Mercado > Saída de dólares inesperada, perdas com títulos do governo e robôs: o dia de pânico no mercado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    É na hora difícil que todos precisam se doar visando o interesse maior do país, principalmente cortando gastos até de setores carentes de recursos,

    Responda
  2. MARIA F LUPORINI

    Bando de sanguessugas especuladores. Resistir é a solução. Não adianta fazer nada do que querem, vão continuar especulando independentemente do que o governo Lula faça. A equipe econômica tem que pensar em um jeito de neutralizar o poder da Faria Lima de desestabilizar o país.

    Responda
  3. Armando Moura

    o governo tem que compreender quem está tirando o dolar. Se forem para honrar compromissos empresariais é uma coisa, se forem pessoas fisicas transferindo dinheiro para contas nos estados unidos para comprarem barato papeis da petrobrás ou vale é outra coisa e tem que ser bloqueado já.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Exato. O governo Lula tem que editar uma MP.

  4. José Fernando Marques

    A opinião de que sofremos neste momento um ataque especulativo, deliberado e com fins precisos, é sustentada por outros comentaristas econômicos na grande imprensa, a exemplo de Miriam Leitão. A opinião de VTF pode estar errada. Há também um jornalista respeitado, ex-Folha, Luís Nacif, que pensa de modo semelhante ao de Miriam. É pôr os dados na balança.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      *Luís Nassif (é a forma correta)

  5. antonio brito

    Bom saber que o Tesouro vai comprar títulos desvalorizado. Continuar como está o prejuízo não terá mais investidores no Tesouro Direto , ficará igual à poupança

    Responda
  6. Alexandre Sartori Barbosa

    E quem diria que a Faria Lima também tem seus Kids Pretos ganhando verba em caixas de vinho. E ainda bebem o vinho antes de colocar o dinheiro. É um festa danada.

    Responda
  7. Joao Braga

    Está chegando a hora de pagar a conta do maior déficit fiscal da história! O negacionismo econômico deu nisso....e o pior quem vai pagar somos todos nós...

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Na verdade não. Não tem nada a ver com déficit fiscal, imensamente maior na era Bozo. É chantagem pura e simples para cortar aposentadoria de velhinho e benefício de deficiente.

  8. Thiago dos Molina

    Enquanto os níveis da desigualdade forem esse que temos, desvincular previdência do mínimo é, no mínimo, uma medida desonesta com os aposentados e com quem está prestes a se aposentar no INSS. A palavra certa não posso utilizar. O mercado vive uma ditadura de pensamento único e VTF poderia trazer outros pontos de vista para essa equação que não a dos operadores do mercado.

    Responda
  9. Antônio João da da Silva

    O que o PGR está fazendo, que ainda não pediu à polícia federal para investigar o mercado financeiro? Vai esperar que eles acabem com o país?

    Responda
  10. Antonio Catigero Oliveira

    O 'mercado, o absoluto" é um covil com 90% de bolsonaristas; fato divulgado aqui, na pesquisa da dona Folha. Os comerciantes da esquina não foram entrevistados; obviamente, foram os manipuladores das Bolsa de Valore$$. Podemos decifrar este fenômeno como um ente totalitário que corrompe e destrói as bases econômicas fundamentais para o desenvolvimento desta terra de espalhafatos. Sentem prazer em ver pobre passar fome.

    Responda
  11. Antonio Catigero Oliveira

    O 'mercado, o absoluto' erra todos os prognósticos importantes, mas sempre lucra$$ muito com toda esse terrorismo espalhafatoso. Nesse jogo, existem os lobos e os coelhos; as raposas e as galinhas; os pombos e os abutres. A maioria que se arrisca no jogo especulativo é levado a erro por desinformações. Em uma terra onde a especulação financeira é mais importante do que a produção e o trabalho, os abutres e cia especulativa ilimitada enchem a pança produzindo mentiras e alvoroços.

    Responda
  12. Tadeu Roberto Corbi

    Um perfil na rede social X postava declarações falsas atribuídas a gabriel galípolo Com 3,5 mil seguidores, a conta foi replicada por influenciadores e analistas financeiros, aumentando uma suposta incerteza no mercado. Sobre isso nenhum comentário do "jornal"?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Fake news criando terrorismo econômico.

  13. SERGIO NEVES

    Me parece que o pânico nesse momento, está muito mais relacionado às declarações de Trump do que as contas do governo. Investidor/especulador, ao menor sinal de ameaça, cai fora mesmo. Procura outro lugar seguro até que o ambiente lhe forneça lucros novamente.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Ataque especulativo sim, mas tem muito mais coisas acontecendo nos bastidores que não sabemos.

