Vinícius Torres Freire > O ataque de ilusão de achar que o real sofre ataque especulativo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Lia, mantenha a sua análise, vou manter a minha sem tirar nada do que escrevi.

    Responda
  2. Pery Pedro

    Nao eh um ataque especulativo. É um movimento de reação claro e previsível. Estranho seria o governo erodir nossa capacidade de pagamento e os fundamentos não se alterarem. Mas não confiem em mim. Ouçam o Galípolo. Ainda está cedo para dizer que ele é um infiltrado do Bolsonaro. Ou não?

    Responda
    1. Pery Pedro

      Nao se trata de reservas, Joel, e sim de divida. Lula um entregou a divida super sob controle. Lula dois menos, mas OK. Dilma explodiu. Podemos dizer que era o Palocci quem tinha influencia e segurava e o Haddad nao tem. Nao importa. Todos os presidentes, exceto Temer, aumentaram a divida. Um a tres por cento. Lula tres esta em seis, e a projecao e de quatorze ate o fim do mandato. O dinheiro e a divida sao suas tambem. Voce deveria estar preocupado comigo.

    2. Joel Pedt Silvestre

      No primeiro governo Lula foi a mesma cantilena. O país iria quebrar. A relação dívida/pib etc . O governo fez a lição de casa e até mais. Conseguiu superávit e fez o maior saldo em dólares que perdura até hoje. Mas nada importa. Agora quando a carroça sacoleja na estrada, as aves agourentas já prenunciam novamente o default. Xô!

  3. DANIEL LOBATO

    É nítido que o mercado está criando o caos para desmoralizar o governo já pensando em 2026. Onde o governo Lula 3 tem gastado tanto a mais que nos outros governos? Pé de meia? Pela política de reajuste real do salário mínimo? Em um país com inflação acumulada de 4,87% nada justifica uma SELIC a 12,25%. Está claro que o mercado quer o caos: real mais desvalorizado, inflação mais pressionada, necessidade de maior juros. O caos perfeito para um MIlei da vida em 2026

    Responda
    1. José Bueno

      Infelizmente, você está absolutamente certo, Daniel.

  4. Luiz Antônio I

    No país governado pelo mercado, manda e ganha quem tem grana, o povo, que se dane.

    Responda
  5. Pery Pedro

    VTF, que chama o governo anterior de governo das Trevas, agora é acusado de Bolsonarizar. Assim é o PT. Quem discorda do Cappo, é sacrificado. Vinicius segue lúcido, chamando a espada de espada. Elogia quando pode, critica quando deve. Se houve mais artigos de crítica do que de elogios,a culpa não é dele.

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Tudo é uma questão de lado. Se vc tem receitas em dólar e dividas em reais é só alegria e elogios ao ataque especulativo . Do contrario, é só críticas ao governo. A lei de Gerson nunca esteve tão presente! Por isso que a elite por aqui está tão assanhada.

  6. Gilberto Rosa

    Quanto melhor cumpre ordens, mais longe vai o jagunço, até coluna na Folha ganha.

    Responda
  7. Gilberto Rosa

    O Vícius falar isto, é a maior prova do ataque. Tudo que ele fala tem que ser visto como o posto, maior prova foram as previsões completamente erradas para 24 e 24, e não foi por pouco. Vícius é um ótimo guia, tudo dá errado, cem por cento garantido.

    Responda
  8. Ricardo Baumhardt

    Viu no que deu querer desbancar o dólar do comércio internacional? Derrubou o real!

    Responda
  9. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá. Pura especulação.

    Responda
  10. Elias Alves

    Assinando a coluna o especulador, que reduziu o texto para volta a especular.

    Responda
  11. Marcelo pires

    Se não é um ataque especulativo, então o mercado está tendo uma diarreia, devido as medidas do pacote fiscal de incluir o pobre no orçamento com a isenção do imposto de renda, ou é o Congresso que é mandatário do mercado financeiro junto com o campos neto, e não estão cumprindo sua função de capataz dos dono da casa grande direito

    Responda
    1. Pery Pedro

      Entendi Marcelo. O Galipolo esta mentindo pra deixar todo mundo tranquilo. Quando assumir vai fazer tudo ao contrario. Agora que voce explicou, vamos todos ficar mais tranquilos.

    2. Marcelo pires

      Esse daí já viajou no tempo e na maionese também. o presidente do BC ainda é o campos neto. Galípolo só jogou pra plateia... o que ela quer ouvir

    3. Pery Pedro

      O cidadão, que foi indicado pelo Lula, discorda de vocês. Mas ele é só o presidente do BC. Vocês é que estão certos.

