Celso Rocha de Barros > Governar na era entre Covid e Trump é difícil no mundo todo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fabrício Schweitzer

    O moinho satânico, ao se sentir ameaçado, sai elegendo essas aberrações, fortalecendo o mercado e gerando guerras. Estamos sendo, cada vez mais, moídos pelo sistema que é totalmente contra a vida.

    Responda
  2. Helene Medeiros

    Excelente texto. Concordo cem por cento com o autor. Uma imensidao de dinheiro foi gasto para compensar toda a economia parada durante a Covid, e apos a pandemia os precos subiram enormente no mundo todo por conta da parada nas cadeias de producao.

    Responda
  3. adenor Dias

    A Covid-19 causou prejuízo no mundo todo, mas parece que só o Haddad tem que ser o santo das causa impossível no Brasil. Deram muita ênfase para a pandemia como muitos já dizia. A intenção era quebrar a economia mundial. A peste já até sumiu dos noticiários. Vão dizer que foi a vacina, mas eu não me vacinei e tenho quase certeza que metade da população do mundo também não.

    Responda
  4. adenor Dias

    O munda da economia, não é fácil de entender. Se a economia aquece, melhora para os empregos , mas causa inflação e consequentemente juros altos. Se a economia se encontra em frangalho, aí é desemprego e miséria! Aí vem um f-d-p, dizer que o estado tem que ser mínimo, que tem que ensinar o povo pescar e não lhes dar o peixe! Eu gostaria de saber como faz esta magica. Só falta usar a técnica de Hit---ler, exte--rminar a parte do pessoal pouco ou nada produtivo. Discretamente estão usando...

    Responda
  5. Alberto A Neto

    “O fraco rei faz fraca a forte gente”. O verso do Canto III dos Lusíadas chama atenção. "Tramp" é “Homem do Ano” na Time. Se há outro ano a provocar paúra, igual à pandemia no passado, é 2025.EUA, 20/01,está sob volúpia demencial de um vampiro.Lula sempre teve mais sorte que juízo.A sorte acabou; que se lhe não mais falte juízo, porque o azar chegou.Basta lembrar: "Tramp", não Biden, presidente em 2024, Lula nem tomaria posse. Hoje todos estaríamos em estado de sítio, com Braga Netto.

    Responda
  6. André Mendes

    O casca de bala é fera. Para acrescentar o desespero faltou lembrar a guerra comercial porvir que vai engolir EUA e China e, se formos acreditar no que diz Trump, vai acertar o Brasil também. Um tarifa geral de importação aos produtos brasileiros nos EUA vai seguir uma reciprocidade por terras brasileiras também. O desastre já está contratado pra 2025.

    Responda
  7. carlos campos

    O governo Lula quer governar para os + vulneráveis, mas mercado, farialima, agro, grandes corporações, mídia, elites não querem perder nem ceder nada do q ganharam com pauloguedes, crush da folha. Como militares, judiciário e legislativo tb não querem abrir mão das benesses conquistadas, sobra a culpa pro reajuste do mínimo, pgto a aposentados e programas sociais inclusivos. Os poderosos deste país são cruéis e egoistas demais.

    Responda
    1. Arnaldo Facciotti

      Precisamos lembrar que ele já pertence a esta "casta"

    2. Fabrício Schweitzer

      Patologicamente cruéis e egoístas. E nós, patologicamente acovardados.

  8. Márcio Marques Alves

    Mas que contorcionismo, hein! Só pelo título, achei que estava falando sobre o governo anterior (que teve governo Trump e Covid). Só que não temos mais Covid e o governo Trump nem começou ainda; portanto, o que o país está sofrendo com relação a questões fiscais, não tem nada a ver com Trump ou a Covid.

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Dário, não precisa ler, foi contorcionismo mesmo. Então, se a leitura é que o mundo já vinha de um processo como este, descrito no texto pelo autor, não faz sentido o governo captar dinheiro no mercado e financiar uma indústria incompetente que não compete mais, nem com a indústria paraguaia, além de isenta-la de impostos com desculpa de fazer o PIB crescer. Nós já tínhamos um grau de endividamento elevado com prêmios de risco, também altos e o governo gastou mais (o que não tinha).

    2. Márcio Marques Alves

      Talvez a sua militância apaixonada lhe tenha subido demasiadamente à cabeça e por isso, seja tão difícil aceitar as tragédias próprias deste governo, que com desculpa esfarrapada de gerar crescimento do PIB, financia e subsidia uma indústria incompetente e que não consegue mais competir, nem com a indústria paraguaia. O governo "do amor" e "do bem", que enfia dinheiro público (que não tem), no traseiro de empresários e depois quando precisa reequilibrar as contas, tira dos pobres.

