Hélio Schwartsman > O mercado sabota Lula? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Se não sabotasse nem haveria este texto, aliás, escrito pela mão do mer
O mercado não sabota. HS explica: "Na hora de decidir onde pôr seu dinheiro, ninguém para para fazer reflexões kantianas. Vale o pragmatismo. Se eu acredito que o dólar amanhã estará mais caro do que hoje, o passo lógico a dar é comprar moeda americana e exigir um prêmio maior para emprestar dinheiro ao governo."
Que lindo, os operadores de mercado estão disputando um lugar no ParaÃso com Madre Teresa de Calcutá! Ninguém especula, ninguém planta informações falsas, ninguém aterroriza seus ricos clientes de extrema direita para fazer o dólar subir e eles pegarem uma carona nos ganhos da subida do dólar. O MP federal certamente não entende esse pragmatismo, por isso pediu para PF investigar quem estava plantando informações falsas sobre a futura polÃtica do BC.
O gasto que o governo fez, gerou muito mais crescimento do que se esperava. Em vista dos economistas errarem em suas previsões, joga-se injustificadamente pressão no BC para aumentar os juros.
A Câmara mexeu tanto na PEC dos gastos, deixando de cortar os super-salários daqueles funcionários que recebem acima do teto.
O provável é q gente grossa do mercado esteja unindo o útil ao agradável: enquanto manipulam o dólar e ganham dinheiro com isso, sabotam o paÃs para conseguir a volta da extrema-direita ao governo. Pq o pessoal da seita da mão invisÃvel não explica pq o q antes derrubava o dólar, hoje o faz subir? CaÃram os juros nos US? Dólar devia cair, mas sobe. PIB maior do q esperado? Dólar sobe! Reforma fiscal q vai conter gastos? Dólar tbém sobe. Classificação de risco melhora, mas até assim ele sobe!
E ele , a consciência moral ( pode rir ) , do Congresso está de volta , Eduardo Cunha. Odete Roitman is back .
O problema é que temos 512 deputados e 84 senadores, a grande maioria , com intenção explÃcita de fazer do Congresso um grande camelódromo. Agora com as redes sociais temos também os performáticos, os patriotas e os guardiões da sagrada famÃlia brasileira. No fim das contas a pauta que interessa se resume a uma frase : a grana é minha !
Artigo reducionista. O mercado trabalha com expectativas e exclui da equação o material humano. Um presidente que demonstra consciência social é visto como empecilho pelo mercado. Ironicamente, o povo vota em candidatos "antissistemas" justamente por este cansaço.
Poliana não considerou q operadores de mercado desonestos introduzem fake-news, inflam o risco (alguém sério acredita em default do BR?) e apostam q muitos investidores são de extrema direita e acreditam em qquer bobagem q se diz de um governo de esquerda. O MP pediu investigação de fake-news sobre declarações do BC. Criam terror para vender bem seus dólares. Em dois mil e oito os operadores não erraram, sabiam q estavam concedendo créditos podres, mas o q importava eram os bonus do ano.
O provável é q gente grossa do mercado esteja unindo o útil ao agradável: enquanto manipulam o dólar e ganham dinheiro com isso, sabotam o paÃs para conseguir a volta da extrema-direita ao governo. Pq o pessoal da seita da mão invisÃvel não explica pq o q antes derrubava o dólar, hoje o faz subir? CaÃram os juros nos US? Dólar devia cair, mas sobe. PIB maior do q esperado? Dólar sobe! Reforma fiscal q vai conter gastos? Dólar tbém sobe. Classificação de risco melhora?Até assim ele sobe!
O grande problema são os milicos, a farinha lima e, principalmente, e de forma nefasta, esse congresso perverso que suga grande parte dos impostos que pagamos e ainda parte da imprensa que deseja ver o circo pegar fogo. E assim o paÃs caminha para o abismo com o povo sempre pagando o pato.
Mesmo sendo uma categoria vasta, é possÃvel identificar seus principais agentes. Pergunta: com quem estavam esses setores? A resposta da pesquisa da FSP: com Bolsonaro. O ex-presidente representa o que existe de mais reacionário na polÃtica brasileira. Então, usmercadu tão nem aà pra democracia. Uma ditadura serve. Como serviu em perÃodo recente da nossa história
os bolsomitos estão vibrando porque hoje o dollar bate a casa dos dez reais e eles poderão vender seus dollares guardados debaixo do colchão há anos .
Quem se boicota é o incompetente governo Lula 3.