    4. adenaldo bento rodrigues rodrigues

      Parabéns Marcelo pela coragem e lucidez do seu comentário. Domingo da mesma tese. Obrigado pela colaboração racional.

  12. leonardo oliveira

    A aposta no modelo insustentável de crescimento à base de crédito barato e gasto público sem controle já deu errado no governo Dilma Rousseff. Mas os petistas parecem não ter aprendido nada. No atual mandato de Lula, a relação entre a dívida pública e o PIB deverá aumentar 14 pontos percentuais.

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      Sim! Lula é o principal fator da valorização do Dólar. O atual Presidente da República é um incompetente, se ele continuar a gastar mais do que arrecada vai arrebentar com o Real e jogar a taxa de juros lá no alto.

    2. Marcelo pires

      Moody's eleva nota de crédito do país para investimento, desemprego é menor patamar 6,2 por cento , Pib deve fechar o ano em 4 por cento.. Acho que essas noticias nunca chegaram no seu celular, só fake news

  13. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O Brasil é refém dos rentistas, duvido que alguém minimamente informado, que não seja rentista, duvide disso. Tendo metade do orçamento comprometido o país tem dificuldade de respirar, amarrado por uma representação parlamentar fiel aos financistas, com um governo frágil, exatamente por não contar com maioria parlamentar, deixamos de tomar medidas eficientes para lidar com especuladores, o controle de capitais é essencial, impor prejuízos a quem quer lascar o país!

    Responda
    1. José Bueno

      O Brasil está no caminho certo.

    2. José Bueno

      O Presidente Lula recuperou o sentido de Nação, para um povo que agora tem governo, programa e meta econômica e social. O brssil está no caminho certo.

    3. leonardo oliveira

      Quem esta lascando o país é o sr. Lula.

  14. Robson Barcelos Gevegir

    A sua coluna, é um exemplo de especulação.

    Responda
  15. Renato Scherer

    Se não é um ataque especulativo coordenado, há uma especulação concomitante. O Mercado Financeiro nunca vai aceitar um governo que não seja austero. 90% votaria no Bolsonaro. 90% reprova o governo num crescimento do PIB em quase 4%. Quando Lula operou a cabeça, a bolsa subiu e o dólar caiu. Não tem nada a ver com equilíbrio das contas. É puro interesse financeiro de curto prazo aliado ao mais puro (des)afeto político.

    Responda
  16. Renato Scherer

    A Dívida Pública cresce desde 2015, basta ver o gráfico da relação Dívida/PIB, experimentamos toda sorte de austeridades desde Temer, foi revertida? Não. Após ligeira queda na pandemia (selic a 2%), voltou a crescer, hj quase 80% do PIB. Segundo a OCDE pode chegar a 90% do PIB em 2047. A média na OCDE é de mais de 100% (divida/pib), do Japão é 260%. Por que essa histeria?

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Paises ricos tem muita poupanca. No Brasil a poupanca é quase inexistente.

  17. Diego Nascimento

    Não é novidade nenhuma que as pessoas mais ditas a esquerda deliram, se agarram a essas dicotomias, para se isentar de culpa, é o "pobre x rico" o "amor X ódio" são as mesmas que acreditam que alguns cpfs tem a capacidade de especular dólar de uma nação inteira,fatos estão aí o governo arrecadou 3 trilhões esse ano e esta no vermelho, não tem solvência, tudo já está carimbado, não tem capacidade, sem inflacionar, a recessão já está as portas, selic a 16% já está na ata do copom vão culpar quem?

    Responda
    1. Marcelo pires

      Esse daí não sabe nem quem é Luiz Carlos Bresser Pereira

    2. José Fernando Marques

      O BC, entre outros agentes.

    3. Antonio Catigero Oliveira

      Talvez, o artigo de Bresser Pereira de hoje na dona Folha lhe faça aprender um pouco mais.

  18. Benedito Claudio Pacifico

    Ataque de ilusão é achar que o mercado vai dar o benefício da dúvida a um governo PT , vai que a moda pega e a direita entra em declínio , eles não arriscaram isto e o Brasil vai servir de exemplo , é inocência demais em só pensar sob a ótica econômica. O governo milei na Argentina pode fazer tudo de errado mas seu canto soa suave para o mercado .

