Vinícius Torres Freire > Governo reza para ficar só com os problemas de 2025 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O Pib está crescendo, com inflação baixa, e dÃvida relativamente pequena. Se os juros fossem baixos, pelo sexto parágrafo do artigo, o governo teria mais poder. Deve ter sido por isso que em junho deste ano, os juros pararam de cair e logo começaram a subir
O povo precisa saber que este pacote não é para arrumar dinheiro para construir industrias para produzir baterias de lÃtio para abastecer o mercado nacional e exportação. Não é para construir laboratórios para produzir remédios através da Canabis. Não é para investir em projetos de desenvolvimento econômico que vai gerar riquezas e empregos. É para tapar buracos que o governo já fez e outros que ele vai abrir.
João, o dinheiro para esses projetos está indo para pagar os juros da dÃvida - ou seja, é um presente do BC para os banqueiros
Erro do governo foi anunciar um pacote forte, enviar ao congresso um pacote menor, colocar a redução do IR pra classe média, sabendo q.o congresso irresponsável e corrupto q temos iria desidrata-lo. Concordo q em 2025 vai precisar de novo anúncio de corte de gastos.
Você sabe que ele gastou duzentos só na PEC da transição né? Chamar setenta em dois anos de pacote forte só cola pra quem não faz conta.
O governo fez o que podia. Foi no fantástico e disse que não há crise fiscal nenhuma, o que automaticamente fez o déficit fiscal desaparecer. Quando viu que não desapareceu, colocou a culpa da subida do dólar no meme de forças do mercado financeiro que querem sabotar o governo. Por fim tem o BC, apesar da diretoria toda ter sido indicada por ele e do seu president indicado, Galipolo, ter avisado que concorda com elas e que vai continua-las. Essa última desculpa acaba em dez dias. culpa do Bolso.
Só na America Latina castrista os interesses dos ricos e os meus não são os mesmos. Só neste canto do mundo esquecido pela educação quanto menos milionários, melhor para o paÃs. Só aqui o que ele tem ele roubou de mim, e se eu tomar dele vou ficar com mais. Te juro. Não pensam assim na China, nem na Rússia nem no Vietnã. Nunca conheci ninguem da Coreia do Norte, mas este tipo de pensamento eu nunca escutei em nenhum outro lugar. Fede a naftalina e anos sessenta. Vai embora com o Lule. Tarde.
Dito com a esta sabedoria Folhiana de quem votou no Aécio e no Bolsoguedes na primeira. Tem gente que acha que o bilionário banqueiro dono da Folha é confiável, que não manipula notÃcias públicas com fins privados. Mentes fracas, torcem por interesses bilionários, contra si.
Desgovernado... de onde nada se espera, de lá nada virá mesmo. A. Torelly.
A coluna, escrita em letras frias (sem trocadilho ou referência aos publishers), traz uma análise realista, mas é preciso não sucumbir ao desalento do cotidiano. Eu me pergunto, como o paÃs chegou a este ponto: juros estratoféricos, câmbio em disparada e a promessa de reforma fiscal sempre tão próximo e tão inalcançável quanto a linha do horizonte. No rádio do carro, o noticiário econômico alardeia com a urgência habitual. O tom dos analistas lembra um coral afinado no lamento.
' Governo Lula reza para ficar só com 367 companheiros na Câmara e 61 no Senado até dois mil e trinta``. Que assim seja. Abaixo o(a)s camisas amarelas!
Acabou de chegar uma notÃcia de que o Lula sumiu, fugiu para a Lua e voltou a ser torneiro mecânico, e 2026 será entre Marçal e TarcÃsio. Pronto, nossos problemas acabaram! Agora o dólar e os juros vão baixar, os deputados vão parar de extorquir; os especuladores vão deixar de manipulação; os salários pornográficos do alto escalão do funcionalismo público serão reduzidos pela metade; os empresários privilegiados pelas desonerações vão abrir mão da mamata; os militares vão seguir a constituição..
Lula e o PT fazem bem o mal e mal, o bem.
Lula tenta reduzir o déficit fiscal, o congresso cobra caro pra ajudar e o BC vai aumentando a parcela que o mercado come da arrecadação nacional.
