Ruy Castro > Lula, imorrível ou a cavalo como El Cid Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A comparação é bem pertinente. Há um vazio de novas lideranças, em especial no campo democrático. E, de fato, esse vazio decorre do narcisismo de algumas lideranças, que não desejam ter sombras, e acabam promovendo sombras sobre o destino da democracia no paÃs.
A cavalo, como El Cid.
Crucificar é algo digno demais a se fazer com um bolsonarista. Tem é que empurrar da borda da Terra.
Perfeito. Não temos opção , triste Brasil! De um lado a extrema-direita do golpe do outro a extrema-esquerda da democracia Venezuelana, do mensalão , do Petrolão. Não existe outro candidato de esquerda porque o atual mandatário nunca aceitou um substituto, aliás, embriagado pelo poder, o máximo que já fez foi eleger postes (aspas), como ele mesmo citou.
Marina, grato pelo comentário. Você, com a citação desses lugares icônicos da nossa Ribeirão, trouxe as melhores lembranças que tenho daquela época. O trágico é que eles ainda existem, mas estão abandonados, com exceção do Theatro, sempre maravilhoso. Vamos cobrar das autoridades mais respeito pela memória da melhor cidade brasileira para se morar. Sou insuspeito para dizer isso, porque campineiro por nascimento, adotei Ribeirão como lar meu e de minha famÃlia.
Se eu pudesse dar um conselho ao PT, ei diria: colem no João Campos. Preparem esse rapaz! Ele pode fazer muito bonito!
Eu iria sugerir Flávio Dino.
Do PT, sei nada, cara Érica; mas eu, espirrei. Não é polÃtico muito conhecido aqui pelo sudeste. Estamos a precisar de variedade geográfica e cultural.
Ruy, carÃssimo, há uma explicação francesa pra uma parte desse fenômeno: a "gourmanderie politique", a glutonaria pelo poder que assola essa parte mais extremada da direita. Já tá cheio de gente dando dentada no Bozo, mesmo antes de morrer; o Tarcizão do Cadáver, por questões de paladar, tende a esperar pelos sete palmos do chefe, mas ainda assim está repleto de fome. Isso não explica, evidente, porque a zesquerda não se mexe pela sucessão espiritual. Vamo que vamo.
Será que foi o PT que empurrou todos para a extrema direita neofascista? Será que não foi a Lava Jato, com a desmoralização da polÃtica?
Neli, o erro de Moro foi agir de modo autoritário, ao arrepio da lei, sem dar ao réu o direito de defasa, de chantagear os presos para que dissessem o que ele queria nas delegações premiadas, não ter seguido o rito do processo legal, de entrar em conluio com os procuradores, de ter prendido Lula sem provas, etc
Desmoralização, criminalização, da polÃtica foi uma frase criada por um defensor, porque não tinha, fundamento objetivo para a defesa de seu cliente.Os bons polÃticos, e são a maioria, passaram incólumes. E o erro da lava jato foi Moro ter saÃdo da Magistratura .
"COMO A DIREITA GOSTA", por Leonel Brizola, Folha, 27/02/1994. Compare-se o artigo 1994 com declaração de Lula em 12/12/2006: "Aos 60, quem é de esquerda tem problemas". O texto assinado por Brizola, sobre Lula e PT, profetiza os rumos de Lula e fim do PT. Uma frase de Nelson Rodrigues já foi repetida inúmeras vezes ao longo do colunismo de Ruy. Porém, não custa repeti-la, outra vez: "Só os profetas enxergam o óbvio". Afinal, diria Nelson: "as coisas ditas só uma vez morrem inéditas".
Em 2026, a direita virá com o propósito de aumentar sua bancada na Câmara e principalmente no Senado. É crucial eleger pelo menos 50 senadores. A direita está aprendendo que ganhar a presidência da República só será a cereja do bolo quando tiver uma sólida e consistente base de apoio no Congresso Nacional.
