-
DEBORAH MACIEL CORREA
Minha estratégia para essas situações é encerrar qualquer pseudodebate com a frase: "é complexo...", com muitas reticências. É infalível! Geralmente respondem: " é mesmo", e continuamos seres civilizados em uma mesa jogando conversa fora.
-
Joao Pinheiro
Enfrentar as festas de fim de ano, mesmo sem essas situações de pessoas que acham que sabem de tudo e que querem expressar suas opiniões tortas para todos ouvirem (e, se possível, aplaudir), já é uma tarefa muitas vezes inglórias. Se não quiser estender muito o sofrimento, sem gastar vela boa com mau defunto, sugiro apenas o genérico "é mesmo? eu não sabia. Me conte mais a respeito". Em seguida, deixe de prestar atenção na resposta e saia de perto assim que possível. Funciona.
-
ANIBAL CARRION
O verdadeiro significado do dia renegado a discussões ideológicas que nada amenizam o sofrimento humano. Enquanto alguns tem esse direito de reunião numa mesa farta, tendo de engolir a família " que arrepia" milhares ao relento e desde quando mesmo??
-
Alexandre Marcos Pereira
O cenário é familiar: a mesa enfeitada com toalhas brancas bordadas, taças de cristal tilintando a cada brinde e, entre garfadas de peru e pedaços de panetone, frases carregadas de certezas absolutas são lançadas como petardos. A ceia de Natal, outrora um momento de reflexão e harmonia, torna-se uma arena de gladiadores verbais. O primeiro ataque vem, quase inevitavelmente, do tio que lê manchetes de WhatsApp como quem consulta oráculos: Esses direitos humanos só servem para proteger vagabundo!
-
Sam Duart
Na minha cabeça é melhor deixar o pseudo intelectual de lado. Não adianta citar Shakespeare enquanto do outro lado tem um primata arremessando fezes.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Ah mas deixar o cara desconcertado pode provocar mais uma série de disparates ou deixá-lo sem palavras . De qualquer forma isso exporia a fragilidade das suas afirmações.
-
-
jose camargo
Realmente, não está sendo fácil para a extrema-esquerda que, primeiramente, perdeu as ruas e com o advento da internet perdeu o monopólio do debate público.Antes ela falava sozinha. Confrontada nas redes sociais perdeu o rumo e foi desmascarada. Hoje,ela defende a censura e é contra a anistia. Essa estratégia das perguntas funciona muito bem contra a extrema-esquerda, porque ela é a contradição personificada.
-
Maria Antonia Di Felippo
A esquerda lê, estuda, reflete. São intelectuais. Já a extrema direita vive de fake news, adora pneu, odeia a cultura, apoia ditadura militar e pede ajuda aos extraterrestres. Aí está a diferença da civilização para a barbárie.
-
Luiz Marcelo Zerbini Pereira
A propósito: sem anistia!
-
Joao Pinheiro
Um, dois, três, acusado! Kkkk
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Arriscado, hein mané! A esquerda, e mais dinda a extrema, costuma estar bem embasada nos seus argumentos e na sua fundamentação teórica. Pode sair chamuscado do debate de ideias. Se cuida, gado, afinal é natal.
-
-
José Cardoso
Uma alternativa é puxar o conviva para a racionalidade usando suas próprias paixões: "Tudo é culpa desses comunistas chineses. A cada ano a siderurgia deles sozinha produz mais CO2 que todo o nosso desmatamento e queimadas!"
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Pode até ser mas estamos pau a pau nesse embate. O problema é que a nossa contribuição é puramente destrutiva.
-
-
Fábio Nascimento
Sócrates foi condenado a beber veneno por prática semelhante à recomendada.
-
Carla C Oliveira
Ótima dica, Reinaldo. Feliz Natal!
-
José Marco Barbizan
Entrando na brincadeira: e se nós tivermos novamente um Mínimo de Maunder, não resolveria?
-
Emerson Luis de Moraes
Ótima dica Reinaldo! Mas se me permite, tenho também mais uma estratégia a contribuir.: ser ainda mais sem noção. Uma vez meu cunhado afirmou que a Terra era plana. De forma indignada, virei pra ele e disse que estava tremendamente errado, afinal o planeta era triangular! Como um grande pedaço de pizza! E que a lua era sua azeitona! Ser mais delirante que o delírio, as vezes pode ser pedagógico.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.