É verdade, mas não deve ser fácil defender valores de redistribuição da renda e se ver pressionado por todos os lados, sobretudo pelos congressistas irresponsáveis e pelo BC pró-mercado, que decide de costas para a população.
Oh, Marques, o responsável pela polÃtica fiscal é Lula e lembro que gente madura se responsabiliza pelos atos que pratica. Hora de crescer, companheiro.
É um erro culpar Lula e o PT por tudo. Temos Congresso, mercado, Judiciário e BC também... E uma parcela da população que segue ignorante e fanatizada.
Com juros exorbitantes, o que deve ocorrer é um recuo no crescimento, salvo se a saúde da economia brasileira resistir a esse novo ataque dos juros. O que não será não só positivo mas também engraçado: a economia resistente ao fogo amigo de seu mercado financeiro e de seu BC. Não é impossÃvel: aconteceu até agora com juros já muito altos. Vamos ver o que acontece.
*O que será não só positivo mas também engraçado (corrigindo)
Problemas existem, mas não tem a dimensão que se alega. E a "péssima" repercussão do anúncio do pacote por Haddad se deu entre os do mercado financeiro, não entre a população em geral, que não teve a opinião mensurada. A inflação está sob controle e deve cair nas próximas semanas. O investimento vinha alto apesar dos juros quando se deu essa promessa de aumento nas futuras reuniões do Copom. Infelizmente sigo a acreditar em cartel do mercado, com apoio do BC.
Esse rapaz fica torcendo para a carniça (finanças da nação) ficar bem apetitosa para os abutres encastelados em suas torres se refestelarem. Chato demais.
A nova tática do redbanho nesse espaço é denunciar comentários que não tem absolutamente nenhuma ofensa, só representam a opinião contrária à da maioria por aqui. Esse é o conceito de "Democracia" da esquerda... lamentável.
Mas a capacidade intelectual de boa parte da população não ajuda , congresso bagunçando , judiciário bagunçando , estados não ajudando e querendo mais bebesses e quando dá problema tudo vira culpa do Lula ? Seio ?
Se Lula mantiver a você fechada já vai ajudar muito.
Tem grandes empresários, tipo Ometto e Alban, denunciando a exorbitância dos juros do BC, e sendo ignorados. Lula tem que chamar a atenção mesmo!
Vai colher o que plantou, mais rápido que o esperado. O paÃs vai se afundar
O mercado brasileiro não é tão maduro quanto o texto dá a entender. Por lá se apavoram, gostam de apavorar e a matemática que usam não é das mais exatas.
Uma árvore de Natal desabou no Rio, outra pegou fogo em Manaus... sei não, mas para quem acredita em presságios, 2025 promete ser emocionante!
E pensar que há poucos anos, no final do governo Temer e inÃcio do Bolsonaro, tÃnhamos Selic abaixo de 6% e inflação estabilizada em torno de 4%. Dólar em torno de 4 reais. Tudo era melhor.
Temer obteve a trabalhista. A previdenciária foi com Bolsonaro. Mas pode-se dizer que Temer deu a assistência para esse gol.
Sem fazer alarde, Temer obteve maioria tranquila no Congresso e aprovou reformas importantes como a trabalhista e previdenciária. Hoje temos o contrário, ou seja, muito barulho e pouca adesão e reformas.
Sim, morreram mais de meio milhão pela covid além da média mundial, miséria crescendo, a gasolina tinha explodido, privatizações fraudulentas por joias, Bolsoguedes comendo pizza na esquina em reuniões com lÃderes mundiais, mas tava tudo ótimo. Aff
Saudades dos tanques a passeio em frente ao Congresso tentando intimidar parlamentares para que votassem pelo voto impresso.
Saudades do Temer
Vale ver o vÃdeo do Eduardo Moreia no YouTube: ação de Boulos escancara conflito de interesse de Campos Neto. Ele tem milhões em paraÃso fiscal lucrando com suas decisões. Tem que ir preso, sem dúvida, precisamos virar esta página.
