Poder > Datafolha: 69% dizem preferir a democracia no Brasil; eram 79% em 2022 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mas hoje não vivemos na Democracia . O que temos é a volta do pior da velha monarquia , onde alguns juÃzes e servidores públicos são os prÃncipes , duques , condes e marqueses . Claro que os Reis são os supremos , de cujas decisões não é possÃvel recorrer . É monarquia absolutista mas não Iluminista , é obscurantista . Adoram dar canetadas nos outros Poderes mas ainda não vi canetada que elimine os supersalários. Mas “Narciso” Barroso insiste que os supremos estão em missão de civilidade.
Infelizmente não há como confiar plenamente na democracia representativa !
No perÃodo da ditadura jorraram bilhões e bilhões de dólares de empréstimos, no que se chamou Milagre Econômico. Parte desse dinheiro foi para o bolso do povo. A censura e a gastança fizeram o povo acreditar que ditadura é coisa boa, mas era dÃvida que sangrou o paÃs na redemocratização. O eleitorado brasileiro é inculto, ama autoritarismo e populismo. O vÃrus bolsonarista veio para ficar. Agora são os TarcÃsios, os Caiados e os Zema que querem fazer o povo babar. Where do I vomit?
O mercado financeiro prefere o que?
Qualquer coisa, desde que continue concentrando quase toda a riqueza do paÃs. Mas, de preferência que o povo não tenha o direito de reclamar, como acontecia no tempo da ditadura. E há ainda quem chame aquilo de revolução.
Por que o Datafolha não faz pesquisa se a população ainda quer a prestação de serviço da polÃcia militar do exército para a população civil.
Desculpe-me, estimado Regis, meu comentário era para opinar sobre o comentário do amigo Mauro Tadeu, logo acima.
Qualquer coisa, desde que continuem concentrando toda a riqueza do paÃs. E o povo que se phoda!
Grande parte da população sequer sabe exatamente o que é uma ditadura, porque não a vivenciou na vida. São incautos, achando que fechando o congresso e o judiciário vão moralizar a polÃtica. Ao contrário, aà que começa a rapina. Tem ditadores por aà que são bilionários.
Alguém que é jovem e não conheceu os horrores da ditadura é até aceitável que tenham o pensamento de apoio a ela . Alguém com mais idade apoiá-la é ser mau -caráter .
Bestagem, como diria Guimarães Rosa, essa pesquisa!!
A folha dando uma forcinha para a direita radical.
Simplesmente colocar esses 8% em cruzeiros direto para Coréia do Norte e pronto. Para quem ama a ditadura, encaminhem-os para um paÃs de Ditador.
Tem o Afeganistão também,lá não há urna eletrônica,todos podem andar armados e mulheres não têm direitos.
Podia mandar esses 8% pra alguma ditadura de esquerda ou direita, pra ver o mundo maravilhoso do Estado de Exceção.
Parece mais uma manipulação uma forçação de barra, tudo para servir de subterfúgio para o projeto de anistia. O jornal ajudando os golpistas todos os dias.
Me parece natural que o número de pessoas que preferem a democracia aumente em ano eleitoral. É o momento em que as pessoas estão de fato pensando em votar. E o povo gosta de votar mesmo é na eleição presidencial. Nas eleições deste ano o meu colégio estava com menos da metade do movimento que teve em 22.
Há quarenta e oito anos, recém aprovado no Vestibular e dezoito anos recém completos, eu tive que ir até a capital do estado para tirar um atestado de bons antecedentes no dops para poder fazer inscrição na Universidade . Eu, um menino de dezoito anos seria um perigoso ter-ro-rista ?
Você é um sobrevivente, caro Marcos. Longa e saudável vida pra você. E o meu irmão que tomou um tapas de uns puliças porque estava com os bolsos cheios de semente de mamão. O coitado cursava Agronomia e os caras achavam que era semente de maconha.
Para aqueles e aquelas que preferem a ditadura, particularmente, a dona de um restaurante, que conheci aqui, em Vila Velha, eu sugiro que vão para o Afeganistão, Arábia Saudita, Irã e até mesmo badalada China. Aliás, cabe exatamente no perfil dos reaças: lá tem legislativo e STF de fachada, não tem sindicato, nem imprensa livre e vai reclamar do governante. Por fim, tudo é feito em nome de Deus, exceto na China, mas vai fundar uma igreja lá: todo dinheiro arrecado vai pro governo. rs
idi-oh-tas que , com certeza, não viveram os anos setenta por aqui . .
Pensando bem, eu tenho mesmo é muita pena do senhor, sr. João Leite Leite: da sua pequenez, da sua cegueira, do seu individualismo, da sua ignorância. O senhor conseguiu se casar? Ter uma famÃlia? Filhos?
