Maria Herminia Tavares > O desafio da dupla renovação do PT Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    Estimada Professora de onde a senhora tirou a informação que o PT universalizou a assistência básica da saúde? Por favor, isto foi garantido na constituição de oitenta e oito quando o governo, aceite-se ou não, era Sarney! OrasilJusto!

    Responda
  2. João Vergílio

    A agenda PSDB/PT inscrita na Constituição de 88 se esgotou. Não há como avançar nessa direção sem desenvolver o país. A nova agenda de qualquer partido estará necessariamente voltada ao desenvolvimento. Há dois caminhos. Num deles, o Estado é indutor do desenvolvimento. No outro, é apenas assistencialista e regulador. É esse o dilema do PT. Até agora, optou pelo segundo caminho, mas sem convicção. Falta um partido de esquerda que opte decididamente pelo primeiro. A China é o modelo.

    Responda
  3. José Cardoso

    O PT é uma onda surgida ainda nos anos 70 e 80, quando os "românticos de Cuba" (Fidel, Guevara, etc) ainda empolgavam multidões. Havia paradoxalmente uma pitada de Lech Walesa contra a opressão soviética. O Lula é a encarnação disso tudo.

    Responda
  4. José Freitas

    Lula ainda é um empecilho para uma ampla e necessária reforma politica. Em breve deixará de sê-lo e não haverá outro politico capaz de liderar a esquerda ou a direita que irão se fragmentar mais do que ja estão fragmentadas, refletindo os interesses politicos e demandas regionais. A "governabilidade" será cada vez mais dificil e o preço que a sociedade terá que pagar por essa democracia de fachada poderá se tornar insuportável.

    Responda
  5. julio alves

    Parece que os articulistas estão sob nova ordem dos patrões! Ontem foi Ruy Castro a tentar diminuir o o PT e esculhambsr Lula. Ruy, enquanto analista político, é um excelente biógrafo de música (já que seus livros sobre Nelson Rodrigues e Garrincha são bem mais ou menos). E olhe que eu nem falei de Joelzinho, Pondé, Lygia Maria e o resto do time de estrupícios da direita "esclarecida" da Folha.

    Responda
    1. MARCIO OLIVEIRA

      Difícil lidar com opiniões diferentes, né?

  6. Antonio Rubio

    PT sem Lula definhará melancolicamente a la PSDB.

    Responda
    1. julio alves

      Falou o PhD em ciência política, pela Universidade Bozozóica do WhatsApp do Carluxo.

  7. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    A falta de visão do PT é tão ampla que ameaça até o partido. O plano deles se resume a próxima eleição. O dólar é juros estão aí como testemunhas. Ficaram muito dependentes de Lula que não tem sucessor. Dilma foi um fracasso retumbante. Lula está ultrapassado. O tempo é implacável e nem o STF pode pará-lo. É vida que segue.

    Responda
    1. julio alves

      Melhor visão é a do seu mito, não? Nem pensava em eleições...Mais fácil é o golpe!

  8. Raymundo Itareru

    o que seria da imprensa se não fosse o PT, tanto partido no Brasil mas o PT é o partido preferido para ser malhado, dia sim no outro também, o PT é o maior partido de esquerda da América latina queriam vocês ou não, se for chorar manda áudio

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    Sérgio Moro, em sua fúria punitivista, política, financeira, partidária e de poder, teve o cuidado de destruir a trajetória de grandes lideranças petistas, como Dirceu, Genoíno e outros. Lula se recuperou, mas tal recuperação ficou bem mais difícil, ou quase impossível, para os outros, que ainda sofrem os efeitos das difamações.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O Mensalão (denominado no desgoverno Bolsonaro de Orçamento Secreto, em que ele entregou a chave do cofre ao Lira), e era uma prática de todos os governos, para verem seus projetos aprovados, levou muitos petistas à prisão.

    2. antonio brito

      Ohh menos. O Moro nunca julgou Dirceu,genoino, tarso genro ou delúbio. Foi a briga interna por poder que destroçou o partido que hoje está cheio de oportunistas atraídos de outros partidos, veja esse ministro Camilo do PDT. Ressalve a coerência do Genoino que se afastou depois do fogo amigo. Um cara que teve a coragem de enfrentar a ditadura sucumbe às artimanhas de uma narizinho.

