Mercado > Câmara aprova PEC de corte de gastos em 1º turno, com 344 votos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Andre Moraes

    Existe incompreensão sobre como nosso legislativo está composto; hoje 70% de direita. O governo sendo pressionado a cortar gastos, inclusive com uso de terrorismo cambial cuja duração traria consequências nefastas e respingaria no governo. Peguem a proposta da câmara e a comparem com a do governo. Entregaram anéis para preservar os dedos. O congresso como sempre poupou castas e legislou em causa própria. Enquanto não entendermos que o front da guerra está no legislativo, seremos encenourados.

    Responda
    1. Fabiano M ller

      Concordo. Não adianta criticar que o governo cortou nos pobres, pois se não fizesse algo o país explodiria. Num Congresso hostil e que espreme a última gota de dinheiro público é o que se pode fazer para sobreviver

  2. Graça Almeida

    Que lulistas e bolsonaristas comemorem. Vocês venceram. Pra que direita com uma ' esquerda' como essa ? Surpreendente. O que o governo Lula fez com o.pobre nem Bolsonaro conseguiu . Judiciário e Congresso recebam nosso re pú dio, castas privilegiadas a serviço dos seus umbigos.

    Responda
    1. Antônio Alves

      Faço minhas as suas palavras.

  3. Samuel Fagundes

    Pra quê tirar os super salários da casta, se pode tirar dos pobretões?

    Responda
  4. Felipe Macedo

    Legislativo predominantemente de direita e de extrema direita não iria legislar contra os que ocupam o topo da pirâmide social. Ambos servem aos mesmos senhores e não à maioria do povo

    Responda
  5. Tadêu Santos

    Insistimos q a Polícia Federal PF tem que investigar os trâmites apontados p min Flávio Dino STF que indicou a correta aplicação das EMENDAS PARLAMENTARES, se está seguindo as regras constitucionais ou se foi depositada em CPF de conta de DEPUTADOS e SENADORES. Caso se constate desvio das BILIONÃRIAS VERBAS PÚBLICAS tem que haver os rigores da lei AOS CORRUP..TOS LAD.RÕES. Com estes 50 bilhões desviados o Brasil corre risco de quebrar o Tesouro Nacional!!!

    Responda
    1. Felipe Macedo

      a turma que se dizia contra a corrupção nunca foi contra coisa nenhuma. Tanto que hoje atacam sistematicamente o STF por exigir mais transparência. O sistema está prestes a vencer de vez. Tudo com a ajuda da grande mídia, da direita e dos mercados

  6. gilberto gagliardi

    Se o Congresso legislas se para o país e não em causa própria o Brasil seria muito melhor.

    Responda
  7. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Esse projeto foi tão desidratado pelo Congresso BBB que nem nem vale mais a pena. Só ficou os cortes nas áreas social, educação, saúde e meio ambiente! Os poderosos livram o deles… como sempre. Brasil continua com suas Capitanias Hereditárias!

    Responda
  8. Antonio Celso Mello dos Santos

    Os congressistas sempre preocupado em defender os seus altos salários e de seus asseclas alojados nos cabides de empregos, passando por cima do povo. Se tira um golpista, ficam aqueles que baixam o "sarrafo" no povo, vestidos de mocinhos.

    Responda
  9. Antônio Alves

    Só os pobres estão se ferrando. Quem vai pagar o pato? A classes média. A farra dos supersalários e das emendas vão continuar. Ou seja, tiraram dos pobres e os ricos continuam se esbaldando.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Lula e Haddad bem que tentaram, mas com um congresso de direita é dificil

    2. Romero Lima

      A culpa não é deles . É de quem os escolhem.

  10. Alexandre Byron da Silva

    Prorrogar a DRU até 2032 foi fundamental para o governo continuar lidando com o orçamento como está habituado, ainda que com muitas falhas. O reconhecimento biométrico dos programas sociais foi um avanço importante para lidar com fraudes que ocorrem no Bolsa Família e no BPC. E o reajuste do salário-mínimo ficou em acordo com o arcabouço fiscal (06% - 2,5%). Entre outros itens, foi o ajuste fiscal possível na visão do governo e parlamentares.

    Responda
  11. NACIB HETTI

    Tem gente que acredita.

    Responda
  12. Sam Duart

    Querem a todo custo colocar o judiciário e o executivo como os vilões deste país, quando o principal mal está no legislativo e seus parasitas.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      é pq o judiciario e o executivo (lula) são os únicos que ainda impedem o injusto sistema no qual vivemos de terminar de destruir o povo. As últimas "pedras no sapato". Ele não vai parar até ter o estado máximo pra si e mínimo pro povo. Tudo com a ajuda da extrema direita, sua maior defensora.

