Luís Francisco Carvalho Filho > Nomes de rua Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Existe uma rua no bairro do Campo Limpo SP , que talvez seja a mais bonita da cidade: Rua Cantos do Amanhecer.
Os nomes são signos, representações gráficas. Não fazem mal a ninguém. O que faz mal mesmo é a mediocridade daqueles que fazem de uma ideologia de ódio um cavalo de batalha.
... eu voto para retorno dos nomes das ruas aos nomes que tenham ressonância à sagrada e mágica comunicacão de humanos com o universo ao redor, acima e abaixo, na terra, na água, no mar e ar, aos ventos, ao Frio e so calor, em resumo, a Volta a verdade crua e nua, salgads ou doce...a Volta ao 'um'!!!...
Para além da função utilitária, os nomes das ruas carregam em si um peso histórico, uma escolha narrativa, uma memória coletiva que, muitas vezes, passa despercebida aos olhos apressados de quem por elas transita. Imagine uma rua batizada em homenagem a um personagem histórico. Qual história foi selecionada para justificar tal homenagem? Qual outra foi ignorada? Assim, as placas que identificam os logradouros também atuam como placas de esquecimento, nos guiando apenas ao que merece ser lembrado
Marcos, o Alexandre é muito culto e a argúcia dele é impressionante. Gosto de ler os comentários desse rapaz.
Mesmo não concordando com tudo, meu caro Alexandre, só posso louvar sua paciência. Está presente em tudo quanto é comentário seu.
Nomes de ruas, escolas, parques, demais equipamentos, etc num paÃs sem memória e educação é isso aÃ. A folha já fez uma reportagem para que reflitamos sobre quantas ruas carregam o nome de pessoas que fizeram a diferença do bem na história de SP, não são poucos os ilustres. Mas hj infelizmente noventa por cento de ruas com nomes masculinos mesmo numa sociedade predominante feminina. Vai entender. Que o nome dos torturadores e maléficos sejam substituÃdos por Ãcones de resistência
Proponho um projeto que proÃba vereadores alterar nomes de vias públicas, quase sempre inadequadas e em oposição à vontade dos munÃcipes. Que usem os nobres polÃticos seus mandatos para trabalhar em prol da cidade ao invés de alterar nomes de vias, confundindo a população.
Senpre fui contra essa nomeação de ruas e logradouros. Aqui na minha cidade a primeira coisa que um vereador ou prefeito recém eleito faz e dar nome a alguma coisa pública pra um "parente" ilustre desconhecido que muitas vezes nada fez para a comunidade.
Na minha cidade também.
Se é para mudar nomes de logradouros, que seja substituindo nomes de pessoas pelo de animais ou elementos da natureza. Nada de batizar com o nome de quem foi rival na mesma querela - senão a confusão não acaba nunca
Tudo bem, a crônica ficou bonita e de agradável leitura. Porém, supunha eu que um jurista fosse usar o espaço para explicar a competência que um Juiz tem (ou não) para dar tal ordem, e em que ordenamento legal ele se baseou. Se os logradouros fazem homenagem a tal ou qual personagem histórica ou polÃtica, isso decorreu da vontade da população, representada por seus vereadores eleitos. Por que carga d'água a vontade do MeritÃssimo é mas legÃtima?
Há uma anedota contada contada por um jornalista de antanho, cujo nome esqueci (se eu lembrar, volto e acrescento). Cansado da troca de nome da praça principal da cidade pelos chaleiras locais, um prefeito a batiza de Praça Presidente Atual. Pronto!
Ainda bem que já não existem mais os antigos guias impressos de ruas. Senão teria que ter edição atualizada todo ano. Até mesmo o metrô de São Paulo tem mudado a denominação de suas estações. A Liberdade virou Japão Liberdade, misturando a luta contra a escravidão e a posterior presença da colônia japonesa na região. A Estação Ponte Pequena virou Armênia, em atendimento à comunidade local. Tem até nome alugado, como a Saúde Metrofarma.
