-
Lilian Castro
Não entendo o que crítico pretende ao caracterizar o filme 'Ainda Estou Aqui' como argentino. Ao meu ver, trata-se de um filme bastante brasileiro por retratar a história de uma família brasileira que viveu no Rio de Janeiro, que foi contada por um escritor brasileiro, parte dessa família. O Brasil, assim como a Argentina, é um país muito diverso, onde convivem e conviveram realidades muito distantes. Não vejo a necessidade de recorrer ao vizinho para explicar a produção.
-
José Cardoso
Os argentinos são devedores simpáticos. Devem 44 bilhões de dólares ao FMI, mas já enterraram a fiação de Buenos Aires há alguns anos e subsidiam generosamente seu cinema. Penduram a conta no resto do mundo.
-
Maria Auxiliadora Paula de Assis
De novo, não podem publicar, é preciso passar por moderação!!! Cadê conteúdo ofensivo? Cadê desrespeito? Sou leitora e assinante, assim não dá
-
Maria Auxiliadora Paula de Assis
Pois é , sr. Ettore. Fiz um comentário e a Folha alegou que o texto passaria por moderação antes de publicar. APENAS elogiei a grande Norma Aleandro, como as duas Fernandas e parabenizei Walter Salles e agradeci ao Marcelo Rubens Paiva. A dona Folha não publicou, deve estar moderando ainda
-
geraldo yamassaka
Pois é, Maria. Agora, descer a madeira respondendo aos comentários de quem não reza na mesma cartilha, alimentando a guerra de ódio, a dona Folha, nem aí.
-
-
Ettore Fellini
.O que espanta nisto tudo é a passividade de nossas classes medias diante do massacre de seus filhos ,maridos e esposas .A única a se indignar foi Zuzu Angel que foi covardemente assassinada.Comoparando com a Argentina Não tivemos Mães da Praça da Sé .A passividade da Eunice Paiva é gritante e bem ao gosto dos brasucas conformados A maioria dos pais não aprovava a militância dos filhos .Vivemos em um país de maioria conservadora , religiosa... MEDIEVAL
-
Albert Niches
A Argentina é um país espetacular!
-
geraldo yamassaka
Então Albert, certeza que vão cair matando, mas, não dá para resistir. Essa mania de descer o pau na Argentina, acho que é pura inveja, pois tanto lá como cá, são realmente espetaculares, mas, em matéria cinematográfica, Argentina 7x1 Brasil
-
-
Maria Auxiliadora Paula de Assis
Quanta moderação hein . Rss
-
Ettore Fellini
Sim Muita moderação .O que espanta nisto tudo é a passividade de nossas classes medias diante do massacre de seus filhos maridos e esposas .A única a se indignar foi Zuzu Angel que foi covardemente assassinada.Comoparando com a Argentina Não tivemos Mães da Praça da Sé .A passividade da Eunice Paiva é gritante e bem ao gosto dos brasucas conformados e por que não dizer medievais.
-
-
Maria Auxiliadora Paula de Assis
Grande filme A história oficial. Belíssima c participação de Norma Aleandro. Ainda não vi Ainda estou aqui mas estou certa de que é tão bom ou melhor do que o argentino. Parabéns, Walter Salles! Vivam as duas Fernandas e obrigada querido Marcelo Rubens Paiva!!!!!!
-
MARIO LUCIO CAMARGOS
A alma argentina atravessa o nevoeiro. Alcança os portais. Assoma no pátio interno, sem diminuir o passo. Confere a espada. Experimenta o timbre ondulante da lâmina no ar úmido e frio da manhã cinzenta. Recorda uma piada qualquer enquanto os padrinhos acertam minudências. E sorri para uma coruja pousada na chaminé. Esse é o brometo de prata, ou seja, do Prata.
-
Edvanio Ceccon
Também adoro o cinema argentino, e vi paralelos com Ainda Estou Aqui. Não há demérito na comparação. Os incomodados são aqueles que gostariam que o golpe tivesse triunfado, para apagar a CF/88 e continuar 64. Esse esqueleto ainda não foi enterrado, talvez nunca seja, por isso ficamos condenados a esse reacionarismo de um passado bom que nunca houve. Sem anistia!
-
paul constantinides
comparar é uma coisa meio ruim. e sem demérito para o cinema brasileiro, de fato? vá lá. os argentinos estão rindo até agora.
-
Amauri Costa
Nada de qualquer complexo, o colunista só reitera o que a maioria da crítica há tempos já constatou: a superioridade da cinematografia argentina na América do Sul neste século. Ainda que tenhamos um maior número de grandes cineastas (Nelson P. Santos, Glauber, Hirszman, o próprio Salles) e um movimento para chamar de nosso (Cinema Novo). E para complicar mais ainda, o criador do (talvez) melhor filme nosso, Pixote, foi um argentino naturalizado (Babenco).
-
Jose Walter Da Mota Matos
Meu comentário foi censurado pelo robô ideológico da folha porque ousei traçar um paralelo entre Jorge Luiz Borges (Argentina) e Marcelo Augusto Gonçalves (Brasil, com b minúsculo) . Que vergonha FSP, que vexame....