    2. Antônio Alves

      Os supersalarios do judiciário e do MP são um escárnio. É a forma de mostrar ao povo que ele não tem vez nesse governo. Somente os pobres se lascaram. O pacote fiscal atingiu somente os pobres e trabalhadores comuns.

  13. Elisabeth Beraldo Faria

    Ban do de chupim, nem aí com quem os elegeram. Lula mesmo com mãos atadas fazendo acontecer .

    Responda
  14. Alberto Fernandes de Farias Neto

    Governo ficou de quatro para o mercado. Trabalhadores e miseráveis, mais uma vez, pagando a conta para satisfazer vos rentistas. Congressistas que não estão nem aí para o sofrimento do nosso povo. Toma lá-dá cá explícito. Vergonha nacional em pleno natal.

    Responda
    1. Joaquim Branco

      Enquanto não elegermos um governo que tenha maioria no congresso e com parlamentares que se preocupem com o todo e não com os lobbies, não há o que fazer.

  15. maria eloisa montero miguez

    Supersalarios ficam, reajuste do salário mínimo sai. Não, não é piada nem pegadinha do parlamento pomposo e cheio de si. Sao os representantes do povo pisando e esmagando a população.

    Responda
  16. leonardo oliveira

    Congresso desidrata 19 pontos do pacote de corte de gastos e compromete ajuste de Haddad e Lula.Esta pior que antes , pobre Brasil

    Responda
  17. José Cardoso

    Parabéns ao PT pela disciplina de apoiar medidas de austeridade fiscal. Independente do discurso, valem os votos. Lindbergh, Gleise, Benedita e muitos outros votaram pelas restrições ao BPC, salário mínimo e seguro desemprego.

    Responda
  18. AILTON SOUZA

    Como sempre cortaram gastos com os pobres e tudo resolvido. Aí satisfaz até o mercado.

    Responda
  19. Lucas Gomes

    Quando acho que chegamos ao fundo do poço, vem o congresso e prova que estou muito errado... Que vergonha desse país!

    Responda
  20. jose batista

    Nem queimando mais de cem bilhões de reservas, segurou o dólar! Governo inepto e sem credibilidade dá nisso!

    Responda
  21. Luis Gomes

    O resultado desta PEC e os benefícios da reforma tributária, desmascara um congresso a serviço dos mais poderosos e contrário aos interesses do país. Um congresso RIDÃCULO. O cipó de aroeira continua dando no lombo do povo de baixa renda.

    Responda
    1. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

      Boas falas

    2. Lucas Gomes

      Nunca esteve mascarado, isso é sabido desde que o mundo é mundo.

  22. Luís Santiago Málaga

    Que fique claro que o pacote dito “insuficiente” ficou mais insuficiente ainda pelo congresso de direita. E o pacote chamado injusto pela esquerda ficou mais injusto ainda por conta do mesmo congresso de direita

    Responda
  23. Wilson Junior

    A culpa de termos este congresso é dos eleitores que teimam em reeleger deputados e senadores. NUNCA REELEJA.

    Responda
  24. marcos fernando dauner

    um amigo, bolsomito, está eufórico - hoje ele poderá vender os dollares que guarda há anos, por dez reais

    Responda
  25. Deborah Teixeira

    Como disse Haddad: os pobres e a classe média nao tem lobby no congresso. Por isso deveríamos escolher melhor nossos congressistas.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Jose batista vc é só mais um fantoche que o sistema usa para manter seus privilégios

    2. jose batista

      Taxadd Paçocão sabe nada!

    3. Wilson Junior

      Basta nunca reeleger.

  26. Deborah Teixeira

    Faltou falar das emendas parlamentares. Seria omissão dolosa da.folha?

    Responda
  27. Sandra Regina Caçador Fernandes

    O Congresso não vai legislar contra si mesmo. Da mesma forma que o BC não prega arrocho fiscal par si, só para os outros. Talvez seja por isso que o BACEN defende tanto a PEC65, apelidada também de PEC da Gastança, ou ai da de PEC fura Teto, ou PEC Faria Lima... a gosto do freguês.

    Responda
  28. Antônio Alves

    Só os pobres e trabalhadores se lascaram. E tem gente que ainda acredita que esse governo é popular ou de centro esquerda...