O lula de hoje so posa de socialista pra fins eleitorais, pois tem propriedades pra zelar
Fiquei curiosa: onde o tiozão do zap captou esta fake news?
Quais? Cite pelo menos uma ( com provas e não convicções)
Ruinzinho de castro, sua memoria esta horrivel, o lula de oitenta e nove era carb onario
Florentino Florentino Florentino de Jesus.
Infelizmente Lula nao deixou aparacer lider na esquerda. A direita voltará ao poder dominada pelo extremismo bolsonarista. Alternância de poder é saudável mas sem ditadores .
São incompetentes, não ditadores.
Com um cenário econômico sombrio por vir , Lula já virou Biden.
Como diria minha vó: o dia que Biden tiver um milésimo do carisma e prestÃgio mundial que o Lula tem, vai nascer dente na galinha!
O atual chefe do Planalto e seus companheiros não fazem parte de nenhum espectro democrático. Sempre foi notória a simpatia de Lula por ditaduras como as de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Já ficou nÃtido o fato de ser só encenação oportunista qualquer eventual demonstração de apreço pelo Estado de Direito que o petista eventualmente dê. Ele e sua grei perceberam só haver possibilidade de abiscoitar o poder no Brasil se fingissem respeitar o ordenamento jurÃdico. Infelizmente, a estratégia vingou.
Marilza, seria interessante você explicar os motivos de meu comentário ter feito você presumir que eu não entendo minimamente de geopolÃtica. Sobre a dissonância cognitiva, sempre vale lembrar que um grande estudioso brasileiro dela foi Olavo de Carvalho. Ele escreveu e disse coisas interessantÃssimas sobre o tema e conhecia profundamente a obra de Leon Festinger.
Volte qdo entender minimamente o que é *geopolitica*. No mais, ilações originárias da dissonância cognitiva que grassa entre os direitistas ciosos de seus privilégios.
Ha mais de 50 milhões de bolsominions...sem cultura, inteligência, empatia e caráter...acho q trocar o técnico é pouco...
Hoje não importa o candidato, quem manda é o STF.
Lula Biden já é El Cid!
Como o Mundo da voltas nem que seja para ficar no mesmo lugar- - Eu não deixaria de citar Ciro Gomes - pois se o Partido PT está nacionalmente consolidado - em eleições Presidencialistas fortemente marcadas pela figura do Presidente- desde Vargas- Ciro Gomes e Haddad desta vez poderiam emplacar. e na politica não a magoas que uma eleição não supere.
Eu aprovaria Flávio Dino.
Totalmente de acordo. VÃde as pretéritas peleias entre Lula e Alckmin.
Alexandre, prezado, o Ciro já deu mostras que não há polÃtica à qual suas mágoas não se superponham...
Ciro nem pra sÃndico!
Really? Dá dó do sr Ruy Castro já no primeiro paragrafo. Fico sem saber se o colunista sonhou com tema, psicografou, nutre fetiche por bolson aristas, algum petista o feriu no coração ou é somente um piadista sem muito assunto.
O problema não esta mais na pessoa , mas sim na narrativa ! A mÃdia social favorece direita com o fetiche do fake News _ A esquerda ainda e analógica !
O Lula conseguiu emplacar Dilma que não tinha carisma algum! São outros tempos mas, creio na sua liderança! Vamos parar de torcer contra seu Ruy!
Insistir na tecla da ñ existência de substitutos provoca a dissonância necessária para criar uma certeza na mente dos desavisados que ainda caem nas lorotas da mÃdia engajadaÂ…
Sou admirador do Ruy Castro, mas dessa vez não concordo com ele. Penso que temos futuro com Haddad, Boulos, Freixo, Simone Tebet, Henrique Vieira. PolÃticos competentes e, até agora, honestos. Que Deus os proteja e dê mais tempo de vida ao Lula!