    3. Dário Fausto Santos

      Camarada Márcio, leia o texto de novo. Vc parece não ter entendido.

    4. Anete Araujo Guedes

      Talvez seja mais produtivo observar a floresta, do que se restringir a uma árvore. Estamos arcando com as consequências de várias tragédias.

    5. Anete Araujo Guedes

      Quem sabe é mais prudente observar a floresta, do que se restringir a uma árvore? Estamos arcando com as consequências da COVID, Bolsonaro, Guedes, Lira, extrema direita neofascista etc Ainda teremos pela frente as loucuras de Trump.

    6. Anete Araujo Guedes

      Olha para a floresta, em vez de ficar olhando apenas para a árvore. Não tem Trump, COVID, Bolsonaro, Guedes, mas os efeitos dessas tragédias não desaparecem como um passe de mágica.

  9. Gustavo Michelin

    Falou o panfleteiro do pt

    Responda
    1. filipe moura lima

      Você lê panfleto do PT, e parece gostar

    2. Anete Araujo Guedes

      Como ser planetário o inelegível? E as milhares de mortes na pandemia, a entrega da chave do cofre e do poder ao Lira? A tentativa de gerar o caos no país, demolir o Estado de direito e dar um golpe de Estado?

  10. Fabiola Heidrich Oliveira

    Ótima análise

    Responda
  11. filipe moura lima

    O Casca de Bala é imprescindível.

    Responda
  12. eduardo silva

    blábláblá. tá na cara que o temor de todo político sinistro destro ou ambidestro que é uma boa recessão americana ,daquelas de dar paúra é o que vai botar essa carroça econômica nos trilhos .até isso acontecer fica essa lenga lenga de pouso suave daqui ,inflação que cede mas não muito....

    Responda
  13. Rai Giovanni

    O esforço do articulista em culpar todos, menos o painho e o PT é percebido em cada letra do texto. Depois ficam sem saber explicar porque as previsões deles não dão certo, e porque o mercado não pensa como eles. Estão escrevendo para militância e pela militância isso não é jornalismo, é ativismo político. Nível muito baixo da imprensa brasileira como um todo. Largaram de mão a ética, a isenção e se embrenharam na política.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      São os que preferem os crimes de peculato ou rachadinhas, praticados durante anos, as mansões compradas com dinheiro vivo, o isolamento do Brasil no cenário internacional, a loja de chocolate para lavagem de roupas sujas, as joias surrupiadas, as intervenções nos órgãos públicos, o desmonte dos órgãos de prevenção e controle, a entrega da chave do cofre e do poder ao Lira, para não sofrer um impeachment, a tentativa de um golpe de Estado, etc.

    2. carlos campos

      O Painho e o PT diminuiram o desemprego absurdamente, tornaram o país rumo de investimentos internacionais e 8a economia do mundo, baixaram preço da cesta básica, acabaram com a fila do osso, aumentaram a participação dos + pobres no consumo e conquistaram PIB de 1o mundo. Só não vê quem não quer e td isso com congresso e elites boicotando. Muitos, deve ser o seu caso, preferem millei motosserra com + da metade da população na fome e miséria absoluta, do q um governo + justo e igualitário.

  14. Antonio Araújo

    Ah, é???

    Responda
  15. Carlos Victor Muzzi Filho

    Fácil era governar com a boa herança deixada por FHC. Dilma, coitada, teve que governar com o caos contratado por Lula. Deu em profunda recessão. Lula, agora, sofre o que Dilma sofreu: herdou também um caos contratado e está dobrando a aposta. Quem puder, aperte os cintos. “Os passos dessa estrada” são conhecidos…

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      E a fila do osso, o país voltando ao mapa da fome, as milhares de mortes na pandemia, as queimadas, os garimpos, o contrabando de madeira e ouro, a cooptação da ABIN, a tentativa de instalar o caos no país e dar um golpe de Estado?

  16. ANIBAL CARRION

    Mas no Brasil é um pouco pior porque fora tudo isso tem o centrão, as EMENDAS etc

    Responda
  17. ANIBAL CARRION

    Mas no Brasil é um pouco pior porque fora tudo isso tem o centrão, as EMENDAS, então para os pobres o sacrifício

    Responda
  18. SIMONS SILVA

    Boa análise! Furdunço de Satã é governar tendo o pior congresso da história, sendo representados à altura por Pacheco e Lira. De quebra, um sabotador à frente do BC. Não é fácil estar no lugar de Haddad, que ainda por cima, enfrenta fogo mui amigo do PT!

