Elio Gaspari > A mágica verbal com a economia chegou ao fim Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ADONAY ANTHONY EVANS

    Gaspari, com todo seu fabuloso conhecimento, explica você e Galipolo, prá gente por que com inflação que não chega a 5 em 12 meses, o dólar chega a 25 em menos de um mês Se não é especulação é o que?

    Responda
  2. Hipolito Lima do Carmo

    Vão censuraram meu comentário

    Responda
  3. Hipolito Lima do Carmo

    Fico impressionado como um cara como.helio engole um sapo desse cara.tu tá apontando o governo Lula como.todos governo tem. Erro é acerto um que tá encomodamdo essa turma e outra coisa veja três pesquisas seguidas dão que Lula ganha em2026 de todos candidatos da direita por todo esse esforços do grande capital pra desidratar o governo do Lula não vê quem não quer

    Responda
  4. Amarildo Caetano

    O desemprego caiu e a inflaçao está sobre controle .Lula o melhor presidente que o páis jã teve e tem .A caavana passa os cães ladram .

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      a caravana passa os cães ladram ;

  5. Tarcísio Linhares Filgueiras

    Era bom quando o Elio só escrevia sobre a Ditadura Militar...

    Responda
  6. Fernando Alves

    A mágica verbal dos colunistas da Folha chegou ao fim. Só vemos os mesmos apaixonados pelo Bolsonaro defendendo o colunista nos comentários. O resto é unânime que a coluna do Élio é que é vergonhosa. Se a folha demitisse o bolsonarista Naná e colocasse uma pessoa decente na editoria de opinião, até os bolsonaristas sumiriam, pois teriam sua baixaria moderada.

    Responda
  7. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Elio, hora de sair de cena, este texto passa, bem, ao largo do jornalista que, um dia fostes.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      "Sair de cena"? Seria o caso de Lula?

  8. Wil Prado

    Eu não sabia que Elio Gáspari é quem escreve os editoriais da "Folha".

    Responda
  9. Alcides alcantara

    Falência da Sete Brasil, rombo, quer dizer roubo de 6 bilhões, herança do Lula 2.0 para o Lula 3.0, e fica por isso mesmo, o sujeito se elegeu por três vezes e ainda quer um quarto mandato, cogita com a cara mais cínica e, pior, o gado pode elegê-lo. Tom Jobim estava enganado, o Brasil não é nem para profissionais.

    Responda
  10. ILSON ALVES RAMOS

    O articulista/colunista da Falha segue o roteiro dos funcionários/colaboradores da Folha que, para manterem o emprego, repetem o mantra em defesa do mercado e contra o Governo Lula. O Gaspari jamais será um Jânio de Freitas.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Ditado antigo : quem nasce tostão jamais chega a milhão .Gaspari paece estar ressentido ,faz parte .Já Jânio é um gênio .

  11. Francisco Jose Longo

    Falou o grande amigo de Golbery. SaudadesÂ…?

    Responda
  12. José Cardoso

    O Lula apenas boia com a correnteza feito peixe morto. Sempre foi assim. Se a condição internacional for favorável ele vai junto.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Já eu penso que ele boia como outra coisa.

  13. Ivo Broeing

    Depois da pec da transição e arcabouco fiscal em relação a saude o governo injetou 70 bilhoes a mais em gastos na saude e o resultado foi a piora em todos os indices da saude segundo a proprio governo, não houve melhora em nenhum ponto sequer mesmo gastando 70 bilhoes a mais, o governo e totalmente incopetente em administrar nosso dinheiro se perde tudo no meio do caminho, na ponta não chega nada. Tem que tirar este governo ja!

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Que gente abobalhada . Sem argumentos algum falam que o bolsonaro isso bolsonara aquilo. Pra está gente limitada cognitivamente se não apoiar o inimputável ladrão apoia o inelegível caggggao . Sinto em informar que existe vida inteligente na terra e ela não é plana

    2. Fernando Alves

      Direitista vive dessas falácias

    3. Francisco Jose Longo

      O Bozo gastou 780 bi em quatro anos e vendeu o Executivo para o Legislativo. Se não estudar, não aprende.

