-
elcio matos
Acho que o grande drama mundial com a decadência das mais ricas nações do planeta não tem nada a ver com razões religiosas, filosóficas, culturais ou econômicas, mas sim com o significado da essência secular desses países, afinal, estão todos eles sendo engolidos por uma nação que há 60 anos era pária internacional: a China. O país que mais cresce no mundo e com uma ideologia totalmente contrária ao que se prega. O medo não é a decadência, mas a China.
-
Emerson César de Campos
O do cachimbo não se emenda mesmo, né? Nao sou religioso diz o grande guru dos rea ças. Se não o fosse ficaria repetindo mantras contra a modernidade se pautando no moralismo religioso? Rolando Lero esse teu niilismo fa ke ja enfastiou por demais.
-
Gilberto Rosa
O negócio é o seguinte, não sou religioso e não concordo com o livro, mas vou divulgar ele. O que é isso Pondé? É jaba, falta de cultura ou idiotia? Dio santo!
-
Gilberto Rosa
Quando a gente vê artigos de pessoas do pior tipo, tanto moral quanto jntelectual, em um jornal que já teve uma certa reputação, se percebe que o mundo está em pedaços. Nós resta icl notícias.
-
Felipe Vasconcelos
O mundo será liderado por aqueles que estão na vanguarda da inteligência artificial. A saber: Estados Unidos e China. A Europa não tem nenhuma Big Tech, parece que está ficando para trás, com sua ultrapassadas indústrias automobilísticas.
-
elcio matos
É impressão minha ou o Pondé está afirmando que o combate à decadência dos impérios do hemisfério norte seria um retorno aos ensinamentos das escrituras, de fortalecer as instituições familiares dos reinos dominantes com a palavra do evangelho, exatamente como fazem os Malafaias da vida? Ou seja, através da dominação mais perversa que houve na história da humanidade entre dominadores e dominados. Desculpe, Pondé, mas o mundo mudou nos últimos mil anos e acho que nem São Bento concordaria com vc.
-
elcio matos
Pois é, Felipe, mas os grandes arautos do cristianismo, como São Bento, só se tornaram ícones séculos após suas mortes, e assim, exemplos de fé ao catolicismo; hoje, Malafaia é tido como um profeta a milhões de evangélicos (muitos dos quais desconhecem a essência do cristianismo verdadeiro, levados que são pelos enganadores da fé); por isso afirmo, tentar esconjurar a humanidade, como quer Pondé, só ocorrerá pelos Malafaias da vida. Então, é melhor não.
-
Felipe Vasconcelos
A vida monástica não existe nas igrejas evangélicas. Está mais para católicos e budistas. A teologia de Malafaia está alinhada com a vida moderna em muitos aspectos.
-
-
Felipe Vasconcelos
Viver numa comunidade autossuficiente e de valores alternativos? Acho que isso daí não é para mim... Os laços de solidariedade mais fortes não vem de graça. Também há maior controle do grupo sobre o indivíduo. Sem contar o ambiente fértil para o surgimento de situações abusivas.
-
Márcio Marques Alves
Há muito pessimismo no meio intelectual. Vejo você como o mais otimista deles, mas também concordo com o texto sobre uma época comparada à decadência de um império. O mundo norte-ocidental como o conhecemos está ruindo, o medo é eles não souberem muito bem como lidar com isso e a tal "terceira guerra mundial" enfim, ocorrer por conta dessa crise existencial dos norte-ocidentais (Europa e Estados Unidos; G7, Otan ou Nato, como queiram), enfim, essa gente que acha que ainda manda no mundo.
-
eduardo silva
Depois desta Schopenhauer parece otimista!
-
William Leite
Excelente reflexão.
-
Gilberto Rosa
Será que o Pondé paga pelas assinaturas da Folha para se auto elogiar de forma vazia ou será que o patrãozinho lhe deu de presente?
-
-
Fernando Alves
É importante refletir se o mundo está realmente piorando ou se estamos mais atentos às suas imperfeições. Vivemos em tempos onde a introspecção e o questionamento não estão mais restritos aos eruditos. É isso é um reflexo da era da informação, onde somos constantemente expostos a dilemas éticos, crises sociais e existenciais.
-
Luiz Paulo Barreto
Concordo, que a era da informação torne qualquer tema mais evidente e em tempo real, complemento com o fato de que os valores usados para entender o tema e questiona-lo estejam alinhados com redes sociais pobres de conhecimento.
-
-
Reinaldo da Silva
Mais uma do existencialista de galocha Como sempre um festival de besteiras. É recomendável ler ingerindo um antiácido para evitar forte eructação (arroto).
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.