    Responda
  19. Pedro Cardoso da Costa

    "Esse furdunço de Satã que é o mundo de hoje ajuda a entender por que é importante para o governo Lula apoiar o esforço fiscal de Fernando Haddad". Não existe esforço suficiente para se colocar algo mais burro. Fernando Haddad pertence a qual governo?

    Responda
  20. Marcos Sanches

    A diferença é que o nosso crescimento do gasto não veio da pandemia, mas sim do populismo de sempre: de Bolsonaro no fim do mandato, na tentativa de se reeleger; e do Lula logo de entrada, com o expansionismo irresponsável do gasto e do Estado como um todo (característica marcante do petismo).

    Responda
  21. ANIBAL CARRION

    Mas no Brasil é um pouco pior porque fora tudo isso tem o centrão, as EMENDAS e lobbys, então para os pobres o sacrifício

    Responda
  22. jose camargo

    Lula nunca tem culpa de nada, na visão da militância fanatizada. Vale até criar intervalo de tempo totalmente descabido. O importante é livrar a cara da esquerda, que defendeu o desastroso "Fique em casa,economia a gente vê depois."

    Responda
    1. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      Fica em casa, não caia na conversa fiada do ge no ci da -clo ro qui na, falsificador de comprovante de vacina!

  23. André Silva de Oliveira

    Intelectual que passa pano para governo equivocado como esse nunca houve antes na história do país.

    Responda
    1. Francisco Filho

      Intelectual de zap que acha que entende de algo e contesta quem tem anos de estrada no assunto é o que sempre houve na história do país.

  24. DANIEL BRANDAO

    O trecho "cerca de 20% do PIB mundial foi gasto para combater a Covid-19" deve ser lido como: "cerca de 20% do PIB mundial foi gasto para encher os cofres da indústria farmacêutica (Big Pharma)".

    Responda
    1. Francisco Filho

      Da série “como passar vergonha num sábado à tarde” escrevendo do que não entende.

    2. Itamar Perenha

      Bem verdade que o combate à Covid 19 foi caro. Fazer as pessoas ficarem em casa, sem nada fazerem, ficou muito caro porque precisam daquilo que outras, no risco de contaminação faziam. O Brasil não parou a pecuária. O Brasil não parou a agricultura e a indústria não poderia ser parada porque já não existia. Então, Bolsonaro gastou somente para se manter no poder. Sem fazer nada. E de preguiça, entregou o Orçamento ao Congresso. Efetivamente o trabalho da Polícia Federal não começou.

    3. Dagmar Zibas

      Negacionista se manifestando. Será que já virou jacaré?

  25. Florentino Fernandes Junior

    Padilha o gov prtista ta cortando é no bpc e salario minimo, deixa de ser cinico

    Responda
    1. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

      Muito cínico o sujeito que puxa o saco desse Desgoverno.

    2. Itamar Perenha

      E você conhece governo que não poupou os ricos? Estão começando a pagar um pouquinho e todos se acham ricos para não serem taxados. Serão porque é inevitável ou ficarão sem o paraíso fiscal que sempre tiveram.

    3. Dagmar Zibas

      Deixe de espalhar fakes. BPC estava cheio de fraudes. Bozo avacalhou o Cadastro Único que podia controlar a lista dos verdadeiros necessitados. Havia muitas famílias com todos os membros recebendo o auxílio. Só isso foi cortado. Bozo não deu um centavo de aumento real do salário mínio. Lula sempre deu. Agora esse aumento real está atrelado a um teto, conforme o arcabouço fiscal. Assim, haverá aumento conforme inflação e conforme crescimento do PIB, essa última parte atrelada ao teto.

  26. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A verdade nua e crua que a direita recusa-se a admitir é que não teríamos déficit algum se: a) ricos pagassem ao menos a mesma alíquota de IR que pobres e classe média pagam; b) cortássemos ao menos parte dos 5OO bi de subsídios que beneficiam os ricos; c) tributássemos civilizadamente o patrimônio e as heranças dos ricos; d) o congressos cortasse os supersalários.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Penso que todo espólio deveria ser taxado numa escala que fosse de um por cento a noventa por cento. Tem como fazer justiça se a taxação das grandes heranças fosse pra valer.

    2. Dagmar Zibas

      Pois é. e este jornal é um dos beneficiários da isenção de imposto sobre folha de pagamento. E ainda ousa criticar as medidas de Haddad. Todos os meios de comunicação estão isentos daquele imposto e fizeram "lobby" (compra) pesado junto ao Congresso para manter o privilégio.