    2. MARIA F LUPORINI

      Não é nada disso. É ataque especulativo contra o real, provocando efeito manada para pressionar o governo a cortar aposentadoria de idosos e benefícios de deficientes.

  14. Antônio João da da Silva

    E os analistas do mercado financeiro, hein? Os que se dizem entendedores de contas públicas? Que vexame, além de errarem os indicadores de performance da economia, com erros superiores a cem por cento, ontem, reproduziram a gosto, a fake news, de um site prá lá de escatológico. É esse o povo que tem elevado as taxas de juros e o câmbio. Que baixo nível, aliás, este é o nível do bolsonarismo.

    Responda
  15. JAILSON DE BEZERRA

    Assim como estelionatário é preso, especulador tem de ser punido.

    Responda
  16. José Cardoso

    O fato é que a barata está voando na sala e o Lula não consegue pegá-la.

    Responda
  17. Cel Sil

    a culpa é dos petistas, de venezuelarem o BR. petista não tem juízo

    Responda
  18. jose prado

    Pânico não! Sem vergonhice! Põe a PF na cola desses bandidos!

    Responda
  19. jose batista

    Pânico eé ter mais dois anos de Lula Biden!

    Responda
  20. Maria Aparecida

    A única coisa que ficou clara é que o governo PRECISA mostrar que está disposto a fazer um corte real e profundo, mesmo que seja na própria carne.

    Responda
    1. Marcelo Godoy

      Ahhh Maria... Pode esquecer...

  21. FABIO FIORAVANTI

    Kids Pretos da Faria Lima tão tocando o terror

    Responda
  22. Frederico Goulart

    A frase no 5o parágrafo por si só já é uma contradição ao problema: "dado o crescimento da economia e bons resultados das empresas". O mercado financeiro não se importa com a parte da vida que gera empregos mas só com a que gera lucros.

    Responda
    1. JOSE DONIZETE FRAGA

      Bando de feladumaséguas!

  23. Antonio Silva

    Dessa espuma nefasta ao pais , fica escancarado mais um ataque coordenado dos " kids coletes" com apoio da grande mídia.

    Responda
  24. Marcelo Falcone

    Pergunta técnica. Por gentileza aem polêmicas e agressões. Se for para agredir peço a gentileza de não fazer. Será que existe alguma relação com o fato da Câmara ter aprovado tributação mínima de 15% sobre o lucro das multinacionais?

    Responda
    1. Maria Aparecida

      Tenho a mesma interrogação Marcelo.

  25. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Ajuste só pro lado do pobre! E quanto as inúmeras isenções tributárias pra ricos!? Algum apontamento, colunista asseccla do tal mercado!?

    Responda
  26. Morgana Brígida

    Vocês ainda não perceberam que a leitura é a seguinte: se ele não desistir de disputar 2026, vamos causar pânico no mercado. Se ele desistir, o dólar cai. Simplesmente isso, está tão óbvio que é risível. O que há de transgressão no meu comentário, para necessitar passar por moderação?

    Responda
  27. Morgana Brígida

    Eu poderia ir colocando palavra por palavra do comentário que vocês estão censurando. Assim, posso demonstrar que esse algoritmo é uma coisa patética. Não existe nenhuma palavra que seja fora das diretrizes de " avaliação ". Porém, é o verdadeiro pano de fundo, por isso não passa.

    Responda
  28. Armando Moura

    O BC tem que agir conforme suas obrigaçoes, mas deve olhar com cuidados todos os dados, se for um ataque especulativo identificar as origens, se for uma corrida para troca de papeis de governo tem açao específica, se for açao de bancos abrindo contas em dolares para clientes nos estados unidos, tem outra açao. Agora é identificar e ver a melhor a respostas, só nao pode fazer o mesmo sempre e muito menos seguir os interesseiros economistas.

    Responda
    1. antonio brito

      Sim, é muito fácil abrir conta no exterior, porém não podemos ter conta em dólares nos bancos nacionais, o dólar nem precisaria ir para fora. Por que não permitir abertura de contas em moedas estrangeiras?

  29. mizael dias

    Note os termos para se referir ao mercado: pirraça, mal humor, pânico. Que isso ?

    Responda
  30. Antônio João da da Silva

    Mais um artigo equivocado, no rastro da visão monocular do mercado financeiro. Ignoram o enorme rombo proporcionado pela taxa de juros real, com o crasso erro de campos netos em elevar rápida e constantimente a Selic, quando nunca poderia ter passado de 8 por cento, é só confrontar com os demais banqueiros centrais, FED, por exemplo; elevaram a pequenas taxas e deram tempo de maturação, hoje colhem os frutos, o Brasil, prejuizos e armadilha de não poder baixar a Selic.

