Opinião > A conta do almoço grátis chega cedo ou tarde Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximas

  1. Antonio Eustaquio

    Vocês estão doidos? Pra cortar qualquer coisa precisa do congresso. E o congresso cortou menos que o governo propôs! Como cortar emendas parlamentares, privilegios! Francamente folha!

    Responda
  2. geraldo magela sobrinho

    A FSP está enfurecida com o fracasso do golpe do Bozo e seus milicos.

    Responda
  3. Afranio Andrade

    Faltou no final a assinatura: "Faria Lima".

    Responda
  4. Alessandra Terribili

    Inaceitável um texto desses. Cancelando minha assinatura amanhã.

    Responda
    1. Pablo Braga

      Eu tb!

    2. Ivo Ferreira

      Por que não hoje? Tchau

  5. Rodrigo à vora

    Sei, Folha... Além do dólar, que lhe impede de fazer aquelas boas viagens internacionais, qual outro indicativo de que o emprego e a inflação vão tão mal? Qual? Vocês querem é que juros aumentem mais e mais, porque são rentistas e não se preocupam com o povo. Querem minar o governo tal como fizeram com Dilma, quando abriu-se a porta à barbárie de Temer e bozonaro. Vocês tem é saudade do esculacho no cercadinho!

    Responda
    1. Rodrigo à vora

      Não, Alexandre. Você equiparar ter FGTS com os rentistas que possuem milhões em títulos públicos, e não produzem um só parafuso na economia real, revela a sua ignorância.

    2. ALEXANDRE BARRETO

      Você tem FGTS? Está apoiado em títulos públicos. Tens INSS? Está apoiado em títulos de dívida. Tens seguro? Também tem títulos. Você sem saber também é rentista.

  6. Fabiano M ller

    Esses editores nem devem saber a tabuada e escrevem que houve aumento do gasto.. a emenda da transição foi necessária.. neste ano não houve aumento de gastos e o déficit ficou em 30 bi.

    Responda
  7. Xico Xicao

    A folha demonstra ter uma certa amnésia seletiva pra passar pano aos políticos de estimação...

    Responda
  8. Renato Vieira

    Chantagem do congresso e da imprensa pra colocar a conta em cima do pobre. Nosso voto continua firme no Presidente Lula Lá em 2026.

    Responda
  9. Renata Ribeiro

    Sr. Banqueiro e Empresario, dono do jornal folha de sao paulo, Luis Fria,. Já q o sr. tem o poder de comunicaçao e de influencia, por ser dono deste jornal folha de sao paulo, por que ao invés de o sr. ameaçar Lula, não apresenta seu projeto de melhoria para o povo brasileiro? A proposito: o que o sr pensa sobre mais recursos financeiros para melhorar a saude, educacao publica, saneamento e seguranca publica no Brasil? O que o senhor pensa para que o desemprego diminua no Brasil?

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      É exatamente o que eu penso, estimada Renata! Mas, você tá mesmo com moral porque eu escrevi algo semelhante e fui censurado por esse democrático jornal. Acho até que foi porque mencionei 19.64, entre outras coisas.

  10. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Golpi$mo!

    Responda
  11. Carlos Rizzo

    A Folha almoçando e jantando de graça, às custas do trabalhador e da baixa classe média, historicamente sobretaxada, enquanto a direção da Folha come caviar sem pagar.

    Responda
  12. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Tudo gol pista! Foi assim em 1964 e são assim hoje. Corta a verba deles, sr. Hadad!

    Responda
  13. EMERENTINO JOSE C FILHO

    A escravidão não acabou em 1822 devido à dependência econômica da elite agrária. Nossa economia era fortemente baseada na agricultura de exportação (açúcar e café),que dependiam do trabalho escravo para serem lucrativos. A elite agrária tinha grande poder político e resistiu para manter seus interesses econômicos.Após 200 anos, não por coincidência , vivemos situação semelhante quando temos nosso orçamento público sequestrado por uma elite rentista.Quando vamos discutir um novo rumo da economia?

    Responda
  14. José Oliveira

    Opinião rasa, prática comum em um mundo onde as respostas fáceis são populares.

    Responda
  15. Leowdson de Sousa Cunha

    Parabéns, parabéns Folha de São Paulo por esse lapso de realidade! Essa ilusão de "almoço grátis" que a esquerda brasileira vive sonhando nos levará a ruína da sociedade...

    Responda
  16. Antonio Calmon

    É estranho ler afirmações distintas da realidade. Os fatos são, a economia real vai melhor do que muitos e muitos anos, a fantasia é que há instabilidade. Não dá para levar a sério. O cego toca na lateral do elefante e pensa que é uma parede, toca na tomba e pensa que é uma cobra. A Folha é cega ou se faz?

