Mariliz Pereira Jorge > Reinvenção aos 50 e aos 70 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A senhora é um ser realmente muito complexo (como todos nós...). Escreve bem, parece uma pessoa atenta ao mundo contemporaneo, mas ao mesmo tempo apoia massacres de outros povos...Por favor, nao vá para a psicanalise....
Mariliz, você escreve mto bem. Gostei mto do seu texto. Concordo com vc qdo diz que devemos sempre nos reinventar, buscar novos caminhos. E com a passagem do tempo, que nos traz a vivência e a maturidade, pra não nos acomodarmos e buscar coisas novas pra ressignificar a nossa existência.
Parabéns pelos 53 anos. Que vc continue se reinventando sem perder a sua essência. Excelente texto.
Se vc pensa q psicanálise é dar ( cobrar ) conselhos …
Amei a coluna.Com 50 anos cheguei ao topo profissional.Quatro anos após,tive câncer;houve preconceito pela doença;a aposentadoria, aos 63 ,após 48 anos de trabalho em prol do Universo. Aos 71 anos vou à Igreja para expiar meus pecados;estou em contagem regressiva para desencarnar,30 anos voam como acelerador de partÃculas; e ficarei feliz da vida, mesmo na morte, pois,finalmente, terei o corpo que sempre sonhei.Parabéns, Mariliz, sorte,saúde, sucessos sempre e que Deus a abençoe permanentemente.
Joaquim, mas, acelera, não acelera? Figura de linguagem que usei e uso para apontar os anos da velhice. Até os dezoito anos, aritmética simples; depois até os quarenta anos progressão aritmética;após progressão geométrica, e a caminho do além, o acelerador de partÃculas, rápido, ligeiro.... tudo figura de linguagem para apontar: como é bom viver!
O acelerador de partÃculas não voa. As partÃculas à s vezes.
Já eu quero me reinventar estudando astronomia. Bela coluna.
Olha uma abordagem ator não tinha sido feita, os lÃderes do povo escolhido têm livrado inúmeras crianças de passar por essas dificuldades, pois, em um ato de extrema bondade, ceifam a vida delas. Só o povo escolhido mesmo para ter ações tão representativas dessa época do ano.
Tacito Silva, sim, entre as tantas vidas ceifadas, vi a foto de duas moças gêmeas, nascidas e criadas na faixa, tinham sido aceitas para fazer faculdade no Canadá e estavam tentando ir de Gaxza para o Egito quando suas vidas foram ceifadas por integrantes do exército do povo escolhido.
Eu me vi no que descreveu, sou uma mistura da sua avó e já fiz 53 passando por sessões psicoterápicas para superar o trauma dos muitos carimbos na carteira profissional e a banalização destas condições, onde os escravos se sentem orgulhosos de ostentar um crachá da multinacional marcando as mesas dos restaurantes self services e onde muita gente se perde como seu avô. Mas, digo sempre as minhas filhas, não sejam femistas, pois tenho 27 anos de casado e não faço parte do clichê a que se referiu.
"Não se preocupe. Estamos mortos. Só não é definitivo, ainda". (ditado irlandês).
Cada vez mais verdadeiro.
Não seja psicanalista vc seria péssima profissional. Seus artigos são fracos, desde outubro do ano passado vc perdeu o controle, ficou cega de ódio contra os palestinos, sem qualquer ponderação defendeu genocÃdio. Não seja psicanalista, vc não vai dar conta, para ser psicanalista tem que ser equilibrado.
Ivo, Gente desequilibrada não pode analisar ninguém. Lembre-se que psicanálise não é dar conselhos.
Falou a especialista...
Ótimo texto! Quando for me reinventar acho que vou ser vintage no sentido de algo clássico, antigo e de excelente qualidade. Nem sempre na moda mas sempre elegante.
Kkkkkkk metido!
A vida sempre brota, nas formas mais inesperadas. Estou por exemplo, estudando os cupins, sua estratégia de se ocultar dentro de móveis e portas, e me despertar aos primeiros sinais de claridade, quando voam sobre a cama e depois ficam rastejando sobre os lençóis brancos.
Já achei alguns. Inclusive joguei fora um móvel do banheiro, onde deu para escavar e ver as larvas brancas se mexendo. Mas não todos.
Ave!! Tão poético!!
Comem
Achar o ninho é primeira providência. Já existem cupins que comemorar cimento. Obras sem fiscalização aonde madeiras são misturadas com a argamassa. Gerou uma mutação.
Mariliz, leio todos (ou quase) os seus artigos, e gosto tanto do conteúdo como da forma de expô-los. Mas neste seu processo de reinvenção/readaptação, sugiro melhorar alguns de seus pontos de vista, por exemplo: a guerra no O@ri#en%te Mé&dio. Feliz aniversário, natal, e final de 2024!
Parabéns, dê-se de presente o livro do Gabriel Garcia Marques que faz uma deliciosa reflexão sobre a velhice. Certamente vc já o leu qdo era bem mais jovem, mas agora vai começar entender de fato as reflexões que ele desperta. E cuidado com a argila, faz muito bem para a mente, mas se vc não for muito cuidadosa no processo de queima pode trazer danos severos ao seu corpo fÃsico.
Sonhe com Gaza
Luiz Guilherme De Oliveira, bravo!
Ótima dica. Já me reinventei aos 50 e estou exatamente pensando em uma nova reinventada aos 63. Já tinha pensado na cerâmica. Feliz novo ciclo!
Sempre me espanto como uma pessoa tao perdida e sem nada pra acrescentar alem de mais do mesmo das futilidades de internet esse espaco na FSP...
Sugiro que ambos facam im bom tratamento psi quiatrico em 2025. Vocês estao esbanjando agre ssividade gratuita contra um leitor que tem todo o direito de ser crit ico com os textos e jornalistas de que nao gosta. Alias, se vcs esperam a minha concordancia total com um jornal, acho que vcs estao muito proximos do fasc ismo. Democratas admitem discordâncias...
Por que bobalhões iguais a você lêem....
Prezado Gabo, Acho que como resolução de Ano Novo, você deveria cancelar sua assinatura da Folha. Não me lembro de ler algum comentário seu elogioso. Está sempre contestando ou insultando os colunistas.
QueridÃssima Mariliz, parabéns neste seu aniversário, muita saúde, paz de espÃrito e prosperidade. Po favor continue nos presenteando sempre com os seus textos e seus vÃdeos!
Também comemoro aniversário hoje, porém 70 anos! Estou em plena crise existencial, largo a Psicologia e a Psicoterapia, por exaustão e viro crÃtico musical e músico, mas e o fôlego ? Parabéns à você pela coragem e honestidade de ser quem é!
Parabéns Mariliz ! Mas continue jornalista aqui !!!
Feliz aniversário!
Vamos lá. Loucos pra tiver no OnlyFeet. Não demore. Que seja pra já.
Faço 69 em janeiro. Em maio espero depositar a minha tese em Energia na USP. Uma vez doutor penso em prestar vestibular para Música, canto lÃrico, enquanto volto a pintar. Estamos no mesmo barco, só agora é que a vi, MarÃlia.
Excelente!
Ler a Mariliz é sempre uma delÃcia! Tão inteligente, sincera e espirituosa.
Perfeito, é isto mesmo. Mariliz é demais em todas as mÃdias em que atua, uma grande mulher.
Parabéns (acho que ainda é o caso, não?). Ao longo dos próximos doze meses, espero que você nos conte como anda o cumprimento de suas resoluções de fim de ano.
Adorei!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Reinvenção aos 50 e aos 70 anos Voltar
Comente este texto