Vinícius Torres Freire > O ataque de ilusão de achar que o real sofre ataque especulativo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Nunca é só economia. O que está acontecendo é uma disputa polÃtica entre um setor minoritário, mas muito influente, e um governo que ainda tem, minimamente, alguma sensibilidade social e compromisso com o povo. E os especuladores (apelidados indevidamente de "mercado") usam as armas que tem para pressionar o governo para que este governe como eles querem.
Passou da hora duzmercauz passarem a responsabilizar e pressionar os congressistas (particularmente os presidentes das casas) pelas farras que fazem e permitem com dinheiro público (supersalários, subsÃdios, emendas, privilégios) e pela desidratação de qualquer tentativa de contenção fiscal vinda do executivo. Pena que pra que isso acontecesse uzmercauz teriam de atuar de forma pragmática e não ideológica, e sabemos que isso nao é o forte da farinha lima.
O colunista é sempre cuidadoso e em geral bem preparado. Mas fiquei curioso de onde tirou os fundamentos econômicos que usou. A descrição da dinâmica de ataque especulativa à moeda é de uma "simplorificacao" medonha. Lamento muitÃssimo que alguém vá usar o artigo como referência pois é muito ruim e propositadamente ignora fatos e opiniões extremamente qualificadas (incluindo prêmio nobel) sobre a dinâmica atual dos "mercados" e suas ações e reações. Vinicius, economia não é seu forte.
Nunca foi mas que ele é rentista ha isso é
Acredito que há um pessimismo exagerado na economia. As classe média alta está preocupada em perder a possÃvel viagem da Disney ano que vem. A 30 anos, tirando o governo 1 e2 do Lula, vivemos estagnação....para sair dessa estagnação precisamos tirar os 60 milhões da miséria....sem programas sociais não conseguiremos isso. O governo não tem de onde cortar gastos...falta os investidores aceitarem um pouco dividir o ônus de tirar o paÃs do subdesenvolvimento.
Seu comentário é muito simplista . " O governo não tem de onde cortar gastos " ??
Os comentaristas econômicos de sempre são unânimes em dizer que não? Então, há. É que eles fazem parte da confraria que perdeu a eleição, mas que acredita que não, que deve estabelecer a polÃtica econômica. Não há justificativa econômica para tanto, nem mesmo a propalada crise fiscal.
Pare de fingir sensatez com ataques fingidos isenção advogados pelos fingidores de investidores sérios fingidos.
Bolsonaro entregou o orçamento na mão do congresso e deixou o executivo de mãos atadas. Resta cortar na carne dos menos favorecidos. Essa é a crÃtica que deveria ser feita.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Caro Rubio : sem o aval do congresso não há governo que consiga isso!
E cadê peito prá isso. O governo sempre estimulou essas indecências.
Lula já reconheceu o problema fiscal e está agindo. Falta agora o BC reconhecer que a inflação não está alta mas os juros estão demais e vão fazer o Pib cair, o desemprego aumentar e a dÃvida pública explodir. Só quem ganha são os bancos, os rentistas e outros credores
vcs falam em cortes de gastos OK, então vamos calcular um porcento de juros dá mais de 50 bi e se cortar seis porcento dos juros dará 300 bi tá bom pra vcs ou não?, percebem que o problema não está nos gastos
O governo está cuidando de conter o déficit, Juscelino, mas o BC também tem que ter boa vontade pra avaliar como o aumento de juros está penalizando o orçamento, explodindo a dÃvida pública e inviabilizando o setor produtivo. E se esse aumento dos juros continuar vai haver desemprego e recessão
Data venia, Vitorx mas segundo o presidente, em entrevista ao Fantástico do último domingo, a única coisa errada hoje no paÃs é a taxa de juros, ou seja, é o BC. Negando as aparências e disfarçar as evidências não vai nos tirar desta situação. O aumento da taxa de juros é um amargo remédio que pode deixar de funcionar senão houver um corte efetivo de gastos e sinalização de que haverá um compromisso do governo na diminuição da dÃvida pública.
Quem eu vejo que tá indo pro brejo, ou vendo o sol quadrado, Paulo, é o gado de camisa amarela.