  10. Marcos Benassi

    Xiiiiii, dona Hermínia, parece que os contratempos de saúde do Lula virarão de fato o mote principal de uma série de discussões nos próximos meses. Não sei se é muito simplismo da minha parte, mas creio que o elo perdido foi determinado quando da cana do Lula e da eleição de 2O19: desde o início, o Haddad deveria ter sido escolhido pra candidatura presidencial. Perdeu-se por pouco e deu no que deu. Enfim, passado não se muda, mas não era mau tê-lo como baliza.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, meu caro Ennio, não pude deixar de considerar a hipótese do "simplismo". A negociação da cabeça de chapa talvez fosse a opção mais robusta; mas não sei se, à época, a ameaça Bozolóide/extremo-direitista teria suficiente força pra empurrar o PT avessa decisão, sabe? Enfim, são coisas que nos lembram da importância de não se fechar sobre si e os "esteios tradicionais".

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Benassi caríssimo, a idéia de lançar o Haddad mais cedo é simplista pois também não levaria. A estratégia mais correta teria sido fazer uma frente com todas as forças progressistas, inclusive o PT abrindo mão da cabeça de chapa, como desejavam algumas lideranças do próprio partido. Mas aí encontrou a inflexibilidade e soberba Lula. Os resultados estão aí!

  11. Ettore Fellini

    O Pt e o Lula foram as melhores coisas que já aconteceu a este país mesmo com erros e tropeços .A grande dificuldade é de chegar as parcelas da população que se beneficiam com as políticas publicas e que são desviadas por pastores e por mídias do status quo. O Lula trouxe um pouco de civilidade e avanços para um país ainda medieval em certo sentido Aqui o capitalismo é primitivo Capitalismo de oligopólios e monopólios privados" sem risco" Carteis e mais carteis

    Responda
  12. jose camargo

    Essa tal agenda reformadora do PT sempre foi uma abstração,uma miragem. E esse novo progressismo baseado na cultura woke e no terrorismo ambiental já tem sido rechaçado em várias partes do mundo. Aqui no Brasil não será diferente. Resta à esquerda reconciliar-se com a realidade ou preparar-se para enfrentar as consequências de ignorá-la.

    Responda
    1. Ivan Linares -- Recife - PE

      Que "terrorismo ambiental"? Se fala do medo das calamidades provocadas pela Catástrofe Climática que nós mesmos provocamos, é um medo perfeitamente justificado, provado cientificamente e todas as ações possíveis devem ser feitas para conter tal devastação. Se fala de ataques a cidadãos visando assustar a sociedade em nome de um objetivo, só vi terrorismo do lado dos devastadores, como quando atacam militantes ambientais, aldeias indígenas e fiscais, ou inventam um "dia do fogo"!

  13. antonio brito

    Os intelectuais orgânicos do Par Tido estão esgotados. Estão prevendo o final sem o Lulismo. Sabem que o Par Tido está sem rumo, é só falatório, manteve uma elite patrimonialista só que colorida, não sabe lidar com as despesas públicas. O que Lula conseguiu foi os votos conservadores de pessoas que com ele se identificam. Os membros da cúpula do partido fumam charuto cubano, conseguem altos cargos para esposa e parentes. Triste fim de uma esperança.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Valdo apenas expressou sua opinião em que pode sim haver uma união desde a esquerda até o centro. Desnecessários os seus insultos.

    2. antonio brito

      O sr. Valdo passa pano ganhou um presente. Uma volta de pedalinho num sítio de Atibaia com um gole de Salinas envelhecida ao final. "Você que entra, deixe todas as esperanças " Dante entrando no Inferno

    3. Valdo Neto

      Besteirol de WhatsApp senhor Brito. A esquerda e a centro esquerda, até mesmo o centro encontrarão uma via progressista que contemple o lado social e fiscal, que será facilitado pela derrocada da extrema direita que não mostrou qualquer resultado diferente do enriquecimento dos seus políticos e do aumento das diferenças sociais em nenhum lugar do mundo.

  14. Florentino Fernandes Junior

    Mas, perdeu manela

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    Bonitas palavras, recuerdos de ypacarai, daria um belo bolero herminia

    Responda
  16. Alberto A Neto

    PDT e PSDB espelham fim de Lula e PT! "Eu agora sou amigo do Delfim Netto (...) Porque eu acho que é a evolução da espécie humana. Quem é mais de direita vai ficando mais de esquerda, quem é mais de esquerda vai ficando social-democrata. As coisas vão fluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos que você vai tendo. De acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito, se você conhecer uma pessoa muito idosa esquerdista, é porque ela tem problemas".(Lula,12/12/2006,FOLHA)

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.