Maria Herminia Tavares > O desafio da dupla renovação do PT Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Estimada Professora de onde a senhora tirou a informação que o PT universalizou a assistência básica da saúde? Por favor, isto foi garantido na constituição de oitenta e oito quando o governo, aceite-se ou não, era Sarney! OrasilJusto!
A agenda PSDB/PT inscrita na Constituição de 88 se esgotou. Não há como avançar nessa direção sem desenvolver o paÃs. A nova agenda de qualquer partido estará necessariamente voltada ao desenvolvimento. Há dois caminhos. Num deles, o Estado é indutor do desenvolvimento. No outro, é apenas assistencialista e regulador. É esse o dilema do PT. Até agora, optou pelo segundo caminho, mas sem convicção. Falta um partido de esquerda que opte decididamente pelo primeiro. A China é o modelo.
O PT é uma onda surgida ainda nos anos 70 e 80, quando os "românticos de Cuba" (Fidel, Guevara, etc) ainda empolgavam multidões. Havia paradoxalmente uma pitada de Lech Walesa contra a opressão soviética. O Lula é a encarnação disso tudo.
Lula ainda é um empecilho para uma ampla e necessária reforma politica. Em breve deixará de sê-lo e não haverá outro politico capaz de liderar a esquerda ou a direita que irão se fragmentar mais do que ja estão fragmentadas, refletindo os interesses politicos e demandas regionais. A "governabilidade" será cada vez mais dificil e o preço que a sociedade terá que pagar por essa democracia de fachada poderá se tornar insuportável.
Parece que os articulistas estão sob nova ordem dos patrões! Ontem foi Ruy Castro a tentar diminuir o o PT e esculhambsr Lula. Ruy, enquanto analista polÃtico, é um excelente biógrafo de música (já que seus livros sobre Nelson Rodrigues e Garrincha são bem mais ou menos). E olhe que eu nem falei de Joelzinho, Pondé, Lygia Maria e o resto do time de estrupÃcios da direita "esclarecida" da Folha.
DifÃcil lidar com opiniões diferentes, né?
PT sem Lula definhará melancolicamente a la PSDB.
Falou o PhD em ciência polÃtica, pela Universidade Bozozóica do WhatsApp do Carluxo.
A falta de visão do PT é tão ampla que ameaça até o partido. O plano deles se resume a próxima eleição. O dólar é juros estão aà como testemunhas. Ficaram muito dependentes de Lula que não tem sucessor. Dilma foi um fracasso retumbante. Lula está ultrapassado. O tempo é implacável e nem o STF pode pará-lo. É vida que segue.
Melhor visão é a do seu mito, não? Nem pensava em eleições...Mais fácil é o golpe!
o que seria da imprensa se não fosse o PT, tanto partido no Brasil mas o PT é o partido preferido para ser malhado, dia sim no outro também, o PT é o maior partido de esquerda da América latina queriam vocês ou não, se for chorar manda áudio
Sérgio Moro, em sua fúria punitivista, polÃtica, financeira, partidária e de poder, teve o cuidado de destruir a trajetória de grandes lideranças petistas, como Dirceu, GenoÃno e outros. Lula se recuperou, mas tal recuperação ficou bem mais difÃcil, ou quase impossÃvel, para os outros, que ainda sofrem os efeitos das difamações.
O Mensalão (denominado no desgoverno Bolsonaro de Orçamento Secreto, em que ele entregou a chave do cofre ao Lira), e era uma prática de todos os governos, para verem seus projetos aprovados, levou muitos petistas à prisão.
Ohh menos. O Moro nunca julgou Dirceu,genoino, tarso genro ou delúbio. Foi a briga interna por poder que destroçou o partido que hoje está cheio de oportunistas atraÃdos de outros partidos, veja esse ministro Camilo do PDT. Ressalve a coerência do Genoino que se afastou depois do fogo amigo. Um cara que teve a coragem de enfrentar a ditadura sucumbe à s artimanhas de uma narizinho.
Xiiiiii, dona HermÃnia, parece que os contratempos de saúde do Lula virarão de fato o mote principal de uma série de discussões nos próximos meses. Não sei se é muito simplismo da minha parte, mas creio que o elo perdido foi determinado quando da cana do Lula e da eleição de 2O19: desde o inÃcio, o Haddad deveria ter sido escolhido pra candidatura presidencial. Perdeu-se por pouco e deu no que deu. Enfim, passado não se muda, mas não era mau tê-lo como baliza.