    Responda
    1. Jorge Cavalcanti

      Ver a votação, tem votos de deputados e senadores de todos os viés politico/partidário...Não adianta querer jogar a culpa em uns, a culpa são de todos os senhores políticos que só pensam no bolso deles, principalmente, dos senhores presidente da republica, senado e câmara. Na realidade este desgoverno não enviou PEC nenhuma de cortes de gastos. Se quisesse, teria que cortar a própria pele, não fez. Os gastos desenfreado do desgoverno continuará o mesmo.

    2. jose batista

      Texto de PEC chulo, resposta chula do congresso!

    3. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      São os pobres de direita, sabe aqueles que acham que ser de esquerda no Brasil é ser comunista, que elegeram a maioria desses parlamentares. A direita que de fato se justifica ser de direita - a elite financeira, essa não tem votos suficientes para eleger e hoje tem a maioria do CN para defende-la. Por isso ajuste em cima dos inferiores sempre acontece com mais intensidade. Não é por ser pobre que quer privilégios e sim que haja igualdade nos ajustes abrangendo todos ricos e pobres.

    4. Renato Almeida

      Acho que você não entendeu nada.

    5. Luís Santiago Málaga

      É o legislativo, amigo

    6. Flávio Fernandes Marinho

      Cuidado, o congresso chantagista tem em grande quantidade a extrema direita terrorista que trabalha Cintra as pautas sociais aliada a chantagem feita pelo capital especulativo, o governo atual fez o que tinha que ser feito negociar. As armadilhas do governo do inelegível estão sendo desarmadas. # Sem anistia.

    7. Joaquim Branco

      O nosso congresso é de direita e centro-direita. Como nas reformas previdenciária e trabalhista, mais uma vez, os congressistas só aprovaram as medidas que mexiam com os pobres. Todas os privilégios e aberrações dos avantajados ficaram para o futuro. Ou seja, não adianta culpar só o governo, quando a culpa maior é do congresso.

    8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Carvalho! Qual o poder do governo? Fez de tudo para fazer o ajuste na conta dos ricos mas o congresso fez o contrário. A pressão da imprensa e da especulação do mercado, uma espécie de terrorismo financeiro, obrigaram o governo a cortar onde dava. Ainda assim tentou freiar os supersalários mas você deve ter lido quem detonou a medida e ainda culpa o governo. Foi a direita, meu caro, aquela que se diz alinhada com o equilíbrio fiscal.

    9. ALOISIO PINTO

      Caro Antônio... o Governo fez o que pôde... ele não tem maioria e tem que negociar, quem desida trou o texto foi o congre sso. Não adianta tem que passar pelos come dores de em endas... Que outro governo antes já tentou barrar super salários, taxar os mais ricos ? nenhum...

  29. Antônio Alves

    O objetivo foi sempre a contenção dos gastos com benefícios sociais e previdéncia. Esse papo de contenção dos supersalarios e cortes nas emendas foi só evitar eventual desgaste político do presidente. Papo furado! Não era para ser mesmo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bozoloide é phoda! Alinhado com a ultra direita e o mercado terrorista e ainda culpa o governo, que não tem maioria para aprovar nada! Quem desidratou a tentativa de limitar os supersalários foi o congresso de direita, o governo mandou o projeto, ofereceu emendas, não foi suficiente e o bozoloide tenta culpar o governo. Quem manteve a desoneração da folha é o perde, que resolveriam o déficit? Quem recusou tributar grandes fortunas, que resolveria o déficit. Foi a direita, mané!

  30. Helio Marcengo

    Cortar super salários nem pensar. Limitar ganho real do salário mínimo pode. É muita çafadza.

    Responda
  31. Paulo Oliveira

    Chega a ser piada só corta dos mais pobres! Super salários, ok Abono salarial que absurdo você ganha dois salários mínimos não merece ganhar abono só merece ganhar que recebe um salario mínimo! BPC como assim nunca contribuiu na vida e quer ganhar?

    Responda
  32. JOSE CAMPOS

    Os nobres parlamentares fazem o Brasil de refém e todos acham normal!

    Responda
  33. Antonio Silva

    Poxa me surpreendi a manchete da folha pela manhã era que a votação seria em 25, que houve

    Responda
  34. marcio jose albino

    Parabéns Haddad

    Responda
  35. Luis Gomes

    O congresso corta do pobre , mas libera o seu próprio gasto. Há, sem precisar dizer onde gastou a verbinha milionária. Vinde a mim e uma banana para o resto da país. Congresso dos bons.

