Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JoseLuciano Costa

    A infaçao no Brasil não é de demanda e sim especulativa. Essa conversa de controle fiscal não cola. Os Usa nos anos 30 estavam passando e o pres. Roovelt criou o New Deal q investiu em obras e desemprego diminuiu e Usa alavancaram. Esses economistas. de araque seguem o modismo e não sabem como os Usa saiu da crise na depressao.

    Responda
  2. JoseLuciano Costa

    Lamentável esse artigo é de quinta coluna. Não acham absurdo q os juros do Brasil seja maior do q a Síria . Todos países desenvolvidos estão baixando os juros aqui o chamado mercado q é uma dúzia de financeiras reza p subida dos juros pq vão ganhar fortunas.

    Responda
  3. Alfredo de Souza Tavares Filho

    Lamentável….mais um artigo da Folha defendendo os interesses dos mais ricos em vez de defender que justamente os mais ricos participem do pagamento e dos sacrifícios do ajuste fiscal.

    Responda
  4. Marco Antônio Mourão

    Mostre os nomes das empresas, os números de 2020 e compare com os atuais, quantos de IED diminuiu entre 2023 e 2024 comparado com 2019 e 2020. Esperar o que de uma empresa que apoio a "Ditadura Militar", emprestando sua infraestrutura para ajudar na tortura de presos políticos. Dita Branda, espero que seus dirigentes e proprietários pague na mesma moeda o que fizeram e fazem aos brasileiros - seja em vida ou pós vida carnal.

    Responda
  5. Marco Antônio Mourão

    "... já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se recusa continuamente a cortar gastos na dimensão desejada pelo mercado ..." . O dito "Mercado" que lance um candidato que defenda isso em campanha eleitoral. Se o Lula fizer o esse "Mercado" sugere com está nessa materia da Dita Branda, fará im estelionado eleitoral, pois os eleitores do atual presidente votaram nele para melhorar a vida dos mais pobres e não facilitar ainda mais a vida dos mais ricos.

    Responda
  6. Paulo César de Oliveira

    The cow went to the swamp.

    Responda
  7. Patrick Rodrigues

    Matéria paga pelo mercado

    Responda
  8. ADILSON RIBEIRO

    Tudo é culpa do Lula. Querem impor goela abaixo a fome e a miséria para a população brasileira. Esses poucos empresários, a turma da Faria Lima, os especuladores, e alguns malfeitores, tem que lançar candidato próprio em 2026, mas com propostas claras: “Vamos acabar com o déficit fiscal, congelar a correção do SM, acabar com a cesta básica, com farmácia popular, extinguir o SUS, o minha casa minha vida, etc. etc. Coragem? Essa turma não tem!

    Responda
  9. Gilmar Maghenzani

    Foram 12 bi é, então era melhor não aumentar o dólar e deixar a inflação subir a dez porcento

    Responda
  10. Gilmar Maghenzani

    Pq então os empresários não se reúnem com o mercado para dizer que o Lula estava certo que era um absurdo aumentar os juros e o dólar?, será que eles tbm são rentistas

    Responda
  11. Arthur Danton

    Tudo tem limite. O editor enlouqueceu? Pobrezinhos dos bilionários, estão ficando pobrinhos, porque Lula "se recusa continuamente a cortar gastos na dimensão desejada pelo mercado". Ora, que vão todos embora do Brasil e não voltem nunca mais.

    Responda
  12. Homero Feijó

    Este artigo é tão vergonhoso que ninguém assumiu autoria! Ninguém assina este libelo em defesa dos anseios inadiáveis do mercado! Sugiro aos que estão perdendo tanto aqui, porque o governo não é suficientemente austero, que vão investir na Argentina onde o governo = mercado e a "austeridade" é "exemplar"!

    Responda
  13. Leonardo Gama

    "O presidente Lula se recusa a cortar gastos." Engraçado... O Congresso poderia ter reforçado o pacote de corte de gastos, mas fez o contrário.

    Responda
  14. Marcelo Cardoso

    Pulha de SP não tem vergonha.....jornal latrina.

    Responda
  15. juan molina

    Qual a percentagem de bilionários na população brasileira?

    Responda
    1. JoseLuciano Costa

      Os milionários são 1 % da população brasileira e cerca de 70% ganha um pouco mais de 2 salários mínimos. O capitalismo precisa de alto poder de compra de todos . Infelizmente a maioria dos milionários não investem criando fábricas q enriquessem o país. Preferem especular inclusive drenando o dinheiro q ganharam aqui p paraizos fiscais .

  16. Pablo Eduardo Pocay Ananias

    Será que o redator ao menos corou ao escrever tamanho disparate? Talvez não. Deve estar bem contente com os farelos que ganha dos bilionários para fazer tão enfática defesa dos interesses deles.