Eu lembraria de Flávio Dino.
*Estrumes* o algoritmo da folha aceita tal tipo de fala. Fosse eu, hummmm
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Discordo. Todos os citados são perdedores ou desconhecidos dos eleitores. O articulista analisou muito bem.
Também José de Filippi Júnior, Edinho Silva, Paulo Paim Flávio Dino etc etc etc
De qualquer forma Lula já foi eternizado! Viva Lula!
Eu acho que o PT pós Lula será igual a Cuba sem Fidel, sem substituto obviamente, em termos de comparação. Lula chegou pelo voto e Fidel não, contudo Bolsonaro logo será engolido pelo ostracismo a exemplo do Malufismo.
O cronista envelheceu muito mal. Na sua insignificância, busca a repercussão e polêmica fácil, adolescente e sem compromisso com o jornalismo. Agradou ao patrão do assim continua na Folha de pagamento.
Marilza, Léo... Os ef
Ah, algoritmo, veja no dicionário a palavra que certamente desqualificaria o comentário! Prova que erudição não é seu forte! Fosse eu ou o Benassi, chiiii
O déficit cognitivo das respostas ao meu comentário é revelador dos assinantes (Farialimers) da FSP.
E vc é o famoso quem?
Isso é Etarismo. respeite os mais velhos. Ele, Ruy , chegou a velhice, nós chegaremos? Ademais, aprendi em minha longa vida que quem não sabe fundamentar objetivamente apela para o subjetivismo.Invés de adorar polÃtico, leia bons livros. PolÃtico, dizia minha defunta mãe, então viva, terceiro ano incompleto de Grupo:é para ser cobrado e não idolatrado.
Comentário inútil e agressivo.
Ô meu capitão diga vc quem és tu na fila do pão ?
Tem algum argumento a contrapor?
Ora, ora, caro Ruy. Vá de pronto e pergunta tu mesmo ao padrinho Lula se ele está propÃnquo para defrontar o sufrágio vindouro, no que concerne à sua saúde. E ele irá retorquir com altivez: "Você verá como eu duro"!
Sei sei … lendo vc só consigo ouvir aquele berimbau: totintendendonão totintendendonão!
Nasci em Março de 1964.Fiz 21 anos(totalmente capaz)em 1985,no fim da nefasta Ditadura.Comecei a escutar que nossa Democracia era jovem e estava engatinhando.2024, 60 anos pós-Ditadura,resgatou-se um"maniqueÃsmo"idiota e imbecil.Suas palavras,Mestre, como sempre,são inspiradoras e proféticas.Acredito ser o momento de refletirmos e buscar um terceiro caminho.É a solução?Nem Deus sabe...em tempo,acredito que ele deixou de ser brasileiro.
Nunca o brilhante cronista foi tão infeliz em suas conclusões como aqui, o que será de triste memória em seu iluminado currÃculo. O tal do bolsonarismo jamais existiu, porque o sufixo do termo pressupõe um conjunto de ideias e pensamentos que tanto Bolsonaro como seguidores não demonstraram ter. Foi antes uma construção do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) para obscurecer o antipetismo avassalador. Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em ateus! Namastê!
Não, Bolsonaro não foi construÃdo pelo Lula/PT e sim pela malfadada operação Lava Jato (Moro e Dalagnol à frente) em conluio com a grande mÃdia que embarcou sem crÃtica na grande armação e depois percebeu a roubada em que se meteu e caiu fora! Isso tudo, azeitado pelo crescimento exponencial das redes insociáveis é que culminaram com a criação do Monstro!
Sem cérebros é o que mais temos no Brasil. Talvez pela falta e dificuldade em estudar e formar um povo evoluÃdo.
O bolsonarismo é apenas a negação. O PT é a afirmação de uma visão de sociedade e de um projeto de sociedade.
Sim, o bolsonarismo não é nada, não tem consistência nenhuma! Foi um acidente histórico dos piores!
