Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wil Leon

    Simples. Psicanalise é coisa de rico letrato. Pobre não elabora. Vai para a Comportamental.

    Responda
  2. Ricardo Knudsen

    Como psicanálise não tem base científica, seus conceitos foram postulados arbitrariamente por Freud, sempre foi muito fácil amolda-la às ideologias e interesses dos psicanalistas. Daí explica-se a proliferação de escolas psicanalíticas, uma das características dos campos não-científicos,na visão de Kuhn. Naqueles anos da ditadura aqui, na França eminentes psicanalistas, com F. Dolto, defendiam a pedofilia, sob o argumento de q a sociedade repremia o prazer sexual das crianças. Tem ciência nisso?

    Responda
    1. Gabo Franca

      A psicanálise tem muito mais base científica do que você, dando pitacos totalmente inconsistentes por simples falta de leitura e preparo intelectual, evidentemente. Em resumo, você faz discurso desinformativo de ódio, típico do pior da Internet...

    2. Ricardo Knudsen

      E como não é ciência, nenhum de seus conceitos é útil em terapias, pois não se sabe se aplica-los aos pacientes lhes fará bem ou mal. É o q o método científico faz: verifica se as propostas de terapias fazem bem ou mal aos pacientes. A influência da psicanálise no autismo é catastrófica, pois assume preconceituosamente q as mães são culpadas pelo mal, por odiarem os filhos. Hoje se sabe q é uma condição genética. E q há tratamentos paliativos, q foram rejeitados por causa da psicanálise.

    3. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

      Psicanálise não é ciência . Ainda bem. Bem trata , tratando-se de uma outra coisa .

    4. Ricardo Knudsen

      Do lado mais anedótico, naqueles anos surgiram os psicanalistas-star, q viviam na TV, tidos como sábios e beneméritos mitigadores da dor humana. Na época, uma famosa atriz resolveu fazer análise, natural buscar um desses gurus. Ela, linda e “giovanissima”, vinte e pouquinhos. Ele, entrando na quarentina. Não é q se casaram, depois de profícuas sessões de análise? Suspeita-se ter ocorrido aí o q Freud chamou de transferência, q psicanalistas, por razões éticas, nunca usam em benefício próprio.

  3. Aljamir Duarte Chedid

    Freud considerava Marx uma grande ameaça, e o que acontecia na Rússia, uma ilusão perigosa para a humanidade.

    Responda
    1. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

      Depois de me letrar em toda a correspondência e todos os textos de sua obra , poderia por uma imensa gentileza me informar onde esta o comentário de Freud sobre Marx. Talvez eu tenha que trocar de óculos .