.. lunáticos do terraplanismo
Eu vivi os anos 70 e 80. confesso que era muito mais democrático do que agora para o povo trabalhador. Era ruim para aqueles que queriam derrubar o governo. São eles que estão no poder agora. Só querem saber de assaltar os cofres públicos.
Vamos colocar nessa conta o fato de que, somente este ano, parte da população brasileira entendeu que com a democracia não se pode sair pondo fogo nos prédio públicos, destruindo patrimônio, atacando pessoas fÃsica e moralmente, muito menos planejando o assassinato do presidente eleito, especialmente se a conspiração se der entre militares de alta patente. Tudo muito chato na democracia, né?
Não há democracia sem liberdade de opinião e voto auditavel publicamente.
..a máquina de desinformação bolsonarista segue atuante desenfreadamente
Acho que deveria ter uma questão anterior: você sabe o que é democracia? Você sabe o que é ditadura? Ninguém vai querer um governo que põe em risco a sua famÃlia, amigos e sua própria liberdade. A detecção da compreensão do conceito do que se quer comparar é fundamental.
A preferencia pela democracia é uma tônica da população , mesmo sendo que aqui no Brasil ela seja frágil e é a democracia burguesa e não a democracia popular (Do povo pelo Povo) , O Brasil é o pais aonde 1% detém 28% da riquezas , o Brasil concentra a maior desigualdade de renda do planeta perde apenas para o Sudão (afrÃca) . Já pra essa Ãnfima parcela da pop. que prefere a ditadura! Ilustra a ignorância doentia da politica social e do desconhecimento do que é um Estado de exceção e terror!
Uma informação solta, faltando critérios para análise! Minha opinião, acho que para ter validade do real, deveria ter o estrato social, constar as identificações; atividade profissional, parentesco setor militar ou da segurança, se empresário, crença religiosa, idade, nÃvel escolar, região da pesquisa, local do nascimento. AÃ, teria sentido e poder-se-ia, analisar e avaliar o impacto desta pesquisa!
Sempre com a palavra repeteco "democracia" no Brasil Da Fantasia nas mÃdias, onde os direitos na Constituição não se funcionam na realidade.
Vejam bem como o povo está desinformado! Aceitar ditadura e tortura contra si mesmo? Tem que está muito louco ou bem desinformado mesmo.
É exatamente o que eu penso, estimada Mônica Casarin. A gente lê e relê os dados da tal pesquisa e só acredita porque foi publicado por este tão prestigioso jornal. E, cá pra nós, parece até que vivemos um pesadelo real e coletivo. Não é?
quem duvida que a queda de quem defende a democracia tenha o câncehr dos evangélicos?
Aceitar qualquer Ditadura é inafiançável principalmente essa do Judiciário que vivemos aqui atualmente vestida com pele de Democracia .
Essa polaridade é realmente lamentável, o ideal seria deixar os dois apodrecerem no esquecimento e partir para uma safra de governantes mais Ãntegros e habilidosos
Não há como cravar que há fraude na pesquisa, mas já os termos usados na descrição dos resultados são suspeitos. Se tanto faz ditadura e democracia, é evidente que a primeira é aceitável, e não apenas em certas circunstâncias. Que eleitores do Lula e Bolsonaro dividem-se igualmente a ponto de dispensar inclusive apresenta-se os números! Ou que os homens apoiem mais a democracia que as mulheres. E onde estão os dados brutos?
De qual "democracia" estamos falando? A minha, a sua, de alguns ministros do STF, do presidente ??? Talvez na resposta a gente encontre justificativa para os números da pesquisa.
Verdade! Se entendermos que democracia são as quatro linhas de Bolsonaro... aà daria para entender mesmo, já que golpe pode ser feito de modo legal!
Em out22 eram 79%. Sim, estávamos em campanha eleitoral. E as pessoas ouviam muito o mito falar em democracia. E acreditavam nele. Antes de perguntar se a pessoa é favorável à democracia, é preciso perguntar a elas o que é democracia. Como bem comentou outro leitor, não é honesto perguntar se pessoa apoia a não democracia, tá na CF, ponto. Mas, além disso, não há formação suficiente, em grande parte, para saber o que é democracia.
Pesquisa furada. Poucos dizem o que pensam.
Não me apressaria tanto. Primeiro deveria ser possÃvel julgar as perguntas que não são explicitadas. Será que fazem sentido? Ou a intenção é justamente criar a confusão tão ao gosto do bolsonarismo?
Esse jornal apoiou a ditadura. A pesquisa para estratégia bolsonarista. O regime democrático é um preceito constitucional. É crime induzir a população a acreditar que pode escolher entre democracia e ditadura. Não existe, conforme a constituição brasileira a opção pela ditadura. Apoiar a ditadura é crime. A pesquisa é conspiração contra a democracia
Esse pânico Luiz, não ajuda em nada. A constituição não obriga ninguém a aprovar a democracia, ou o que quer que seja. E é melhor saber o que anda na cabeça das pessoas, ainda que discordemos da maioria. Enfiar a cabeça num buraco no chão é coisa para avestruz.
