UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Leão

    2. Já os Esta dos Uni dos, com o Proj eto Solar Ivanpah no De serto de Mo jave, com capacidade de trezentos e noventa e dois MW, focam em trans parência e estudos am bientais, mas enfrentam custos altos e baixa efi ciência. Esses pro jetos refletem ten sões entre inovação tecnológica, conser vação ambiental e interesses locais. A Ch ina prioriza rapidez e escala, enquanto os E UA buscam equilibrar inovação com parti cipação co mu nitária.

    Responda
  2. Marcos Leão

    2. Já os Esta dos Uni dos,

    Responda
  3. Marcos Leão

    1. China e Estados Unidos, líderes em emissões de carbono, estão investindo em grandes projetos solares para acelerar a transição energética. A China, com um projeto de 4 GW no Deserto de Taklamakan, adota uma abordagem centralizada para implementar rapidamente grandes projetos, mas isso gera preocupações sobre impactos ambientais e sociais.

    Responda
  4. Marcos Leão

    3. O Brasil enfrenta desafios econômicos e políticos internos que dificultam a adoção do modelo chinês. A relação do Brasil com o mercado global, somada à desigualdade, à falta de infraestrutura e a dificuldades institucionais, cria um cenário complexo. Um Estado centralizado como o chinês, eficaz em uma sociedade controlada, pode não ser adequado para o Brasil, com sua democracia pluralista e desafios sociais.

    Responda
  5. Marcos Leão

    4. No Brasil, a adoção do modelo chinês é complicada devido a desafios econômicos, políticos e sociais, e seria mais adequado um equilíbrio entre democracia, inovação e sustentabilidade em vez de simplesmente replicar um modelo de crescimento centralizado.

    Responda
  6. Dionisio DeBarros

    China eh um exemplo como nacao. Poucos paises podem fazer algo perto do que fazem os Chineses. Eh necessario extensao territorial, riquezas naturais e massa de populacao. Brasil possui todos esse requisitos para se tornar uma potencia dirigida por um estado forte como a China. Entretanto, se continuar conformado pelo papel delegado pelo consenso de Washingon, jamais deixara de ser pais periferico, com juros altissimos, desemprego elevado e em eterna recessao.

    Responda
  7. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    É um país que o Brasil deve sonhar ser no futuro.

    Responda
  8. Hermes Yaly

    EUA e China são os maiores emissores de gases responsáveis pelo efeito estufa. Contudo, é desolador constatar que os EUA, uma democracia, não demonstra o mesmo empenho que a China, uma ditadura, em diminuir suas emissões. E a tendência é só piorar com o presidente americano que assumirá o cargo em 2025.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      É preciso reconhecer que os EUA não estão impassíveis diante da questão do aquecimento global. Entretanto, suas ações para combatê-lo estão aquém do que seria necessário e esperado de uma nação com o seu dinamismo. A administração Biden deixou a desejar nesse ponto e o governo Trump será mais negligente ainda.

    2. Dionisio DeBarros

      A conclusao que se chega eh a de que EUA sao uma ditadura (das corporacoes) e a China a verdadeira democracia, haja vista estar constantemente lutando por melhorias para sua populacao. Basta ver iniciativas para recuperacao de areas deserticas, substituicao de fontes poluentes de energia por renovaveis, e os milhares projetos de locomocao ja prontos e em andamento. Nos EUA se nao for para o agrado de uma elite minoritaria, nada acontece. Democracia de mercado, nao eh democracia.

  9. MARIA F LUPORINI

    Go China!

    Responda
  10. Christian Feitosa

    Excelente conteúdo!

    Responda
  11. Fernando de Paula Souza Junior

    Um passo na direção correta

    Responda