    Responda
  17. Júlia Bueno

    Pena que os comentários passem por curadoria, porque eu queria usar vários palavriados de baixo calão. Vergonha, Folha! Essa matéria é uma vergonha pro jornalismo brasileiro.

    Responda
  18. Ronis Bariviera

    A folha preocupada com os bilionários!! Mercado vai desidratar a isenção de IR!!

    Responda
  19. marcos fernando dauner

    enquanto perdurar o abismo entre pobres e ricos nada irá mudar . No norte da Europa a diferença entre o piso e o teto não chega a dez vezes . Aqui quase chega a cem.

    Responda
    1. Homero Feijó

      Aqui essa diferença não tem limites

  20. Gilberto Luciano Belloque

    Pra mim chega. Viu encerrar a minha assinatura da Folha. Joga contra o país com argumentos parciais.

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      Sei.....

  21. Ramon Lamar

    E quantos faturaram??? Talvez seja mais interessante essa informação. Exportadores, por exemplo, que sempre têm vários incentivos.

    Responda
  22. PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA

    Como pobre de direita que eu sou, estou muito preocupado com os bilionários que pisam em mim. Entendo muito do mercado financeiro, o amigo do meu primo sempre dá as dicas. Nos estados unidos a vida é bem melhor. Nesse natal vou assar o meu cachorro., aproveitar enquanto ele ainda está gordinho. Adorei essa reportagem da folha.

    Responda
  23. Airton Borzi

    Os mercadus e os agiotas que o apoiam. Uma vergonha!!!!

    Responda
  24. Marenildes Pacheco da Silva

    Como está a ação popular que boulos abriu contra o presidente do banco central? O ICL com Eduardo Moreira tem uma reportagem que explica quanto CN lucrou com o sobe sobe do dólar e dos juros. Não vi nada a respeito na midia corporativa PIG

    Responda
  25. Charleston Assis

    Que argumentação pobre... Não tem contraponto, não se ouve o outro lado. A grande imprensa não ouve mais governo, trabalhadores (se é que já ouviu). Só depoimentos de gente do "mercado". Está muito claro que há um ataque à economia nacional para desidratar o Governo Lula. PIB cresce, nível de emprego está nas alturas, massa salarial cresce, pobreza reduzida, shoppings cheios... Bom, mas a jugar pelo texto, os bilionários devem mandar seus dólares para a Argentina, certo? Ok, divirtam-se por lá!

    Responda
  26. Genésio Marcelino

    Como dizia o saldoso Boris Casoy "isso é uma vergonha". K entre nós, precisa mesmo fazer faculdade pra escrever isso. Acham mesmo que o as pessoas continuam trouxas?

    Responda
  27. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Mais uma vez coluna que está alinhada e falando como o "mercado". A guerra e a narrativa é ideológica e exagerada. Mas, por trás de tudo isso é a reforma tributária que permite maior pagamento de impostos aos ricos, que não pagam quase nada. Não que o governo não tenha que conter os gastos.

    Responda
  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Onde eh que alguém viu na história do capitalismo banqueiro perder?! Mas gado acredita em místicas teorias liberais , ele espera o reino dos céus e o bolo crescer. Pra banqueiro basta isso. Haverá sempre um golpe no cardápio. Como diz mudk, eu aplico golpe onde eu quiser.

    Responda
  29. Mario Kurtz Filho

    A inflação aleija, o câmbio mata. Mário Henrique Simonsen. Desgovernado!

    Responda
  30. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    QQ um com dois neurônios medianamente funcionais sabe que com uma elite financeira dessa qualidade no Brasil, não eh preciso nenhuma política de esquerda pra manter o país, já há quinhentos anos, no topo do ranquim de aleijados sociais do planeta. Aqui eh assim, os milicos precisam apavorar com o extinto comunismo, já para as elites financeiras basta lula pra excitar o gado golpista.

    Responda
  31. Joao Manoel Campos

    A Folha se preocupa com um bilionésimo ou menos ainda da população mas nada diz do que perde a população pobre. Sempre preocupada com a elite e desprezando a população. Ajudou a ditadura de 64 e agora defende o golpe de 08 de janeiro . Sempre na contramão da democracia.

    Responda
  32. Manoel Raimundo Alves

    O mercado , os muito ricos querem que o governo mate a população pobre para que eles possam continuar aumentando suas suculentas fortunas.

    Responda
  33. CARLOS HERMINDO DE JESUS JANELA

    Que conversa fiada é essa???

    Responda
  34. Plácido Andrade

    Terrorismo!

    Responda
  35. Ricardo Andrade

    Bilionários nunca perdem! Folha mentirosa de S. Paulo

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      De ontem para hoje já recuperaram quase tudo.

