Hélio Schwartsman > O mercado sabota Lula? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Trata-se de uma meia dúzia de bilionários cujo único trabalho é apostar contra o seu próprio paÃs, contra o seu povo. É um cassino sim. Tudo pelo lucro acima de tudo e de todos. Assista o podcast George Soros vs The Bank of England.
Quem toca o berrante no mercado são poucos manda-chuvas.
Acho que o Lula, não. Agora, o mercado sabota o povo, criminosamente.
Exato e foi por isso que o GalÃpolo optou por não considerar sabotagem. Caso o faça, tem que entrar na justiça imediatamente.
Alguns pensamentos são contaminados por desequilÃbrio temporal e polÃtico. O mercado faz a festa!
Não é viagem, mas fato. O problema é aceitar a realidade quando o raciocÃnio está contaminado por paixão. DesequilÃbrio fiscal gera inflação. Inflação é sabotagem contra o povo.
Não viaja, amigo.
O governo sabota o povo.
Quais os investidores ? Todos nas tetas do governo
Tetas do governo ? o governo põe as tetas na janela para quem quiser pagar pela mamada. Tudo se resolveria se o governo não mais emitisse novos tÃtulos para trocar por dinheiro. Os investidores compram esses tÃtulos, se considerarem bons. Se não considerarem, correm para outra espécie de investimento.
Ainda há dúvida? Gue des entregou um déficit fiscal de setecentos e oitenta bilhões na pandemia, entregou um crescimento pÃfio, não pagou precatórios de noventa bilhões, deixados para o sucessor, e o mercado financeiro ficava calmo o tempo todo. Queimou reservas internacionais, aumentou o desemprego, levou o nÃvel de investimento a zero, deixou as notas do Brasil baixas, fez uma péssima gestão. E o mercado financeiro calmo.
Paulo César, desculpas. Haddad enfrentou uma seca histórica, queimadas provocadas no Brasil inteiro, toda a Guerra da Ucrânia, a Guerra contra a Palestina, a SÃria, o LÃbano, a eleição de Trump, as dÃvidas de Gue des e entrega melhora de investment grade, PIB forte, desemprego mÃnimo, quase zero de déficit, e o mercado está sempre nervoso. Querem cortes em aposentadorias de idosos e benefÃcios de deficientes, isso sim.
Maria Fernanda, Guedes enfrentou dois anos de pandemia, um ano de seca história e o inÃcio da guerra da Ucrania. Mesmo assim, entregou uma relação dÃvida/pib menor do que aquela que recebeu ao assumir. Esse é todo o problema do governo: aumento previsto de doze a catorze pontos percentuais na relação dÃvida/pib em apenas quatro anos. Temos uma dÃvida de oitenta por cento do pib reajustada com juros em torno de oito por cento acima da inflação. Isso é insustentável. Faça as contas.
É porque são todos da mesma laia... Nunca os especuladores ganharam tanto quanto nos quatro anos das trevas.
Reveja, o dólar e os juros também subiram bastante nesse perÃodo. A vantagem é que saÃram de um ponto mais baixo, mérito do Temer, da reforma da previdência, e da ausência de reajustes em cenário inflacionado, que a pandemia produziu.
Não é todo o mercado, é só o mercado financeiro. O mercado não financeiro, indústria, comércio/varejo e consumidores não é ouvido. Então não existe heterogeneidade nenhuma, quem especula são sempre os mesmos, aqueles que não produzem nada, que tiram dinheiro dos que produzem. Uma turma homogênea, muito amiga, um cartel com os mesmos interesses. Não subestimem a nossa inteligência.
Mais um golpe do mercado. O pequeno investidor não ganha nada. Ele serve para o banco ganhar recolher dinheiro do mercado e ganhar em cima dele. O percentual da dÃvida nas mãos do pequeno investidor é Ãnfimo, não tem nenhum significado, a não ser pro Dalton de chamar de brandido.
Você nunca poupou algum dinheiro ? jamais pôs alguma reserva em algum fundo de investimento bancário ? aqueles, de resgate automático e tal ? se a sua resposta for sim, você fez ou faz parte do mercado financeiro e é remunerada sem nada produzir em relação ao capital investido, tirando dinheiro dos que produzem.
“Não querer morrer com o mico na mão me parece mais estratégia de sobrevivência do que chantagem. Vale observar que o governo não precisaria gastar um centavo com juros se restringisse suas despesas a suas receitas. Fazê-lo também afastaria o problema fiscal que alimenta a escalada do dólar.“ Quantos dólares você comprou? O governo tenta restringir suas despesas nos avanços dos bilionários dobre o dinheiro público e não sobre polÃticas sociais. Que planeta você habita? Apoia o genocÃdio da fome?