    Responda
    1. Antonio Calmon

      A Folha desesperadamente tentando antecipar 2026, e o pior é que ela ainda vai fabricar um candidato dela.

  17. Jose Roberto X de Oliveira

    O Governo Lula se colocou contra as cordas . Entregou tudo que esses especuladores milionários quis. Virou um Governo neo liberal entreguista. Ele nem aumentou os gastos públicos em nada. Saúde e Educação foram cortados. .Meio Ambiente e Previdência social e funcionários públicos estão sem dinheiro. O Mercado quer liberdade para saquear o território brasileiro e explorar trabalho análogo a escravo.

    Responda
  18. Raymundo Itareru

    a fsp só não quer que acabe com as desonerações hihi

    Responda
  19. Marco Antônio Cabral Cabral

    Absurdo, pra não dizer revoltante esse editorial. Parece que foi escrito por alguém do mercado da Faria Lima. Desde quando investir, não é gastar, em políticas públicas que combatem a fome, é irresponsável. O contrário seria. Revoltante e irresponsável são os bilhões das emendas parlamentares secretas, além dos bilhões "investidos" nos negócios das grandes empresas.

    Responda
  20. Cleuza Maria Lopes Simplicio

    Concordo com o Marco Aguiar e o Marcos Corrêa,falaram tudo. A folha sempre depreciando o governo Lula. Tem mta gente torcendo para o pior a folha não precisa estar deste lado.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      engraçado é que ninguém fala em acabar com quinhentos bilhões de desonerações

  21. Andre Moraes

    FSP pensa muito quando quer que o governo aperte os cintos fazendo ajustes em cima de quem não tem nada; mas pensa de menos quando privilegiados, incluindo a própria, tem benesses tributárias injustificáveis que nós assinante da classe média não temos; pensa de menos sobre os salários nababesco de alguns servidores públicos; pensa de menos sobre as pedaladas do governo anterior que não pagou precatórios e tentou roubar eleições com uma PEC que nos custou 400bi. Expanda seus pensamentos FSP.

    Responda
  22. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Gente do Céu! Não sei porque a FSP me censurou só porque disse que todo viu o ela fez em 1964. Onde foi que eu errei? Aliás, vou dar uma dica para o ministério do trabalho mandar um fiscal lá, na empresa, pra ver se os funcionários estão todos com a carteira assinada ou fazem aquela maracutaia da PJ, como o honorável ex-presidente Bolsonaro já denunciou na, não menos golpi$ta, Globo.

    Responda
  23. NACIB HETTI

    Manchete definitiva.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Seria uma senha, caro Nacib? Para a nossa sorte, a Folha não tem tropa. Ou tem?

    2. Raymundo Itareru

      a pesquisa da Quaest deixou as meninas descontroladas kkkk

  24. Mario Donizete Pelissaro

    Enquanto isso, temos uma inflação que embora um pouco acima da meta, não é nenhuma tragédia, temos um crescimento robusto do PIB calcado no investimento, uma reserva de mais de 400 bilhoes de dolares, baixa divida interna e a divida externa mais baixa ainda, desemprego em baixa e uma reestruturação economica com o arcabouço, a reforma fiscal e principalmente a reforma tributaria que nos colocará a médio prazo, num outro patamar de desenvolvimento.

    Responda
  25. Wil Leon

    Lule, negacionista Fiscal. Faz o L.

    Responda
    1. Leonildo Liberio Alves Silva

      Saudade do cercadinho, né filho!?

    2. Andre Moraes

      Wile, farei o L enquanto Lula estiver vivo e a outra opção for amigos do Bozo e da Faria Lima. Você mal sabe do que fala.

    3. Raymundo Itareru

      tá com saudade da fila do osso minha filha? miliciano golpista

  26. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    O governo Lula não pratica gastança desenfreada: existe regra fiscal a ser respeitada, o arcabouço. Temos crescimento consistente, inflação na casa dos 4%, reservas cambiais suficientes para nos proteger, aumento do emprego e da renda, redução da pobreza e da fome, melhoria da nota de crédito das agências internacionais. A Folha repete a vontade de menos de 1% da população, que foi derrotada nas eleições, ao apontar como única alternativa a retirada de benefícios dos trabalhadores mais pobres

    Responda
  27. Ademar Adams

    Materia desonesta, mentirosa e facciosa! Que vergonha de assinar este normal!

    Responda
  28. Aldomar Rückert

    Folha: falou o megafone da Faria Lima !!

    Responda
  29. Manuel Eduardo Ferreira

    (Folha, não censure o meu comentário, por favor). É chagada a hora do jornalismo ser mais responsável e coerente com este país. A elite "liberal" paulista tenta, desde 2013, o governo da antipolitica. O final a gente já sabe: por muito pouco não ganhamos uma nova ditadura. E a democracia ainda segue abalada.