  36. Ricardo Knudsen

    Faltou tbém dizer q o país sofre um ataque especulativo, para q alguns ganhem muito com a subida do dolar. Sem contar a sabotagem de quem quer derrubar o governo.

    Responda
  37. Genésio Marcelino

    E outra, milionários nunca perdem. Vão catar kquinho.

    Responda
  38. Ricardo Knudsen

    Faltou dizer q os bilionários q exportam comodities, como aqueles do agro, estão rindo a toa.

    Responda
  39. Genésio Marcelino

    Se o dólar cai, os milionários perdem, se o dólar sobe os milionários continuam à perder? Ferreu-se, não entendi mesmo.

    Responda
  40. Genésio Marcelino

    Não entendi! Se eu sou milionário, meu investimento é em dólar. Por acaso, não é o contrário, folha?

    Responda
  41. Fernando Jorge

    O chororô e mimimi desses coitadinhos ditos tão empobrecidos, bem como, a especulação e sabotagem do mercado, aumenta na mesma medida em que aumentam as prisões dos golpistas, se revela o plano golpista e se aproxima a data da prisão do traste inelegível.

    Responda
  42. Ricardo Knudsen

    Inacreditável esse texto:” o presidente Lula se recusa continuamente a cortar gastos na dimensão desejada pelo mercado”. O desqualificado q o escreveu pensa q o presidente é um ofice-boy dos “mercado” e tem como única função satisfazer seus desejos, o povão q se lixe. E quais as perdas desses bilionários cujas empresas não são multinacionais, logo seu valor em dólares é irrelevante? Só vou chorar por eles qdo publicarem seus dados como pessoa física, mostrando q não investiram em dólares

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Mentira minha, nunca vou chorar por esses bilionários, q sempre vão muito bem.

  43. LUIZ CARLOS SANTANA

    Viva Lula!

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      VIVA!

  44. Romério Pereira de Melo

    Em que pese as *razões do mercado", há outras razões também muito importantes que não foram consideradas na matéria. Não se pode ter uma concepção maniqueista. Afinal, na forma apresentada, parece que o governo é o vilão que impede os ricos de se tornarem mais ricos. Não há soluções simples para questões complexas.

    Responda
  45. Miro Costa

    O L é só felicidade…

    Responda
  46. Carlos Eduardo Cunha

    Se a politica responsável do Milei continuar nesta toada de respeito às contas publicas , poderá vir a ser a grande referência para a América Latina sair deste destino de governos escorados na pobreza para serem eleitos. Acompanhemos...

    Responda
    1. Arthur Danton

      Política responsável? Exterminar a parcela mais pobre da população? Cunha, você é um herói...

    2. Ricardo Knudsen

      Cunha acha q levar a Argentina ao maior nível de pobreza de sua història, terminar o ano com queda de 3% do PIB enquanto mantém a inflação em dois dígitos por ano, é fazer política responsável! A eztupidez virou o novo normal?

  47. Anderson Bastos Martins

    Nem escrever sabe. O texto é uma colagem de declarações sem qualquer análise. A Folha em plena decadência até textual

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      Estagiário

  48. marcos fernando dauner

    no país onde minha filha mora, no extremo norte europeu, o salário mínimo é de um mil e oitocentos Euros , e um cidadão top de carreira ganha pouco mais de cinco mil Euros- ou seja, três salários mínimos . Aqui a diferença é de trinta, quarenta vezes .

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Precisamos encontrar meios de acabar com essa maldade brasileira, só o título não é suficiente eu acho. Além de não termos uma educação de qualidade na base, somos vítimas do efeito disso.

  49. Olavo Cardoso Jr

    Essa esquerda legou ao país três refinarias de cem bi q não existem, rombo nos fundos de pensão, estaleiros q não sabem fazer um barquinho de pesca, Sete Brasil, trem bala q só o projeto custou dois BI, petrolão, mensalão, e as cerejas do bolo: a maior recessão da história da economia, a maior taxa de desemprego de todos os tempos e uma corrupção sistêmica gigantesca. Tinha empresa com diretoria de corrupção. Então calma, q ainda pode piorar.

    Responda
    1. Fernando Nascimento

      A ditadura militar assumiu o poder com o país tendo 3 trilhões em dívida pública. Deixou o poder com a dívida em 105 trilhões. E até hoje, muito desse dinheiro, ninguém sabe onde foi gasto.

    2. Ricardo Knudsen

      Mas preservou a democracia, melhor do q a sua extrema-direita, q quis implantar uma ditadura. Só vai piorar se elegerem um outro neofascista para presidente.

  50. Renato Almeida

    Caramba, fazia tempo que não lia tanta bobagem numa só reportagem. Bilionários oerdendo dinheiro? Crise como nunca vista? Esses caras acham mesmo que somos todos otharios a esse ponto?

    Responda