Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JAQUES BRAND

    Estranha essa nota do sempre atilado Gaspari. Os fundamentos da economia, saudáveis, não entram na conta. Aliás, a dissonância entre os bons indicadores de desempenho (ótimos se levar-se em conta a situação desastrosa de partida) e o comportamento lisérgico do "mercado" parece ser o fenômeno mais gritante da conjuntura. Sobre isso, nem tchuns. E o mau augúrio chega a roçar a sedição. O que está acontecendo com a coluna?

    Responda
  2. Marcos Roberto Banhara

    Transfere a AMAN do Rio de Janeiro, para algum estado da Amazônia. Desde 1988, os militares violam o Art. 37 da CF/88, doutrinando a tropa (principalmente os conscritos), com matéria estranha a treinamento militar. No ano que prestei o serviço militar, colocavam fotos do Lula, Brizola, Prestes & Cia Ltda.(Principalmente voltando do exílio), e diziam que eram inimigos do povo, que não eram para votarem neles, e avisar os pais. Dos que serviram comigo, 80% são bozo, 10% neutros, 10% esquerdas.

    Responda
  3. Marcos Roberto Banhara

    Quando se viu algum ministro do STM querendo ser Ministro do STF? Julgam no máximo 200 processos por ano. Mesmo os ministros militares, são bacharéis em direito, então, poderiam integrar o STF, que exige apenas notório saber jurídico...

    Responda
  4. Eli Leib STERN

    A única questão relevante do artigo “Justiça Militar” ficou de fora, tanto pelo Gaspari, quanto o de todos jornalistas que comentaram o caso, é porque o ele foi julgado pela Justiça Militar. Pelo que lembro, quando um dos envolvidos num crime é Civil, o caso era julgado pela Justiça Civil

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      É que a Justiça Civil, na verdade, é meramente Justiça, sem adjetivos, para julgar crimes e infrações a que todos, sem exceção, estão sujeitos a cometerem e por eles serem julgados e condenados ou absolvidos, sem diferenciação por "castas". Justiça militar deve se ater a crimes militares, e não a crimes cometidos por militares, há uma grande diferença entre as duas situações. Seria como julgar padres pedófilos pela Justiça Eclesiástica.

  5. Josue Oliveira

    Os militares não são só os assessores de Bolsonaro. São também os que reagatam brasileiros em países em guerra; os que fazem socorro em mares bravios; os que fazem estradas, que combatem a dengue, e por aí vão.

    Responda
    1. Silvio Alpendre

      Verdade. Alguns fazem o que são pagos para fazer. Assim como o pedreiro, o bancário, o médico, o guara-vidas...

  6. Roberto Rangel

    Eu gosto desse ministro e acho que Lula deve muito à atuação dele para varrer os militares de volta aos quartéis sem que eles percebessem.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Quando ministros pedem para sair é porque perceberam a catástrofe que governo petista já instalou no Brasil.

  7. Wil Prado

    Sabe que você tem razão, Cardoso? A "rataria" ( como eles próprios se intitulavam no desgoverno) começou a ser presa. Vamos torcer por uma completa desratização!

    Responda
  8. Wil Prado

    Já era mesmo de se esperar: não passava de um pelego. Agora Lula poderá nomear um ministro da defesa verdadeiro. Torço pelo Alkmin, que é competente.

    Responda
  9. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    José Mucio nunca passou de um cortesão representante dessa corte petista e vacilona junto às Forças Armadas. Sem uma Polícia Federal realmente séria, o Mucio estaria, neste momento, colando uma comenda no peito do Braga Netto?

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Polícia Federal séria? fala sério. A PF se politizou e hoje é a stasi do Alexandre de Moraes

  10. Raymundo Itareru

    já era para ter sido defenestrado, não 'desembarcar' você que é uma lavanderia de milico poderia garimpar essa vaga, é um pucxa çaco de golpistas

    Responda
  11. José Cardoso

    Os ratos já começam a deixar o navio. Naufrágio à vista.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      os ratos estão na cadeia, os milicos golpistas, falta o ladrão de joias

    2. Raymundo Itareru

      os ratos estão na cadeia, os milicos golpistas, falta o ladrão de joias

  12. Joabe Souza

    Parece exagero dar a José Múcio o crédito pela retirada dos militares da ribalta. Quem os retirou - a começar pelo capitão que os liderava - foi o povo.