PIB acima do previsto, ocupação recorde, reforma fiscal q traz mais eficiência e justiça tributária. Incompetente e desonesto é o seu comentário
O sonho do mercado,da Folha e de suas penas de aluguel é derrubar o governo Lula. Conseguirão ?
José Batista CID F20
Já caiu!
A dona Folha fez uma pesquisa há poucos dias, demonstrando que 90% de operadores do 'mercado, o absoluto', são contra o governo Lula. Os agentes dessa entidade sagrada são consagrados quando possuem o poder de manipulação. Basta ver os donos das Americanas. Estão por aÃ, livres, leves e soltos, de olho em alguma 'barbada' para multiplicar$ seus bilhões. Portanto, 'diversidade' não tem nada a ver com isso, ou o colunista acha que o dono da banca de jornal tem a mesmo poder que o dono do banco$?
O pior que um paÃs pode ter: A ENTIDADE MERCADO + ESSE CONGRESSO NACIONAL
Ajuste fiscal com esse Congresso Nacional é uma quimera...
Como restringir a despesa àquilo que arrecada, com os Liras, Pachecos e Alcolumbres exigindo dinheiro?
O mercado é a prostituta/fariseus dos conselheiros com relação a gasto público.
Acho que o colunista deveria lembrar a que na constituição no adct , artigo cento e treze diz: A proposição legislativa que crie ou altere despesa obrigatória ou renúncia de receita deverá ser acompanhada da estimativa do seu impacto orçamentário e financeiro. No caso dos super-salários o Congresso Ka gou para isso. No governo anterior junto com o Congresso também Ka garam pra isso. O colunista tem memoria seletiva, assim como muitos que comentam aqui neste espaço.
A loucura governa o mundo (Erasmo de Roterdã). O Trump ameaça chutar os pilares do livre comércio, que são as bases da riqueza, inclusive da americana. Como consequência a moeda americana ... sobe no mundo todo. Brasileiros e estrangeiros com aplicações aqui remetem dinheiro para os EUA. E isso porque...outros brasileiros e estrangeiros estão fazendo a mesma coisa. Num mundo louco, quem banca o sábio amarga prejuÃzo.
0 MF Sabota. Em prol de uma campanha que já começou. 2026 já é nosso. Que seja eleito um desqualificado, um irresponsável, um desinformado, um desequilibrado, mas que permita que governamos sem entraves, sem acordos, sem diálogos, em dissabores. Sem Lula!
Lula não é livre, está sendo pressionado por todos os lados.
Entendi, parece que o mercado e Congresso querem um presidente conforme descrito acima. Que eles é que governem, como no governo anterior, controlando totalmente o orçamento.
Marcelo, trata-se de uma ironia. Leia novamente o comentário.
Enviada especial da Faria Limers?
Não podemos desprezar a imensa força dos poderosos.
Quem vai decidir isso é o povo. Você não é qualificada para substituir a vontade soberana do povo brasileiro, muito menos instituições financeiras lideradas por Btg Pactual e Xp. Gente arrogante que despreza a democracia.
O Hélio podia aproveitar o seu espaço para explicar aos esquerdistas, maioria dos assinantes da Folha, que responsabilidade fiscal é obrigação de qualquer governo e não um atributo de governos de direita.
Perfeito, ninguém é contra o reajuste fiscal, mas em cima do bolsa empresário, como é o caso da Folha com a desoneração da folha de pagamento, dentre outras tantas que atinge mais de 540 bilhões de reais. Agora, cortar BPC? Isso é covardia. Cortar reajuste do salário mÃnimo? Tem que ser muito filho da puta!
caro PCO- eu sou canhoto - não esquerdista- assino a FSP há mais de 40 anos e pergunto - com o imbroxável a situação foi melhor ? setecentos mil óbitos .
O mercado não é uma entidade tangivel, já o governo, é. Não ha termo de comparação. O mercado não erra nunca, só reflete a realidade entre as operações de compradres e vendedores. O governo não governa sem a anuência do mercado, pois se o fizer, perde toda a relevância e se inviabiliza. O mercado não é bom nem mau, ele é meramente uma estatistica a posteriori. O governo deve governar o melhor possivel, dentro das suas realidades e aspirações.
O Mercado financeiro é tangÃvel sim. São quatrocentas instituições, entre bancos, corretoras, gestores de fundos, capitaneados pelo Btg Pactual e pela Xp, todos com nome, sobrenome e endereço. Não adianta fingir que ninguém sabe quem são e porque especulam contra o Brasil apenas para decidirem o que o governo deve fazer e lucrarem cada vez mais, sugando a produção do povo brasileiro.
