Opinião > A conta do almoço grátis chega cedo ou tarde Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximas
O editorial reflete a opção polÃtica errada da FSP mais uma vez, principalmente quando omite a responsabilidade da falta de gestão do governo anterior anterior o rombo nas contas públicas que deixou, e ignora a grave questão das renúncias fiscais pra quem não precisa e o aumento da dÃvida pública pela insensibilidade do banco central com viés ideológico. Só que, esse alarme todo, não engana mais ninguém .
Absurdo e revoltante esse editorial. Parece que foi escrito por um representante do mercado da Faria Lima. Juros absurdos, BNDES financiando os poderosos tudo é normal e legal, sempre foi. Agora combater a fome, possibilitar a comida aos mais pobres, um direito básico, comer, é gasto e irresponsabilidade. Procure algum editorial parecido com esse no governo Bolsonaro e não verá.
Folha cria vergonha, a verdade é que temos que acabar com a reeleição do legislativo. Lá no Congresso criam ninhos, e como mandatários do mercado e capatazes do Baronato deste paÃs. Elite do atraso , parasitas do Estado querem falar em contenção de gastos. hahhaha
A folha pensa!? Fala da emenda de transição sem citar o verdadeiro culpado pelo déficit (Bolso/Guedes), fala de dólar sem falar da paralisia do BC, fala de juros altos como dogma... quer fazer medo em quem!?? Parece texto de youtuber/influencer, receitinha pra otários
A Folha como mandatária da elite do atraso representado no Congresso Nacional quer falar em gastança . Que ridÃculo. Deveria olhar para seu umbigo que defende os abutres do mercado, que se fartam com os juros da dÃvida pública. Não vejo nenhum argumento do mercado e da folha quando se trata de tirar dinheiro dos mais abastados. Se enxerga Folha!
A irresponsabilidade dos que não admitem perder, mesmo que seja um pouco, do muito que tem.
A essa altura este folhetim de extrema-direita já me oferece a assinatura de graça, mas acho que nem assim está valendo a pena
Não é. Extremos são outras coisas
E a redução da miséria e da pobreza extrema deixada pelo Paulo Guedes? Nem um comentário. Nenhuma responsabilidade do congresso nem do judiciário? Jornaleco golpista.
Editorial terrÃvel como de costume. Vem cá, quando a gestão atual precisou pagar o calote que Mijair deu, tudo bem, não foi? Ah, desculpe, vcs já haviam anunciado o apocalipse com a PEC da transição. Nada aconteceu. E vcs foram contra o fim da desoneração da folha de pagamento? E contra o fim do Perse? E subsÃdios a seus patrões multibilionários? O problema é só quando sobra uma migalha para miseráveis. E isso porque o déficit foi de 0,25% - metade do previsto!
Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro, todos foram governantes fracos contra o apetite da elite, que dilapida a décadas o erário, fora a coragem dos legisladores do plano real esse paÃs sempre foi dominado pela elite, que encontra sempre meios de legalizar via congresso seus altos ganhos em salários e gordos contratos e não polÃcia federal e cgu que dê jeito, pois tem muito pouco servidores
Tudo isso porque a pesquisa demonstrou que Lula e Haddad vencem qualquer um dos pré-candidatos à Presidência, inclusive o governador de são paulo?
Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro, todos foram governantes fracos contra o apetite da elite, que dilapida a décadas o erário, fora a coragem dos legisladores do plano real esse paÃs sempre foi saqueado pela elite, que encontra sempre meios de legalizar via congresso seus altos ganhos em salários e gordos contratos e não polÃcia federal e cgu que dê jeito, pois tem muito pouco servidores
Folha iniciando sua campanha anti Lula com uma retórica limitada na análise da macroeconomia. Quem a famÃlia Frias quer no poder?
Bateu desespero, FSP? Que tal vocês diminuÃrem a ganância e começar a pagar os impostos devidos pelas fortunas exorbitantes de vocês? Deixa o homem governar, abutres!
Porque gente como você atrapalha à beça, Dalton.