É ridÃculo usar nomes de ruas para exorcisar figuras do passado. Só quem nao mora na rua é que tem essa "brilhante idéia", porque não vai sofrer o transtorno eterno que se transformará a vida do morador daquele logradouro. E criar um precedente pode ser perigoso, pois se hoje os ventos da polÃtica lhe sao favoráveis, no futuro o jogo inverte. E pior: para nada, pois a "homenagem" termina na fixação da plaquinha. Depois aquele nome descola-se completamente da personagem e se converte naquele chão
Muitas vezes a mudança "não pega". No Rio, o aeroporto continua sendo Galeão, a ponte é Rio-Niterói, os estádios são maracanã e engenhão, a rua da orla da Barra é Sernambetiba.
Boa, José! Desenha, porque a audiência nervosa não consegue entender.
Seu LuÃs, meu caro, "feliz natal" que jeito? É só esse barulho insuportável! Agora, então, com o liberou geral da administração municipal, o bagúio ficará lôko mêmo. De todo modo, agradeço pelo desejo, idem pro senhor. Espero que dê pé.
Numa cidade em que a arquitetura está sempre mudando, precisamos pelo menos da certeza dos nomes das ruas e praças. Nomes de logradouros são parte da identidade de uma cidade, parte da memória de um povo, é assunto sério. Acho temerária a tendencia de mudar ou se acrescentar nomes comerciais às estações de metrô, por exemplo (que na maioria já são frases enormes, não nomes). Mudar o nome de uma rua é como mudar o nome de um velho amigo, ou de um parente.
Getúlio Vargas é Ãcone da esquerda. Por isso,ninguém mexe. É a ditadura do bem. Aà pode.
O que é isso ? Getúlio Ãcone da esquerda? Leia mais nossa recente história.
José Camargo, o sé vergonha!... Este zé mané cresceu Gordo e inútil e Almofadinha e sé vergonha, né, pessoal???
Passa vergonha não, Zé.
Getúlio Vargas da esquerda? O cara que mandou fechar o PCB, perseguiu, entregou Olga à Gestapo, quase se aliou à Alemanha na 2a. guerra. De onde você tirou essa informação que ele era de esquerda?
Precisa ler mais, rapaz.
Tem a rodovia castelo branco, que deveria se chamar Vladimir Herzog
Dedo no'zóio! A rodovia continuará sonolenta, mas pelo menos a companhia será muito melhor.
Minas devia ter um monumento em forma de latrina pra representar nossa vergonha de ter lutado contra os paulistas de trinta e dois.
... o estado de Minas foi capturado primeiro, depois foi SP e então a rataria dos gaúchos de fronteira capturaram o Estado, a rataria portadora/hospedeira das vozes proto-nazis-fascis consolidaram o golpe de Estado e criaram a Dictadura de Getúlio Vargas, enquanto cometiam o achaque nos cofres, e no cartórios em grilagem de terras em larga escalam enviavam ouro para fortalecer as distadturas nazis-fsscis na Europa, Hitler, Franco, Salazar, Mussolini e o PAPA ( Vaticano é uma Dictadura também)!
A aristocracia bandeirante deveria pedir desculpas ao povo paulista por enfiá-lo num conflito de oligarcas.
... no Estado Rio de Janeiro tem muitas ruas ' Rua Projectada', em vários bairros! Passa do mapa de planejamento para o mapa mental do cidadão da Regiâo! Mas ninguém usa 'Rua Projetada', usa-se para se referir à tal Rua Rua ' lá na Rua igreja, Rua da padaria,... Mas e Avenida Getúlio Vargas, é homenagem a dictador. e ainda Fundação Getúlio Vargas??? Tem-se que extinguir estas FGV, a TVGLOBO. Todos apoiadores decdictadura, bate no invisÃvel e adula no visÃvel!! ...Este é o naipe destes traÃras...
Getúlio Vargas é personagem controverso e indefinÃvel.
Deixemos a esquerda brincar de nome de rua nas camaras e cuidemos de problemas mais reais
Não é a esquerda .A Câmara de São Paulo tem maioria de direita, assim como seu prefeito
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luís Francisco Carvalho Filho > Nomes de rua Voltar
Comente este texto