    Responda
  30. Fabio Almeida

    2026 está garantido pelo TSE e STF. Não será a economia que afetará a reeleição

    Responda
  31. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Não li essa reportagem porque estou indo para um churrasco. Folha de São Paulo, todo mundo viu o que você fez em 1964. Dica para o presidente Lula: que tal cortar toda verba de publicidade para esse tipo de imprensa, incluindo a Globo, a Record, da CNN e da Band? É tudo golpi$ta! Vejam, por exemplo, as opiniões de um tal Rodolfo Shneider, da Band, que bem poderia se chamar Mauricinho She naider.

    Responda
  32. Marco Aguiar

    Essa disposição toda da Folha para depreciar o mandato do presidente atual deveria ter sido feito também no mandato do ex-presidente. O que se depreende dessas reportagens é que a Folha já está trabalhando para interferir na próxima eleição.

    Responda
  33. Marcos Correia

    Editorial encomendado. A FSP joga no colo de Lula a emenda da transição, mas não fala da irresponsabilidade fiscal do governo anterior, que não pagou precatórios e empurrou suas despesas para o futuro governo, com tratores a pagar altíssimos. Que o gado aja assim se entende, mas um jornal desse tamanho age de má fé.

    Responda
  34. Joabe Pires

    PQP o governo Bolsonoro deu calote, isto mesmo, deu calote em parte da dívida pública deixou um rombo, com todo tipo de sujeira para este governo, e um bando de congressistas, militares e outros burocratas com salários sem controle e a fatura é de um governo que está tentando redistribuir o mínimo do orçamento para despesas sociais que foram destruídas? Não tem base não...

    Responda
  35. Mario Donizete Pelissaro

    A economia brasileira poucas vezes esteve tão bem como está hoje. Claro, sempre há algum ajuste a ser feito. O cenario mundial está todo afetado pela economia americana e pelas guerras. Junta-se a isso as incertezas advindas da eleição de Trump que já gera uma incerteza acerca da sua politica economica e temos esse quadro. Todos os paises do mundo tiveram suas moedas desvalorizadas ante ao Dolar, todos eles registram inflações e muitos deles maiores q a nossa.

    Responda
  36. Edson Antonio Mendes

    Nestes dias de final de ano todas entrevistas com crianças nas favelas, as crianças está pedindo de presente do Papai Noel uma cesta básica, por que isto está presente em milhões de lares brasileiros, se o Brasil está tão bom assim pro pobre? Bando de dissimulados que não respeitam as dores que afligem as famílias com ínfimo poder aquisitivo, onde está toda está dignidade vendida na base do blá-blá-blá pelo atual governo? E não venha falar de governo anterior, pois o P T tá ai 20 anos!

    Responda
  37. Maria Isabel Martinez Pons

    Folha está intragável! Como se não houvesse culpa do Congresso nessa gastança! Como se não houvesse herança do governo anterior! A serviço do mercado essa matéria.

    Responda
  38. Mariana da Silva

    Folha tá triste porque não foi convidada pro almoço.

    Responda
    1. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

      A folha foi convidada sim e se farta do almoço: é beneficiária da desoneração da folha de pagamento (e possivelmente ganha muito no mercado financeiro, com os juros estratosféricos), mas acredita que o governo tem que tirar orçamento do BPC, do ajuste do salário mínimo, da saúde e da educação, ou seja, tem que tirar apenas dos mais pobres

  39. LUIZ CARLOS SANTANA

    Como podem escrever tanta mentira? Canalhas! Canalhas!

    Responda
  40. Marcelo Seminaldo

    Depois da matéria de ontem demonstrando quanto os bilionários perderam nessa semana com o vai e vem do dólar a Folha faz esse editorial que mais uma vez mostra a quem serve e não é o povo brasileiro. Não falar que a recente alta do dólar está atrelada ao fortalecimento mundial da moeda, não menciona que os grupos multinacionais estão realizando seus lucros e enviando dinheiro para as matrizes fora do país beira a má fé.

    Responda
  41. MARCIO HEIDMANN BLASIUS

    Eu não posso emprestar dinheiro a 20% ao ano pela lei da usura, enquanto que o juro do cartão de crédito da maioria dos bancos é de 600%. Tem que tratar os capitalistas com capitalismo. Quando vai acabar essa farra?

    Responda
  42. Felipe Araújo Braga

    Vitor Campos eu sou de esquerda sim e por isso mesmo eu não quero a volta da direita incivilizada ao poder. Todos sabemos que o mercado financeiro é a Folha são elitistas mas o negacionismo econômico de parte da esquerda produzirá recessão, crises e desemprego (como foi feito no Governo Dilma) e isso alienará ainda mais trabalhadores que estão com a direita - que está sim contra o povo - e prejudicarão um projeto progressista e democrático. É preciso ter auto-crítica e não insistir em dogmas.