The cow foi pro brejo, Vitor. Sem um corte de gastos grande o bastante para fazer a relação divida/PIB começar a cair, de agora em diante vai ser só ladeira abaixo. Somente Lula pode evitar o desastre mas ele não vai fazer nada porque não tem estômago para fazer o que precisa ser feito. Milei e sua motosserra resolveriam o problema rapidinho.
não é especulação não. falou o motoboy da Faria Lama, deveria ter vergonha de se prestar a esse papel por um punhado de moedas
Paulo pÃfio vc leu no zap ou na folha? se nem começou e mais foi aprovado pelos congressistas e com eles dizendo que será satisfatório, mas não vem e tenta lacrar
Hahaha. Boa! Motoboy da Faria Lama.
A crise começou no dia e hora em que foi divulgado o pacote pÃfio de corte de gastos. Por que, em vez de falar bobagens, vc não procura saber a quantas anda a dÃvida publica e quanto o governo paga de juros por ano?
Estamos sofrendo a descredibilisacao completa de um governo inepto e não ataque especulativo!
olha a fake
o próprio pt no congresso tá boicotando o pacotinho
Fake news espalhadas intencionalmente com objetivos polÃticos, no mercado financeiro, caracterizam, sim, ataques especulativos, inflando de forma artificial o valor do dólar. É o que estamos vendo!
Esse governo é problema para os especuladores e solução para o povo. Infelizmente, por enquanto, os especuladores estão tendo sucesso no boicote ao paÃs.
Não tente tapar o sol com peneira! O governo é o problema!
Eu não sou economista nem jornalista, mas creio que há especulação no caso do dólar sim! Os urubus se farta com a carniça, quanto mais uma nação pobre, mais submissa, acreditará mais em Deus e por aà vais !É da ilusão que vivem os brasileiros. Quem está no poder mundialmente, sabe disso e não perderá a oportunidade de sangrar nosso governo. Os donos do dinheiro grosso como você diz, não tem dó de pobres. Pobre que se exploda, como dizia o deputado Justo Verismo.
O que especulares querem? Cortes na educação, corte no BPC e aposentadorias, cortes na saúde, venda de patrimônio público. Tudo isso para sobrar dinheiro e o governo pagar os juros mais surreais do planeta. Essa gente não tem o menor compromisso com o Brasil. Mas sempre sobra um troco para os ideólogos da imprensa, economistas pró mercado e uns influeceres de fala mansa que enganam muitos incautos que acreditam na autorregulação do capital, que não há interesse polÃtico, somente técnico.
Paulo, qual a relação entre o preço do dólar e o “sacrifÃcio” do investidor em tÃtulo público? Credita-se a a alta do dólar à dÃvida pública e a dos juros também. Logque tem a emprestar ao governo ganha! Onde está o sacrifÃcio? Não é do investidor.
E desde quando quem investe em TÃtulo do Tesouro tem de fazer sacrifÃcios em favor do restante do paÃs? Cabe ao governo cortar gastos para não precisar tomar dinheiro emprestado para cobrir a diferença entre arrecadação e despesas.
Assino embaixo .
Para o assessor de imprensa da banca, só existe uma solução possÃvel, ela é simples e, por coincidência, é a mesma que os especuladores querem.
Ser obrigado a criar e publicar esses argumentos em defesa de especuladores me dá vergonha alheia.
Politicas fiscal e monetária desalinhadas, conflitantes. BC tenta asfixiar a economia mas o governo a estimula. Juros nas nuvens, gastos públicos altos. BC apoiado (ou dominado) pelo mercado financeiro. Grande mÃdia elogiando BC e mercado - e culpando o governo por tudo de ruim. Mas milhões de pessoas que são beneficiadas pelas altas do PIB e pelo baixo desemprego estão sendo ameaçadas agora pelo BC/mercado que pressionam por mais juros e menos atividade econômica.
Dos 50 milhões de assistidos pelo Bolsa famÃlia, 25 milhões são de crianças. Do restante a grande maioria são de mães, idosos, Ãndios e gente em situa de rua. Será que o leitor abaixo tem alguma sugestão de onde cortar gastos?
Não temos baixo desemprego, temos sim cinquenta milhões de pessoas no bolsa famÃlia!