    Responda
    1. vitor da Silva

      O BC está dando de presente para o mercado financeiro, desde ago/22, os maiores juros reais do mundo.

    2. vitor da Silva

      Com licença, Wilhelm, dei uma olhada e vi que a inflação do período de Tombini parece mais ou menos similar ao período atual em termos de IPCA máximo, meses com IPCA acima do teto, tempo com Selic de dois dígitos. . . Só que o "pombinho" caiu . . . ( Por que será que esse coment precisou de moderação?)

    3. WILHELM NORDMANN

      É equivocado querer fazer analogia do BC brasileiro com os bancos centrais do mundo desenvolvido. Selic a 8% significaria certamente inflação de 20% e caos econômico e aumento forte de pobreza. Basta olhar o período do Pombinho para entender.

  31. MEIRE SUMIRE ARATA

    Mercado é hipócrita, não está preocupado com o gasto do governo, portanto que seja para sua classe. Pq ao invés de atacar o governo, a imprensa não ataca as isenções a grandes empresários e grandes fortunas.

    Responda
  32. FILIPE ETGES

    Ataques especulativos por aqui já quebraram Mauá e seu Banco do Brasil. Tudo normal. Mas o governo poderia, sim, parar de alimentar as feras do mercado e seu apetite por sangue, dando alguns sinais pontuais. Ao mesmo tempo poderíamos utilizar o dólar alto e voltar, novamente, a trabalhar no sentido de viabilizar a exportação de produtos com valor agregado, gerando emprego e renda aos brasileiros e trazendo mais dólares para cá. Na China, o dólar alto, foi o grande estimulador das exportações.

    Responda
  33. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Essa guerra é puramente ideológica. O mercado atua fortemente contra o governo, com todos os " 8nfluencers do mercado" pregando que o Brasil acabou e que o investidor leve seu dinheiro para fora do país. Mas, ao mesmo tempo, não pressionam o Congresso para que ajude no corte de gastos. O que querem é pura e simplesmente trabalhar conta o executivo.

    Responda
    1. WILHELM NORDMANN

      O mercado buscar maximizar o rendimento do dinheiro. A situação fiscal que é mais que precária sugere que o Brasil pode não ser mais um destino seguro. O mercado encaminha as consequências. Simples assim. Ideologia zero. Querendo brigar com o mercado, não certo. Pode ser o início do fim do governo Lula.

  34. joao brandino silva

    O problema é que o presidente Lula deixa claro. sinaliza ao mercado, que ele não se preocupa com a responsabilidade fiscal. Lembremo-nos de que o PT votou contra a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Estamos sim a caminho da argentinização ou venezuelização.

    Responda
    1. Morgana Brígida

      Em 6 meses ou em um ano??

  35. Cassio Vicinal

    O Vinícius dá umas boas marteladas na questão, melhor que o editorial de hoje. No entanto, falar de robôs e impostos sem dados é como vender peixe sem saber se veio do mar ou da pia. O Banco Central tem os dados para detectar robôs? Se tiver, ajudaria a esclarecer muita coisa que anda acontecendo. A lógica pede um pouco mais: separar o que é fato do que é palpite e, se possível, medir o peso dos culpados.

    Responda
  36. Ricardo Andrade

    Pânico? Onde? No mercado? Não. O mercado só lucra.

    Responda
  37. Alexandre Sartori Barbosa

    Dia de pânico? Quer dizer dia de Festa! Especuladores fazendo muita festa com as oscilações que manipularam. Pânico somente para os que não entendem. Perdeu dinheiro? Desculpe-me mas você não sabe o que está fazendo. Ganhou dinheiro? Bem vindo ao grupo! Não que eu queira ser especulador, mas se estou vendo o que o mercado imprensa estão fazendo não vou deixar de lucrar.

    Responda
  38. João Pedro Paiva Cerqueira

    Essa é a consequência de gastos desenfreados e só querer compensar aumentando impostos... Infelizmente o mercado apenas reflete isso, e nós refletimos o mercado. Quem está falando baboseira de especulação, vai ver as reais consequências em um futuro breve.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Papo furado de sempre. O déficit, se houver, será infinitamente menor do que o de BolsoGuedes. O Mercado age com chantagem e o governo sabe disso. Queda de braço, que ganhe o governo e o povo brasileiro.

  39. Graça Almeida

    Previsível. Iniciar um governo sem projetos para todas as áreas colocados com clareza e honestidade dá nisso. Em vez de falar com tudo já alinhado com lideranças, colocando pra votação, fica esse morde e assopra, o mercado, esses humanos que estão no cenário só pra levar o máximo, não ficará esperando para ver o que acontece. O 'estrategista' deveria ser mais estratégico.