Para governar com Lira, Malafaia, o PL e Waldemar emparedando o tempo todo é bem fácil. É só fazer como o inelegÃvel fez, entrega tudo aos deputados amigos do PL e associados, esquece que tem que governar e sai com um governo maravilhoso, bem analisado, ótimo. Ainda tendo deixado morrerem mais de 700 mil pessoas por negacionismo na pandemia. Fez um governo ótimo, ninguém o critica aqui, só sobra para o atual, que herdou a herança tão maravilhosa do desgoverno dele.
O mercado não sabota,mas tem culpa no cartório, porque apoiou Lula.
Onde e quando o mercado apoiou Lula cara pálida Onde que o sistema financeiro vigente vai dar apoio à uma candidatura de esquerda. O tal do mercado teve emgolir Lula porque a maioria dos brasileiros ainda é de pobres. Quando a maioria sai pobreza vão pra direita e se tornam escravos da concentração de renda, voltam a pobreza. O Brasil precisa voltar pra direita por pelo menos uma geração pra chegar ao fundo do poço e não esquecer mais, se ressurgir.
Onde e quando o mercado apoiou Lula cara pálida Onde que o sistema financeiro vigente vai dar apoio à uma candidatura de esquerda. O tal do teve emgolir Lula porque a maioria dos brasileiros ainda é de pobres. Quando a maioria sai pobreza vão pra direita e se tornam escravos da concentração de renda voltam a pobreza. O Brasil precisa voltar pra direita por pelo menos uma geração pra chegar ao fundo do poço e não esquecer mais.
Claro, deveria ter apoiado o genocida, o golpe e a sociedade sob as botas do Braga Neto. Seria um futuro dos melhores, não?
Os dados positivos do governo, como o crescimento do PIB, crescimento do emprego, produção, não são avaliados, são deixados de lado pelos analistas e pela entidade mercado porque não lhes importa. O que importa é a desestabilização, o embate, a torcida para que tudo fique pior para quem já está por baixo, ou seja, a maioria da população. Os muito pobres não têm investimentos, fortuna, podem ser sempre mais prejudicados. PolÃticos de extrema direita e mercado pensam sobre pobres: que se virem.
Quanta fantasia...
Analistas então acham que o crescimento do PIB, do emprego são abstrações, interessante. Se o desemprego cresce muito, aà vira algo analisável, não?
Os dados "positivos" do governo são deixados de lado, porque eles simplesmente não existem. Analistas sérios trabalham com dados reais e não com abstrações.
Hélio é o calunista que entende de tudo, se patrãozinho pede, ele entende, desde defesa de genocÃdio, economia, filosofia, ftebol e alienÃgenas.
O comentário traz três pontos principais: A) Os agentes do mercado tendem a andar na mesma direção. B) Eles erram e acertam ao longo do tempo c) Os agentes têm medo de errarem sozinhos. Caros isso é óbvio e todo mundo sabe. O que espanta é que o atual governo considere isso um tipo de sabotagem. Sabotagem é um governo atuar como se o óbvio fosse desconhecido.
Quem acerta sozinho ganha. Ontem no leilão das nove, uma corretora estrangeira, contra todo o cenário de alta, vendeu vinte mil contratos de mini dólar, isso deve dar uns cem milhões de reais. Infelizmente não acompanhei. Às dezoito hora compraram tudo de novo, ganharam dois por cento sem colocar um real. Isso não tem nada a ver com sabotagem, é questão de aproveitar uma oportunidade. O prejuÃzo de quem comprou pagou o lucro de quem vendeu, simples. Existem milhares de G. Soros hoje.
Isso é tão óbvio que é uma grande mentira. Fica óbvio que não sabe nada sobre mercado.
Lembrando que governar todo o tempo emparedado pela extrema direita que exige emendas e orçamentos secretos e que se locupletam ao prejudicar quem o povo elegeu não é fácil, como parece pelo texto. Se assim fosse, não seria o mercado a ditar as regras do jogo.
Quantas coincidências!
A Quaest entrevista cem agentes do mercado financeiro. Oitenta votariam no Bozo.
A entidade MERCADO sim, pois odeiam o pobre e acessa entidade ae junta com o CONGRESSO CORRUPTO NACIONAL, a maioria resquÃcio do bolsonarismo
Fim das desonerações? Congresso rejeita. Emendas saem de três bi em dezessete para sessenta agora? Congresso manda o f-se. Previdência das FFAA com cerca de setenta bi de déficit? Aà de quem se atrever a questionar. Quinquênio do judiciário desde dois mil e seis? Pode passar. Vai lá, Hélio, é só querer. Só não vale sacanear pobre, combinado?
