Hélio Schwartsman > Cegueira deliberada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    Câmeras funcionam bem em países cuja população é civilizada, e não parece ser exemplar em nosso caso, vamos assumir nossa responsabilidade, não é caso da polícia, mas de todos nós! OrasilKaipira!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, caríssimo, pode não ser caso de polícia, mas é dos seus gerentes e diretores. Mesmo que a população seja um bando selvagem, aquilo que cabe ao estado é ser civilizado. Crau nos gestores desse povo, OrasilCivilizacão!

  2. RAULAND BORBA BATISTA

    Hoje quando a polícia saca suas armas e pobre saca seu celular , independente das câmaras corporais , os policiais estão sendo filmado, pela câmara da padaria, da farmácia, do supermercado e de um cem número de domicílio comerciais e residenciais e todas essas filmagem vão parar nas redes sociais para eu, você ver , inclusive para um desavisado (incompetente) governador.

    Responda
  3. ANIBAL CARRION

    A cegueira da direita, lobbys, família cristã etc etc etc, por seus eleitos que são a maioria folgada dos legisladores de hoje JAMAIS, repito JAMAIS criarão uma lei sobre o assunto. A sociedade tá isso aí

    Responda
    1. Marcos Benassi

      São maioria *simples*, felizmente, prezado Aníbal. Agora, talvez menas.

  4. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Perfeita a colocação. Só tem um problema: Derrite não será demitido e a Lei não será criada. Fazer o que? Supremo neles.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Oh, Papai Noel, empresta uma rena? Nóis empala Tarcizão e Derrete e adispois devorve a menina. Abençoada como nenhuma outra irmã, pode crer. É nóis, seu Noel!

  5. Ney Fernando

    É justamente quando não existe lei sobre algo que o STF pode fazer isso, e o tribunal não pode se recusar a julgar alegando lacuna na lei; esta obrigado a decidir.

    Responda
  6. Ramiro Batista

    Bom demais. Como sempre no caso do HS.

    Responda
  7. Amauri Andrade Silveira da Silva

    Estou chocado. Tarcísio de Freitas deu autorização para os jornaleiros da Folha falarem mal de seu governo? Tem angu nesse caroço.

    Responda
  8. MATEUS RAMOS BRUNO

    Eu concordo. Mas o Derrite será demitido? A lei federal será criada? O STF age por provocação. Infelizmente o executivo é o legislativo são mto falhos. Independentemente de orientação política, o q é mais frustrante.

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A exoneração do derrete. Concordo com a essência , mas o uso do expediente torna QQ executivo tão bom quanto narcisio ao exonerar , conforme faz crer o marketeiro liberal da folha.

    Responda
  10. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    Entendo que o colunista está correto, principalmente na expressão "avançar o sinal". Independente do mérito no julgamento, cada vez que o STF avança para fora de suas funções (obediência à Constituição) esse orgão perde prestígio e dá margens para acusações de uso político e similares.

    Responda
  11. Cassio Vicinal

    O Supremo incomoda porque expõe a falência dos outros poderes: decide quando o Executivo omite e o Legislativo silencia. Embora lastimável que seja necessário, é a última linha de defesa contra retrocessos. Polarizados, bolsonaristas veem ativismo onde há proteção de direitos, e petistas odeiam quando trava sua agenda. A judicialização não é virtude do STF, mas reflexo de uma política onde técnica e responsabilidade cedem à ideologia.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      E a folha liberal se vê na incumbência de bater em lula e no STF , incessantemente , para dar sua elegante colaboração , permanente , a vocação liberal de sempre, que eh ter opções golpistas no cardápio da banca financeira internacional, da qual se tornou marketeira de alto nível intelectual.

  12. MARCOS CESAR MORAES

    Hélio, mais uma vez, coloca as coisas no seu lugar. É óbvio q a tecnologia das câmeras serve muito mais p proteger o cidadão de bem. O criminoso será tratado como prevê a lei, q é td q se pode querer numa república. E infelizmente, o STF está tentando colocar as coisas no rumo, corrigindo absurdos, ineficiência estatal, déficit político e democrático. Não é a maneira correta, mas parte do Brasil insiste no atraso institucional.