  14. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    A conclusão registra uma falácia: "Varreram-se este y otros casos para baixo de um tapete onde está escrito que Sergio Moro foi um juiz parcial". Parece ser de opinião majoritária que houve casos graves de corrupção, mas disso não se segue que ele não tenha sido um juiz parcial. Se não fosse, oxalá os processos criminais e seus respectivas condenações pudessem servir como medium para o debelamento da corrupção no Brasil. Mas não foi o que ocorreu, e a parcialidade de Moro ajudou em muito nisso.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Agora estamos pagando mil x mais caro pela parcialidade do stf , o que existe de pior do sub humano na impunidade e no poder

  15. SERGIO NEVES

    Certeza que Elio Gaspari não recebe nada do governo rsrsrsrs

    Responda
  16. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Gaspari é um contumaz deturpador da realidade . Suas “ análises “ e relatos de fatos históricos nunca tiveram credibilidade . Li as primeiras linhas do texto , tive engulhos e fui tomar um antiemético

    Responda
  17. Enrica Souza

    O colunista, ansioso por críticas ao governo, parece que perdeu uma habilidade essencial ao jornalista - ler mas entrelinhas. O que ele esperava do novo presidente do BC ? Continuar a discussão com o mercado e o jornalismo pago para justificar ainda mais a escalada do dólar ? Óbvio que não, o mais importante é jogar água na fervura neste momento.

    Responda
  18. Nelson Vidal Gomes

    " Pode-se enganar todo o povo parte do tempo, parte do povo todo o tempo mas não todo o povo todo o tempo ". Lula sempre governou com os maiores juros do mundo, tendo inclusive nomeado como Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional e sempre discursou como um "grande combatente" dos juros altos. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Fernando Alves

      Esse esqueceu os cinquenta porcento ao ano do fhc pra combater as marolinhas que só afetavam o país de origem e o Brasil

  19. José Antônio

    A chamada da coluna se assemelha muito a chamada de primeira página do jornal no qual trabalha o colunista. Por que será? Não leio editoriais de jornais e essa coluna vou pular. Dica para o Hélio e outros: Alta do Dólar, Déficit é Prejuízo? Mercado/Previsões, Neoliberalismo/Estado Mínimo - JK Cast (No YouTube).

    Responda
    1. Renato Scherer

      Ótimo vídeo, desmonta toda essa lorota...

  20. Renato Scherer

    Sabe quem deixou de ganhar $ esse ano? Quem acreditou nas previsões (equivocadas) do tal Mercado Financeiro. Deixou de investir esperando um pibinho. Com esse pibão, mais demanda, mais inflação. Mas nada que justifique as trombetas do apocalipse. Fosse 100 bi ao invés de 70 bi na redução das despesas, ainda haveria chiadeira. Mais um a contribuir com o terrorismo fiscal.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Pois é, o que os que fingem entender de mercado não lembram eram as previsões catastróficas de aumento de desemprego e recessão inevitável no ano passado. Como perderam muito dinheiro nos últimos dois anos, resolveram apelar, enchendo os bolsos de jornais vendilhões como a Folha, que aceitou três milhões para fazer propaganda do Nunes.

  21. SIMONS SILVA

    Mágica verbal? É para lacrar? Sobre o Congresso e sobre a herança Bozo, Guedes e o neto do Campos nada? Houve muita cor rupção nos governos Lula, mas qual era a real intenção da Lava Jato, de Moro e seus comparsas, acabar com a cor rupção ou implantar uma própria?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Sobre a herança Bozo, Guedes e a que Campos Neto vai deixar são as melhores possíveis, por isso não se fala. Deixaram um país encaminhado economicamente e, mais uma vez, a esquerda vai quebrar. Galipolo não fica no governo Lula até o fim do mandato.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Coitado.