    Responda
    1. ALOISIO PINTO

      Congresso conservador e do cidadão de bem. Ou seja, conservador de privilégios e do cidadão bem relacionado que faz lobby

  36. Jair Pereira

    Agora vamos ver se o dólar baixa ou se Haddad tem na manga outro argumento que não seja a PEC do corte de gastos. É pagar pra ver. E sobre a votação a toque de caixa para votar, certamente cada político deve ter levado seguramente os 5 milhões que Lula prometeu caso a votação saísse neste ano. Preço alto, mas se tiver resultado digamos que "passa de ano" Mas governo Lula segue aos trancos e barrancos, mais para barrancos.

    Responda
  37. JORGE CESAR BRUNO

    E a imprensa alardeava que o pacote de corte de gasto era tímido e insuficiente! Pois bem, foi colocado pro congresso Nacional analisar e melhorar se possível! Resultado?? Imaginem um pacote draconiano, cortando na carne do congresso Nacional e judiciário? Mas a mídia em geral... se cala!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      a manezada da extrema direita nem fica vermelha, finge que não é a direita que impede as mudanças necessárias para que os ricos paguem a conta, coisa que nunca fizeram. Este é o único governo que já tentou cortar benefícios e privilégios de ricos mas o congresso dominado por bozoloides e pela direita não permite, nem os supersalários aceitaram limitar. Com certeza o mercado continuará a exigir que se corte mais na carne do pobre mantendo os privilégios dos ricos. Agradeçam à direita!

    2. Pery Pedro

      Concordo, Jorge. Este governo não tem credibilidade nem capacidade de aprovar nada. Imaginem se estivessemos esperando a reforma previdenciaria, que cortou as aposentadorias do congressistas, deste governo. Seguiriamos aguardando.

    3. Carlos Mello

      E ainda culpam o governo pelas ações do congresso

  38. andre pedrosa

    De manhã, a folha estampava na primeira pagina que o pacote dificilmente iria ser votado esse ano, porquê não votaram na quarta a noite, acho que tem muita gente da folha, vendido na bolsa

    Responda
    1. Andre Moraes

      Precisaríamos de uma legislação que impedisse que grupos do mercado financeiro fizessem parte do grupo acionário dos meios de comunicação. Hoje todo o mainstream da mídia é basicamente de propriedade do mercado financeiro, o que é um conflito de interesses bizarro.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      A impressão que dá, salvo engano, é que a FSP a todo momento quer descredibilizar o pacote de corte de gastos, a qualquer custo!! Parece apostar no " quanto pior, melhor "! Lamentável!!

  39. Diego Nascimento

    Eu penso que só cE go não vê que esse governo é uma versão piorada do anterior, onde de falava em dólar alto, hoje está muito mais alto, onde se falava em orçamento secreto hoje é o dobro, onde se falava em juros altos, hoje estão mais altos e vão aumentar mais, conclusão: só na cabeça de gente doutrinada e cega, acham que está tudo bem, tudo ótimo correndo tudo como se deve e o problema é a comunicação, olha isso é muito tri ste em quem pensou que haveria mudança de algo mas a

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A economia está muito bem, crescendo 3,5%, desemprego na mínima histórica, salários e renda média dos trabalhadores em alta, 8 milhões deixando a miséria. Se a direita, da qual você faz parte, não impedisse a redução dos privilégios dos ricos, cortando os subsídios indecentes de 500 bilhões, o equilíbrio fiscal teria sido atingido, e isso só não aconteceu porque o Congresso de direita, que você ajudou a eleger, rejeitou e até manteve os supersalários.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Só não está bem melhor porque a direita não deixa, aquela mesma que vocês golpistas apoiam. O governo tentou, pela primeira vez na história, fazer os ricos pagarem a conta mas como os pobres de direita votaram na direita, óbvio, o congresso de direita não permite que se reduzam os privilégios dos ricos. Você também não, preferem o sangue dos pobres. Pelo menos o seu Bozo vai em cana!

    3. Flávio Fernandes Marinho

      O governo atual ê vitorioso, trabalhando e bem recuperando o país da destruição deixada pela extrema direita terrorista evoarte da mídia como este canal sabotando e tentando influenciar no sentido negativo.

    4. JORGE CESAR BRUNO

      Bom, então esse governo era maravilhoso no dia primeiro de janeiro, com o dólar a 4,85? Problemas existem para serem resolvidos, e os gastos públicos já são de conhecimento público a décadas! Para os que insistem na " ingenuidade ", o maior gasto é a previdência e programas sociais! Algum governo anterior solucionou??

    5. Andre Moraes

      Os problemas são todos resolvíveis com o mínimo de esforço entre o Legislativo e o Executivo. Basta o congresso parar de achacar e jogar contra o país. Para de achar que o problema é ideológico; vocês estão destruindo o país com esse comportamento irracional.

