Dora Kramer > Nuvens turvas no horizonte Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A verdade que os polÃticos não querem renunciar a nada dos privilégios alcançados por eles, nos seus egoÃsmos extremados, pensam primeiro em si para depois pensar no paÃs com um todo. O cidadão comum que paga impostos neste paÃs é refém desta classe privilegiada e sofre com a falta de uma polÃtica de verdade para resolver os sérios problemas que afetam a nação.
Congresso nefasto, votou contra os pobres e protegeu as mamatas das elites.
O Lula do primeiro mandato tinha como referência FHC e seu estilo conciliador. Já agora sua referência é Bolsonaro e seu estilo de cultivar sua base, mesmo que desagrade a outra metade. Os Ãndices meio a meio de sua popularidade refletem essa opção.
Um capitalismo de rapina.
Olha Anete, eu admito que posso estar errado. Mas a consistência do sujeito, os argumentos que oferece, a paciência que demonstra ter, uma humildade que pode ser forçada, mas existe: tudo isso é sinal inequÃvoco de *gente superior*, absolutamente diferenciada da Bozofrenia corrente. Da Mercadofrenia corrente. Da humilhante humanidade limitadÃssima de nossos concidadãos de Herda, que absurdamente gritam contra qualquer ação bÃpede e independente. Tô na Herda, carÃssima.
Dava para perceber o trabalho, a paciência, que Haddad tem tido todo esse tempo. Deve ser desgastante. Ele está o tempo todo sob fogo cruzado. Daà o desalento, um certo cansaço, e o desabafo, tudo junto e misturado. Haddad é um ser humano incrÃvel!
Falá pocê a plena veritá: vi não. Mas posso imaginá-la perfeitamente, e com razoável chance de acertar, acredito. Não é especulação difÃcil, minha cara; dificÃlimo é imaginar a situação do sujeito, um BÃpede, empregando seu tempo e (todo) esforço a lidar com essas gentes de estofo diminuto e mofado. Banqueiro, não é nada; pior de tudo é esse mercado especulativo de uma dúzia de grandalhões, gerando correrias abaixo de si. Coisa emética, Anete!
Marcos, você viu o desabafo de Haddad?
Eita, minha cara, comentarei brevemente este seu último, lacônico e singelo parágrafo, valendo pra todos os demais: cada ponto percentual subido na Selic, são 7O bilhõezinhos na mão dos abutres. Cálculo que, dia desses, o seu Ladislau Dowbor apresentou candidamente - ah, sim, ele não é "analista", senão professor de economia reconhecido internacionalmente.
Frente à s exigências de cortes de gastos sociais, como ocorreu devido à s enchentes no RS, ninguém quer abrir mão, nem congresso, nem MF, nem elite econômica, nem Forças Armadas, nem mÃdias corporativas, nem bancada do boi, do agro, da bala, da BÃblia e dos bancos. Etc.
A F não publicou o desabafo, o desalento de Haddad, durante o encontro de Lula com o novo presidente do BC e a equipe econômica do governo.
Atentem para o desabafo, o desalento de Haddad. Seu plano econômico, apresentado em 2023, baseado em dados da Receita Federal e do Governo, não foi aprovado. Hoje ele percebe que estava certo, era o que deveria ter sido feito, mas diante a gritaria do andar de cima, Lula não partiu para o enfrentamento.
Olha, Senhoras queridas, vozes solitárias: tô convosco e não abrosco. Não creio que bons miolos e ética irão triunfar, mas tô de boas, não tenho problemas em ficar do lado que perde. Já perdi muita coisa nessa vida, inclusive minhas ilusões liberais (essas, faz teeeeempo...)
Sim, Anete, absurdamente, acossado. Você tem toda razão.
Debbie, o Lula está sendo acossado por todos os lados, MF, BC, mÃdia corporativa, Forças Armadas, agro, Congresso, bancada da bala, do boi, da BÃblia, dos bancos.