    Responda
    1. José Bueno

      Ah. Lia, atualize os dados. O Milei conseguiu aumentar em torno de vinte por cento os cidadãos abaixo da linha da pobreza. Agora metade dos cidadãos argentinos já estão na miséria. Os abastados estão vibrando.

    2. LIA PIRES

      Governo Milei, fazendo tudo errado? Você deve estar de brincadeira, ou está lendo reportagem que desvia a verdade, para enganar quem gosta de ser enganado.

  19. jose luiz de castro

    Os canhoteiros não se cansam de repetir o mantra deles: a culpa é do congresso, do mercado, da Faria Lima, de todo mundo, menos do governo incompetente que está aí. Haja paciência...

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Nos poupe dos seus comentários fera

    2. Domingos dos Santos

      Que título perfeito! Ksksksksksksks enfim… dancemos conforme a música!

  20. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    O que o Congresso está fazendo e crime de lesa pátria. Para emparedar Lula estão destruindo a economia do país e afetando os mais pobres. Deveria haver uma devassa nas contas bancárias destes parasitas, lavradores em rede social, agro financiador de golpe e evangélicos disfarçados de conservadores. Uma vergonha. E no comando o chefe deles lá das Alagoas!.

    Responda
    1. José Bueno

      Piada. Lia. Não se engane, o cara já está totalmente indefensável.

    2. LIA PIRES

      Muito pior fizeram com o Bolsonaro, e as propostas eram muito mais descentes e eficientes . Ele foi acusado de não saber articular com o congresso.

  21. Adriano Dos Santos Bras

    Só existe uma saída honrosa para o Brasil , liberar a receita federal para verificar de perto o comportamento do congresso nacional , olhar tudo Relacionado aos nobres deputados e senadores, desde acordos com as prefeituras até o patrimônio deles …ao invés de olhar recibos da classe média.

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Isso mesmo! Boa! Parem de olhar nossos recibos!

  22. JORGE CESAR BRUNO

    O problema dos especialistas é colunistas da FSP e que preferem minimizar as ações do governo, isentar de responsabilidade o congresso Nacional e criticar toda e qualquer ação da equipe econômica! E o pior, não citar claramente o ataque especulativo ao dólar! Enfim...

    Responda
  23. José Bueno

    Não há nenhuma responsabilidade e honestidade em colunistas e comentadores que boicotam politicamente o arcabouço fiscal proposto pelo Presidente Lula, escondendo e desconsiderando que a queda das moedas do mundo inteiro está sendo provocada por interesses financeiros estadunidenses.

    Responda
    1. José Bueno

      Ah, Helena! Não dá para esconder ou encobrir que os predadores do país estão aproveitando uma crise internacional para tentar chantagear o governo do Presidente Lula e contrariar os interesses nacionais. Evitam incluircedte fstor nas análises. O mundo financeiro todo está bastante perturbado. A informação é que, neste momento, apenas tres países, em condições especiais, estão resistindo às consequências da desestabilização monetária produzida pel9s EUA.

    2. José Bueno

      Ah, Helena! Não dá para esconder ou encobrir que os predadores do país estão aproveitando uma crise internacional para tentar chantagear o governo do Presidente Lula e contrariar os interesses nacionais. O mundo financeiro todo edtà badrante perturbado. A informação é que, neste momento, apenas tres países, em condições especiais, estão resistindo às consequências da desestabilização monetária produzida pel9s EUA.

    3. Helene Medeiros

      Conheco moeda forte que näo cai frente ao dolar americano, muito ao contrario, o BC do tal pais tenta enfraquecer a moeda com a finalidade de sustentar o dolar americano. Conclusao: näo esta havendo queda de moedas no mundo inteiro.

  24. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A proposta foi enviada ao congresso em abril. Mas isso vtf não diz. De lá pra cá, só chantagem.

    Responda
  25. marco martins

    Trabalho no mercado financeiro desde a década de 90 E na verdade sempre houve e sempre vão haver especuladores no mercado, assim como no Brasil sempre houve e sempre vai haver instabilidade na economia e na taxa de juros. O que varia é a habilidade do governo de plantão pra lidar com as adversidades.

    Responda
    1. José Bueno

      O governo brasileiro nunca enfrentou tamanha chantagem do setor financeiro e do congresso diante de um programa sério e responsável de equi:íbrio fiscal. Resistência e boicote porque ideologicamente não aceitam um programa que inclua também o pobre no orçamento.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Perfeito o seu comentário!! Não precisa ser economista pra verificar que a oscilação vertiginosa do dólar, tem caráter especulativo! As mesmas projeções do mercado financeiro de um mês atrás são as mesmas, e o dólar estáva em torno de 5,70! Hora, se tem um pacote fiscal tramitando e não concluído, qual o motivo do estresse? Especulação, simples assim!!