    6. Andre Moraes

      Interpretação infantil dos fatos. Esse governo traz números macroeconômicos muito superiores ao anterior. O dólar alto é situacional especulativo e não de fundamentos econômicos, aprovadas as reformas ele volta ao seu valor; o orçamento foi sequestrado no governo anterior e se mantém no atual, a diferença é que no anterior eles entregaram o país para o Legislativo, e o atual se recusa e o congresso cobra seu preço; juros é a junção de uma economia aquecida com meta de inflação inatingível.

    7. andre pedrosa

      Sai boi...não fala merd...vai estudar economia e politica.

  40. Cassio Silveira

    A transformação do PT em um partido neoliberal não é de agora, o que ocorre hoje, é um fenômeno muito pior: a transformação em um partido reacionário. O PT, em menos de dois anos, privatizou o sistema prisional, impôs um teto de gastos, está financiando em SP, via BNDS, a privatização de escolas públicas do governo Tarcísio, está promovendo o maior ataque ao BPC/LOAS e outras mais monstruosidades. Enquanto isso, a militância segue cega, em muitos casos, sendo paga, para defender tais atrocidades

    Responda
    1. Cassio Silveira

      Seu argumento é fata lista, não dá para justificar o injustificável, colega. Existem premissas, princípios e valores Inegociáveis! Aceitar isso não é ser de esquerda, ao contrário, é ser conivente com a bar bárie, a desumanidade e a co vardia. Esse governo é um desgoverno, mais do que isso, é um governo rendido e vendido. Não tem projeto nenhum para o país, só mente, mente e mente. As ações e os projetos neoliberais e reacionários são do governo, e não do congresso, isso são fatos. Acorde!

    2. Andre Moraes

      Cassio, é preciso mais de realismo. Veja o estrago que essa gente fez com o dólar, porque o governo não tirou as rubricas da saúde e educação; imagina o que aconteceria se não tivéssemos um teto de gastos? Hoje falta dinheiro para tudo e o que o governo não consegue se financiar entrega para a iniciativa privada. Infelizmente as batalhas precisam escolhidas, não dá para lutar todas. Não sou petista; mas sou de esquerda. Na impossibilidade do ótimo, fico com o regular, para fugir do péssimo.

    3. Cassio Silveira

      Caro André Moraes, veja. Todos sabemos que o congresso é um co vil de la drões, ninguém está negando isso. O que eu disse, e ratifico, é que o PT se transformou em um partido reacionário. Eis os motivos: as propostas de cunho reacionário não partiram do congresso, ao contrário, caro colega, partiram do PT. São muitas, sendo, as principais, as que elenquei no meu comentário anterior. Não sei o que pensa, mas se for petista, duas coisas: acorde para a vida ou assuma sua verdadeira posição política

    4. Andre Moraes

      Infelizmente o PT e outros partidos de esquerda podem muito pouco. Somos o país que historicamente elegemos presidentes de esquerda e entregamos 60pp das vagas do legislativo nas mãos da direita; desde o primeiro governo Lula, temos uma política de tentativa de diminuição dos estragos, um neoliberalismo mitigado. A direita vem se expandindo nos costumes morais e sabe fazer uso das emendas para ampliar a bancada.

  41. ALEXANDRE BARRETO

    Tem q acabar com isso , viu? Supersalários são um deboche!!

    Responda
  42. paulo da silva

    Eles são contra o povo, mas nós o povo temos uma cangalha existencial que nos aproxima do neo coronéis, do intentos e das famigilhas que tem as chaves para nos aprimir. O povo, nós é que os elegemos e isto que temos

    Responda
  43. ALEXANDRE BARRETO

    Quando acabarão os supersalários e as estabilidades ? Os direitos. Quando que o povo se dará conta de que o que os supersalários ganhos, é menos na sua mesa?

    Responda
  44. Ricardo Andrade

    Folha estava falando em erro de estratégia do governo e que atraso acendeu um alerta. Meu comentário na matéria foi de que era Fake News e que a realidade desmentiria a Folha, que era só aguardar. Tá aí a realidade e a Fake News da folha ficou evidenciada.

    Responda
    1. Luis Gomes

      A FSP cada dia mais a direita, beirando a extrema, lambendo o bozo.

    2. Hernandez Piras

      Não desmentiu absolutamente nada. O fato da emenda ter sido aprovada no final do processo não desmente os problemas que ocorreram no curso do mesmo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.