Como partir para o enfrentamento com Lira, bosistas e asseclas nesse congresso? Inclusive os do PL comemoraram a alta do dólar. Eles nunca pensam na república.
247
Antônio, Haddad é professor da USP, com doutorado e mestrado, um gentleman, um polÃtico sério, competente, responsável, comprometido com o paÃs. Procure que você vai encontrar.
Antônio, entre outros, veja na Tv 247, cortes 247.
Estou a procura desse desabafo. Na TV. Parece que ele está representando um papel. Foi boicotado pelos companheiros.
Não é permitido mexer no bolso, nas regalias das elites empresariais e financeiras. O povo seguirá, como sempre, arcando com as contas do governo. Seguiremos sendo um paÃs agrário, extrativista, rentista, colonial. Sem justiça social, sem desenvolvimento econômico, industrial, tecnológico e educacional.
Sim, Anete, esse Congresso nefasto continua protegendo seus interesses e os da elite, incluindo a elite do funcionalismo.
Lula está acorrentado pelas correntes d0 MF. Se não segue entregando o que eles exigem, o paÃs é assolado por um terrorismo fabricado, por um alarme falso de que estamos frente a um desastre iminente. As consequências dessas armações tem o destino certo, afetam a economia, a governabilidade. Não é permitido mexer nos bolsos, privilégios, rentismo da classe dominante. É a população que sempre pagou a conta e seguirá pagando. O paÃs permanecerá o de sempre, desigual, injusto, agrário e financeiro.
E a população que ainda apoia o boso não enxerga a própria desgraça.
Antônio, você puxa a farinha para o seu pirão. Pertence à turma dos poderosos, ou do agronegócio, ou da Faria Lima, ou da elite empresarial. Lula quer governar voltado para o povo, para os Trabalhadores.
Teia feminina? Onde o feminino entra nessa história? Ideologia? Ainda bem que o governo possui um planejamento, tem projetos e ideais. Já pensou se Lula passasse os 4 anos de seu governo planejando um golpe de Estado? E entregasse o governo e a chave do cofre ao Lira?
Antonio. O agro não gera empregos, destrói o meio ambiente. Serve, a baixo custo, para alimentar o mundo, o gado e porcos da China, que, atualmente se ocupa com o reflorestamento, desenvolvimento tecnológico, pesquisas, empregos de qualidade, fim da desigualdade social, educação e moradia. O Brasil envia grãos e carnes, e compra produtos industrializados com custo elevado. Trata-se de um paÃs colonial, agrário.
O MF só aproveita as oportunidades e perde quando aposta na melhoria. O MF acreditou nos juros baixos, comprou tÃtulos federais, amargam prejuÃzos, veja o rendimento dos fundos. O presidente está preso na ideologia, na vaidade e na teia feminina. Quem governana é o primeiro ministro baiana, vide a portaria das emendas. Temos de ageadecer que o Brasil seja um dos maiores exportadores de alimentos e recebe em $. O padrão agrário de hoje não é a monocultura do passado, usa muita tecnologia.
Que chatice, dona Dora. Troca a Cremer, deve estar úmida.
Olha, Antônio, com todo respeito, não encha o saco. À Anete, querida lutadora, devo dizer que há limite, cansa. Dona Dora passa da conta - conta individual, evidente, há quem tenha muito mais a oferecer do que eu. Se ao ditar Cramer, seus transcritores não grafarem tremer, tal como acontece aqui no momento, com seus erros, excelente. O meu, insiste no erro, e acho que tem razão.
Mas, Anete, Dora não tem nenhum isenção, foi contratada apenas para defender os interesses do dono do jornal. Há na f outros articulistas, poucos, mas que estabelecem contraponto. Todavia essa senhora nao analisa as chantagens do congresso, não cita nomes, não fala das corruptas emendas. Enfim, ela só passa pano, ou melhor, passa fralda, seguindo a linha do Benassi. Compreendo o cansaço dele. Não vale à pena ler essa senhora. Muitos de meus amigos já a boicotam. Deixaram-na pra atrás.
