Mercado > Me pergunto se Haddad está sucumbindo a negacionismo econômico, diz Horacio Lafer Piva Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O jornalista levanta a cesta para o entrevistado cortar, como quando usa a expressão "Haddad vem com essa história" - descabida no bom jornalismo! E o entrevistado receia que dois MInistros sejam "muito governistas", quando - se ele porventura não souber - eles fazem parte do governo. Uma matéria tendenciosa, para dizer o mÃnimo.
Cr´ticas ao bc sempre vão pra moderação?
A previsão é dos juros subirem mais 2 pontos em breve, para conter a inflação futura projetada por pesquisas enviesadas. Os juros reais ficariam em nÃveis mais aberrantes ainda - uns 10%. Mais da metade da arrecadação do paÃs seriam destinadas ao pagamento dos custos da dÃvida. O paÃs entraria numa rota de recessão e desemprego. ( Enviei um coment similar há umas 7 horas , não public ainda) (este também foi pra mod)
O BC está sucumbindo a negacionismo econômico? Nega que os juros reais são uma aberração, que a Selic já está alta demais (pras condições atuais) e está impactando a dÃvida e os gastos com juros.Nega que a inflação está baixa, pro histórico do Brasil. Nega que as expectativas futuras, dadas pelos relatórios focus, são imprecisas, enviesadas, pessimistas e frequentemente erradas . Nega que o governo tenta conter o déficit. E nega que se a selic seguir subindo logo haverá desemprego e recessão. m1
Excelente texto. É com empregos e modernidade que se desenvolve um pais. 9 governo atual vive no passado e so faz politica gem e so pensa em Ideologia.
Lendo os comentários aqui, enxergo bem a polarização que ele se refere.O fato dele ser um empresário, não desmerece em nada o comentário dele, afinal se ele busca lucro, precisa que o Brasil esteja nos trilhos. Me pergunto: Sem os empresários, os empregos surgiriam da onde? O governo não gera riqueza, ele vive das te tas dela.
CrÃticas muitas, propostas zero
Orácio tú que só comia alface ...
Este senhor nada de braçada nos benefÃcios tributário para empresas neste paÃs. Mas quer que a o corte fique lá em baixo nas aposentadorias do salário mÃnimo , sus , universidades públicas e etc. Mas derrubam presidentes se perderem sua boquinha. Vá pentear macaco .
Foge totalmente ao texto.
Eu imagino q de dentro de sua elegante mansão, ou das amplas salas dos conselhos de administração de q participa, o bilionário entrevistado se imagine vivendo no Brasil, enquanto diz arrogantemente q os membros do governo é q não sabem onde vivem. . Sugiro ao dignÃssimo ir pegar um ônibus à s seis da tarde na av. Sto Amaro, em Sampa, para se dirigir à um bairro de periferia. Talvez depois disso ele comece a se qualificar a falar sobre como é viver no Brasil.
Foge cem por cento ao texto.
Texto limpido e sóbrio
Desde que assumiu, Lula sempre foi contra o teto de gastos e não se preocupou com a questão fiscal. O Congresso oportunista ávido por verba seguiu o mesmo caminho. Agora o governo paga o preço desta expansão de gastos, com dólar alto e risco inflacionado.
Acredito que o Horácio está sucumbindo ao negacionismo da realidade polÃtica. Queria ver esses comentários se ele tivesse que lidar com um congresso hostil e fisiológico.
Com essa mentalidade, se igualou ao deputado bolsonarista brunini!! Haja estudo antropológicopara compreendê-los, Haddad!
Este é o caso, que o silêncio do entrevistado, faria parecer sabedoria.
Não seria o real negacionismo da polÃtica do governo, a opinião do entrevistado?
Me poupe! o congresso vota e a culpa é do Haddad. Tenha Santa Paciência!!!!
Eu fico preocupado com a falta de compreensão do empresariado brasileiro do momento polÃtico do Brasil. Parecem um bando de lunáticos guiados pela isteria do Mercado!
O Horácio está certo. Por mais que ele tenha tentado, até agora o Haddad não tem conseguido fazer o necessário. Está nas mãos do presidente a decisão de acertar as contas, ou cair numa espiral de impopularidade semelhante à da governanta, porque inflação com desemprego, ninguém aguenta.
Thiago, segundo o Randolfe foi um efeito desprezÃvel, mas você deve ser um bolsonarista que odeia o lÃder do governo, só porque ele é lÃder do governo.
Está? Quem decide é o congresso! Você viu a desidratação que o congresso fez no corte de gastos??
Esquerdada, equilÃbrio fiscal não tem nada a ver com luta de classes. Também não se resolve problemas como fome, miséria e pobreza com rombo nas contas públicas. Não há ideologia nessa matéria. Fome se combate com educação, emprego, crescimento econômico, combate à corrupção e Estado eficiente. Mas, sinceramente, acho a esquerda brasileira completamente incapaz de entender algo assim.