Perfeito, Luiz. Esse Congresso me faz ter vergonha de ser brasileira.
O mercado composto por especuladores não sabota Lula. Sabota o paÃs, sabota o bem-estar do povo. Sem escrúpulos. Essa é a tragédia: sermos reféns desses abutres.
Era final março de vinte e um: morreram mais de sessenta mil pessoas de Covid, IPCA acima de seis por cento ao ano, desemprego de onze por cento e Bolsonaro conspirava dia sim e outro também. A bolsa subiu cerca de seis por cento com quase a mesma pontuação de agora quase quatro anos depois e o dólar rodava a cinco e sessenta. Simples assim.
Querem qualquer um na presidência, desde que não governe. Pode maltratar a lÃngua portuguesa, comer com a mão, ser autoritário, golpista, mas que não se meta com nossas finanças, com o acúmulo rentista.
Pura especulação. O MF não aguenta mais Lula. Dizem, não adianta falar em cortes de gastos, o Lula não quer. E mesmo? Tira o Lula! O gasto só não cai por causa dele? A questão da divida publica tem que ser resolvida hoje?. Se não for, será o fim do mundo? 2026 já começou!
Não Pedro Bo , não sabota lula, o mercado , na verdade os banqueiros internacionais , que são os manda chuvas, não estão nem aà pra lula, nem pra ninguém, só pensam em rechear suas piscinas de ouro. Só pelo prazer e direito divino.
E os deputados do Waldemar e Malafaia, não esqueçamos, todos gente de bem e muito religiosos, fazem festa com o agravamento da crise, emparedando todo dia o governo. Só se preocupam com o que podem subtrair do bolo das emendas, o povo que se vire, que vá reclamar na Liga da Justiça, na ONU. E a culpa só fica para o governo, espertos, não?
Faltou pouco para você falar sobre um suposto post de uma rede social, onde dentro do governo, especula-se, tenha provocado o ataque especulativo contra o real, e ao que parece, até a PolÃcia Federal estaria investigando. Daqui a pouco a PF invadirá escritórios de corretoras na Faria Lima e então, a grande imprensa financiada por este governo estará em um dilema terrÃvel. Eu não gostaria de estar na pele de vocês da imprensa.
Temos aqui, a manifestação de um portador de patógeno que não aceita a doença em si mesmo, e a imputa ao seu opositor. Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).
Diagnóstico : delirium tremus crônico, agravado pelo acúmulo de prÃons
É uma falta de vergonha na cara pensar que milhares de investidores independentes têm comportamento de manada imediatamente após ser anunciado um salário mÃnimo de 5 mil reais . E não é ideológico, é uma lei invisÃvel da oferta e procura do dólar sem qualquer manipulação do mercado . Lembrando que o mercado não deu um pio com o gasto exorbitante para comprar a eleição passada, que não adiantou nada . Que “mercado” sem vergonha. E a imprensa assina embaixo . Lastimável
Eu acho que essa pressão sob o dólar já é golpe. O próximo passo será a imobilização do governo com os juros altos e a inflação alta. Não passa na câmara porque Lula tem as emendas e é homem. No mÃnimo, vai paralisar o governo com dólar alto, inflação alta e juros altÃssimos. Vai ser um golpe diferente, para eleger o mata dor de São Paulo.
Você quis dizer isenção de IR a quem ganha salário de até 5 mil reais, não? Se viesse um anúncio desse como salário mÃnimo o paÃs já estaria em guerra civil. Imagine a população pobre recebendo 5 mil, os empresários, banqueiros, donos do dinheiro já teriam providenciado outro golpe rapidinho.
E olha que falamos em muitos bilhões de reais torrados. O teto de gastos governamentais no desgoverno passado foi "arrombado" em 795 bilhões, e o tal mercado não deu um pio. É terrorismo econômico mesmo
Um plano que segue seu curso para desestabilizar, detonar o governo Lula para 2026. O diretor do BC, um sabotador, destinado a cumprir o projeto do MF. Fabrica-se uma crise, para levar a uma situação de descontrole, sem nenhum compromisso com o paÃs, a não ser com o rentismo e acumulação financeira.
