Hélio Schwartsman > A busca pela ignorância Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A ignorância vem da inércia e da falta de aprendizado.
A ignorância tem muita força e prestÃgio.
Lilla é craque. Mas não sei se Paulo foi um entusiasta da ignorância. As cartas paulinas, enviadas a gente comum, são teologia de alta octanagem intelectual. O seu recado é de que a sabedoria humana está abaixo da que vem dos céus, o que é completamente diferente de desprezar a racionalidade. Aliás, ele nos conclama a ter um fé racional.
O mundo está na Idade da Idiocracia.
Não sei se buscamos a ignorância, mas , em tempos recentes, alguns demonstram orgulho disso !!!
Além de tirar vantagem do sofrimento humano, certas religiões também se apoderam da ignorância (falta de conhecimento) com os mesmos fins. Por gerações, elas tem promovido o negacionismo e obscurantismo cientÃficos prejudicando a vida de incontáveis pessoas. Em geral, elas usam a ignorância e o medo para manipular seus fiéis.
Os cientistas buscam gatos pretos em quartos escuros. Perguntando o que resta a ser feito. O cérebro não é um instrumento adequado para compreender seu funcionamento. A reflexão não pode resolver tudo na filosofia! Em geral tropeçamos no escuro, é a ignorância o que nos move. Buscamos gatos pretos em quartos escuros. Goodbye Thomas Kuhn. Farewell.
Uma crÃtica é feita à maneira como Thomas Kuhn descreve a ciência: o cientista monta um quebra-cabeça. Num quebra-cabeça o fabricante garante que há uma solução. "É difÃcil achar um gato preto num quarto escuro quando não há nenhum gato preto". Kuhn era historiador da ciência, não era cientista. A visão platônica diz que existe um outro mundo e um dia saberemos tudo sobre ele; fundou o cristianismo. Paulo é um subproduto. Isso é metafÃsica. A ignorância move a ciência; o que não se sabe.
Stuart Firestein diz que a ignorância impulsiona a ciência; eu diria outras coisas também. Gödel disse que em certos casos não conseguimos dizer a verdade nem a nós mesmos. James Clerk Maxwell disse: "uma ignorância totalmente consciente é o prelúdio a todo avanço real na ciência". Machado de Assis; a literatura é incertezas, mistérios e dúvidas. Bentinho: dúvida. Hamlet: dúvida. Macondo: dúvida. Marie Curie: o que resta a ser feito?
CarÃssimo Ricardo. O cientista precisa ter fé na incerteza, prazer no mistério e aprender a cultivar a dúvida. Não há maneira mais segura de estragar um experimento do que ter certeza de seu resultado. O religioso tem fé inabalável no seu dogma. Podemos viver sem ciência como também se pode viver sem religião. A ciência faz perguntas, o que torna o jogo da ciência divertido. É a ignorância o que impulsiona a ciência. Perguntas. Perguntas. O que resta a ser feito.
Para a ciência a ignorância é um passo. Para as religiões , um dado a ser preservado.
Coitado do Paulo . Nos minutos de minha leitura carregou no lombo toda a ignorância exigida pelas religiões. Teve minha solidariedade , mas só por alguns minutos .
Atualmente muitos optam pela ignorância por necessidade de pertencimento ao grupo, ou porque a realidade pode ser tão difÃcil que alguns preferem viver na ilusão.
Por a culpa da ignorância em Paulo é ser ignorante pensando ser sábio.
No que se refere ao cristianismo e os demais?
Muito bom!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A busca pela ignorância Voltar
Comente este texto