Andrade, que lógica pobre é esta? Lugar dele por tudo que fez, é na cadeia, até para que sirva de exemplo. A presidência do BC não é minha, sua, nem dos Bancos, é de interesse do povo brasileiro. Sugiro a todos ver o vÃdeo, absurdos escandalosos.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
VinÃcius sempre representou bilionários interesses, sempre projetou o pior, com o claro objetivo de gerar stress. Desemprego, inflação e crescimento foram ótimos, mas ele sempre traz problemas e péssimas projeções, isto interfere nas taxas de juros, onde 1% equivale 70 bi. Existe um nome que se dá pra gente da laia de VinÃcius, infelizmente não se pode escrever aqui.
Não sei se haverá mais uma análise sua ou se encerra por aqui, terminando-a como começou desde que esse governo assumiu. Junta-se ao mercado nas suas profecias agourentas. O governo não irá para a reza que você pratica junto aos mercadistas diariamente no altar do deus mercado. Acenda uma vela para iluminar mentes brilhantes, posudas e doutas.
O artigo permite entrever que parte desse aumento deveu-se ao temor do imposto prometido para aplicações financeiras. O Kupfer diz isso com todas as letras. É razoável, é humano, é até compreensÃvel. É do jogo. O Judiciário quer um naco do Estado, as igrejas querem outro, a Zona Franca de Manaus quer outro, o mercado financeiro não seria exceção à regra. Mas sejamos claros. A disparada teve pouco a ver com descontrole fiscal e muito a ver com medo de pagar imposto.
Chego a ficar em dúvida, achando q tudo foi planejado para chegarmos ao ponto de terra arrasada para virem as reformas bolivarianas, como na Venezuela.
Esse colunista é uma ave de mau agouro.
Poisé caro Ivo, diferente de você, até usando o método Braille consigo interpretar um texto.
Você deve ser cego.
Hajam dedos do Haddad para tantos remendos que serão necessários para conter vazamentos no dique da especulação e inflação...o ocaso do petismo, que não encontrou ou criou soluções para a nossa desigualdade social secular...
Os bolsonaristas adora a coluna do VinÃcius Torres Feire
E tem gente q
Tem gente que escreve mal, tem gente que vota no Aécio e Bolsonaro, diferença entre o conhecimento e a sabedoria.
Português de petista detectado, a concordância verbal manda lembranças...
O negacionismo econômico do pt nos conduziu a isso e vai piorar....
A qualidade do jornalismo praticado pela velha imprensa é uma lástima. Não há profissionais empenhados em esmiuçar a realidade dos fatos para expor aos assinantes. É tudo militância de redação. VinÃcius Torres discorre uma narrativa patética que só visa proteger o governo, não tocando na ferida. Deveria mostrar as mazelas do governo e apontar o caminho para a saÃda da atual crise. Mas prefere tentar convencer os leitores que é normal torcer para que as coisas não piorem diante da inércia de Lula
Luta de classes feroz. A perspectiva de Lula 3 assusta os operadores do atraso: BC, agrotrogloditas, especuladores financeiros, fundamentalistas cristãos, milicos e outras castas de privilegiados. O povo elege Lula, mas essas castas querem outro e não estão nem aà com o que quer o povo brasileiro. Por que não guerra civil?
Apoiado! A linha do novo paÃs que vocês comandarão à vontade e elegerão o PT por toda a eternidade vai ficar ali no norte de Minas?
Adorei sua proposta. Uma guerra civil para separar os produtivos dos parasitas.
Olha só, a turma da paz e amor ?
O Trump não está nem aà com o Brasil meu caro, ele apoia cegamente a Motoserra do Millei que já cortou trinta e cinco por cento dos Corruptos da Argentina a qual já é a LÃder da América do Sul, o L nos colocou no rumo irreversÃvel da decadência a esperança é que São Paulo nos salve.
O MF não é um órgão técnico, trata-se de um partido polÃtico, que projeta um paÃs que valoriza os rentistas. Um agrário, sem desenvolvimento tecnológico e industrial. Sem empregos, educação e saúde de qualidade.
O BC não é um órgão técnico, é um partido polÃtico, que projeta um paÃs do rentismo. Um paÃs agropecuário, extrativista, sem desenvolvimento, industrialização, pesquisas tecnológicas, empregos. educação e saúde de qualidade.