Rodrigo Cabral. Sobre viagem converse com o General Braga Neto
Que viagem.
Os eleitores e adoradores do Anticristo Jair preferem a "Demo"Cracia..
Atualmente estamos vivendo uma pseudo democracia. O voto ainda é obrigatório, o mesário é obrigado a comparecer, simples opiniões nas redes sociais são censuradas ou punidas só porque o comentarista discorda de alguns pontos na polÃtica. É quase que obrigado a pensar como querem que pense
De fato, apenas o voto obrigatório não faz sentido, mas tampouco compromete a democracia. A cidadania brasileira é um direito, ao qual corresponde alguns deveres. Curioso é que o conservador brasileiro só lembra de falar em deveres quando esse obriga o próximo.
a fsp não está contente com esse porcentual, certamente gostaria que o resultado fosse inverso. qual é o objetivo dessa pesquisa?
Um cara que vota em bolzo ou lamaçal vai lá dar importância pra democracia, coisa que ele nem sabe o que é?
Essa queda na confiança a democracia é fruto do ataque promovido sistematicamente pela extrema direita. Ela precisa da descrença nas instituições. Faz parte do seu projeto autocrático. No fim é ela que sonha em fazer do Brasil a sua própria Venezuela
Hum... a democracia ainda parece algo incessante e estressante. Para tantos da pesquisa confortarem-se com ideologias totalitárias, como de polÃticas totalitárias. Mais os números felizmente refletem aqueles que nuncam se veem do outro lado ou simplesmente agem como psicóticos... nesse sentido só temos que democratizar um pacto de não agressão. Para quando aqueles perderem a voz e a razão (quem: totalitários(as)) serem agraciados com a fala, obvio... ética.
Com o Congresso Nacional que temos, não é de se estranhar que a crença na democracia diminua cada vez mais.....Hoje, não se vê a instituição cumprindo o seu papel....só pensam nas emendas....virou business. LAMENTÃVEL!
Essa pesquisa não faz sentido nenhum e essas porcentagens não refletem qualquer aderência à realidade. O nivel de sócio cultural da população brasileira, versus a sua dimensão, não possui educação polÃtica e social para responder em consciência a essa questão. Não passa de matéria sensacionalista e de falta de assunto.
Entenderam porque eles boicotam edu ca ção e cul tu ra ? Povo que não edu cado faz muuu uuuuuuu!
É por isso que a direi ta sabota educação e cultura. Povo sem educação e cultura faz muuuuuuuuu!
O que as pessoas abobalhadas da brazuela ententem como democracia? Certamente uma grande parte delas acredita e apoia democracias como ira, russia, arabia saudita, coreia do norte, venezuela, china, nicaragua, e todo e demais paises fuleiros do eixo do mal, paises estes que sao apoiados por pelo menos 25% da população que prefere que a brazuela faça negocio com eles do que com qualquer pais do ocidente e muito livre ao qual não se identificam, alguma coisa errada não esta certa rsrsrsrs
Felipe você e tão abobalhado que se quem critica o governo atual não e bolsonarista você não tem um unico argumento, ai fica como um disco arranhado passando vergonha como em todos os comentarios anteriores , muito divertido rsrs
Paulo, hipocrisia e demagogia barata são marcas dos extremistas antidemocráticos
Paulo o Bolsonaro eu cobrei e critiquei quando estava no poder seu desgoverno, agora o desgoverno e outro, sinto em te informar que não existe só bolsopetista no mundo, a tambem vida inteligente na terra , lula e bolsonaro pelos seus atos provaram ser mais do mesmo, ambos aparelharam o estado para perseguir desafetos, ambos tinham plano perpetuo de poder e não de pais, ambos são censuradores de criticos, o que muda são as proporções do autoritarismo anti democrático praticado por ambos
Bolsonaro sentou no colinho do esquar tejador na Arábia Saudita ,beijou as mãos do Putin e ainda colocou flores no túmulo do soldado co mu nis ta. Deixa de ser hipócrita.
Perguntaram aos 8% que Intervistados em quem votou na última eleição ?
Embora não seja objeto da pesquisa, seria conveniente também perguntar se há no globo terrestre um só paÃs desenvolvido e civilizado manietado por um regime ditatorial. Não conheço nenhum ainda. Temos um longo caminho a percorrer no oferecimento de educação básica de qualidade.
Antes de perguntar, seria importante explicar o que são a Democracia e a ditadura, visto que boa parte de nosso bondoso povo brasileiro temos (silepse) falhas educacionais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Datafolha: 69% dizem preferir a democracia no Brasil; eram 79% em 2022 Voltar
Comente este texto