Opinião > Fed cria dificuldade extra para a economia brasileira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Alan Greenspan, ex-presidente do FED, certa vez comentou que as questões dos altos juros eram resultantes da "ganãncia infecciosa" dos liberais capitalistas, tantos nos EUA qto no amplo geral do planeta Terra!. ((No Brasil, o quadro já é complexo.... depois do anúncio do pacote frágil..., ainda mais diluÃdo pelo Congresso diante da falta de convicção de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que delegou a seu ministro a Fazenda o desgaste de impulsionar a pauta entre os parlamentares))
O grande erro é não aproveitar este crescimento para, com o excesso de arrecadação, amortização da dÃvida e estancamento do juros altos. O governo atual perdeu uma grande oportunidade de inverter a dinâmica dos juros altos. Pagaremos todos um preço alto no ajuste.
Os caras erram todas as previsões e continuam fazendo previsões ruins para a economia do paÃs. É só arrogância ou tem aà um tanto de desonestidade mesmo?
A folha fala em "pacote frágil". Qual é o pacote que vcs propõe, folha? É exterminar com a assistência social!? Sejam mais honesttos e se declarem como o caco antibes!
Limitacao dos Supersalarios que o PT votou contra era um bom começo , mas realmente o governo preferiu exterminar o social realmente
Como sempre, editorial monolÃtico e de cognição limitada. Só consegue ver e defender o principio dos agiotas: meu dinheiro, meus juros. O resto que se las ke. Mesmo que vocês não enxerguem, há caravelas na praia. Para os que temos cognição ampliada, a mudança está anunciada e eu já escuto teus sinais. Parabéns ao governo Lula! Parabéns a competente e incansável equipe econômica! Parabéns a articulação polÃtica no Congresso e a insubstituÃvel liderança do Presidente Lula.
Kkkkkk
O que está havendo eh que temos um falso crescimento onde a inflação está corroendo qualquer crescimento substancial do PIB, fora o bolso dos brasileiros.
Agora vão por a culpa do estrangulamento do real no governo americano? A culpa do fracasso da nossa economia é causada pelos nossos polÃticos.
Bolsonaro teve inflação sempre acima da meta, inclusive bateu nos 10 % e fez déficit nos quatro anos de seu governo. Mas o mercado financeiro achava bom ! Fale sobre isso Folha, explique por favor.
A Folha pensa como o tal mercado. Na Argentina terminou 2023 com 211.4% de inflação, a pobreza aumentou como nunca, em setembro 52,9%. Mas o mercado está ganhando - ora viva. As manchetes do mercado agora festejam como está maravilhosa a economia Argentina a cada alguns pontos percentuais que cai a famigerada inflação. No Brasil, se para ajudar os mais pobres a meta da inflação vai de 3 para 5% o mercado agonia. Diminuem seus dividendos. São os pobres que devem pagar para o mercado florescer.
A esquerda seculo XX defende um governo gordo até para pagar salários vitalÃcios para esposas de ministros, enfiar amigos nas empresas públicas, comprar votos no Legislativo , bancar privilégios do judiciário e garantir eleições dando prêmios para os mais necessitados e pouco conscientes . Por isto quebram estatais e não querem controlar gastos . Alguém acha que este Brasil incivilizado melhorou depois de tantas décadas nas mãos desta turma? Quem está pagando a conta?
Pois é.E apesar da direita gol pista, do con gres so. chan ta gista , do mer cado faminto etc., a economia melhora, a pobreza e o desemprego diminuiram., o pib aumentou.
Sim, a esquerda emperra o desenvolvimento do paÃs, ponto. O problema é q tentamos trocar e nos 4 anos do governo anterior, tÃnhamos trocado a esquerda do século 19/20 por uma direita retrogada da mesma época, pior, da direita extremista dos tempos de Mussolini e Hit ler, com liderança de incultos e orientação e agressividade dos dinossauros. Urge mudarmos com lideranças com pensamentos modernos condizente com o atual momento e virar a página social, cultural e econômica.