  26. José Bueno

    Não há nada de politicamente complexo no país. A resistência a ajustes fiscais simples vem do setor mais abastado que continua a atuar com uma voracidade selvagem, boicotando e chantageando a solução com o programa sério e responsável do Presidente Lula. Só buscam garantir a qualquer preço o aumento de sua abundância financeira às custas do sacrificio desnecessário das camadas menos abastadas e mais pobres.

    Responda
  27. Ricardo dos Reis Silveira

    O melhor da coluna é a cata de gravidade dele; se ele tivesse na idade média, defenderia o luxo do rei em detrimento da pobreza do povo; q covarde né! Ponha um pouco de dignidade na vida

    Responda
  28. ranilson saraiva

    Ora ora...só os petistas veem um ataque especulativo do mundo subterrâneo ao real, enquanto fecham os olhos para não vê a incom petência do governo dos seus sonhos. E tenho uma novidade...vai piorar. Quem sabe se o Lula pedir pra sair discretamente...diz que a cabeça tá doendo. Se o Alckmim assumir....pode ser até que melhore.

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

      Ranilson vejo um pouco ranço em seu comentário. Se você for grande especulador você tem suas razões. Se não é saudades do Guedes com a passagem do déficit de precatórios que caiu no colo do Haddad de 140 bilhões. Saudades também do inelegível

  29. José Cardoso

    "...ou subsidiando em geral quem quer tirar dinheiro do país (torrando reservas)". Exatamente. Quem sabe a nova cotação de equilíbrio, com China crescendo menos e EUA protecionista, seja em torno de 7 reais por dólar? O BC estaria vendendo barato nossas reservas. Como o futuro é opaco, deve-se evitar essas ações.

    Responda
  30. carlos cardillo

    Penso que não era para estarmos vivenciando uma situação como a atual, considerando que o desemprego vem caindo e a economia crescendo. Bastava o governo sinalizar de forma mais clara os esforços para redução do déficit público. Mas o próprio governo age para criar marola. Difícil entender o que querem ao criar tumulto, mas no tal mercado, onde uns muitos perdem outros pouco ganham.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      vc não entende mesmo pq o governo vem dizendo que vai diminuir os gastos e não vai aumentar impostos e vem fazendo isso e muito claro para quem não é desonesto como o comentarista, não há cenário para tanto só o da ganancia e boicote do governo

  31. jose prado

    Mas 10% de juro real não é uma aberração?

    Responda
  32. José Freitas

    Existem soluções para "acalmar" o mercado e evitar esse "ataque especulativo": Reduzir o tamanho da máquina pública eliminando metade dos ministérios e dispensando pelo menos 200 mil "servidores" não concursados. Acabar com TODOS os penduricalhos que enfeitam os contracheques da cupula dos tres poderes da república, limitando seus rendimentos TOTAIS ao teto constitucional. Vender ou fechar TODAS as estatais deficitárias. Limitar o "teto de gastos" à 70% das receita obtida no mês anterior.

    Responda
    1. LIA PIRES

      Diminuir despesa, qualquer que seja possível. O problema é que apoio custa caro. Retribuir apoio custa caro. Artista custa caro. Mídia favorável custa caro. E vai por aí.

    2. Rafael Lopes

      Conversinha cretina. Como se diminuir ministérios resolvesse o problema. Nos poupe

  33. Alberto A Neto

    "Ignorância é o nosso grande patrimônio nacional". (Paulo Francis)

    Responda
  34. Jose Walter Da Mota Matos

    Os meus conhecimentos sobre português são iguais aos do Gustavo Michelin sobre mercado financeiro, rasos.

    Responda
  35. Jorge Luiz Padilha

    A origem do problema está nesses políticos eternamente oportunista do centrão, no corporativismo dos super-salários do executivo e do judiciário, da intransigência dos militares em cortar privilégios econômicos. Desse caldo de cultura se aproveita a Faria Lima para aí "especular" no terrorismo cambial direcionado a evitar as boas obras de Haddad/Lula para termos um país melhor e mais igualitário.

    Responda
    1. José Bueno

      Terrorismo cambial, é isso mesmo.

