Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Peter Janos Wechsler

    Pergunto-me em que estado se encontra a ponte Rio-Niteroi que é pouco mais jovem.

    Responda
  2. Aristides Silva

    Brasil não tem ponte tem pinguela; no país do samba e carnaval somos bons em passarelas.

    Responda
  3. MARIA F LUPORINI

    Tarcísio era diretor-geral do DNIT neste época e, após este ano, foi ministro da infraestrutura por quatro anos. Sabia do relatório e não fez nada como diretor do Dnit e nem como ministro da infraestrutura.

    Responda
    1. José Nilson Gregolis

      Seu governo já no poder a dois anos e também não fez nada. É fácil achar culpado.

    2. MARIA F LUPORINI

      *nesta

  4. Arilton Henriques carneiro

    DNIT..., nenhuma cobrança e responsabilização a prefeitos e Governador ? Nenhuma declaração de atos dos gestores executivos de estado e municípios para tornar a obra possível? Infelizmente no Brasil o foco é na esfera Federal. Este é claramente um problema do estado e os municípios envolvidos que durante décadas devem ter feito ao povo promessas vazias sobre o tema. e o povo não aprende...

    Responda
  5. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Culpa do Bozo ?!!!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Sim. Tarcísio foi ministro da infraestrutura por quatro anos, após ser diretor-geral do Dnit.

  6. Marcos Longaresi Carvalhães

    Sabiam em 2019, continuaram sabendo até dezembro de 2024 e nada fizeram.

    Responda
  7. LUIZ R G DA COSTA JUNIOR

    É uma vergonha para o país que um relatório de 2019 indicava nota 2 (categoria amarela) e nada ter sido feito, durante cinco anos, pelo Dnit. Obviamente, a situação da ponte que desabou já deveria ter tido uma nova avaliação com nota 1 (categoria vermelha), obrigando o governo federal a realizar reparos emergenciais, o que poderia ter evitado a tragédia ocorrida com dezenas de desaparecidos.

    Responda
  8. JOÃ O MUCCI

    República das Bananas é o que somos!

    Responda
  9. Luiz Antonio Sypriano

    Crime de responsabilidade que deve ser investigado e condenado à ressarci a população prejudicada!

    Responda
  10. Ana Barbosa

    Tinha um Vereador filmando a situação precária da ponte e filmou o desabamento ao vivo, passou hoje no jornal Hoje. Claro que sabiam, mas as emendas milionárias vão para comprar prótese peniana e implantes para cidades do interior com 2 mil habitantes. Esse é o Brasil

    Responda
  11. MARCO ANTONIO POLISELI

    Paiseco

    Responda
  12. ANGELA BUENO

    Sinceramente, se nem esta nojenta troca/troca de culpas, entre responsáveis pela integridade das vidas, seja de quem for, não consegue fazer as pessoas pensarem bem nos seus votos, o que adianta chorar , sempre depois? Temos pela qualidade das que ligam Florianópolis ao Continente, muitas imagens já existem.

    Responda
  13. Marcelo Linhares

    Não me diga que a ponte estava em estado precário de conservação?!

    Responda
  14. Evando de Abreu

    Luiz Fernando, acho melhor você se informar meu caro. Narrativas são sua especialidade.

    Responda
  15. SALVADOR OLIVEIRA

    Este país não é para princiantes.

    Responda
  16. SALVADOR OLIVEIRA

    Folha publica o meu comentário feito a pouco.

    Responda
  17. Ricardo Candido de Araujo

    A Folha faz um escarcéu, com razão, por conta dessa ponte, porém, o faz mais por conta da mesma ser responsabilidade de um ente público. Já a Enel, que conseguiu a proeza de mudar a tensão de alimentação de um prédio em São Paulo, o que, felizmente, ficou apenas em danos à eletrodomésticos, mas poderia sim ter provocado uma tragédia, nem uma vírgula. Tanta imparcialidade me comove... Com a palavra, a pseudo Ombudsman do jornal.

    Responda
    1. SALVADOR OLIVEIRA

      Seria cômico se não fosse trágico.

  18. SALVADOR OLIVEIRA

    Os nossos nobres congressistas que tem preocupações tais como fundos partidários, emendas via pix e recesso no final do ano pois "trabalharam demais" durante o ano que se encerra ficariam preocupados com uma ponte que caiu; que não tem manutenção desde 2019?

    Responda
  19. Carlos Alves Junior Carlos

    Dinheiro é só para ONGs. Ongs esquisitas

    Responda
  20. Evando de Abreu

    Hans, pesquise melhor meu caro. A Bomba caiu no colo de Renan. Seja mais coerente para não usar outro adjetivo. Já respondi o mesmo para a Maria.

    Responda
  21. PEDRO TOMAZ ROCHA

    O Brasil constrói pontes, faz estradas mas não faz plano de manutenção e o resultado é o desgastes até ficar obsoleto. Parece que é uma prática antiga de sempre improvisar, deixar por fazer ou fazer com baixa qualidade

    Responda
  22. Evando de Abreu

    Maria Luporini, realmente Tarcísio foi diretor do DNIT antes de ser nomeado pelo Presidente Bolsonaro para outro cargo. Os alertas sobre o que poderia acontecer, são bem recentes e deverão ser apurados. Acompanhe pelo google.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Evando. Os relatórios sobre a ponto são de dois mil e dezenove e dois mil e vinte e um. Governo Bolsonaro e Tarcisão ministro. Não invente "narrativa".