  22. MARCIO Gionco

    Moro errou na forma mas a essência estava correta, veja a montanha de provas e dinheiro recuperado. Você e outros desceram o sarrafo nele e na Lava-Jato, e acabaram reabilitando o Lula e o PT. O resultado está aí.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Essência correta= chegou nos políticos de direita, os grandes beneficiários da ladroagem, acabou a operação.

    2. Renato Scherer

      Moro e a Lava Jato tinham um projeto de poder político e financeiro, vai muito além de errar na forma...

    3. Rodrigo Cabral

      Perfeito

  23. Marcos Correia

    O mercado só se preocupa com a responsabilidade fiscal de Lula. O governo anterior deixou um rombo astronômico e ninguém disse nada. Não pagou precatórios, soltou dinheiro a rodo na eleição, deixou contas a pagar para o próximo governo, etc., além do desmanche da máquina administrativa. O mercado não deu um pio e ainda apoiam o irresponsável.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O Gionco deve ser adepto de pegar um empréstimo e fingir que não tem que pagar ele pra falar que a situação econômica melhorou

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Quando colocar a cabeça no travesseiro, reflita sobre o que escreveu. Sempre há tempo para aprender, aprender, aprender...

    3. Renato Scherer

      Há uma trajetória de crescimento da Dívida desde Temer, passando por Guedes (90% do PIB em 2019) e não existia essa histeria. Quando é um governo minimamente de esquerda, querem austeridade; quando é de direita, vistas grossas...

    4. MARCIO Gionco

      Precisa se informar melhor, as contas do último governo foram muito melhores que as desse, e ainda por cima enfrentaram a pandemia. E estão acelerando...

  24. Geilson Silva

    Daqui a pouco tempo mais o dólar cai, o cenário fica azul e a FSP e seus sabujos colunistas vão arranjar outra moto ou bicicleta governamental para ficar latindo com raiva.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      "Viva o Povo Brasileiro".

  25. Alexandre Marcos Pereira

    Por anos, discursos inflamados e promessas cuidadosamente orquestradas preencheram o vazio deixado por ações concretas. Era como se o país inteiro tivesse caído sob o encanto de um ilusionista carismático, capaz de transformar a dura realidade em algo maleável e promissor com o mero movimento de suas palavras. Mas, como todo truque, a ilusão só funciona enquanto o público permanece distraído. Agora, a plateia desperta. Os efeitos começam a chegar nas feiras e supermercados. Haja boa conversa!

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Enquanto o pobre estiver comendo picanha, tudo bem. Ruim quando tiver que comer pé de galinha.

  26. jair Bittencourt de Oliveira Bittencourt de oliveira

    Realmente! Pois desde a dolarização ( plano Real), que foi criado com a relação: 1 DÓLAR VALE UM REAL, Já ultrapassamos a barreira do 1 por 2 reais: a barreira do 1 por 3 reais; a barreira do 1 por 4 reais; e a barreira do 1 por 5 reais. Em todas, é claro, o dólar ultrapassou o maior dos valores já passados. Agora quebramos a barreira dos 6 dólares. Tudo como das vezes anteriores; mas gerou esta gritaria danada! Será propaganda contra o Lula? kkkkk

    Responda
  27. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    É um exercício de contorcionismo verbal o de Elio e mesmo da direção da Folha, que resolveram falar em uníssono no domingo que sempre souberam que

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      ...sempre souberam que um fato surpresa viria para estragar os humores do "mercado", que tem SIM agido de forma monolítica e com viés. Se do alto de sua provecta idade o Élio acredita que bancos agiram pra agradar governos anteriores, terá também que assumir que especialmente na era Dilma empresas sabotaram deliberadamente o cenário econômico, e no período Bolsonaro aguentaram uma fase terrível sem reclamar, porque o ex-militar era um "do lado deles". É essa a verdadeira polaridade.

  28. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Pela bilis derramada pelo gado petista pago e os não pagos encastelados no jornal a carapuça serviu direitinho. Este natimorto "calabouço lula/Hadade conseguiu ser pior que outro monstrengo petista " Nova matriz Econômica" de Dilma/Mantega de triste lembrança e todas as lambanças. Voltaram ao local do crime e o Brasil ferrado de novo.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E, como o PIB está aumentado? Como o desemprego está diminuindo? Como continuam os investimentos externo no país? Como as agências internacionais de classificação de risco têm melhorado a nota do Brasil? Etc.