  36. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Lula está revivendo seu radicalismo do início da carreira, quando queria dar calote na dívida e lutava contra a responsabilidade fiscal. Tudo passa mas cacoetes ideológicos parecem se acentuar conforme o tempo passa. Essa falta de uso da evidência contribui para o sentimento de desconexão entre Lula e a realidade financeira. Terraplanisno fiscal petista. O objetivo de curto prazo se sobrepõe ao da estabilidade do país, algo mais precioso que as chances do PT na próxima eleição.

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Retirou o meu comentário porque fui muito realista para o meu xará e cia bolsonarista? Não havia nada que inflige as normas da dona Folha. Ah, deve ser a aula dada no artigo do Bresser Pereira...

    2. Antonio Catigero Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  37. João Batista Tibiriçá

    Veremos até quando vai essa queda de braço! Quem vai pagar a conta?

    Responda
    1. LIA PIRES

      Quem vai pagar a conta? O povo, com certeza

  38. Jose Walter Da Mota Matos

    Gustavo não foge do tema, argumente com razão, e comentou aqui a hora que eu quiser, oh ?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Qual a parte da bíblia aonde ele diz isso ?

    2. Gustavo Michelin

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  39. Antonio Catigero Oliveira

    Ademais, a explicação do texto não demonstrou ''ilusão'' alguma. Em alguns pontos, parece claro a concordância latente sobre a especulação. Está havendo ''turbulências''? Estão! Mas, como já vimos em outras colunas, a ''receita'' seria o estrangulamento da produção e a recessão, como passa a decadente e falida Argentina do Milei? O presidente Lula ganhou três vezes para trabalhar pelo Trabalhador do chão ou o empresário produtivo; não é para sustentar parasita$ que se excitam com a Fome do pobre

    Responda
  40. Jose Walter Da Mota Matos

    Jose Batista, o problema não é o governo, mais o congresso e vc sabe disso.

    Responda
    1. LIA PIRES

      A língua portuguesa, nunca foi tão desconhecida do povo, como nessas 02 gerações passadas. A educação piorou e muito. Só não estamos pior por conta do corretor, que ajuda nas derrapadas. Muito triste.

    2. LIA PIRES

      Acho que depende: Se quem está no governo é de direita, então a culpa é do governo, mesmo que esteja fazendo o melhor possível. Já, se o governo for de esquerda, cheio de incompententes fazendo M. Daí a culpa é do congresso, juros altos, Faria Lima etc

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Descubra q é de bom tom começar uma frase com letra maiúscula

    4. Gustavo Michelin

      descubra a diferença entre "mas" e "mais" e depois volte aqui comentar

  41. Benedicto Ismael Dutra

    As engrenagens especulativas existem e já causaram danos a muitas nações. Mas não é só isso, a atitude do governo é fundamental. Desde o pós guerra o dólar assumiu o papel de moeda global. Os governantes de pires na mão pediam socorro, sem planejarem uma situação de estabilidade cambial para não caírem no abismo do déficit. A guerra cambial, impõe cabresto curto aos descuidados. A China acumulava dólares vendendo abaixo do custo. O Brasil mantinha paridade cambial com juros altos e decaiu.

    Responda
  42. Antonio Calmon

    A lógica é: para evitar que a dívida cresça eu aumento os juros porque assim aumento o gasto do governo com a dívida. Esse negócio de BC independente é botar 171 pra contar dinheiro.

    Responda
  43. aroldo zella

    Reservas internacionais insuficientes???? Onde na Argentina??? Dolar fora da realidade, juros fora realidade, quem ganha...o mercado??? Falar em ecomizar em cima do reajuste do salário mínimo ou não contemplar a isencao de até R$5000,00 no IR, isso sim e piada. O mercado tem aplicado em paraisos fiscais uns dois pib's brasileiros, o BC bem que poderia dar um jeito nisto...

    Responda
  44. Antonio Catigero Oliveira

    Uma economia que se baseia em juros fora da realidade produtiva, sempre estará correndo risco, pois a cada aumento dos juros, maior será a divida. Não é preciso ser 'analista' para saber disso. Não sou do tipo que gosta da comparação superficial entre a economia de uma terra com 220 Milhões de pessoas, a maioria de pobres e famintos, com a economia familiar ou comercial. Mas, qualquer chefe de família ou comerciante sabe que depender de juros exorbitantes para sobreviver, é o prenúncio do fim.

    Responda
  45. César A C Sanchez

    Presidente populista, simples assim. O anterior, que também é, ninguém nunca levou a sério, já Lulão é velho conhecido fanfarrão. O interessante é que ele se tornou muito mais moderado, os métodos mudaram, "evoluiu" do Mensalão para as emendas pix (o orçamento secreto atual) e agora tem uma deslumbrada ao invés da discreta dona Marisa.