    Responda
  40. Marcos valerio André da silva

    Rsssss, o mercado parece que esqueceu quem é Lula e ele não fará como Dilma de dar um cavalo de pau, se ele quer se reeleger ou eleger outro de sua confiança ele já deu sinal, vai alterar o imposto de renda e deve cortar subsídios existentes. Os grandes do Agro que coloquem a barba de molho, e comecem a se financiar com dinheiro externo, empresas perderão parte dos subsídios e pode esperar alguma revisão no simples.

    Responda
  41. João Batista Tibiriçá

    Éh, alguém sabe alguma coisa? Ninguém! Como dizia um vizinho meu, são só "hipóticas"? "Senta gente, que o boi é manso!". Efeito manada. Quando o acidente é feio, o melhor que se pode fazer, é ficar longe.

    Responda
  42. Mario Silveira

    Lule começou a colheita .

    Responda
  43. Claudio Carvalho

    Até gosto de ler texto desonesto. Dá um orgulho danado de não vender minha alma ao diabo... Isso aqui não "despiora" nunca.

    Responda
  44. flávio paes

    pode-se ficar bradando no deserto quanto a especulação do "mercado", com o que eu concordo em parte. Só que "vis a vis", o estrago está feito, não tem política social que recupere os danos que a inflação do dólar e a concentração de renda causada pelos juros causem. Seria muito mais fácil o governo alterar o discurso em parte pelo menos e se adequar a uma política de contenção de despesas do que ficar neste cabo de guerra que está perdendo e vai perder, mais ainda os pobres que os "defendidos".

    Responda
  45. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Quem são as "autoridades econômicas", a que se refere o texto, que dizem o que o governo deve fazer? Ato falho do jornalista, que já toma o mercado como o senhor da economia e o povo como os servos?

    Responda
  46. Fatima Marinho

    Terceira fase do Golpe: inviabilizar o crescimento da economia. .

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Estão tentando em várias frentes mas o país já tem uma agenda mais consistente do que nos quatro anos daxextrema direita terrorista no poder.

  47. Jose Walter Da Mota Matos

    Que o pânico fique com o mercado financeiro e com a mídia corporativa, jamais com o governo, que está sim, colocando o País nos trilhos, contra tudo e contra todos.

    Responda
  48. Rafael Gallina Delatorre

    Até robôs influenciam nesse "mal humor". Se faz um bailado para tentar explicar o que não tem lógica, pois é especulação pura, pois aqui ela rende.

    Responda
    1. Ettore Fellini

      Sim concordo Uma forma de culpar o governo pela alta do dólar é fazer a manobra (jornalistas e economistas das elites de plantão)de analisar a questão isolada do resto do mundo que é globalizado cada vez mais.O dólar esta em alta no mundo todo .Há uma corrida por ativos americanos e criptos e queda das commodities pois são precificada em dólares ..enfim tem inúmeras razoes que todos sabemos Só a FSP que não sabe

  49. Marco Ferreira

    Considerando que o déficit das contas será muito menor esse ano que em 23, que quando o capitão fez aquele estrago na economia em 22 buscando a reeleição o tal “mercado” ficou quietinho, que existe uma má vontade explicita do congresso em ajustar a arrecadação e os gastos com certa blindagem da mídia, e principalmente , que a solução dada pelo tal “mercado” passa por enfiar a mão no bolso dos mais humildes, fica explicito a falta de vergonha na cara para o Brasil, concorda FSP?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      São uns ca na lhas. É a elite do atraso.

  50. Paulo César de Oliveira

    No último parágrafo o autor apresenta a Lula um roteiro para evitar o desastre, mas Lula não vai aceitar as sugestões porque Lula é Lula. O pacote corte de gastos pífio mostrou que o governo não vai fazer ajuste fiscal. Com dívida a oitenta por cento do PIb sendo reajustada com juros reais em torno de oito por cento ao ano, ficou claro para todo mundo capaz de pensar que the cow foi pro brejo e que estamos nos aproximando de um situação insustentável. Os investidores estão fugindo e o dolar sobe

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Mentira. Querem que Lula faça o que Guedes iria fazer com aposentados e com os pobres. Chantagem pura e simples. Não pode fazer nada, porque vão iniciar nova chantagem e por aí indefinidamente.

    2. Antônio João da da Silva

      A Selic absurdamente alta, colocada por campos netos, faz com que a conta juros seja de 850 bilhões de reais ano, com os recentes aumentos, passará para um trilhão de reais em março de 25. considerando que metade é de taxa de juros real, enquanto no mundo a taxa real é negativa, ou mínima, na argentina é negativa em mais de dez por cento. vê-se o estrago que os apologistas do mercado, nada inocentes, estão fazendo com o Brasil

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.