O espaço polÃtico q esse governo tinha pra fazer besteira e quebrar o paÃs acabou mais cedo d q qq um poderia imaginar. Estou vivendo um sonho.
Essa tebeta tá mais perdida que cachorro que caiu de mudança !
Haja paciência pra escutar lamúrias de empresário riquÃssimo! Duvido que não esteja com seus lobistas atuando na reforma tributária. Duvido que tenha alguma nesga de preocupação com a desigualdade colossal do Brasil e com a população sofrida e que rala neste paÃs! A fórmula dessa turma é mais do mesmo: austeridade fiscal a custa do andar de baixo e benesses fiscais e tributárias para o andar de cima. E os farias lima só ganham. Não dá pra ter nenhum respeito por esse pessoal!
Nenhum
Acho tão bonitinho quando dizem Ele está fazendo errado porque não sabe. Alguém tem avisar ele. Ele acha que está tudo bem, que não tem crise fiscal, até disse isso no Fantástico. Coitado. Avisa lá. É de uma inocência e infantilização que beiram o ridÃculo. Mas eu acho bonitinho. Nosso papai dos pobres que não sabe que cortar o BPC atinge as classes mais baixas. Ele não sabe do mensalão. Não sabia que não pode encomendar reformas no sÃtio e não pagar em troca de favorecimento em licitações.
Por que o eminente homem de negócios não faz esta pergunta ao Congresso? Com certeza não quer prejudicar a relação dos seus lobistas com ele.
A Folha censurou meu comentário, claro! Mas, quero que H L P vá para os quintos dos…
A folha não gosta de democracia! Há duvida?
Acho q a classe empresarial ainda vive num Brasil q não existe mais. Nossa república é parlamentarista. O poder executivo está extremamente fraco e o legislativo extremamente forte. Acontece q esse legislativo é perdulário, corrupto e chantagista ( sempre foram, mas agora tá pior). Então, cobrar só do executivo é contraproducente, pois é tudo q o legislativo quer: gastar sem se responsabilizar.
É um parlamentarismo escamoteado que é um sonho de qquer parlamentar: fazer um monte de m… sem ser responsabilizado.
A situação economica fiscal do paÃs está a deriva . Gastos imensos sem controle e critérios . Estão vazios de conhecimentos para aplicação e gerir o paÃs com competência e esmero. Tá ao deus dará ! Salve-se quem puder e for do p th !
Ma me mi mo muuuuuÂ…
Hienas do sistema S, que vive dos recursos do governo desde que nasceu, disputando o governo na plataforma do empresariado brasileiro. Nada de jogo no front.
Haddad evidentemente tem noção do enrosco que o PT fez com o paÃs graças ao negacionismo econômico. O Banco Central não consegue segurar a inflação. O déficit fiscal é enorme. Temos o judiciário e o parlamento entre os mais caros do mundo. Os supersalarios permanecem. Somos todos "manés"
Hipócrita! O sr Laffer e o grupo empresarial que representa fez parte de algum lobby na reforma tributária? Claro que sim! Obtém algum benefÃcio como incentivos, isenções, desonerações, subsÃdios? Claro que sim! Defende reserva de mercado? Hã Han! Vai catar coquinhos, sô!
Até nos Estado Unidos existe imposto sobre grandes fortunas e heranças, mas nossos 'liberais' são escravos do dinheiro, coitados...
Com o Jair messias não haveria esse tipo de comentário nem quando fez benefÃcio de ICMS nos combustÃveis no ano da eleição
Mas se Lula foi capaz de derrotar Haddad para eleger Bolsonaro por que não o faria agora para reeleger-se? O risco é apenas o do "feitiço virar contra o feiticeiro",mas este, talvez , seja o mais capaz enquanto tal de todos os tempos, colocou dois concorrentes eleitorais para trabalhar para si ( Tebet e Ciro) e já se prepara para convidar quase toda a oposição para o seu ministério. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
O negócio é o seguinte, o empresário votou no PT? Mas o PT ganhou, com a maioria de votos dos brasileiros, que são pobres, não são empresários, banqueiros, ruralistas, porque o governo eleito assim deveria ser assado? O fosso nao está no governo, está no congresso. Lá onde os lideres são lira ou alcovacumbre que mantem o governo e a nação como refém. o empresário é um negacionista de fatos e dados.