    Responda
    1. José Bueno

      Quanta mentira e bobagem, César.

    2. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      teve a outra eva também, que também corrompeu seu conge, sendo responsável por toda a desgraça humana desde então! essas mulheres são fogo, viu? ainda bem que tudo foi esclarecido e nao se trata de misoginia.. #evaeadao

    3. César A C Sanchez

      Acho que Gustavo não gosta de história, que está entre as ciências humanas, e na América Latina há o registro de personagens como Eva Peron. É nada desprezível a influência, muitas vezes deletéria, que uma companheira pode ter no desempenho de um líder já em declínio. Ainda assim, admito que seja exagero comparar uma personagem marcante como a argentina, que faleceu jovenzinha, com a Sra. esbanja.

    4. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      alguem precisa estudar a fixação desses reaças com a primeira dama.. a discussão é fiscal mas fazem questão de meter a misoginía no meio.. deve ser alguma forma de se identificar para os outros reaças

    5. Gilmar Maghenzani

      Sei sim mas vc criticar um Presidente que fez o melhores governos na história e só pegar os números e chama-lo de fanfarrão, pq fanfarrão é mentiroso e sabe quem é

    6. César A C Sanchez

      E quem seria meu "herói", caro Gilmar? Você ao menos sabe interpretar aquilo que está escrito no comentário?

    7. Gilmar Maghenzani

      vc deve ser rico e rentista pq um Presidente que sempre trabalhou para o povo não é um fanfarrão o seu herói é

    8. Joel Pedt Silvestre

      Vc anda muito tenso!! Sugiro buscar ajuda!!

  46. Armando Moura

    há um brutal ataque especulativo, e o propósito é conseguir dolares e transferi los para contas nos estados unidos, onde se compra papeis brasileiros, que pagam muito, a preço de bananas, inclui se ai petrobras, vale e outras. O governo devia segurar o cambio, só o faz que tem transferencias comprometidas, viagens com passagens compradas, o resto tem que esperar por liberação para comprar dolares. Esta na hora do governo agir. Deixa o mercado negro do dolar vir com tudo, vai haver perdas.

    Responda
  47. João Leite Leite

    Acredito que nas condições atuais aumentar juros para conter a inflação é burrice. Aumentar juros é para segurar o consumo, e o consuma já está muito abaixo do normal. Nas décadas de 70 e 80 fazia sentido porque o povo tinha dinheiro para consumir. Agora 50% da população muito mal consegue consumir o básico. O ideal seria cortar os gastos desnecessário dos políticos mas. Eles querem e vão cortar no salario mínimo que que já não esta valendo nem 10% do valor legal que esta na constituição.

    Responda
  48. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    A direita não consegue emplacar um nome para a sucessão, tenta com o Tarcísio e outros oriundos da ultradireita raiz. A Folha faz parte da torcida junto aos seus outros pares. Não conseguindo, o Lula vira alça de mira num terrorismo de mercado nunca visto. Você compõe o batalhão de choque com ares e pose de doutor. Volte para os gastos e dívidas deixadas pelo desgoverno anterior seu Vinícius. Apagou a memória para se aplicar ao batalhão da insensatez.

    Responda
    1. LIA PIRES

      Só para constar. Foi deixado superávit As dívidas começaram a descompensar agora. Aliás é a maior da história

    2. Gilmar Maghenzani

      Boa Maria fiquei contente de saber que há uma luz no final do túnel

  49. Antonio Silva

    O mesmo mercado que entende de previsão e já antever um colapso financeiro futuro, estimou em março desse ano que a economia ia crescer 1,5 % erro em 120%. Sob certo ângulo, parece que a terra é plana, razão objetiva do percentual da queda do dólar no país inexiste, análises comparativas com o contexto internacional rasas, desconsiderar a ação especulativa dos kidscoletes contra o país que trabalha é grave, a conta será alta.

    Responda
  50. Frederico Goulart

    O 1o parágrafo é o mais esclarecedor, pois identifica todas as modalidades utilizadas pelo mercado para fazer justamente o que o autor passa todo o restante tentando dizer que a culpa é do governo. Termina dizendo que tudo se resolverá quando Lula assumir que o problema está com ele. Bom, particularmente acho que o que o governo está fazendo é justamente aquilo para o que foi eleito, entregar uma reforma fiscal responsável sem penalizar o lado mais fraco. No mais voltamos ao 1o parágrafo.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.