Ross Douthat > Autores de fantasia nos EUA precisam parar de se inspirar em 'Harry Potter' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Foi só eu que estranhou o colunista não mencionar Hollywood? A mitologia americana não é literária, mas hollywoodiana. E passa muito bem, obrigado, colonizando outras culturas. Lembram: “a fabrica de ilusões”?
Rambo, exterminador, sniper americano que pra mim é o mais brutal.
comics, pop, rock, fast food, etc etc
Os indÃgenas nativos, tanto lá quanto aqui, deveriam dominar as lendas e os mitos pré-modernos. Deveriam ser enaltecidos na fantasia no mÃnimo tanto quanto foram massacrados na vida real pelos descobridores. Os nativos, aqueles seres mágicos que sabiam como ninguém respeitar e interagir com a natureza, até porque se viam como parte da natureza, o que o genial homem moderno não consegue fazer. Aliás, me vem agora a hipótese de que Avatar tenha sido uma tentativa disso.
Star Wars é uma mitologia, embora o cenário seja futurista, não se remetendo a um passado. Mas se o problema for esse, realmente, o patrimônio cosmológico indÃgena e o Velho Oeste são elementos interessantes a se explorar.
O mito americano é justamente o extermÃnio do outro, a competição. Tudo bem documentado.
Estava pensando isso agora. Se eles não tivessem exterminado sua população indÃgena teriam muito material.
Ué, não é pq é de fato horroroso, medÃocre e patético o universo americano dos herois que não seja a maior e mais bem sucedida produção de fantasia americana. Ela representa exatamente os princÃpios e ideias do povo que esse autor faz parte, atura ou surta!
"...você também poderia dizer que os super-heróis são a forma americana de fantasia, mas aà você estaria errado)." Então eu estou errado pois é exatamente o que eu acho. Quer coisa mais americana que o Capitão América?
Não se preocupe, Sr. José Cardoso, porque o senhor não está sozinho. Não existe um bebê norte-americano de 2 dias de vida que já não sido comparado ao Super-Homem, a Batman, ou a Tony Stark, ou já não tenha o 'S' estilizado ou um morcego enfeitando alguma fraldinha.
Que mala-sem-alça! Óbvio que há mitologia americana, Batman, Super Man, Vingadores, Homem Aranha, X-Man, e tantos outros, queria esse chato pedante ou não, é a mitologia americana junto de Star Wars e até Jurassic Park. Eu mesmo não gosto dos vingadores, prefiro bem mais ler os clássicos da literatura, mas só sendo um elitista pedante como o colunista para não reconhecer que inclusive são mitos maiores e mais populares que todo o universo de Tolkien.
No Brasil, nosso grande Ãcone é Monteiro Lobato, que resgatou nosso folclore mesclando com elementos da nossa antropologia, na pasaagem do Brasil rural para o urbano, onde acontecia na forma mais frenética, que era a SP do inicio do Séc XX. Ariano Suassuna agregou elementos da mÃstica nordestina, e em Minas tivemos o realismo fantastico de JJ Veiga, entre outros.
Iteressante, mas adoro Harry Potter. Ainda assim, a tradição mitológica americana tambem tem um vasto campo, que vem a somar. Mas a crise da criatividade americana vem muito mais do politicamente correto e das pautas identitárias do que de um entreguismo à cultura europeia. Libertem-se delas que a cultura fluirá naturalmente de novo.
Sempre achei Harry Potter uma bossta
Muito bom artigo. O Brasil ainda (se) debate com uma literatura que dê conta de quem somos, o eterno projeto de busca da dentidade nacional. Partimos da mitologização do Ãndio e atualmente estamos em purgação das mazelas contra as minorias. Entramos no modo José de Alencar e nunca mais saÃmos dele
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ross Douthat > Autores de fantasia nos EUA precisam parar de se inspirar em 'Harry Potter' Voltar
Comente este texto