A começar pela desoneração da folha de pagamento do qual o jornaleco se beneficia sem fazer qualquer comentário
E por que não governa ?
A Argentina está tomando medidas de austeridade profundas, reduzindo os gastos e jogando a conta para os pobres, do jeito que os economistas da folha dizem que é o certo, e o resultado: dólar valorizando do mesmo jeito, com pouca diferença para o Brasil, quem fez esse editorial não sabe explicar isso e nem sabe o básico de economia.
Sr.joaqui Gomes tem razão o bozo não deixa ninguém roubar ele mesmo rouba umas joinhas sabe essas coisas entregou as empresas estatal que dão lucro toda a o setor privado claro que o capital especulador que ele
Boa foi a gestão do zoloide; transformou a Brasil em pária internacional, deixou o SM valendo menos que quando assumiu, torrou U$ 50 bilhões das reservas, acabou com quase todos os programas de apoio social de deixou rombo de R$ 800 bilhões para o orçamento de 2023. O "mercado" e a FSP acharam ótimo e o querem de volta...
Folha esclareça onde está a "gastança", que precisa ser freiada! Sem meias-palavras, diga o que o Governo deveria, na sua visão, cortar! E pergunte aos opositores do Governo se têm coragem de os defender claramente diante da sociedade...
Bom foi os 13% de inflação com Bolsonara. 4,2% hoje.É uma inflação descontrolada. De verdade. Eu estou começando achar que vcs acham que o brasileiro tudo esquece e que internet somente vocês usam.
A Folha de São Paulo é muito preocupada com os gastos públicos , embora eu não me lembro desse jornal defendendo o fim dos super salários que furam o teto constitucional e muito menos o fim de subsÃdios governamentais para grandes empresas
Este jornal defende a desoneração da folha de pagamentos do setor de comunicações, o que o beneficia. "O almoço grátis" só vale para os outros, como, por exemplo, os pobres que recebem o BPC, com renda declarada de menos de 350 reais. Esse povo não tem vergonha na cara.
Tem que pegar essa famÃlia Frias e colocar para governar o Brasil. A Ayuasca clareou a mente deles de uma forma, que só eles tem a solução mágica da prosperidade para o paÃs
Lula nunca precisou de nada muito sofisticado, como coordenar a engenharia de um Plano Real ante uma hiperinflação, marca de uma rara era quando ser Presidente foi apenas um detalhe no currÃculo de FHC: diz ele que o maior orgulho foi ser Professor. No caso de Lulão, a "arte da polÃcia" está alicerçada em algo muito mais singelo e de fácil compreensão pelo brasileiro médio: o "é dando que se recebe", marca do "estadista" tupiniquim. 1o mandato, Mensalão, 2o, Petrolão e, no 3o, as Emendas Pix!
Verinha, por que lulopetista sonha tanto com esse tal de "Bozo"? É por não ter outro parâmetro de comparação equivalente?
A era bozonera acabou, conforme-se e recolha-se a sua insignificância.
Esse jornal faz una campanha diaria contra o Lula só isso nem.um pio sobre o bando de parasitas do congresso e do judiciário claro vcs pensam.que os leitores são todos bolsonarista
Perfeito. Uma das dificuldades, não só do Lula mas de muita gente, inclusive da academia, que o assessora, é que vários paÃses desenvolvidos fazem o mesmo impunemente. EUA principalmente gasta muito mais que arrecada, tem dÃvida crescente mas tem inflação baixa, com moeda inclusive se valorizando! É como a criança que ouve dos pais porque não pode ter a vida que os amigos mais ricos tem: "porque você é pobre!". É duro, mas é fato.
Editorial infame, injusto, inexplicável diante dos dados econômicos. A Folha só consegue pensar em termos de mercado financeiro, não vê os esforços do governo para superar o subdesenvolvimento numa das maiores economias do mundo. Atribui somente ao governo responsabilidades que deveriam ser partilhadas principalmente pelos donos do grande capital e dos demais setores públicos. Em tudo, deplorável!
O governo gasta para além do que pode e para muito além do que é seguro. Deplorável a negação ao fato.