E com a espada ereta.
Eu sugiro que se prepare o jovem João Campos, atual prefeito de Recife.
Direitista.
O Lula tem como sucessor a barraqueira Gleice Hoffmann.
Não quis construir um sucessor e agora é tarde.
Opa! Não senhor! Gleici é uma guerreira!
Essa não serve nem para presidir o partido.
E sem Sofia Loren.
7x1 pra vc Vagner, mas, se não temos La loren vamos de Janja mesmo.
Concordo.
Haddad é a única possibilidade da esquerda tirando Lula. Mas tem pela frente um ano para acertar a economia. E conseguiu se sair bem até agora. Crescimento, baixa inflação, baixo desemprego, saúde. Faltam os programas sociais de impacto e cesta básica acessÃvel. Ta fácil se vencer a turma do " mercado quanto pior melhor "
Lula nunca permitiu que surgisse outra liderança no partido e na esquerda. Quando ele acabar, politicamente falando, o partido e a esquerda se fragmentará e ficará insignificante.
Esse é o erro do personalismo que amarra as ideias em um único representante e desconsidera o todo que é um partido. Conheça a História do PT…
Sim é bem possÃvel que o PT irá se fragmentar, mas quanto a esquerda se tornar insignificante noto que é apenas deve ser um desejo teu, que óbvio não irá se realizar. Mesmo porque resta a indagação, o que a direita tem a oferecer?
Isso é apenas o seu desejo! Com a superpopulação e a crise climática não há mais espaço para o capitalismo! A esquerda obrigatoriamente será a protagonista nesta nova e difÃcil fase da humanidade!
É o mal vencendo o bem.
Quanta desonestidade
não existe e nunca existiu direita organizada no brasil, é um ajuntamento de interesses regionais ou de interesses de grupos. Kassab não é lÃder de nada, apenas um condutor de interesses, Caiado é um insignificante regional, bolsonaro se auto ridicularizou, zema é um amuleto adotado por minas geraes e nada mais, não consegue fazer maioria nem na propria camara de deputados. Então a direita não tem planos que não seja jogar contra, desconstruir imagens e ampliar a desinformação.
Esqueceu de analisar os inexistentes da esquerda.
Touché!
tarcisio é uma marionete nas mãos dos deputados de são paulo, um nada.
Sim, a direita tem vários e gabaritados nomes... Michele, Padre Kelmo, NÃcolas, Malafaia, Marçal...fica até difÃcil escolher
Kkkk.
O colunista exagera. Haddad, apesar de ter perdido a prefeitura de São Paulo, no primeiro turno, para Dória; apesar de ter perdido a Presidência da República para o Bozo; apesar de ter perdido o governo de São Paulo para o Tarcisio, pode ser um bom candidato...
?
O colega leitor tem razão: Lula, apesar de ter perdido a eleição de 1989 para Collor e as de 1994 e 1998, em primeiro turno, para Fernando Henrique Cardoso, parecia uma boa opção em 2002...
O artigo seria muito bom, que é o padrão do Ruy, não fosse o trecho "O PT empurrou todos os partidos para a direita e formou uma poderosa frente contra si próprio". Isso não faz o menor sentido, até porque há partidos com que é possÃvel fazer alianças, como o PSB, o PSOL e até o PDT. Os demais não foram "empurrados para a direita", pois sempre estiveram lá; estes participaram da "base de governo" por puro interesse e agora não precisaram mais disto, pois agora contam com emendas obrigatórias etc
Envio, não: Ennio (o corretor é implacável...)
O Envio tem bastante razão, mas quem sabe o PT aprenda truques novos. O apoio ao Boulos em Sampa pode ser um indÃcio nesta direção.
O PT nunca quis alianças e nem parcerias, mas submissão e vassalagem.
O PSB é um partido fisiológico vÃdeo João Campos e a namorada dele.