Poi Zé, meu caro Ennio, não pude deixar de considerar a hipótese do "simplismo". A negociação da cabeça de chapa talvez fosse a opção mais robusta; mas não sei se, à época, a ameaça Bozolóide/extremo-direitista teria suficiente força pra empurrar o PT avessa decisão, sabe? Enfim, são coisas que nos lembram da importância de não se fechar sobre si e os "esteios tradicionais".
Benassi carÃssimo, a idéia de lançar o Haddad mais cedo é simplista pois também não levaria. A estratégia mais correta teria sido fazer uma frente com todas as forças progressistas, inclusive o PT abrindo mão da cabeça de chapa, como desejavam algumas lideranças do próprio partido. Mas aà encontrou a inflexibilidade e soberba Lula. Os resultados estão aÃ!
O Pt e o Lula foram as melhores coisas que já aconteceu a este paÃs mesmo com erros e tropeços .A grande dificuldade é de chegar as parcelas da população que se beneficiam com as polÃticas publicas e que são desviadas por pastores e por mÃdias do status quo. O Lula trouxe um pouco de civilidade e avanços para um paÃs ainda medieval em certo sentido Aqui o capitalismo é primitivo Capitalismo de oligopólios e monopólios privados" sem risco" Carteis e mais carteis
Essa tal agenda reformadora do PT sempre foi uma abstração,uma miragem. E esse novo progressismo baseado na cultura woke e no terrorismo ambiental já tem sido rechaçado em várias partes do mundo. Aqui no Brasil não será diferente. Resta à esquerda reconciliar-se com a realidade ou preparar-se para enfrentar as consequências de ignorá-la.
Que "terrorismo ambiental"? Se fala do medo das calamidades provocadas pela Catástrofe Climática que nós mesmos provocamos, é um medo perfeitamente justificado, provado cientificamente e todas as ações possÃveis devem ser feitas para conter tal devastação. Se fala de ataques a cidadãos visando assustar a sociedade em nome de um objetivo, só vi terrorismo do lado dos devastadores, como quando atacam militantes ambientais, aldeias indÃgenas e fiscais, ou inventam um "dia do fogo"!
Os intelectuais orgânicos do Par Tido estão esgotados. Estão prevendo o final sem o Lulismo. Sabem que o Par Tido está sem rumo, é só falatório, manteve uma elite patrimonialista só que colorida, não sabe lidar com as despesas públicas. O que Lula conseguiu foi os votos conservadores de pessoas que com ele se identificam. Os membros da cúpula do partido fumam charuto cubano, conseguem altos cargos para esposa e parentes. Triste fim de uma esperança.
Valdo apenas expressou sua opinião em que pode sim haver uma união desde a esquerda até o centro. Desnecessários os seus insultos.
O sr. Valdo passa pano ganhou um presente. Uma volta de pedalinho num sÃtio de Atibaia com um gole de Salinas envelhecida ao final. "Você que entra, deixe todas as esperanças " Dante entrando no Inferno
Besteirol de WhatsApp senhor Brito. A esquerda e a centro esquerda, até mesmo o centro encontrarão uma via progressista que contemple o lado social e fiscal, que será facilitado pela derrocada da extrema direita que não mostrou qualquer resultado diferente do enriquecimento dos seus polÃticos e do aumento das diferenças sociais em nenhum lugar do mundo.
Mas, perdeu manela
Bonitas palavras, recuerdos de ypacarai, daria um belo bolero herminia
PDT e PSDB espelham fim de Lula e PT! "Eu agora sou amigo do Delfim Netto (...) Porque eu acho que é a evolução da espécie humana. Quem é mais de direita vai ficando mais de esquerda, quem é mais de esquerda vai ficando social-democrata. As coisas vão fluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos que você vai tendo. De acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito, se você conhecer uma pessoa muito idosa esquerdista, é porque ela tem problemas".(Lula,12/12/2006,FOLHA)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > O desafio da dupla renovação do PT Voltar
Comente este texto