O presidente Lula mandou chamar o inglês que montou a estratégia de defesa quando o Soros apostou sobre a Libra. Ainda há chance do governo ganhar.
Melhor ele chamar logo o Mandrake !
E também não cita as falas do Campos Neto com ameaças veladas sobre o dolar desde abril conferências fora do paÃs metendo o malho da polÃtica econômica.
A coluna é desonesta. Não cita as ameaças de Trump. Não cita o fluxo de saÃda comum no fim de ano. Não cita a pesquisa Quaest. Nem, a, talvez, causa principal: o governo não decidiu como vai cobrar imposto acima de 50 mil por mês. Ou seja, "o mercado".
Vtf eh só mais um carteiro entregando o recado da banca.
Essa explicação de vtf eh tão especulativa quanto. O Br eh um campo minado pelo liberalismo, pelo oportunismo de elites, pelo predadorismo dos banqueiros. Eh colonial. Eh a matéria escura que envolve a vida nacional.nao se está fabricando agora uma especulação em concerto. Ela eh o Brasil desde sempre. Vtf eh só mais um carteiro entregando o recado da banca
A solução pro governo é exatamente o que mercado não quer: inflação. É o que governa nega mas é o que busca desesperadamente.
Não, Gustavo. O Presidente Lula busca desesperadamentec equilÃbrio fiscal com inclusão do pobre no orçamento. O que o "mercado" quer é a manutenção da sua abundância à s custas da miséria do povo. Como Milei está fazendo.
Essa é a Câmara dos deputados do "pouca farinha, meu pirão primeiro", e dane-se o Executivo e o paÃs.!
Nosso Congresso não tem nenhum compromisso e responsabilidade com o PaÃs, age igual ao mercado com quem me der mais é que eu vou, veja o que fizeram na hora de votar o bloqueio das emendas no corte de gastos, limitou até 15 por cento, ridÃculos...
Petezada e seus inimigos imaginários, o "Mercado" e os "Faria Limers".
É só o mercado revendo posições e remanejando portfólio face a maior probabilidade de lisarB continuar sob a mesma bandeira no executivo até 2030.
Falta credibilidade ao governo. É disso que se trata.
Marcelo, divida publica em oitenta por cento do PIB sendo reajustada com juros de oito por cento ao ano acima da inflação eh um indicador favorável? De uma olhadinha num número chamado déficit nominal, aquilo que ficou negativo depois que o governo pagou todas as contas, inclusive os juros da sua dúvida. Está em mais de um trilhão de reais.
Eh isso mesmo, Camargo. Falta de credibilidade. A crise começou na hora em que o governo divulgou o pacote pÃfio de corte de gastos, deixando claro que não pretende corrigir o problema fiscal e que, portanto, a relação divida/PIB vai continuar a subir até ficar insustentável.
Lula vai segurar este touro pelo chifre! Mercado é covarde e anti patriota! O capital não tem fronteiras nem limites! Não podemos nos pautar só por ele.
Pib deve fechar o ano em quatro por cento , Desemprego em seis vÃrgula dois por cento . A economia cresce mesmo com esse monte de abutres do mercado financeiro e fari seus de plantão
Todos os indicadores são favoráveis ao governo, todos. O governo melhorou a sua classificação em agência de risco. O Brasil foi o segundo paÃs do planeta que mais recebeu investimentos. Você pode falar de onde você tirou a sua afirmação?
O problema não está em lula, mais sim no congresso, pior, todo mundo sabe disso, inclusive os analistas.
Quero ver em quem lule vai pôr a culpa depois do réveillon
moommmmm
No Bozo, que torrou dinheiro a rodo para tentar se reeleger e agora vai preso!
Enquanto isso, como vai o Fiscal? Estados ganharam mais 4% de financiamento por parte da União sobre as suas dÃvidas. Um pacotinho de 50 Bi a mais de divida pública contratada... quem liga? Só os malvados do sistema financeiro.
Sua descrição de ataque especulativo parece com o que estamos presenciando agora com o dólar. Impressionante a semelhança!