Chacon, ninguém é contra o reajuste fiscal, mas em cima do bolsa empresário, como é o caso da Folha com a desoneração da folha de pagamento, dentre outras tantas que atinge mais de 540 bilhões de reais. Agora, cortar BPC? Isso é covardia. Cortar reajuste do salário mÃnimo? Tem que ser muito filho da puta!
Mas a arrecadação só tem subido e sempre tem sido maior que as prognosticadas pelo tal mercado.
O governo emite tÃtulos para gastar por conta de arrecadação futura. Se o volume em emissão supera a perspectiva de arrecadação, dá no que tem dado. É tão difÃcil entender isso ?
Ninguém precisa sabotar esse governo que já nasceu gastador, gastar é investimento, rumo a Argentina falida que em 2026 o Brasil vai precisar de um Milei salvador, porque este governo já veio falido.O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar.
Se o Brasil está no rumo da Argentina, acho que está no rumo errado. Os prazos para o Brasil virar uma Venezuela e uma Argentina já estão vencidos.
Existe algum governo no mundo que não emite tÃtulos? O teórico sobre nada, muita empáfia e pouca substância.
Por isso que esse argumento "Vale observar que o governo não precisaria gastar um centavo com juros se restringisse suas despesas a suas receitas. Fazê-lo também afastaria o problema fiscal que alimenta a escalada do dólar." É uma falácia
Todos emitem. O problema é emitir para além da perspectiva de arrecadação, que é o que tem acontecido.
Abre um inquérito contra o mercado
A opinião sobre o que vai acontecer com o dólar é na verdade a opinião que um grande investidor ou gestor sobre a opinião que os demais investidores e gestores têm sobre o que vai acontecer com o dólar. Essas opiniões, por sua vez, se formam a partir de teorias compartilhadas por esses mesmos gestores, o que faz com que essas teorias tenham mais efeito sobre a realidade do que a realidade sobre essas teorias. A teoria gira em falso. E o Brasil vai girando junto com ela.
Podemos ver que o governo não se incomoda nem um pouquinho, pelo contrário a festa só está começando.
Hélio, você conseguiria mencionar quais os estudos comprovariam essa suposta heterogeneidade do mercado? Haveria na sua análise informação sobre qual o peso de cada segmento de investidores na formação dessas tendências?
Artigo mequetrefe e simplório. Hélio é assim.
'Grupos heterogêneos', 'fauna diversa', 'categoria vasta', 'grupos bastante heterogêneos', 'grande diversidade dos agentes ': 90% desaprova o governo e votariam em Bolsonaro ou até no Marçal. É isso que o colunista entende por 'diversidade '? Tá pior do que eu pensava.
Se o estado restringisse suas despesas a suas receitas ele não serviria para nada, ou no máximo como milÃcia das elites.
Interessante. SuÃça e Noruega não servem para nada. Eu jamais havia percebido isso.
As nações do Extremo Oriente sempre zeraram pelo equilÃbrio fiscal, inclusive a China. Ali o Estado não serve para nada? Também na SuÃça, Escandinávia, PaÃses Baixos e no vizinho Uruguai de nada serve o Estado?
Barão de Limeira é inimiga do povo brasileiro.
Mas é óbvio que o tal mercado quer derrubar o presidente, os especuladores só querem mais dinheiro e privilégios fiscais, para vocês, e a Folha inclusa, o povo que se lasque.
Eu vou mais longe hj tá acontecendo um crime que precisa se envestigado não sabota estão manipulando simplis assim
Esse texto é um acinte, nos trata como imbecies. A zorra das Americanas, certamente, foi responsabilidade do Estado? Tenha dó!
A zorra das Americanas ferrou os acionistas e com os credores das americanas. Isso nada tem a ver com orçamento público.
Lula, PT e toda esquerda não precisam de ninguém para fazer m*rda com eles.
Oooo loco Napoleão... Você só escreve m*rda. E faz tempo...
Não, mais do que isso, o tal mercado sabota a nação, sabota o povo mais pobre e achaca o bom senso!
Já tirou as suas ?
Pedro, cuidado para não se engasgar com o feno, tá?
Pedro Luis, não gostar de um comentário tudo bem, mas havia a necessidade dessa grosseria?!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Quem não é um alienado lembra bem de dois mil e dois. O dólar decolou e era só espuma.
Obviamente que sabota e a Folha também.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O mercado sabota Lula? Voltar
Comente este texto