O colunista deve ter tomado algo contraindicado! Hadad, Flavio Dino, Ciro Gomes, Joao Campos, e tantos outros. Muitos bons polÃticos progressistas que estao só aguardando a chancela.
Ciro é hoje, sem dúvidas, o mais preparado e corajoso. Sim, ele é um "copo até aqui de mágoa" com Lula e o PT e com toda razão, o egocentrismo e arrogância petista é revoltante. Mas isto não o desqualifica a ser a liderança da esquerda. Afinal a esquerda não é só o PT.
De fato, o Ciro foi sakanneadu pelo PT em dezessete, principalmente com a proposta de ser vice - ele seria vice mesmo de alguém com muito menos votos. Mas um polÃtico não pode ser um "copo até aqui de mágoa", o seu comportamento em vinte e um foi abaixo do lamentável: e quanto a Tebet deu apoio imediato ao Lula, o Ciro bradou "que se dane" e caiu fora. Alguém assim não tem estatura para ser presidente, mesmo que, eventualmente, tenha boas ideias.
Discordo do fator Ciro Gomes. É um desqualificado.!
Chance que o PT nao da, vide Ciro Gomes em 2020 !
Mesmo quando o tema é interessante, com potencial de discorrer sobre algo sério, o esquerdismo fala mais alto e Ruy Castro envereda para a militância de redação. Lamentável.
" a falta de opções no espectro democrático na vacância do titular." Lu la é tão democratico, mas tão democratico, mas tããão democratico que preparou no minimo uns 10 proto sucessores, ele não é e nunca foi democratico, nem sequer no proprio partido, sempre abateu qualquer um que pudesse fazer sombra, isto está posto no proprio texto do militante colunista, e como o P-T é o reflexo do proprio, passa longe da democracia...
Não escreve bobagem rapaz. Ô! Vamos nos comportar.
... só o primeiro parágrafo dá conta. Concordante ou não é lamentável o desrespeito com as caracterizações negativas com relação ao Lula que busca validar seu plano 'polÃtico' a favor da população e menos privilégios. Não morro de 'amores', porém nunca deu como solução 'matar uns 30.000' para resolver os problemas do Brasil. Qualquer proposta 'racional' deve ser analisada, comentada para avançarmos, como se diz, democraticamente, sem agressões baratas que não levam ao caos...
Isso eh porque o nome bolsonarismo foi só o aproveitamento do momento vitorioso por quê Bozo passou. Tô tralha direitista se aconchegou ao nome. Com a gradativa decomposição do facista, essa renca se escafedeu para outras tocas
Os sucessores de Lula, mataram no ninho! José Dirceu, José GenuÃno, Antônio Palocci e por último da Dilma. Nos resta o Haddad e a Gleisi. Mesmo que perca em 2026, tem que insistir nestas duas figuras, dentro do PT.
Se no futuro o PT se fechar como única via da esquerda, colocará a própria esquerda em risco. Há que se abrir o leque, e quando penso em Boulos como futuro substituto para Lula, penso em algo real, possÃvel, além de uma esquerda nova, sem "donos".
A impressão que eu tenho é que de uns tempos para cá, tudo piorou e não só na polÃtica. Antes, Ribeirão Preto era apenas mais uma cidade interiorana, com seus costumes provincianos e suas tardes silenciosas. Hoje, é uma metrópole fervilhante, onde as árvores que antes sombreavam as ruas foram substituÃdas por edifÃcios que alcançam o céu. Ainda havia carroças, substituÃdas por jipões, e no lugar de vozes de vizinhos se cumprimentando, temos o barulho incessante do tráfego. Bons tempos.
Tem toda razão, os bons tempos do Bosque Municipal, teatro Pedro II, praça XV, rua Barão do Amazonas, Cava do Bosque, Sete Capelas. etc.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Lula, imorrível ou a cavalo como El Cid Voltar
Comente este texto