    Responda
  43. antonio brito

    Correto. Daqui a pouco, quando estivermos em uma espiral inflacionária, que virá na cauda dessa alta do dólar, um inventário das opiniões virá com um" eu não falei?" Minha avó, sábia micróbia, dizia "arrependimento vem na garupa".

    Responda
    1. antonio brito

      Macróbia, errado corretor.

  44. Rodrigo à vora

    Sei, Folha... Além do dólar, que lhe impede de fazer aquelas boas viagens internacionais, qual outro indicativo de que o emprego e a inflação vai mal? Qual? Vocês querem é que juros aumentem mais e mais, porque são rentistas e não se preocupam com o povo. Querem minar o governo tal como fizeram com Dilma, quando abriu-se a porta à barbárie de Temer e bozonaro. Vocês tem é saudade do esculacho no cercadinho!

    Responda
    1. Rodrigo à vora

      Não, Antonio. A recuperação do mercado interno e a proteção de seus preços levará anos, sobretudo em face da destruição promovida pelos governos anteriores e de um cenário externo com mais protecionismo e desvalorização geral das moedas frente ao dólar, ante as mudanças que se avizinham com Trump e as diversas guerras financiadas pelo belicismo do ocidente. Se fosse o governo bozo-Temer, esse dólar e essa gasolina já estariam em dois dígitos, 10 reais e contando...

    2. antonio brito

      Certo Rodrigo. Desde o covid a inflação de alimentos pressiona. Porém o que tem a ver o preço da banana, do queijo, do feijão com subsídio agrícola? Qual o plano que esses três ministérios que cuidam do assunto traçou nos últimos dois anos para combater a inflação dos alimentos? Só tiveram a ideia estapafúrdia de importar arroz de má qualidade com o rótulo do governo L3 afundando ainda mais os produtores do RS .

    3. Rodrigo à vora

      Antonio, os preços dos alimentos estão pressionados desde o governo bozo, apesar dos enormes incentivos dados ao agro negócio, por razões externas, demanda externa que influencia o preço interno. Se fosse outro governo, estaria pior, dada a destruição das políticas de proteção do mercado interno praticadas por bozo e Guedes.

    4. antonio brito

      Inflação vai bem??? Você vai a supermercado ou é daqueles poucos que mandam a empregada com o cartão de crédito. Um quilo de banana quinze reais, quilo de feijão roxinho trinta reais, queijo de sessenta até trezentos reais o quilo. Vocês que estão passando o pano sabem que popularidade = 1/inflação

  45. TATIANE OLIVEIRA DA SILVA

    Que matéria indigesta, favorável ao mercado financeiro e não leva em consideração a divida deixada pelo governo anterior. Saudades dos militares, folha?

    Responda
  46. Vítor Campos de Castro

    A folha de são Paulo mente.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      A realidade, a realidade... A Dilma também era fantástica e deixou terra arrasada.

  47. Leonildo Liberio Alves Silva

    Política econômica do Estado não deve se confundir nem se submeter aos interesses do mercado. Defender a diminuição do Estado com o corte de despesas que visam minimizar nossa tragédia social e se calar sobre os bilhões de isenções tributárias em favor do mercado, da qual o grupo Folha é beneficiária, é no mínimo desonestidade.

    Responda
  48. Valdeci Prado de Oliveira

    Volta Temer.

    Responda
  49. Hélvio Reis

    Lula, no passado, teve bons "papagaios de pirata": eram incisivos, firmes, inteligentes que lhe mostravam caminhos a seguir e o afastavam das armadilhas. Hoje, no ombro direito, Janja; no esquerdo Gleisi... Tá ralado!

    Responda
    1. antonio brito

      Verdade. O Ometo, que é contra os juros altos, já disse: L3 só segue a narizinho, que representa uma ala atrasada e oportunista do Par Tido. Você acrescentou a Jan Já paloza. Eu acrescento ouve demais a própria vaidade, o veneno dos poderosos.

  50. Alexandre ROCHA

    A economia só funciona bem quando age em prol do tal mercado, dos rentistas, dos especuladores, dos bilionários. Se o governo rezar essa cartilha, beleza, é austeridade, responsabilidade fiscal. Agora se tiver qualquer coisa de tentar auxiliar os mais pobres, é irresponsabilidade. A folha também reza a cartilha do mercado, do neoliberalismo, pois não trata de qualquer ação para enfrentar as desigualdades do país. Não me venha com essa que o tal mercado pensa nisso.

    Responda

Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.