É injusto dizer que a culpa é do Lula, Legisladores Federais que tomaram de assalto o orçamento, são muito mais perversos e culpados, direcionam verbas sem indicações de e para que serão usadas, autorizam isenções para a casta com mordomias, benesses, mamatas e redução de melhorias para o povão, impondo essas despesas e restrições como vingança por não terem tido sucesso no golpe de estado.
Rubens, concordo sobre os legisladores federais. São vampiros dos cofres públicos. Mas ficam mais ávidos quando o chefe do executivo faz parte do vampirismo.
Lula, Lula, Lula. Poderia ser um Editorial falando do Lira, um Maestro PolÃtico, que capitalizou aliados, desidratou o Corte de Gastos do Governo, fez dois Governos Refens, e deixou o PaÃs pior e mais desigual. Mas não, é a fixação do Proprietário de jornal enamorado da Faria Lima. Mesmo que se exponha ao ridÃculo.
Vergonhoso como sempre os editorias da folha, temos um congresso que nas últimas décadas é o tempo todo com a faca no pescoço, fazendo chantagem com o executivo, controlando o orçamento, mandando e desmandando na república é a folha tem coragem de fazer um editorial desonesto como esse. A folha joga contra o Brasil.
Quando você acha que eu a Folha de São Paulo chegou no fundo do poço, a Folha cava mais um pouco.
Olhar para o fundo é bem diferente de cavar. Fechar os olhos para não ver não interrompe a escavação.
Que cara de pau, hein? Vão a ao Bozo que os carregue.
A única solução para esse paÃs é o retorno do Bolsonaro, que não rouba e nem deixar roubar. Se derrubar o Lula assume o Alkimin, que vai repetir as polÃticas do FHC. Ele privatiza tudo pra entrar dólares, resolvendo a situação a curto prazo, mas deixa a corrupção continuar.
Bozo tem de ser condenado e cumprir longa pena. Piada tola querer crer que não rouba e não deixa roubar. Cada coisa !
É injusto dizer que a culpa é do Lula, Legisladores Federais que tomaram de assalto o orçamento, são muito mais perversos e culpados, autorizam isenções, mordomias, benesses, mamatas e redução de melhorias para o povão, impondo essas despesas como vingança por não terem tido sucesso no golpe de estado.
Com certeza. Só que o desgoverno e os que estão pendurados no governo , não acreditam.
Bobagem. Essa cantilena de a culpa é sempre de outros não cola mais.
Hahaha que vergonha alheia pela Folha!
Caramba, vivi para ver o jornal elogiando a gestão guedes/bozo. Precatórios, órgãos falidos, 25 milhões para o a minha casa minha vida enquanto o 1° filho recebe 16M do banco estatal. Salários atrasados, nem gasolina para polÃcia e ambulância tinha, Folha. E vocês dizem que é melhor que Lula3? Perderem o juÃzo?
Nenhum comentário sobre as emendas parlamentares, que drenam o orçamento para os mais ricos... não é um governo, são os governadores, judiciário e legislativo passando a conta polÃtica, com apoio da Folha
Matéria irretocável. Parabéns
Matéria fantástica que mostra a nossa real situação com o desgoverno atual
Muuu!
Irretocável...rsrs...só rindo mesmo...chorar pelos viúvos do PG não vale à pena...
Isso não é um editorial, é uma carta aberta à população para anunciar que o golpe no presidente Lula, exatamente como foi aplicado na presidente Dilma, já foi deflagrado. Esse jornal tornou-se panfleto lobista da Faria Lima e repete todos os dias a sua ira contra esse governo que valoriza o povo trabalhador, já que é ele que paga impostos e cria riqueza. No fundo é mera questão gastronômica. Escolham entre a picanha do Lula e a bandejinha de osso do Bolsonaro.
Picanha? Kkkkk
O que a Folha pensa é irrelevante.
Discordo.
Quem está almoçando o orçamento são os deputados. O governo tenta fazer polÃtica com as migalhas que sobram. Ainda estamos aguardando a proposta da Folha como acabar com o emendarismo parlamentar, nosso pão indigesto de cada dia.