Quem são os membros do MF? Por um acaso o Seu Zé da esquina, a Dona Maria participam das reuniões, resoluções e decisões desse ente poderoso, infalÃvel e partidário?
o motoboy da Faria Lama pegou o mote dos 'boy' sonarento, vai tomar no orifhicio no final da choluna vertebral
O "poder do dinheiro" exige corte nos gastos, ok, é a realidade irrefutável. Mas, quais gastos cortar? 1. BenefÃcios sociais (BPC e cia); 2. Emendas impositivas (mais de 50 bilhões só em 24); 3. Super salários (acima do teto constitucional) e; 4. Gastos indiretos (renúncias de tributos, mais de 400 bilhões). O nº 2 nem os deputados petistas aceitam, o nº 3 é mexer com gente poderosa, o 4 nem pensar, sobra o nº 1 que, além de injusto, a maioria no Congresso também não quer arcar. DifÃcil!
Alias, seria mais honesto a mÃdia em geral explicar que o famoso "gasto publico" do governo, reside principalmente na previdência e benefÃcios sociais, além das transferências obrigatórias pela constituição! lendo alguns comentários menos inteligentes, parece que o governo não corta gasto por que quer! Sem esquecer os gastos do judiciário e congressistas com seus altos salários (além dos penduricalhos)!
Eu so acho engraçado que o colunista não viu nenhum problema na desoneração da folha de pagamento, uma renuncia fiscal de 525 bilhões, e na continuação do famigerado PERSE, que por obvio, desequilibraram as contas publicas! E soa ainda mais estranho a mÃdia sempre omitir que o maior gasto do governo, reside na previdência social e programas sociais! e o objetivo mor do "mercado", e desatrelar o aumento do salario mÃnimo, das aposentadorias! Para o andar de cima. tudo, aos de baixo...
hoje os bolsomitas atingirão seu objetivo - dollar a dez reais .
Ô Lula...pede pra sair pra ca-gar e deixa na mão do Alckimim.
Concordo plenamente!
Eu não sei se isso é uma analise econômica da situação brasileira, ou uma torcida para dar tudo errado! O VinÃcius Torres Freire sabe tudo que está errado, mas não sabe como concertar!
Chora PT ....
v. como bolsomita, acha que vai ficar imune ?
Para usar um termo banalizado na esquerda, Lula está cometendo genocÃdio fiscal. São bilhões gastos em juros (recursos que faltam nos serviços), perda de estabilidade no dólar, aumento da inflação, dinheiro caro para investimento produtivo, favorecimento do rentismo ao invés da produção. PaÃs pobre com polÃtica monetária expansionista a juros nas alturas vai ao precipÃcio. Lula escolheu assim, pagar juros elevados para sustentar crescimento movido a gatos público. A conta chega sem tardar.
Lula escolheu polÃtica monetária expansionista com aumento da dÃvida e seus efeitos colaterais, como alta do dólar e da inflação. Juros mais altos vem como consequência à s escolhas de Lula, não é?
Lula escolheu juros alto? O BC não é independente Não é ele que define a taxa de juros?
Para continuar falando mal do governo, você continua aÃ, papel cumprido.
Foi um erro realmente o governo ter anunciado a redução do imposto de renda pra classe média, porque, afinal, foi só disso q se falou e de q se tratou e q acabou justificando o ataque especulativo do dólar.
Nenhuma surpresa. Tudo dentro do previsto. Fico imaginando essa turma governando o paÃs durante a pandemia e a guerra da Ucrânia!
Com certeza terÃamos menos de 700 mil mortes!
Governo vive um terrorismo especulativo brutal.
Tolos não percebem como são continuamente enganados pela velha centenária Folha. Bilionários, como o dono da Folha, usam o congresso para chantagear o governo e depois usam a imprensa para culpar o governo de negociar pela governabilidade, faz décadas que isto se repete, mas esperar de quem acreditou no Aécio, no Moro, no Bolsoguedes, no TarcÃsio e por ai vai, acham que o banqueiro dono da Folha está interessado em informar e nõa em manipular notÃcias públicas com fins privados.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Governo reza para ficar só com os problemas de 2025 Voltar
Comente este texto