    Responda
  13. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Decisão de ministro do STF ? Poucos concordam com ela, desde que a corte decidiu que "Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado."

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmmm... Em algum momento decidiu-se por ser lícito "meter bala na cabecinha, nas costas, de gente deitada, em pé ou rendida em qualquer posição"? Em caso negativo, só tenho a louvar.

  14. Sandoval junior oliveira

    Acho q o nome do artigo poderia ser deliberação enviesada....como o novo ministro flavio dino A DEMOCRACIA DO PITI é a mais nova jabuticaba brasileira...aqui o judiciário legisla, o legislativo faz execução de obras com pix e o poder executivo julga emite sentença e mata se precisar....

    Responda
  15. Ricardo Andrade

    Para o colunista, defender o óbvio não é certo e o certo é deixar o errado acontecer. Coisa de maluco!

    Responda
  16. José Tarcísio Aguilar

    Sim Hélio, abusos. Estamos, nós cidadãos ,entre abusos de um legislativo negociador de emendas, um judiciário avançado e de sinais, e um governador que incentiva os abusos de sua polícia. Pra qual desses você abriria a porta de sua casa?

    Responda
  17. José Cardoso

    Acho que o Tarcísio está reavaliando suas ideias a respeito. Há pouco reconheceu que a propalada queda histórica dos homicídios em SP tem mais a ver com o monopólio da violência pelo PCC que à eficiência da polícia.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Grande Marcos Benassi. Hahahahaha

    2. Marcos Benassi

      Mmmmm... Um pequeno parágrafo que suscita grandes dúvidas: Tarcizão do Cadáver terá alguma idéia? Digo, do tipo que preste, luminosa, com acento agudo. Corre, a boca pequena, que não consegue avaliar sequer quantos dedos têm na mão; conseguira REavaliar Quarquécoisa? Se como governador, conhecia perfeitamente os números com os quais fazia auto propaganda, REconhecerá sua fraude? Oh, José, ora ora: quanta pregunta!

  18. José Bernardo

    Muito mais do que eu, o articulista sabe que o Judiciário só age se provocado; e, nos tempos estranhos que vivemos, tem sido obrigado a preencher o vácuo gigantesco deixado pela omissão do MP e legislativos. Ao finalizar o artigo com a crítica ao STF, transfere para este a gravidade do problema abordado. A julgar pela maioria dos comentários aqui, parece ter sido intencional, e bem sucedido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Bernardo, não é coisa deverasmente sutil? Eu achei. O que não tem sutileza alguma são os argumentos de nossos coleguinhas. Sabe que tenho achado que o Gonet tá com alguma inframação no célebro, de tão devagar que anda? Será gonorréia?

  19. Antônio Augusto Soares

    Legislação federal não deveria envolver -se. Isso é assunto dos Estados.

    Responda
  20. Marcos Benassi

    Ah, perdão, o Tarcizão do Cadáver que Derrete não exonerou dois comandantes dia desses? Não parece ser por falta de caneta, acho que a questão rima com "civilização". Como sempre, aliás: o reconhecimento da necessidade das câmeras foi só jogo de cena.

    Responda
  21. Marcos Benassi

    Nada como um dia após o outro, meu caro: também me parece inadequada a medida: creio que indicar marca e modelo, ao invés de funcionalidade, não é medida cabível. Com o saco repleto de presentes, não ando acompanhando notícias com atenção e não sei como isso foi feito. Como um todo, deveria ser o legislabóstico a editar a lei; todavia, preocupados em criar exceções fiscais pro andar de cima, não serão os desilustres que mexerão seus traseiros, né? O excesso supremo parece ser necessário.

    Responda
  22. Alcides alcantara

    Artigo corretíssimo! Pleno de lógica. O Supremo se mete em tudo, faz tempo. E olhe que Barroso é constitucionalista. Não é bobo. Deu um salto triplo carpado para exigir, ilegalmente, o inexigível (ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei). Tarcisio parece ser refém desse tal de Derrite que está enterrando o governo, seu calcanhar de aquiles.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Alcides, prezado, talvez por excesso de boa vontade natalina, Tarcizão do Cadáver, em sua frase, ficou como vítima do "The Hit" - eu abomino trocadalhos em outra língua, mas, com tanto tiro, fazer o quê?: ele não é refém, é tão bbbaandido quanto. Qualquer semelhança com um homem público decente é mera coincidência.