A FSP ajuda a criar crises com previsões catastróficas sobre a dÃvida pública (alguém sério acredita q o paÃs vai a default?) por questões ideológicas e inexistentes leis da economia. Alguns dos danos q causam até anunciam aqui: investidores em pânico cancelam investimentos; outros fogem para o dolar, alimentando a inflação. Resultado: menos atividade econômica, logo menos arrecadação de impostos, e juros maiores. Os adeptos da seita da mão invisÃvel criam as crises q anunciam. Ô gado!
Lembrando uma máxima dita por um ex-presidente norte-americano, ao nos visitar declarou: "PaÃses não tem amigos, mas interesses."
A cobrança do mercado e da mÃdia sobre o gasto publico é desproporcional em comparação, principalmente, ao último ano do governo anterior. Eles criaram o orçamento secreto, aumentaram de forma abusiva benefÃcios social, furaram a meta da inflação em dois anos de quatro do governo e Campos Neto não fez nada. O mercado ficou mudo e a imprensa golpista aceitou tudo amordaçada pelo autoritarismo do ex presidente.
E a grande mà dia ajudou , por ação ou omissão, eleger o con gres so mais fisio lógico da história.
Editorialistas fingindo q não há ataque especulativo e tentativa de desestabilizar o paÃs. Os adeptos da seita da mão invisÃvel sempre disseram q juros em queda nos US produziriam queda no dólar. Afinal, nossos juros se tornam comparativamente melhores, a entrada de dólares faria cair sua cotação. Agora o discurso é de q o dólar sobe (Sobe! Não é q se se estabiliza ou cai lentamente) pq os juros americanos caem (caem!) muito lentamente. Tudo se explica qdo a ideologia manda.
Pois é, cansei de ler aqui que juros menores nos EUA eram bons pra nós, agora mudaram a tese
É inacreditável, todos os outros parâmetros da economia são positivos, mesmo a inflamação está em nÃvel aceitável, mas a Selic e dólar sobem. Não vejo enhum especialista explicar com clareza tal situação, a não ser a especulação do tal de "mercado" , um congresso e uma mÃdia irresponsáveis.
As esquerda e os progressista não defendem e não acredita em responsabilidade fiscal. Gastancia e endividamento gera inflação. Estatais deficitárias Não me lembro de um governo com 38 ministério. Color de melo tinha 12, Bolsonaro pouco mais de 20 São escolhas polÃticas com impactos negativos na vida do cidadão.
Além das comparações absurdas com Collor e o inelegÃvel, a gramática é assustadora.
Pois é , tanto Collor quanto Bozo foram os piores governos que o paÃs experimentou depois da ditadura. Não servem como exemplo para ninguém.
Faltou dizer q Collor flertou com o golpe com seu famoso “Não me deixem só” e confiscou nossa parca poupança. Já o Bozo promoveu uma tentativa de genocÃdio pandêmico e convocou os comandantes das FA para colocarem os tanques nas ruas. Eu fico com os 38 ministérios.
O grande fantasma dos juros é a inflação, único remédio dos monetaristas ortodoxos, como Vovó Roberto Campos e Mário Simonsen que já quebraram o PaÃs duas vezes, com a inflação maior do Mundo indexada e retroalimentais apela malfadada Correção Monetária do Vovô Roberto Campos. Essa a forma estupido. Se a demanda cresce e a oferta não acompanha, a solução racional é investimento nos pontos de pressão e importação enquanto maturam. Assim se salvou o Plano Real. E assim falou Zarathustra.
"Se a demanda cresce e a oferta não acompanha, a solução racional é investimento nos pontos de pressão" Do ponto de vista de um empresário isso em geral acontece. Se há algo que estimula o investimento é perspectiva de demanda. Desde que ele avalie que consegue competir com as importações.
Retroalimentais não, retroalimentada.
As distorções da FSP que, de novo, não mostra a verdade! Ao contrário do que o editorial diz, o contexto global é a principal razão para a recente alta do dólar e a disparada dos juros, mas as dificuldades do paÃs são amplificadas pelo boicote do congresso e da mÃdia corporativa à s medidas sérias e responsáveis da polÃtica econômica e social do governo.
