Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Geilson Silva

    Daqui a pouco tempo mais o dólar cai, o cenário fica azul e a FSP e seus sabujos colunistas vão arranjar outra moto ou bicicleta governamental para ficar latindo com raiva.

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    Por anos, discursos inflamados e promessas cuidadosamente orquestradas preencheram o vazio deixado por ações concretas. Era como se o país inteiro tivesse caído sob o encanto de um ilusionista carismático, capaz de transformar a dura realidade em algo maleável e promissor com o mero movimento de suas palavras. Mas, como todo truque, a ilusão só funciona enquanto o público permanece distraído. Agora, a plateia desperta. Os efeitos começam a chegar nas feiras e supermercados. Haja boa conversa!

    Responda
  3. jair Bittencourt de Oliveira Bittencourt de oliveira

    Realmente! Pois desde a dolarização ( plano Real), que foi criado com a relação: 1 DÓLAR VALE UM REAL, Já ultrapassamos a barreira do 1 por 2 reais: a barreira do 1 por 3 reais; a barreira do 1 por 4 reais; e a barreira do 1 por 5 reais. Em todas, é claro, o dólar ultrapassou o maior dos valores já passados. Agora quebramos a barreira dos 6 dólares. Tudo como das vezes anteriores; mas gerou esta gritaria danada! Será propaganda contra o Lula? kkkkk

    Responda
  4. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    É um exercício de contorcionismo verbal o de Elio e mesmo da direção da Folha, que resolveram falar em uníssono no domingo que sempre souberam que

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      ...sempre souberam que um fato surpresa viria para estragar os humores do "mercado", que tem SIM agido de forma monolítica e com viés. Se do alto de sua provecta idade o Élio acredita que bancos agiram pra agradar governos anteriores, terá também que assumir que especialmente na era Dilma empresas sabotaram deliberadamente o cenário econômico, e no período Bolsonaro aguentaram uma fase terrível sem reclamar, porque o ex-militar era um "do lado deles". É essa a verdadeira polaridade.

  5. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Pela bilis derramada pelo gado petista pago e os não pagos encastelados no jornal a carapuça serviu direitinho. Este natimorto "calabouço lula/Hadade conseguiu ser pior que outro monstrengo petista " Nova matriz Econômica" de Dilma/Mantega de triste lembrança e todas as lambanças. Voltaram ao local do crime e o Brasil ferrado de novo.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E, como o PIB está aumentado? Como o desemprego está diminuindo? Como continuam os investimentos externo no país? Como as agências internacionais de classificação de risco têm melhorado a nota do Brasil? Etc.

  6. jair Bittencourt de Oliveira Bittencourt de oliveira

    Realmente! E com o número místico 6 (seis), pois desde a dolarização ( plano Real), que foi criado com a relação: 1 DÓLAR VALE UM REAL, Já ultrapassamos a barreira do 1 por 2 reais: a barreira do 1 por 3 reais; a barreira do 1 por 4 reais; e a barreira do 1 por 5 reais. Em todas, é claro, o dólar ultrapassou o maior dos valores já passados. Agora quebramos a barreira dos 6 dólares. Tudo como das vezes anteriores; mas gerou esta gritaria danada! Será propaganda contra o Lula? kkkkk

    Responda
  7. Vera Queiroz

    Parece que a FSP tirou o domingo para esculhambar com o governo Lula, e pediu o reforço de seu longevo articulista, o que me parece golpe mais baixo ainda. Os farialimers estão em polvorosa, por que será? Vão pagar os impostos devidos ao povo brasileiro, ou isso é só mimimi de ricos?

    Responda
  8. antonio brito

    Duas pérolas do Helium, vamos acreditar. Os bancos, leia se Bradesco, perdeu bilhões do acionista para "agradar ao planalto". A outra. Foi o Sergio Moro que fez mal ao país investigando a corrupção na Lava Jato.

    Responda
  9. Dirceu Luiz Gonzaga

    Acho que o Sr Elio, como tantos colunistas, mistura alhos com bugalhos, esse tipo de texto faz referência a coisas que parecem ser um suposto saber coletivo, quando não o é, acho que o Sr Elio deveria ser honesto e demonstrar onde de fato o governo deve cortar gastos, isso pra ficar na primeira parte do seu comentário. Será que você, leitor da FSP, se sentiria confortável em saber que os tais cortes afetariam a você primeiramente em detrimento a elite deste país?

    Responda
  10. Gil Carlos Dias

    Um gênio da lorota esse Gaspari.

    Responda
  11. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    O mercado não é um bloco monolítico, mas noventa por cento desse pessoal - sim; o mercado é um pessoal que Elio sabe bem quem é - são contra Lula e o governo. É, falta um pouco para ser monolítico.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Talvez seja mesmo difícil saber quem é o "mercado", mesmo para nós desocupados. Mas, sem dúvida, é uma entidade de elevados valores morais e éticos.

    2. antonio brito

      O Bradesco foi a favor no L2. Investiu cinco bilhões no projeto, acreditou que ganharia o dobro descontando as maracutaias. Perdeu tudo. Quando voltará a acreditar no L3? Diretor responde a acionista. Mercado não é contra nem a favor de ninguém. Ganha dinheiro na Arábia Saudita e na Suécia, guarda na Suíça ou em título da dívida. Essa discussão sobre quem é o mercado é para leitor desocupado.