  23. IVAN BRUCE MALLIO

    A autoconfiança dos nossos supremos ministros em sua própria sabedoria transformou o Judiciário em órgão opinativo desprovido de técnica e indiferente à legislação

    Responda
  24. Antonio Ivair Arrais

    E nós policiais baianos o supremo não vai obrigar o governador da Bahia colocar as câmaras? Ah, desculpem, a Bahia não é governada por um bolsonarista! Não importa que a Bahia tenha a polícia mais violenta do Brasil, ( segundo todos os dados estatísticos.) O que importa é que o governador de lá, é do partido do amor!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Arraiais, açim não Ajuda: as normas em relação as câmeras são de abrangência nacional. Na suposição de que tenha lido o texto, você certamente viu a referência do Schwartzman "aos governadores". Sp, corrija-me caso esteja enganado, só tem um - ah, sim, entendi: como é Bozolóide, vale por dois.

    2. Regina da Silva Mariano

      Governador e partido escolhidos legalmente pela maioria que trabalham pelas melhorias necessárias. Agora vc e seus conterrâneos que façam tb a sua parte! Ironias e torcida pra que não dê certo, com ctza não ajudam em nada...

  25. jose camargo

    Na qualidade de servidor público número 1 do estado de SP, o governador está dispensado de cumprir tal ordem,já que é manifestamente ilegal. Opor-se a ela é dever de cidadania.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, José, muito lindo: "dever de cidadania". Portanto, foi por obrigação concidadã que o Tarcizão do Cadáver (de sufragista) fez o anúncio de que o Pcc apoiava o Boulos... Entendi. Também devo supor que apoiar assassinato de bandidos sem julgamento é puro dever do governador. Ah, claro, também que é legítima a pena de morte no Brasil, quando aplicada por algum brucutu na quebrada. Tarcizão é mêmo o numero um!

  26. DANIEL BRANDAO

    Queria que o STF tivesse o mesmo zelo para obrigar os governadores da região amazônica a combater a grilagem, queimadas, garimpos, desmatamentos descontrolados e a monocultura de soja e gado, que prejudicam cada vez mais o país inteiro! Mas lá os políticos costumam ser amigos do rei, então para eles tudo é mais brando

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmmmm mindá uma preguiça... Deve ser o fim do ano. Ou da paciência.

  27. DANIEL BRANDAO

    Isso é fichinha perto das obrigações e responsabilizações jurídicas que Toffoli quer impor aos provedores de internet pela opinião que qualquer capiau emitir nas redes sociais! Tenho até dificuldade de enxergar quem está mais tresloucado, se a PM paulista ou o STF.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      As redes sociais precisam urgentemente serem reguladas. A polícia então....nem se fala! Tudo que for feito nesse sentido merece meu apreço e aprovação.

  28. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Não espero nada diferente de um STF que permite a um juiz continuar como relator de um inquérito onde ele aparece como vítima - algo simples, um planejamento para sequestra-lo e mata-lo!!! (Aspas).

    Responda
  29. Florentino Fernandes Junior

    Sempre querendo legislar e governar

    Responda
  30. Florentino Fernandes Junior

    O barroso , o barroso!

    Responda
  31. José Leal

    Em algumas poucas palavras, você resumiu a atuação do nosso STF. Primeiro, a de Bedel da República, que interfere em assuntos alheios aos seus mandatos. Segundo, o uso de cartas coringas, como a dignidade da pessoa humana e outras, com as quais manda abastecer navios, interferem em eleições de entidades do futebol e determina preço de sepulcros e cemitérios São Paulo. Mas erra ao falar em lei federal para uso de câmaras. O Brasil é uma República Federativa. Isso é assunto para governadores.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      José, parece que cê olha muito pro modelo federativo do TrAmp, prezado. Aqui, né açim naum.

    2. Regina da Silva Mariano

      Bem, se o STF é acionado tem que intervir e ponto final.

    3. JO O SOUZA

      Certo, então o senhor confirma que em caso de omissão pelo mandatário de uma unidade da federação, tudo pode correr sem regras, é isso ? Paga-se pela câmera, mas usaremos a nosso bel-prazer.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.