Chora nao vermelho , a coisa ta descendo Sen freio morro a baxo
O seu governo no passado contribuiu muito para isso . Deixou nas mãos de Guedes entre outros e parlamentares a polÃtica econômica .
Quem chora ê a extrema direita terrorista que logo terão seu mito inelegÃvel na Papuda o ex vice ja esta no xilindro #Sem anistia
Descendo para a Papuda
Folha escancara sua torcida contra o Brasil. Folha defende mercado e congresso que que saboteiam o executivo federal e extorquem dinheiro do povo brasileiro. Folha faz parte da sabotagem e da extorsão.
Parece que sim pois numa hora que necessia arrumar contas os nossos representantes e não sei de quem vem extorquir o governo para tirar em vez de contribuir . Maus brasileiros
Näo dá para disfarçar e enganar, é mesmo toda a verdade, Ricardo.
Decorou o panfleto.
Congresso chantageando , fed ativista e o principal, banqueiros predadores aproveitando essas "oportunidades" , são , para o editor, fatores menores. Ele escreve com um único intuito, repetir trocentas vezes seu mantra liberal : eh culpa do lula eh culpa do lula , lula máxima culpa , progressista pecatoribus est
Dalton , a questão eh : não há solução definitiva para o problema. A matéria escura que permeia tudo nesse universo eh uma entidade invisÃvel , cuja massa eh acachapante na deformação do espaço tempo . A banca internacional. Isso se configurou no inÃcio dos tempos coloniais. Liberais, instituições, imprensa, congresso , mercado, são agentes locais. A única moderação possÃvel: o executivo progressista. Por isso jogam o povo contra com a tapeação do liberalismo.
Toda a responsabilidade ao Governo. Nenhuma responsabilidade ao covil do Congresso, viciado pelo governo anterior em emendas anônimas e destino ignorado. Se nem o Pacote que a Folha chama frágil passou sem cortes, imagina o robusto. O que conta é o déficit que eleva à dÃvida, e este ficou abaixo da sempre errada previsão do mercado, economistas e imprensa
Não é do lula, mas do governo lula. O descontrole de gastos e a franca ausência de efetiva contenção, e aà entra também a Câmara e sua voracidade, são os algozes da economia. Se ao invés de acusar o BC e o 'mercado', que são de cognição inatingÃvel à população em geral, apontasse à Câmara e aos mamadores do erário, pessoas jurÃdicas e fÃsicas, poria a bala no alvo. Mas não. É mais fácil enganar.
O que deveria ser noticiado em primeira página. O desabafo, o desalento de Haddad, uma mÃdia que não paga imposto e ainda exige corte de gastos.
E os 80 bilhoes aplicados na saude a mais que devem ter acabado em propina e corrupção ja que nem em um indice sequer a melhoras segundo os propios dados do governo , mesma coisa com a educação , governo gasta demais e zero de melhorias na saude e educação, quem mais recebeu dinheiro no pais nestas areas foram justamente os que pior resultado tiveram , deve ter ido para as contas propineiras aos moldes do passado, e quem paga conta dos 11% de aumento de divida publica e o povo abolhado
E as benesses ilegais distribuÃdas, sem nenhum planejamento ou controle, visando a reeleição do Bolsonaro? E o desmonte dos órgãos de prevenção e controle? Etc.
E o enorme rombo dos precatórios deixado pelo inelegÃvel?
Um capitalismo de rapina.
É tão flagrante, Anete, o jogo que você descreve dos abastados contra os mais carentes que só não vê quem não quer.
Propagam e cobram, esse ano o déficit do governo vai ser tanto, esquecem o enorme gasto realizado para atender o povo gaúcho, durante e após as enchentes, e os que foram feitos para cobrir o rombo deixado nas contas públicas, nas vésperas das eleições, para que Bolsonaro fosse eleito.