Sim Ele repete o mantra dos especuladores ( que a FSP chama de mercado) Estes jornalistas funcionam como caixa de ressonância , como papagaios que repetem .O Japão está com sua moeda desvalorizando .Há outros paÃses sofrendo pressão de especuladores Há uma corrida por criptos .Os juros americanos estão alto Nada disso levam em consideração
No final dos anos noventa, a polÃtica fiscal de Lisarb era acentuadamente conservadora - a julgar pelo arrocho dos salários dos servidores públicos que não recebiam função comissionada. O charmoso lÃder máximo de Lisarb disse 'Abra-te, Sésamo!' e os Estados Gerais aprovaram a emenda da reeleição. Meses depois de reeleito o lÃder charmoso, um pedestre decadente notaria, no trajeto diário, algo meio surreal e nada esplêndido: gente chique na fila do Procon. Era o fim da paridade cambial em Lisarb.
Essa crise cambial comecou com uma brincadeirinha de 2 bancos num boletim Focus. Especularam que a inflacao iria aumentar nao se sabe la quando, e que aumento drastico da Selic seria necessario. No boletim focus se pergunta a bancos quanto eles querem que os juros suba. Eh como perguntar a um alcolatra se ele quer mais pinga. Deu no que deu, essa invencao infeliz de fhc, pedro malan, gustavo franco, esta afundando o Brasil que eh refem da faria lima que faz o que quer com o pais.
Que Faria Lima nada, essas coisas se decidem em Wall Street.
Sim é ataque especulativo E apropria folha noticiou que alguns bancos perderam dinheiro com o aumento das taxas de juros e ai começaram a drenar recursos para o dólar.O dólar está em alta no mundo todo.Além do que dezembro é mês de saÃda maior de dolares do paÃs As bolsas dos EUA despencaram hoje também será que foi culpa do LULA ?
Não restam dúvidas de que o pacote de redução de gastos apresentado pelo governo está aquém do necessário, mas a reação do mercado financeiro, foi além do que já se viu em situações muito piores no passado. Há algo estranho no ar.
A sua análise faz todo o sentido, considerando que o senhor reconhece que o pobre tem que passar fome e morrer. Se o senhor acha que a população que trabalha e produz riqueza, além de pagar impostos, deve ceder todo o dinheiro público para a acumulação da Faria Lima. A sua interpretação é perfeita, considerando que a cabeça pensa baseada no chão que os pés pisam , como afirma Frei Leonardo Boff e que, no seu caso, são de mármore e granito.
Se prepara para correr Diego, já foram desmascarados. Apostam contra o povo, o que lhes dá o direito de revidar. Fuja enquanto há tempo.
Que grande besteira, acha que um grupo tem capacidade de especular uma nação? A verdade está na cara de todos nós, embora tenha pessoas que vomi tam o choro pelos pobres, quando estes são assal tados pelo próprio governo que diz o defender, mas isso ninguém quer ver né, governo empobrece as pessoas com essas ações, tiram até o último centavo em impostos e depois culpa o mercado, o BC, o Santo da vez, triste
Não é necessário imaginar um complô para estranhar o mecanismo de formação de expectativas do Mercado. Será que um operador do mercado tem expectativas a respeito do paÃs ou a respeito das expectativas que seus colegas terão a respeito da expectativa de todos os outros operadores a respeito do futuro do paÃs? Fica a impressão de que as teorias que esses operadores aceitam têm mais efeito sobre a realidade do que a realidade sobre essas teorias.
O dólar nas alturas e a inflação de alimentos ao longo do ano estão no cerne da percepção das pessoas de que a subida nos preços não está sendo atacada da maneira devida. A avaliação de Lula neste segmento fecha o ano com 47% das pessoas considerando ruim ou péssimo o combate à inflação feito pelo governo, 1% a mais que em abril .Lula rapidamente virando um dilmo.
Perfeito, mas o Lula não será impichado porque é homem. Além disso, ele é um estadista e se garantiu no congresso pois conhece a covardia do mercado. Dessa vez quem vai ganhar vai ser o povo e a Faria Lima vai ficar pianinho ou fenece.
Pesquisa do Ipec , podem ir lá ver.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > O ataque de ilusão de achar que o real sofre ataque especulativo Voltar
Comente este texto