Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANIBAL CARRION

    Uma pergunta os funkeiros votam em quem? Pois hj há representantes da direita e cristãos que se intitulam como tais. A sociedade já odiou o samba e a bola da vez são os artistas do funk que são majoritariamente pretos. Vergonha desse Brasil

    Responda
  2. marcelo duarte

    trata-se da "manifestação artística" brasileira mais vulgar e pobre poeticamente. compará-la com o samba - original e parte de nossa história - é um desaforo. é o ponto mais baixo da história de nossa musicalidade - ombro a ombro com o sertanejo de apologia ao agro. não é porque se trata de uma manifestação "popular" que se segue que é boa em algum sentido e que não pode ser questionada esteticamente.

    Responda
  3. Adriana Santos

    Censura ao funk pode ter camada de racismo e classismo, mas fato é que funk, trap e afins fazem sim apologia da bandidagem, das drogas, e da vida e do sexo rasos. Um horror que faz a cabeça da juventude inteira, especialmente no Rio.

    Responda
  4. Miro Costa

    Resuminho: a Rouanet é mesmo pilantragem. E funk é crime.

    Responda
  5. Cleisson Moraes Bastos

    Na comunidade do Rio de janeiro e São Paulo e tantas outras a mais,além do Funk fazer apologia às drogas e o uso, também as letras são nitidamente sexualizada e, quando não isso; se falam sexo de forma direta. De fato,o funk das décadas de 80,90 e 2000 são outra realidade. Incentivo ao uso de drogas e a sexualização do corpo da mulher não pode ser considerado como Cultura. Hoje,a realidades nas cidades periféricas é outra.

    Responda
  6. Erica Luciana de Souza Silva

    Excelente matéria! Nos comentários abaixo, pelo menos 99% dizendo q o estilo musical é ruim. No entanto, fico imaginando essa galera em uma formatura milionária de medicina qdo toca o funk. Provavelmente são os mesmos q vão para a pista e sabem todas as letras e coreografias. Mas ali no baile da medicina pode, afinal, tudo foi muito caro e a galera da festa é branca. Acabou a festa, volta o mesmo discurso de horror. Triste brasil em q,ou demonizamos ou criminalizamos o q vem dos pobres e pretos.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Mas isso é assim mesmo. O gringo americano, via de regra, puritano, vem ao Brasil, ou vai em festa de brasileiro, curte, mas depois fala ma, prefere seu cotidiano organizado.

  7. Jorge Rodrigues

    Há muitos funks que fazem apologia do crime e têm conteúdo sexual explícito (nada recomendado para crianças e adolescentes). É inusitado que um estilo musical de péssima qualidade como o funk tenha tantos defensores.

    Responda
  8. Gregorio Amarante

    Não tem nada a ver com preconceito! Que mania de achar que tudo tem viés político. O funk é rejeitado por muitos porque é horripilante. O samba veio do morro, com artistas predominantemente negros, e era majestoso, lindo! O funk e o sertanejo universitário são o que o Brasil já produziu de pior na música.

    Responda
  9. ISAIAS DA SILVA

    Minha postura contra o funk carioca mudou quando Rafael Bittencourt, do Angra, o defendeu. Ele lembrou que o funk incomoda, fazendo hoje o que o punk fez nos anos 80. E o Rafael é um músico excepcional, manja mais de musica do que que 99% dos brasileiros. Não serei eu que não toca caixinha de fósforo a discordar.

    Responda
    1. marcelo duarte

      caramba, mas que servilismo desmedido. até parece que o sujeito é a régua da estética musical.

    2. Gregorio Amarante

      Pelo amor de Deus! O punk tinha um propósito: era político, era a voz de uma geração desiludida, lutando contra o sistema, e criou coisas para lá de interessantes! Quem falava mal do punk, hoje deve pensar que era feliz e não sabia.

  10. Claudio Loredo

    O problema não é o funk. O problema são as condições miseráis de vida de quem mora nas favelas. Então uma pessoa que só convive com violência e só tem o sexo como escape, irá fazer músicas falando de violência e de sexo. Uma pessoa que não tem acesso a valores morais, irá fazer músicas falando sobre coisas deploráveis. Assim é o funk. Para eliminar este horrível estilo músical , é necessário dar melhores condições de vida a todos brasileiros.

    Responda
  11. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Funk ? A melhor frase que já li a respeito foi "Não tenho nada contra o funk. Tenho tudo contra o funk "(Luiz Antonio Mello)

    Responda
  12. Vicente de Oliveira Sampaio

    A música é péssima e esse papo cabeça é chute no ...

    Responda
  13. Aparecida Alves

    Ainda bem que o coisa n ganhou se n estariamos f

    Responda
  14. Edílio Neto

    Um monte de argumentos vazios para referendar música de qualidade duvidosa e que faz apologia à crimes. Tem que ser barrado mesmo.

    Responda
    1. victor lag

      É só lacração

  15. Paulo Sales

    Matéria longa que não define com clareza a que veio. Mas resumindo, quem tem o direito de difundir o emburrecendo coletivo, e quem tem o direito de combate-lo. Isso a matéria não diz.

    Responda
  16. Paulo César de Oliveira

    Existem dois bons motivos para cercear o Funk. Primeiro, incomoda os vizinhos. Segundo, mau gosto.-

    Responda
  17. PAULO CURY

    Neste caso estou com Mestre Ariano, punk and funk, pode ser tudo menos musica Sao uns lixo

    Responda