  29. jair Bittencourt de Oliveira Bittencourt de oliveira

    Realmente! E com o número místico 6 (seis), pois desde a dolarização ( plano Real), que foi criado com a relação: 1 DÓLAR VALE UM REAL, Já ultrapassamos a barreira do 1 por 2 reais: a barreira do 1 por 3 reais; a barreira do 1 por 4 reais; e a barreira do 1 por 5 reais. Em todas, é claro, o dólar ultrapassou o maior dos valores já passados. Agora quebramos a barreira dos 6 dólares. Tudo como das vezes anteriores; mas gerou esta gritaria danada! Será propaganda contra o Lula? kkkkk

    Responda
  30. Ricardo Thomazine

    Que demonstração de nostalgia e saudade pelos bons tempos de Guedes e Bozo!

    Responda
  31. Alexandre Pereira

    Ótimo texto! Trinta e sete minispones e a corrupção de dezenas de bilhões convenientemente colocada de lado, pois não coube em baixo do tapete, estancaram a sangria trespoderista. Imagino até onde iria, não fosse a belíndia a terra da desfaçatez. O povo de carga? Que cuide da própria hemorragia.

    Responda
  32. Vera Queiroz

    Parece que a FSP tirou o domingo para esculhambar com o governo Lula, e pediu o reforço de seu longevo articulista, o que me parece golpe mais baixo ainda. Os farialimers estão em polvorosa, por que será? Vão pagar os impostos devidos ao povo brasileiro, ou isso é só mimimi de ricos?

    Responda
  33. antonio brito

    Duas pérolas do Helium, vamos acreditar. Os bancos, leia se Bradesco, perdeu bilhões do acionista para "agradar ao planalto". A outra. Foi o Sergio Moro que fez mal ao país investigando a corrupção na Lava Jato.

    Responda
  34. Dirceu Luiz Gonzaga

    Acho que o Sr Elio, como tantos colunistas, mistura alhos com bugalhos, esse tipo de texto faz referência a coisas que parecem ser um suposto saber coletivo, quando não o é, acho que o Sr Elio deveria ser honesto e demonstrar onde de fato o governo deve cortar gastos, isso pra ficar na primeira parte do seu comentário. Será que você, leitor da FSP, se sentiria confortável em saber que os tais cortes afetariam a você primeiramente em detrimento a elite deste país?

    Responda
  35. Gil Carlos Dias

    Um gênio da lorota esse Gaspari.

    Responda
  36. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    O mercado não é um bloco monolítico, mas noventa por cento desse pessoal - sim; o mercado é um pessoal que Elio sabe bem quem é - são contra Lula e o governo. É, falta um pouco para ser monolítico.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Talvez seja mesmo difícil saber quem é o "mercado", mesmo para nós desocupados. Mas, sem dúvida, é uma entidade de elevados valores morais e éticos.

    2. antonio brito

      O Bradesco foi a favor no L2. Investiu cinco bilhões no projeto, acreditou que ganharia o dobro descontando as maracutaias. Perdeu tudo. Quando voltará a acreditar no L3? Diretor responde a acionista. Mercado não é contra nem a favor de ninguém. Ganha dinheiro na Arábia Saudita e na Suécia, guarda na Suíça ou em título da dívida. Essa discussão sobre quem é o mercado é para leitor desocupado.

  37. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Assim é fácil, Elio. É tudo culpa do governo. É lógico que há ataque especulativo no caso do dólar; só que Haddad e Galípolo não podem dizer isso. Mas nós podemos.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Não é tudo culpa do mercado malvado, não. Tem o Congresso com suas emendas e outros setores da sociedade, grande mídia inclusa, que apesar de bons resultados econômicos - aumento do PIB, redução do desemprego, inflação controlada, só ficam falando mal do governo e torcendo para tudo dar errado. Até com o acidente do Lula ficam especulando.