    Responda
  13. Markus Ferranty Ferranty

    Não esqueçamos de uma coisa ; "Mata-se o homem , mas ficam as ideias " . Assim será !

    Responda
  14. Rubens Ventura

    Lula precisa urgente retirar o pé de uma canoa, ou seu veterano bum bum irá nágua.

    Responda
  15. SIMONS SILVA

    É uma pena que Mucio tenha de sair, assim como é uma lástima e um escárnio que Derrete continue Secretário de Segurança do governo de São Paulo. Os militares inep tos e ban didos sob a batuta do Bozo, agraciados pela InJustiça Militar tem seus equivalentes sob a batuta do TarCínico!

    Responda
  16. neli faria

    Tem que acabar com o Ministério da Defesa, criação absurda do FHC. De lege ferenda, pela extinção também das Agências e reeleição. De lege ferenda, pela extinção da Justiça Militar por ferir o princípio da isonomia entre Servidores civis e militares.

    Responda
  17. neli faria

    Sempre fui contra a Justiça Militar em tempo de paz. Um escárnio o tratamento desigual entre Servidores civis e militares.O servidor civil que comete um ilícito penal responde perante a Justiça comum. Por que o Militar, em tempo de Paz, responde perante a Justiça de seus pares? No caso não foi culpa consciente,sim dolo direto: os militares quiseram matar os munícipes.Outra aberração: Morte Ficta para o Mau Militar, isto é, o expulso dos quadros.Fere também o princípio da Igualdade.

    Responda
  18. marcio Rodrigues de castro

    A (in) justiça militar é mais uma herança maldita da ditadura, que nos deixou esse monte de privilégios para os milicos. Os militares saíram à francesa da ditadura, deixando um rastro de impunidade.

    Responda
    1. neli faria

      Data vênia, não é herança da Ditadura não. Esse absurdo vem de priscas eras, existiu em todas as Constituições do Brasil, a começar da Constituição do Império.Mas, tem que acabar com esse absurdo porque fere o princípio da Igualdade entre os servidores civis e militares.

  19. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Múcio tentou convencer Lula no 8 de janeiro que decretar a GLO era uma boa aposta. Ele fez o jogo dos generais golpistas. Deveria estar na cadeia e não se fazendo o gostoso no Planalto desde então. Elio fez o tipo de contorcionismo de ideias que tão frequentemente deplora nos personagens politicos que comenta.

    Responda
  20. MARIA MILHOME

    Ajustiça Militar só deveria julgar crimes de guerra e contra a pátria cometidos por militares. Como não vivemos em guerra não sei porque ainda existe. Talvez para beneficiar militares despreparados e infratores. Deveria ser extinta. É muito dinheiro público gasto por pouca coisa.

    Responda
  21. Carlos Rizzo

    Para quê uma justiça militar? Essa excrescência do autoritarismo já passa da hora de ser enterrada, junto com as pensões das filhas de milicos e aposentadoria precoce.

    Responda
  22. Gilberto Silva

    O Sérgio Cabral foi condenado a mais de 400 anos de prisão por corrupção. Confessou que roubava por compulsão. A justiça, que não é militar, o soltou. Agora ele curte a vida na sua cobertura com piscina e imensa vista para o mar. Não li uma linha do jornalista barroco rococó. Uma linha só. Talvez a música da corrupção seja mais prazeroso para jornalistas. Contudo a corrupção mata silenciosamente mais gente q bala de fuzil, pois condena milhões a pobreza sem saúde, educação e segurança.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Ocorre que, a julgar pelo exemplo aqui em discussão, se o Sérgio Cabral fosse um milico e julgado pelos colegas fardados, nem cana teria puxado, cumpriria toda a sua "pena" em regime aberto desde o início. Na pior das hipóteses, iria morrer de mentirinha para sua esposa continuar recebendo uma módica pensão em dia, pelo conjunto dos "serviços" prestados à Pátria, essa mãe gentil...

    2. Raymundo Itareru

      achei que tivesse sido o procurador PowerPoint do minha casa minha vida que escreveu isso kkkk, sabe aquele que fala com ele mesmo no espelho? que encheu os bolsos de dinheiro!

  23. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Essa decisão da justiça militar - STM é indecorosa, envergonha toda a sociedade civil. Precisa ser denunciada nos foros internacionais - OEA, ONU e tribunais respectivos.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Está aberto o canal para uma denúncia ao Tribunal Penal Internacional, sem dúvida. Esse órgão entra em ação quando as instituições regulares do país não fazem seu trabalho.