Exige por dever de ofÃcio e por obviedade plena. O descalabro tem sido armado, sob insistentes avisos. A desdourada consequência virá. Mas daà é só dizer que foi boicote dos 'mercado'. 2 + 2 sempre resultou em quatro. O governo afirma que resulta em 5. Logo mais, quando indagar-se onde está o 1 que falta, será dito que os 'mercado' se apropriou dele, ou mexeu na calculadora para mudar o resultado, ou qualquer outra bobagem que governantes (aqui qualquer um, inclusive o famigerado ex) dizem.
os grupos que controlam a mÃdia corporativa são do mercado financeiro, como diz o Gil do vigor o Brasil tá las c@do, esses male ditos plantam no subconsciente dos leitores que todo mal vem do mesmo lugar, da caixa de Pandora, ops de lula
Näo dá para disfarçar e enganar, é mesmo toda a verdade, Raymundo.
Essa ferramenta que você aponta tem se mostrado de absoluta eficiência aos babalulas, que creem que todo mal vem dos 'mercado' ou de qualquer outro governo, nacional ou estrangeiro, que não se coadune ao mantra de lula.
depois da pesquisa Quaest as meninas ficaram descontroladas. tanto a mÃdia como a oposição, e os endinheirados. só em pensar que os pobres terão mais quatro anos de comida na mesa, causa calafrios nos 'cristãos conservadores, pessoas do bem'
Espero que tenham. Mas não é o sonho pueril dos adoradores que poderá proporcionar isso. A inflação virá.
A FDSP, a Faria Lima, o mercado, direita, cristãos estão de mãos dadas juntos com o Fed parabéns destruam tudo, tudo mesmo. Aos pobres NADA pro resto tudo. Nijo
Nojo.
Pagando juros reais, a dÃvida pública dos EUA cresce em bola de neve. O deficit já passa dos 6%, para um crescimento da economia menor que 3%. Uma inflação em dólar na casa dos 3-4% está meio que contratada.
F.s.p coveiros de plantão rentistas querendo o pior
Os donos da fsp, representados no editorial, tem uma clara posição com relação a economia e a polÃtica brasileira: neoliberalismo; as polÃticas sociais e os menos favorecidos são apenas detalhes.
A FSP Faz parte da Turma de Gananciosos da FL. Por que o editorial nao sugere para os bilionarios da FL pagarem, pelo menos, impostos sobre seus avantajados dividendos?
O presidente Lula não é contra o ajuste fiscal. O que ele não concorda é que o ônus caia somente sobre a classe pobre trabalhadora, por questão de justiça, afinal é ela que produz riqueza é paga impostos. Assistimos, no governo anterior, o neoclassicismo colocar 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. É isso que a Folha defende e não pode ser assumido como polÃtica pública pelo mais decente lÃder polÃtico vivo do planeta. MÃdia e mercado não governam o Brasil.
Prezado Chacon, você não fez o dever de casa antes de opinar. Você não checou o comportamento da dÃvida pública nos governos anteriores, não considerou o paÃs em recessão recebido por Lula 3 e despeja uma série de informações falsas para tentar justificar a sua crÃtica vazia. Tanto é que você sai loucamente repetindo nos diversos comentários para se convencer e tentar convencer os outros. Deveria procurar outra freguesia, não vejo lugar para as suas colocações por aqui. Tente na Oeste.
À toda evidência que lula e os pts são contra qualquer forma de ajuste fiscal. Querem, como sempre fizeram, gastar sem limites e em bobagens insanas (p.ex. Copa da Fifa, OlimpÃadas, Pasadena, Abreu e Lima, viagens, luxos pessoais, cartão corporativo, dinheiro a governantes estrangeiros amigos, a por aà vai). E, sim, o pobres e ricos pagam a conta. A diferença é que ao pobre faz falta. E continuará fazendo, pois o interesse pelo pobre se resume ao voto.
Raimundo Pessoa E a FSP como sempre, torcendo para o mais pior para o Brasil em termos de Economia. Ainda bem que ela e o tal Deus Mercado, não tem acertado quase nada nas suas projeções .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Fed cria dificuldade extra para a economia brasileira Voltar
Comente este texto