Já vimos no mundo o significado da palavra terrorismo, depois vimos o terrorismo de Estado, mas é a primeira vez que vêmos de forma tão imoral e desavergonhada o terrorismo de mercado. Aà você vai ouvir os porta-vozes desse tal mercado o que seria necessário para parar o terrorismo e dizem simples: Não reajustar o salário mÃnimo acima da inflação, bem como.o as aposentadorias de uma esmagadora maioria pobre que recebe de 1 a 2 salários. Se isso não for terrorismo chantagista eu não sei o que é.
Engraçado os comentáristas que naturalizam o q se diz que é mercado; engraçado tb os que negam que entre os investidores (pequenos e médios) há os megainvestidores (os que vivem só de renda). Pobre é o muno em que, em primeiro lugar, são osinteresses só desses grandes q interessam. Em segundo lugar, também. Em 3o lugar, idem. Reparem os direitos sociais, os humanos nem entram aà para serem considerados. São meros detalhes. Lamentável
O dólar alto tem um só motivo, é a velha lei da oferta e da procura, com a falta de confiança a procura é alta, o preço sobe. O Reinaldo Azevedo pretende revogar esta lei para ajudar o Lula e os petralhas (termo criado por ele).
Exemplo prático. No leilão das nove ontem uma corretora, broker internacional, vendeu vinte mil cotas de Ãndice mini dólar, coisa de uns cem milhões. Foi para Ajudar o governo? Sabia que o governo iria despejar dólares? Esse pessoal não perde tempo com polÃtica. Dinheiro chama dinheiro. No leilão das seis compraram tudo de novo. Não existe no mercado bem ou mal. Os brasileiros que compraram as nove horas não eram sabotadores especulativo, simplesmente perderam para outro ganhar.
Qualquer pessoa que tenha estudado o mÃnimo sobre investimentos sabe que câmbio não é investimento, então essa é só a desculpa furada de quem quer inventar uma crise.
As ações polÃticas dos opositores não entram na sua equação de extrema direita, não? Como o Congresso age a mando do golpista, governar é mais difÃcil do que quando as emendas e orçamento secreto não eram investigadas, o agro e os amigos dos sublevados e quartéis se locupletavam e ninguém da ultradireita ligava. Nem aÃ, diria o governador de SP, que nem a polÃcia controla, deixa jogar solto.
COMO A DIREITA GOSTA! "Há tempos procurei analisar onde estavam, em nosso paÃs, direita e esquerda,estes conceitos que, apesar das afetações dos intelectuais neoliberais, continuam dividindo nossa vida polÃtica. Restou-nos, naquela ocasião, expor as razões que nos levam a excluir o PT do campo da esquerda.Diga-se logo não julgamos as bases, militantes e simpatizantes, mas as cúpulas dirigentes e aparelhos responsáveis pelo que de fato representa o PT na polÃtica brasileira".(Brizola,FOLHA,1994)
Baita passada de pano para os especuladores que condenam os pobres à miséria e conspiram contra o Brasil, vocês são inimigos do povo brasileiro.
Lembrando que este odiário, aliás, beneficia-se de desonerações , assim como seu portal e seu banco.
Em Lisarb, quanto maior o lastro, menor é o peso. Por essa razão, naquele mirÃfico paÃs, a renda fixa é mais generosa que a renda variável. E, na tradição oral ufanista de Lisarb, foi um dos seus o inventor da mais importante espécie de aeronave. Com efeito, noutras terras, as raras, porém sólidas, menções ao prodÃgio confirmam a incomparável extrapolação do inventor, capaz de conceber o que nem Da Vinci concebeu: um ultraleve que voa de ré.
O investidor é visto como um magnata sentado no seu escritório, fumando charutos cubanos e contando vil metal. Na verdade tem muito pequeno investidor que se cansou de perder dinheiro com poupança e começou a plicar sua pequena renda em investimentos melhores como a renda variável. O governo também lucra muito com isso, com impostos e retirando empréstimos a juros baixos. Nesse caso o governo deveria promover a estabilidade econômica, mantendo o controle das contas e um ambiente favorável.
O pequeno investidor já deve ter aprendido que o risco Brasil é muito grande, a polÃtica interfere muito no mercado, o que torna investimentos por aqui um arte de adivinhação e uma sensação de risco muito grandes. O investidor é ansioso mesmo e procura prever com boa antecedência como está sendo feito a polÃtica econômica pois ela pode doer no seu bolso logo ali na frente. Aliás é o que está acontecendo.
Será essa coluna ingenuidade do Hélio? Quem sabe?
Ou cinismo narcÃsico
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O mercado sabota Lula? Voltar
Comente este texto