Responsabilidade orçamentária, para a Folha, significa deixar os mais pobres à mÃngua e continuar a brutal concentração de renda do Brasil. O que me deixa intrigado é o tacanho pensamento da chama "elite econômica" sobre o que significa ampliar a base de consumidores. Ah, sei, a defesa é tão somente do capital especulativo, aquele que vai e vem, sem qualquer compromisso com o futuro do paÃs.
Entenda que orçamento é algo puramente aritmético. Nada sustenta déficit orçamentário continuado. Não se trata de acesso da população ao consumo, mas de rios de dinheiro postos fora ou desviados. Exemplo disso foi a Sete Brasil, que teve falência decretada com um rombo de mais de 5 bi. Isso é tirar dos pobres.
O próprio governo quem lançou o projeto de diminuir o salário mÃnimo e dificultar o BPC
Gastanca: destinação de recursos públicos a projetos de proteção social; populismo: palavra usada por colunistas de direita para desclassificar polÃticas de esquerda voltadas para projetos de proteção social; polarização: palavra cunhada pela imprensa comercial para conferir o mesmo peso para a esquerda democrática e a extrema direita, pela sobrevivência da frágil terceira via.
Duas perguntas sempre me deixam pensativo: por que é tão difÃcil taxar grandes fortunas e por que é tão difÃcil o Estado pagar a dÃvida publica ou simplesmente dar um calote nos rentistas? O paÃs não pode ficar a mercê de meia dúzia de herdeiros.
Uma boa parte do orçamento está sendo coberta com emissão de dÃvidas acima da arrecadação do governo. Isso é o tal déficit primário. Se o governo dá um calote, quem vai cobrir essa diferença? Você emprestaria novamente para um governo caloteiro? Pediria mais ou menos juros para pagar um governo que deu o calote? E vc sabe quem levaria esse calote? Por exemplo, fundos de pensão de aposentados.
Isto é lorota do capitalismo tardio a moda tupiniquim. O câmbio é exploração de tubarões famintos pelo sangue nativo. Não há risco em um paÃs com mais de 300 bilhões de dólares em reservas e que deve em moeda nacional. Que tem um pauta de exportação diversifica e que pode ampliada. As despesas de quase um trilhão em juros vocês nunca falham. Por que? É o mesmo que uma famÃlia nas mãos de um agiota, não há saÃda.
Nos anos 80 e 90 do século passado, lia-se as matérias da Folha até com certo interesse, porque ela mostrava traços de renovação jornalÃstica, após participar enquanto mÃdia hegemônica, do golpe militar de 64. Na virada do século começou a deterioração e atualmente apodreceu de vez. Tanto quanto as demais mÃdias tradicionais. Seus editorias e a maioria de seus jornalistas são porta-vozes do mercado financeira, distorcem os fatos quando não mentem em todas as matérias. É preciso combatê-la.
Números não mentem.
Olha a Folha aà ameaçando um governo democrático via farinha lima
Folha F golpista.
A fsp deveria ser mais crÃtica ao comportamento do congresso, recheado de @ pé deutas na oposição que estão lá só por ser oposição, não importa se o governo proprõe medidas positivas ao paÃs, são sempre contra. A tal gastança que a fsp, porta voz do mercado, alardeia é investimento nos pobres e no crescimento, o que aumenta o consumo, por consequência a arrecadação, mas tirar dos ricos o mercado e sua porta voz não admitem. Só apoiam se sacrificar os já miseráveis. Apontem quais palavras...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Excelente artigo, excelente analise.
Me impressionei por essa opinião? Não. Mas, dizer que na economia o governo Bolsonaro supera o governo Lula superou todas as expectativas de ideologia da elite e mercado financeiro. Estamos realizando a reforma tributaria, cortando de benefÃcios e isenções (oque a folha foi contra), taxando o mercado financeiro minimamente, com massa salarial e emprego crescendo, e vocês vem comparar com desempregos recorde e isenções crescentes do governo Bolsonaro? Boa gestão é dar calote nos precatórios?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > A conta do almoço grátis chega cedo ou tarde Voltar
Comente este texto