Marcos, os ataques não devem ser dirigidos aos articulistas. As ideias, os pontos de vista, as opiniões que devem ser debatidos. Assim você se iguala aos militantes fanáticos da extrema direita neofascista, que tacham de ruim, que atacam quem apresenta uma opinião que contrapõe a sua.
E. Assim não dá. Essa semana escolheram comentário seu e da Anete. Esse é muito ruim, vou denunciar
Eu concordo em um ponto com Dora: as circunstâncias mudaram e Lula precisa ir em direção a medidas mais pragmáticas: parar de embates, estabilizar a economia e sobretudo, gerar emprego e renda - e isso se faz também com um arcabouço fiscal que alivie o mercado - por outro lado, Dora vem falar de populismo, quando tudo o que ela quer, é um PSDB antigo: elitismo, com ela que é das elites livre para explorar o povão, não quer pagar CLT pra doméstica.
Muito cedo para as eleições em 2026. O governo está correto em trabalhar sem aceitar as argumentações de especuladores.
Complicado, do jeito que vai indo pode ser que Lula não se reeleja em vinte e seis...parece que os mais insatisfeitos com o governo são os mais ricos, escolarizados e que moram na região sudeste segundo a pesquisa Quaest, tem que ver o que mais desagrada esse eleitorado pra poder fazer diferente ou quem sabe seja só uma questão de comunicação e marketing a esse eleitorado.
Dona Kramer não acerta uma! E ainda pagam para ela
Dora. O Brasil não merece Lula. A tese da elite, que é a do Sr do engenho, sempre prevalecerá. Vc é mais uma a contribuir para este raciocÃnio.
acho não, amigo. Lula é que não merece eleitor q votou contra o Bolzo mas que, entupiu o Congresso com gente do lema: quanto pior, melhor. verdadeiros lesa pátria.
Acorda dora com esse olharzinho invesado, pesquisa é igual a nuvem muda em instantes. Lula capaz de mudar esse paÃs para melhor, apesar do olho gordo.
Mudar o que chupa cabra ? O Lula estar fazendo tudo certo ,quem deve mudar são voçês que ficam sabot ando ,me ntindo a todo momento !
Haddad 2026/2030, João Campos 2034/2038
Dirá Kramer chega ao nÃvel do ridÃculo. Que decadência!
Comentários pobres e simplistas. Fala por falar, para criticar. Essa colunista está caduca e não merece qualquer atenção do leitor.
Eu, seguindo a maliciosa sugestão do meu transcritor de voz em texto, já nem grafo Kramer, escrevo Cremer. Eles devem ter fralda geriátrica na sua gama de produtos.
É claro que os dois anos seguintes serão dedicados à reeleição dele ou a eleição de um sucessor.
Se aposenta Dora… Há penas…
Faltou uma palavra no comentário: inflação. A popularidade é o inverso da inflação. A alta do dólar vem com alta da gasolina, pão, etc.... não aprende com os erros, estamos condenados a repetir os erros.
DifÃcil aceitar que Lula não é o presidente que você deseja...Saiba perder. Tá feio.
Reportagem desconectada da realidade... a própria mÃdia mainstream criou essa divisão na sociedade em tempos golpe de 2016. Apostaram tudo nos paladinos da moralidade, chocaram o ovo da serpente e hoje uma parte significativa da população pre-configurada para odiar o PT, ainda temos redes sociais onde o chorume, resultado do lixo pregado outrora por vocês vaza em grande volume. Engraçado que população não ganhou nada no pós 2016, só perdeu e continua perdendo.