Negacionismo econônomico é o que a elite brasileira pratica desde que Cabral aportou por aqui. Insistem em não ver que o Brasil não dá certo por causa da pornográfica concentração de renda, que distribui 80% da riqueza para menos de 5% da população. Esse tipo de matéria e os comentários que a seguem mostram a horda cobiçosa, formada nas melhores universidades do planeta ao custo de milhares de dólares por cabeça, reclamando que o Estado gasta muito com pobres e pouco com eles. Que lástima!
É um dos poucos da direita que confessam sua ideologia!
Nem tem como sucumbir. Haddad confessou que não conhece economia e estudo dois meses para uma prova que não sabemos se passou.
Haddad tem três faculdades,pela USP , incluindo de economia.O que tem atrapalhado a economia são os parlamentares da extrema direita, golpista ,e verdadeiros negacionistas .
Me pergunto o quão qualificado VOCÊ está para avaliar alguém como Haddad. Deve ser pós- doutor pela Sorbone, ou quem sabe pela Chicago University, que formou o gênio Paulo Guedes, aquele que detonou a economia durante quatro anos sem que ninguém desse um pio. Ao invés de se comportar como papagaio de pirata, aponte os erros de Haddad e quem sabe se possa gerar um diálogo qualificado sobre o assunto. De resto, são só palavras ao vento.
FAKE!
Como eu gosto desse espaço da Folha para poder conhecer as opiniões das demais pessoas, permitem a gente comparar e pensar sobre a nossa própria forma de enxergar as coisas. Esse tal Sr. Horacio Lafer Piva atirou na mosca; negacionismo... Termo adotado durante a pandemia contra a fragilidade na gestão da saúde pública daquele governo, agora empregado para apontar a posição do atual governo frente a gestão da macro economia. O resultado do negacionismo todos já conhecemos, infelizmente.
Com uma dissertação e uma tese em economia (se é que se pode chamar assim) comunista, diria que nunca soube o que é isso. No entanto, o caso é mais simples: falta de hombridade, pois age por controle remoto de sua majestade oniscientemente inconsequente. Pago para falhar.
Haddad sabe nem oq tá falando, foi colocado lá pelo lula só pq é o garoto propaganda dele. O BR não deu certo.
O Lula não tá nem aà pra nada disso, a Faria Lima vai bem obrigado, os pobres vão se ferrar com a inflação e a Janja vai continuar no bem-bom. O que interessa é ter apoio e não largar o osso.
José Roberto, a esquerda sempre bota culpa pela sua incompetência nos outros, seguindo a premissa do seu lÃder. Haddad não é um bom ministro assim como Lula não é um bom presidente, nunca foi. Só sabe gastar.
Sempre a máxima de Talleyrand de aplica aos comentários... A crise da Dilma não foi da Dilma, o mercado é que é maldoso e por aà vai. Vá ver quanto o Ometto perdeu nesse ano! Se não são essses os caras que investem e fazem o Brasil crescer, quem são? Qual a alternativa? Estatização? Fala sério.
A Folha vai entrevistar um empresário por dia até o "Golpeachment". Ontem foi um daqueles 8 que integravam um grupo de mensagens golpistas de zap investigados pela PF e "liberados" mediante poder econômico pelo STF.
Alguma coisa está dando errado para os chupins do paÃs.Estão começando a se ouriçar!
Passou da hora de cancelar a folha. Não é um editorial democrático, pelo contrário, é porta voz do famigerado mercado. Quero a opinião do povo. Cosan? A rainha da mala preta no congresso... Estão de sacanagem
Pois é! Mas o entrevistado - que crit ica o gov - esqueceu de dizer que o bndes financiou, em set , o vr de três bilhões reais da construção da nova linha produtiva na unidade paranaense da klabin. Se ele achasse mesmo que o paÃs está ru im pq continua investindo? É o mercado sendo o mercado! Reclama mas não larga os tetos.
Falou , falou e não disse nada...
Está parecendo que começou uma blitzkrieg das raposas ao velho galinheiro. Primeiro, Ometto (Cosan & outros), agora Horário Piva (Klabin & outros). Histórico é que a elite empresarial brasileira não quer ficar sem as tetas pelas quais nunca desmamaram. Pior para a população: com a grande imprensa abonando.
A imprensa abana a cauda de tomba-lata.
Soldado que pede férias durante a batalha
O pior é que tá ficando descarado demais esse joguinho entre mÃdia tradicional e redes sociais. Os memes do Taxadd foram a prova cabal de que a imprensa participa da viralização criminosa e paga de ataques orquestrados pelo mercado. Não é coincidência chamar um empresário para atacar Haddad bem no dia que os bolsominions estão criando fotos com IA do ministro na praia tomando margarita...
Um sold-ado que pede férias durante uma batal-ha é, no mÃnimo, um dese-rtor
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Me pergunto se Haddad está sucumbindo a negacionismo econômico, diz Horacio Lafer Piva Voltar
Comente este texto