados ao petrodólar e Bretton Woods, os Emergentes!
Respondendo à sugestão da colunista: sei o suficiente sobre o austrÃaco para não perder tempo em lê-lo e, pela mesma medida, despeço-me da leitura desta.
Infelizmente o Paul Krugman decidiu parar de publicar no NYT. Continua em um blog e em newsletter grátis por enquanto. Analisa melhor o que Trump está fazendo, incluindo suas delirantes indicações para o governo. As consequências serão nefastas, como é fácil prever. Mises é o favorito dos filhotes de rachadinhas do kataguiri e outros liberais (sic, que rima com sick). Desisti desta coluna. Só falta elogiar Pinochet.
Aproveito para dizer que acabei de receber a nova newsletter do krugman e é sobre as cias de healthcare. Além das boas informações traz bons momentos de reflexão para nossa situação aqui. Esta ancorado no substack. Vale a pena.
Só faltava, agora não falta mais.
O liberalismo, muitas vezes, serve como fachada para justificar ações que beneficiam principalmente os mais ricos e poderosos, disfarçando práticas como especulação e exploração.
Que texto bocó. Bocó e pretensioso, platitudes ditas por "filósofos" de clubinhos.
Filosoficamente e na minha humilde opinião, não hã causa mais nobre do que servir o bem comum. E gratificante pelo princÃpio em si. O ser humano desabrocha quando é compelido a agir por princÃpios altruistas e não egoÃstas como no liberalismo.
Mises fez parte do governo ditatorial austrÃaco q precedeu a invasão alemã. Afirmou q a humanidade tinha uma dÃvida com o nazi-fascismo e renegava o método cientÃfico. Já Hayek foi apoiador da ditadura chilena e dizia preferir um ditador liberal na economia do q um democrata q não seguisse o liberalismo econômico. Não surpreende q a partidária do Bozo tenha simpatia por essa gente. A colunista se esforça para virar guru da extrema direita, uma Olava de Carvalho.
Paulo César acha q ditadura é melhor do q democracia. Devia estar torcendo pro golpe do Bozo funcionar. Deve ser um apoiador da tortura, principalmente de mulheres, e achar justo assassinar quem pensa diferente. Sua lógica esstúupida não considera q, em uma democracia, o q quer q um governo faça de errado, será passageiro, pois poderá ser trocado na próxima eleição. Já na ditatura, os erros são perenes, pois quem pedir mudanças será preso ou morto. A ditadura no BR saiu sob um desastre econômico
A maioria das pessoas normais não deixa de aceitar um emprego porque o governo é autoritário, principalmente numa época em que a boa parte dos governos não eram democracias.Uma pergunta para refletir: o que é melhor para o cidadão médio, um governo autoritário e liberal na economia, que produz o crescimento ocorrido no Chile de Pinochet,ou um democrata incompetente e bem-intencionado como Lula, cuja recusa em fazer um corte de gastos está conduzindo o paÃs a um cenário de Dominância Fiscal?
Mises é desprezado por economistas na Austria pq era um defensor do fascismo e inimigo do pensamento cientÃfico.. As mesmas razões pelas quais a colunista o admira.
Folha, tenha pena, por favor, retire esta senhora, ela não merece se expor a esta humilhação nesta idade, já basta o Biden.
Sem palavras. Não lia nada tão tolo há séculos....
Eu ia dizer que este texto é o fundo do poço, mas sempre dá pra piorar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > Leia Ludwig von Mises Voltar
Comente este texto