Dora fala em um tom autoritário, como se Lula fosse o neófito na polÃtica, como se não tivesse sido eleito 3 vezes, feito uma agende conciliadora neoliberal, muita das vezes excelente para o mercado e ruim para o brasileiro trabalhador. Ter paciência com esses colunistas ideologizados e meio tontos que é exercÃcio de paciência para 2025.
Governo Lula começa em 25 com a nova equipe do BC indicada por ele. Foi um crime dar autonomia para o BC sem a devida responsabilidade fiscal. A equipe atual queimou o governo dele porque sem juro adequado não dá para haver crescimento e melhoria de renda da população. A decisão do Copom em janeiro vai ser o melhor indicador do que está por vir nos próximos dois anos. Se PT se reelege ou entrega para TarcÃsio.
Taxa técnica honesta é 2 e meio porcento se comparar contexto de desemprego e inflação com a China, onde taxa está em 3 porcento. Qualquer aumento, em qualquer contexto, é criminoso. Vamos ser se GalÃpolo mentiu para poder garantir que equipe completa fosse aprovada pelo Congresso, ou se é farinha do mesmo saco do mercado financeiro e continuaremos nas décadas perdidas.
Você não leu uma única matéria citando a ata do Copom? Você acredita que não vão aumentar a CELIC na próxima reunião?
O anterior governava Dora?
As pesquisas só indicam a polarização, quem é bolsonarista sempre vai avaliar mal o governo.
O anterior acabou, e felizmente não vai retornar. O problema do atual governo é o que interessa e é bom que melhore logo as condições macroeconômicas, ou vai pagar caro na próxima eleição.
Vai ser difÃcil crescer outros quatro por cento, ter emprego e renda para todos. O mercado vai sofrer muito sem Campos Neto.
O mercado que sofra.
Goveno Lula expandiu o crédito, aumentou a massa salarial, o desemprego diminuiu da maior série histórica, expandiu o PIB. E quem tem méritos no crescimento econômico é Campos Neto? Até o mercado concorda que as polÃticas expansionistas do Lula como consumo está gerando inflação sendo que é uma falácia.
A Dora "Mercado" Kramer é incansável!
Todo bom observador da cena nacional sabe que Lula diferentemente dos grandes Estadistas, é o maior especialista brasileiro em reeleição, diferentemente de ser bom governante. Ilustram isso de forma exuberante o fato de ter governado sempre com os maiores juros do mundo e discursar como combatente dos juros altos, ter dado comida para obter votos com o Bolsa FamÃlia, mas não onde fazer cocô, nos legando 100 milhões de brasileiros sem saneamento. Namastê!
Namastê; com cocô espalhado por todo lado.
Exatamente sra. Dora, minha percepcäo do pres da republica é a mesma: esbravejar contra o capital e contra o BC, criar cada vez mais bolsas e benesses, o discurso é cheio de Ideologia e populismo, enfim nao é a receita certa para um pais crescer e fazer o povo enriquecer.
Esse pessoal do mercado não cansa de errar.
Lula 26!
Vamos torcer para aparecer um louco com versão melhorada, só assim, porque do jeito que estamos, uma pessoa morna, meio-termo, boazinha, não vai conseguir enfrentar esses monstros inúteis que adoram boiada ou tem malandragem para formar companheiros para chamar de seu e assim conseguir realizar aquele sonho vitalÃcio.
Quem é Dora Kramer? Uma eterna jornalista da elite capitalista. Vai esperar que ela fale o que do governo Lula. Importa o que ela defende, não os fatos.
Empossaram um presidente analógico para uma era digital. Não tem como dar certo.
Bom era o troglodita da Era da Pedra Lascada
Eleição não se ganha, se toma.
Não fui eu que disse isso, foi o STF
Isso é desculpa por ter perdido a eleição.
Dora. O nome do presidente não é Luiz Inácio da Silva. É Luiz Inácio LULA da Silva. Não sei por que a senhora sempre escreve o nome dele incompleto, sem o Lula. Tem alergia por lula, por acaso?