-
Jose Walter Da Mota Matos
A vida é assim, a Argentina já teve entre seus articulistas de cultura, cinema e arte, um Jorge Luiz Borges e nós, brasileiros ufanistas, temos um Marcelo Augusto Gonçalves. Como diria o finado Silvio Santos... é tá bom ... é isso aí.
-
marco martins
Concordo plenamente, sou grande fã do cinema argentino. Principalmente do Darin. Essa coisa quê o cinema brasileiro insiste em 90% dos filmes está meio esgotado. É só pobreza, bandidagem e lacração. Quem sabe agora vai !!!!
-
Gustavo VB Farias
Au au au au au au
-
Alexander Vicente Christianini
O filme é belíssimo, a atuação do elenco e produção ótimas, recomendo muito. É um reviver de parte de nossa história. Ironia do destino, o chucro do Gen. Braga Neto está preso na primeira divisão do Exército no RJ, local onde Rubens Paiva foi torturado e morto. Sem anistia.
-
RENATA GODOY DE JESUS
Filme argentino? É o complexo de vira-latas atingindo patamares nunca antes vistos. O autor parece conhecer pouco da cultura brasileira, sobretudo a longa tradição de nosso cinema nacional.
-
Albert Niches
Estás de brincadeira. Trançando um paralelo, o samba é um estilo musical limitado ao Brasil. Depois de Carmem Miranda, um samba pasteurizado, digamos, o samba só alcançou universalidade quando mesclado ao Jazz: Bossa Nova.
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Só você está vendo o assunto dessa maneira, então o problema não é com o articulista. O que ele disse, e só você não entendeu, é que I cinema brasileiro está fazendo um movimento análogo ao do argentino ao discutir o que os nossos militares fizeram na geração passada. Para os argentinos foi menos difícil porque lá não teve anistia e generais foram presos.
-
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Esqueci de Quando meus pais saíram de férias. Ou algo assim.
-
Alberto A Neto
"Quando os amigos deixam de jantar com os amigos [por causa da ideologia], é porque o país está maduro para a carnificina. Antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhores que emudecem". (Nelson Rodrigues)
-
Frederico Goulart
Este comentarista é do tipo que elogia a esposa começando por "Embora pudesse estar mais magra você está linda". Depois apanha e não sabe porque.
-
LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA
Não se entende porque chama o filme de argentino. Porque todos são brancos???
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Temos vários melhores. Prá frente Brasil é um deles. Mas ainda continuamos a ser o rebotalho de nossas elites . Cachorros vira latas . Lá colocaram os generais presidentes na ca dei a . Por aqui ainda procuramos corpos de tortu rados assassi na dos.
-
Fernando Jorge
Lá botaram a milicada para correr em 7 anos, sem anistia. Presos, ficaram até morrer. Aqui essa corjjja está solta planejando golpes e assassinatos. E a burrentzia passando pano.
-
-
Vito Algirdas Sukys
O Segredo de seus olhos de Juan José Campanella é um bom filme e o Ainda estou aqui de Walter Salles também. A filmografia argentina me desperta interesse, Nove Rainhas, O Conto Chinês e outros. Campanella e Salles são ótimos diretores.
-
Fernando Jorge
E mais distante, década de 80, de " A História Oficial" com a estupenda Norma Aleandro.
-
-
Edgar Candido Ferreira Candido
Assisti "Ainda estou aqui", ontem. Espetacular o filme e estou torcendo para que a Fernanda Torres ganhe o OSCAR.
-
Diego Nascimento
Sinceramente não sei porque vivemos a sombra desse passado, a esquerda vive em 64, tudo e ditadura, a direita também busca nesse período uma glória, mas para mim o cinema brasileiro, se resume a isso fave las, trá fico, e as infelicidades da nossa nação, e mostramos ao mundo o "this is Brazil" por isso minha chance de assistir um filme nacional no cinema, beira a 0, agora que vive esse olha como é glorioso viver as pobrezas de nosso país, que minha vontade caiu ainda mais
-
Luiz Gustavo Amorim
Em resumo, duas conclusões: você sabe muito pouco do cinema brasileiro, cheio de produções que nada tem a ver com esse período ou tráfico ou favelas; você sabe menos ainda do cinema de fora - o Oscar de filme estrangeiro dos últimos dois anos foi para filmes sobre o 2a guerra, isso quase oitenta anos do seu final, o que pelo raciocínio estreito do sujeito já seria um tema esgotado. Minha dica: o que te incomoda mesmo é ser brasileiro, rs. This is Brazil, sorry!
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Tivéssemos condenados os tortu radores já teríamos virado a página.
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Já que você escreve de um ponto de vista pessoal, vou dizer o que me incomoda na sua queixa. Você torceu para que a intentona bolsonarista militar desde certo e não admite isso, fica fazendo rodeios. Igual a você tem muitos na internet, todos seguindo o estilo sem espinha dorsal de deu mito. Assuma que odeia a democracia e queria que os malfeitos daquela geração fossem relevados. Os argentinos não fizeram isso.
-
Eduardo Rocha
Poliana!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.