    2. Carlos Carlos

      O contrario eh mais facil: tudo culpa do mercado malvadao! Gaste menos que arrecada, como Lula 1, e veras que o mercado estara apoiando. Ou arrume um jeito de gastar o dinheiro que nao tem sem criar inflacao. Curioso para saber qual.

    3. Dirceu Luiz Gonzaga

      Luiz, você disse bem, nós podemos!!! Mas o Sr Elio, na condição de colunista deve e não o faz. Por que será né?

  38. Anete Araujo Guedes

    O acerto das contas pública, a reforma tributária não são viáveis sem que setores privilegiados abram mão de seus excessivos ganhos, super-salários e rendimentos. São os que muito têm, mas não admitem nenhuma perda, por menor que seja. Perdas sempre foram destinadas aos que não pertencem ao seleto grupo dos ricos e super-ricos, dos que não possuem assentos no Congresso, não são membros do judiciário e das forças armadas.

    Responda
  39. Anete Araujo Guedes

    Quem é esse MF, afinal? Um órgão técnico ou um partido político? A dona Maria e o Seu Zé participam dos projetos e decisões desse consagrado, entronizado, infalível e intocável ente?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Nunca vi uma análise tão tacanha do mercado financeiro quanto a do Antonio. Experimenta mandar seu currículo com essa análise aqui para a área de apreçamento da B3 e você vai ver o que vai acontecer. Vai garantir boas risadas apenas.

    2. Anete Araujo Guedes

      *mesmo

    3. Anete Araujo Guedes

      (Este comentário não é agressivo e nem impróprio para menores). Há meso que defender os seus. Os que, como você, são bem-aventurados, bem-nascidos, bem-posicionados, bem-afortunados.

    4. antonio brito

      Vi a face do mercado quinta-feira feira no leilão de mini dólar as 9hs. Tudo indicava uma alta do dólar (!desidratação, manutenção privilégios, etc...) porém um Booker internacional, destes que alguns poucos ouvira, que não sai em jornais nem comenta nada no YouTube, entra "ajudando" o governo, vende dois milhões de contratos para a manada faminta, coisa de trezentos milhões. Estava certo, o governo derrama oito milhões de dólare e derruba a taxa em dois %. Ganhou, a manada perdeu. É assim.

    5. antonio brito

      MF só compra e vende, nada mais. Não faz política, não faz discurso, só observa e entra no jogo, legal, para perder ou ganhar. Se o Estado não cuida do dinheiro arrecadado, pede emprestado cada vez mais, aproveitam a oportunidade. Compraram letras do tesouro um ano atrás cobrando cinco por cento. Acreditavam no governo e que era um bom juro. Agora chegou aos quinze, quem comprou perdeu vinte por cento se vender agora. Que fez o governo? Nada, emitiu mais títulos pagando mais em vez de recomprar.

  40. Cr Cr

    Gaspari, até concordo parcialmente, mas você não poderia ter deixado de lado uma componente que me parece principal: a ganância do congresso pelas emendas e sua política da oposição pela oposição, ainda que o governo tente dar cargos ao centrão (sem ser correspondido).

    Responda
  41. Arnaldo Facciotti

    Desculpe-me mas, se todos acreditavam em promessas hoje temos a realidade exposta de maneira a não mais acreditar neste mandatário

    Responda
  42. Nelson de Paula

    O tapete veio mesmo com esse defeito, uma inclinação para a política.

    Responda
  43. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    "Ataque especulativo" é uma forma alegórica de fazer referência à perda de confiança na moeda.

    Responda
  44. Aleksander Hada Ribeiro

    Vixe a saúde do colunista tb "está em dúvida". Só que não é a saúde física l

    Responda
  45. Jose Carlos

    Opinião delirante e catastrofista, mistura alhos com bugalhos.

    Responda
  46. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  47. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  48. jose eduardo serrao

    Esqueceu de incluír na análise a saída de dólares dasultinacionais, a alta de juros e queda por 10 dias da bolsa americana.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.