Tem é medo mesmo!!
Fora Lula adiantado , perfeita a colunista, acertou em cheio.
Florentino, não seo flor, o mercado achou pouco. queria que lula es/ tr! passe os aposentados e os pobres
Se o Brasil cresceu, se o emprego despencou, se o salário mÃnimo teve ajuste acima de inflação eu não sei o que Lula pode fazer além disso. Éramos o 12º paÃs do mundo e agora somos o 9º. A classificação do paÃs mudou para melhor. Tem que continuar assim. Milagre não dá pra fazer.
Dora Kramer, a meu juÃzo, boa jornalista, que sempre foi, desta vez, acho injusta na avaliação do Lula 3 : não leva em conta uma ascensão vertiginosa da extrema-direita, preocupantemente global, desdenhando tudo que é periférico - povos, nações, seres humanos, enfim. ..2025, assusta-nos a todos!!.
Qdo vemos que no nordeste brasileiro tem mais pessoas recebendo bolsa famÃlia do que carteira assinada vemos que o paÃs não pode dar certo. Os critérios elasticos parecem ter como objetivo ganhar as eleições, um populismo prejudicial ao paÃs. Não bastasse esse assistencialismo o gasto público estourou e com ele o déficit fiscal. O Banco Central entrou em parafuso não consegue segurar a inflação ja fora da meta. Os juros vão ficando impagáveis piorando nossa relação pib/ dÃvida pública.Triste.
Concordo ano perdido .
Perdido está seu cérebro, sem noção.
Para o pensamento único, pago pelo mercado financeiro a todos os jornais, Lula tem que adotar programa para o qual não foi eleito. Vai ter problema. Instale-se a ditadura sem ditador. O mercado financeiro decide tudo e a imprensa, submissa, apoia e aplaude.
Infelizmente , Lula começou mal o seu governo . Qdo saiu respaldado pelas urnas ,com milhões de votos se curvou a deputados com milhares de votos. Foi um fraco . Ficou com medo do impedimento e se enfraqueceu . Uma pena. Vai acabar os dois últimos anos de governo num vexame. Lamentável para o paÃs . Perdemos 4 anos ,agora vamos perder mais quatro . Muito obrigado
Discordo, sr Milton, Lula não conseguiu maioria do Congresso, foi forçado a negociar p ter um pouco de governabilidade. Lira, o nefasto, comandante da chantagem.
É realmente intrigante a falta de percepção dos novos tempos por Lula e o PT. E consequentemente não são capazes de qualquer mudança na polÃtica.
Populista é diminuir miséria, melhorar Ãndices de qualidade de vida? Tem do Dona Dora,,cansa não?
O tal Mercado sobre o qual os iludidos despejam as suas raivas são as pessoas que emprestam dinheiro para o governo, e não um dragão voraz. E por que o governo pede emprestado? Por causa da gastança desenfreada. A dÃvida interna hoje já é próxima de oitenta por cento do PIB. O governo não tem saida, tem que ir ao Mercado e pagar o que ele pede, porque está endividado. É o governo que tem a responsabilidade pelos juros altos. Essa é a lógica da economia. O resto são ilusões e ignorância bruta.
Qual gastança, cara pálida? BenefÃcios sociais? Aposentadorias? Fundos para educação? Investimento no SUS? É isso que os "donos do dinheiro grosso" querem cortar. Se você não for um deles, melhor torcer para o governo continuar investindo no futuro do paÃs. Talvez um filho ou um neto seu colha o resultado...
Vida de capanga de bilionário não é fácil, todo dia se submeter ao ridÃculo.
Biden e lula, duas coincidencias, a inflaçao e a cogniçao
Curioso que também há comentaristas polÃticos idosos. Nem todos lúcidos.
pelo seu nome parece estar em uma idade tenra kkkk
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > Nuvens turvas no horizonte Voltar
Comente este texto