  27. Florentino Fernandes Junior

    Celsinho, chora, nao vou ligar, chegou a horaÂ…Â…

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Celsinho, precisa do rivotril do mesmo modo que foi usado por Dilma.

    2. Dagmar Zibas

      Soube que quem está chorando é o Bozo, antevendo estadia prolongada na Papuda.

  28. Alberto A Neto

    Ainda falta precificar a cotação do dólar em 21/01/2025, o cabuloso "day after" à posse de Donald "Tramp". Nos últimos 8(oito) dias, entre 12 e 20, o BC "autônomo e independente" torrou 10% (dez por cento) do total da reserva cambial. Mais de 35(trinta e cinco) Bilhões de dólares! Quando sente cheiro de sangue, câmbio vira tigre. Especialmente com governo politicamente vacilante, frágil e instável. Em 2025/26, vale a máxima de Millôr Fernandes: "O otimista não sabe o que o espera".

    Responda
    1. Alberto A Neto

      “O fraco rei faz fraca a forte gente”. O verso do Canto III dos Lusíadas chama atenção. "Tramp" é “Homem do Ano” na Time. Se há outro ano a provocar paúra, igual à pandemia no passado, é 2025.EUA, 20/01,está sob volúpia demencial de um vampiro.Lula sempre teve mais sorte que juízo.A sorte acabou; que se lhe não mais falte juízo, porque o azar chegou.Basta lembrar: "Tramp", não Biden, presidente em 2024, Lula nem tomaria posse.Hoje todos estaríamos em estado de sítio, com Braga Netto.Tst tst

    2. Alberto A Neto

      "Uma árvore que se dobra, com cada rajada de vento, nunca ficara de pé". (ditado indiano)

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O governo não tem nada de vacilante, sabe muito bem o que quer, assim como a direita. O PT quer alcançar o equilíbrio fiscal cortando isenções, subsídios e acabando com a subtaxação dos ricos. Já a direita quer manter os seus privilégios fiscais e tributários e cortar dos mais pobres. Difícil entender?

  29. MARCO ANTONIO POLISELI

    Agora é a covid. Antes era o Bozo que governou durante a covid!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ué bozoloides, mas não era só uma gripezinha, agora é a maior tragedia da história?

    2. Florentino Fernandes Junior

      Interessante, jair governou sob a tragedia economica da covid e so levou paulada, agora a covid é atenuante

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Bozo estourou o teto de gastos em 8OO bilhões. Esqueceu? Parte foi por causa da COVID mas outra causa foi o desespero para tentar ganhar as eleições. Para isso deu calote em 9O bilhões de precatórios, que o governo Lula pagou, fez a Pec do fim do mundo, deu dinheiro até para taxistas e caminhoneiros. Arrombou as contas públicas!

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Juntou a desgraça com a miséria, por isso estamos nessa zeleca.

    5. Maria Lopes

      Bozo estourou a meta e muito para tentar se reeleger. Parece que todo mundo esqueceu.

  30. Nilo Mismetti

    Não acham maravilhosa a frase do Homer Simpson: "A culpa é minha e ponho em quem eu desejar". Ela bem descreve o raciocínio de todos os petistas.

    Responda
    1. Nilo Mismetti

      José, Ou, mais provável, você não compreendeu a ironia ou, como é sábado, está sob a influência de algum líquido alcoo_lico. De qq forma, ignore.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quer cortar de pobre, mané? Pois os cortes exigidos pela direita são esses. Fazer rico pagar impostos como qualquer mortal nem pensar, né? Cortar 5OO bi de subsídios fiscais a ricos nem pensar, né? Cortar supersalários que a direita não deixa, nem pensar, né? A lista de privilégios é longa.

  31. Marco A Moreira

    Não, não , não caro articulista. O dinheiro para aquecer a economia veio do aumento de gastos autorizado pelo congresso no final de 22. Um crescimento sem base sólida. Depois tivemos o pacote fiscal e o anúncio do corte de impostos - erro crasso do atual mandatário . Sem contar orçamento secreto (aspas)!!!!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Orçamento secreto é obra do Congresso, herança da era Bozo. Apenas isso são mais de 5O bilhões que quase zerariam o déficit de dois anos. Se o Congresso de direita bozoloide não tivesse aprovado mais mamatas para ricos, como a desoneração da folha e o perse, até sobraria algum para investimentos. Não vou nem falar sobre a montanha de 5OO bi de subsídios para ricos e da subtaxação dos muito ricos.

  32. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Eu entreguei minha dívida no cartão de crédito pra deus . Eram dois por cento que viraram quinze.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Agradeça ao Campos Neto.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.