  12. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Assim é fácil, Elio. É tudo culpa do governo. É lógico que há ataque especulativo no caso do dólar; só que Haddad e Galípolo não podem dizer isso. Mas nós podemos.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Não é tudo culpa do mercado malvado, não. Tem o Congresso com suas emendas e outros setores da sociedade, grande mídia inclusa, que apesar de bons resultados econômicos - aumento do PIB, redução do desemprego, inflação controlada, só ficam falando mal do governo e torcendo para tudo dar errado. Até com o acidente do Lula ficam especulando.

    2. Carlos Carlos

      O contrario eh mais facil: tudo culpa do mercado malvadao! Gaste menos que arrecada, como Lula 1, e veras que o mercado estara apoiando. Ou arrume um jeito de gastar o dinheiro que nao tem sem criar inflacao. Curioso para saber qual.

    3. Dirceu Luiz Gonzaga

      Luiz, você disse bem, nós podemos!!! Mas o Sr Elio, na condição de colunista deve e não o faz. Por que será né?

  13. Anete Araujo Guedes

    O acerto das contas pública, a reforma tributária não são viáveis sem que setores privilegiados abram mão de seus excessivos ganhos, super-salários e rendimentos. São os que muito têm, mas não admitem nenhuma perda, por menor que seja. Perdas sempre foram destinadas aos que não pertencem ao seleto grupo dos ricos e super-ricos, dos que não possuem assentos no Congresso, não são membros do judiciário e das forças armadas.

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    Quem é esse MF, afinal? Um órgão técnico ou um partido político? A dona Maria e o Seu Zé participam dos projetos e decisões desse consagrado, entronizado, infalível e intocável ente?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      *mesmo

    2. Anete Araujo Guedes

      (Este comentário não é agressivo e nem impróprio para menores). Há meso que defender os seus. Os que, como você, são bem-aventurados, bem-nascidos, bem-posicionados, bem-afortunados.

    3. antonio brito

      Vi a face do mercado quinta-feira feira no leilão de mini dólar as 9hs. Tudo indicava uma alta do dólar (!desidratação, manutenção privilégios, etc...) porém um Booker internacional, destes que alguns poucos ouvira, que não sai em jornais nem comenta nada no YouTube, entra "ajudando" o governo, vende dois milhões de contratos para a manada faminta, coisa de trezentos milhões. Estava certo, o governo derrama oito milhões de dólare e derruba a taxa em dois %. Ganhou, a manada perdeu. É assim.

    4. antonio brito

      MF só compra e vende, nada mais. Não faz política, não faz discurso, só observa e entra no jogo, legal, para perder ou ganhar. Se o Estado não cuida do dinheiro arrecadado, pede emprestado cada vez mais, aproveitam a oportunidade. Compraram letras do tesouro um ano atrás cobrando cinco por cento. Acreditavam no governo e que era um bom juro. Agora chegou aos quinze, quem comprou perdeu vinte por cento se vender agora. Que fez o governo? Nada, emitiu mais títulos pagando mais em vez de recomprar.

  15. Cr Cr

    Gaspari, até concordo parcialmente, mas você não poderia ter deixado de lado uma componente que me parece principal: a ganância do congresso pelas emendas e sua política da oposição pela oposição, ainda que o governo tente dar cargos ao centrão (sem ser correspondido).

    Responda
  16. Arnaldo Facciotti

    Desculpe-me mas, se todos acreditavam em promessas hoje temos a realidade exposta de maneira a não mais acreditar neste mandatário

    Responda
  17. Nelson de Paula

    O tapete veio mesmo com esse defeito, uma inclinação para a política.

    Responda
  18. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    "Ataque especulativo" é uma forma alegórica de fazer referência à perda de confiança na moeda.

    Responda
  19. Aleksander Hada Ribeiro

    Vixe a saúde do colunista tb "está em dúvida". Só que não é a saúde física l

    Responda
  20. Jose Carlos

    Opinião delirante e catastrofista, mistura alhos com bugalhos.

    Responda
  21. Raymundo Itareru

    depois da pesquisa Quaest o careca chapeleiro Elio caspa e a turma do dinheiro ficaram apavorados, lula vence toda a reborréia da extrema direita com um pé nas costas, e tem Haddad que vence todos eles, o que resta para os colonistas é chorarem com os olhos dos seus tutores, vira latas tupiniquins, só no Brasil que jornalista chama patrão de colega

    Responda
  22. Raymundo Itareru

    depois da pesquisa Quaest o careca chapeleiro Elio caspa e a turma do dinheiro ficaram apavorados, lula vence toda a reborréia da extrema direita com um pé nas costas, e tem Haddad que vence todos eles, o que resta para os colonistas é chorar com os olhos dos seus tutores, vira latas tupiniquins, só no Brasil que jornalista chama patrão de colega

    Responda
  23. jose eduardo serrao

    Esqueceu de incluír na análise a saída de dólares dasultinacionais, a alta de juros e queda por 10 dias da bolsa americana.

    Responda