  23. Claudio Messias

    Se fuçar, encontra(m)-se emenda/s parlamentar/es, nos últimos orçamentos da União, com destinação de verba para a manutenção dessa ponte.

    Responda
  24. jose roberto Dias

    Enquanto a ponte se deteriorava os ilustres parlamentares brasileiros usavam as verbas do famoso e condenável orçamento secreto para construir estradas vicinais, quadras de esportes, praças e jardins. Pobre Brasil.

    Responda
  25. Joel Pedt Silvestre

    Gostaria muito de saber se os nobres congressistas destinaram emendas para a manutenção dessa ponte. Ou apenas enviaram emendas para comprar dentaduras à base de duas para cada habitante. Falem aí Lyra e Pacheco.

    Responda
  26. EDMUNDO NASCIMENTO

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lembrou seu trabalho no governo federal durante a gestão Dilma Rousseff (2011-2016) e disse só ter agradecimento à ex-presidente petista.

    Responda
  27. EDINEI PINHEIRO GUSMAO

    Sabemos onde esse título quer chegar. Bem, o atual des(governo) deixou tudo como está e ainda pior. Agora pelo fato de ruir a estrutura e matar pessoas pode ser que algo seja levado a sério.

    Responda
  28. Rosangela Pires

    Uma ponte, como tantas no Brasil, está construída na década de 1960, e naquele lugar onde imperava (não sei se é passado o verbo) o coronelismo muito provavelmente não havia interesse em fazer uma manutenção completa, como sempre só perfumaria. Agora essa tragédia para atrapalhar a vida dos moradores. Tudo bem o órgão é responsável mas e os prefeitos e governadores dos dois estados em todas as administrações, não só de agora, todos são responsáveis.

    Responda
  29. MARIA F LUPORINI

    Tarcísio era presidente do DNIT nessa época. A Folha omite o nome do governador.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Depois Tarcísio foi Ministro da Infraestrutura do governo BolsoGuedes por Quatro anos. Não fez nada.

    2. felipe teixeira

      Era. O relatório também era da época do Tarcísio. Mas o governo do seu ídolo negligenciou os relatórios, afinal, já são dois anos de governo, né?

    3. EDMUNDO NASCIMENTO

      Primeiramente, não existe Presidente do DNIT, existe somente Diretor Geral, cargo que o Tarcisio ocupou por somente 90 dias em 2014, quando a petista Dilma Roussef era Presidente da Republica! Portanto antes de ser detectado problema nesta ponte que, por sinal, tem 60 anos de vida útil, muito acima do que deveria ter uma ponte !

  30. Jorge Rodrigues

    Uma das inúmeras características deletérias dos governos petistas é lotear as empresas públicas entre aliados políticos e "cumpanheiros". Critérios como competência, meritocracia e probidade não são considerados na escolha dos ocupantes de cargos públicos. O aparelhamento do Dnit pode ter contribuído para a lamentável tragédia.

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Fala sério! Desde 19 que a manutenção vinha sendo ignorada. Vc tem todo direito falar o que quiser por aqui , mas não falsear com a verdade.

    2. Anderson Santos

      Tarcísio Gomes de Freitas foi ministro da Infraestrutura entre 2019 e 2022. Ele também ocupou outros cargos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), como diretor-executivo entre 2011 e 2014, e diretor-geral substituto entre 2014 e 2015. De 2019 a 2022 foram 4 anos...

    3. MARIA F LUPORINI

      Tarcísio era o presidente do DNIT.

  31. David José Ferreira Júnior

    Brasil. Meu Brasil brasileiro. Meu mulato e inzoneiro. Vou "chorar-te" nos meus versos. Gente hipócrita. Gente estúpida completaria com Gilberto Gil.

    Responda
  32. Nelson Goulart

    Como assim apurar responsabilidades? A responsabilidade é do Denit. O que falta é individualizar a culpa. Isso acontece no Brasil todo. Engenheiros malcomunados com governadores e prefeitos. Manutenções sendo cobradas e feitas com superfaturamento, isso quando são feitas. O conselho de engenharia precisa começar a atuar de verdade.

    Responda
  33. Bento Brito Teixeira

    A ponte, construída no início da década de sessenta, foi projetada para os veículos da época. Nas últimas décadas, foram autorizados o tráfego de veículos com pesos e dimensões incompatíveis com as condições destas infraestruturas e, sem as adaptações necessárias. Assim se permitem os desastres e tragédias.

    Responda
  34. Dalmo de Souza Amorim Junior

    O título da reportagem tem clara intenção de fazer entrar o governo anterior nessa história. Mas se a ponte não foi interditada antes de cair, toda a responsabilidade passou para o governo atual. Infelizmente essa conversa vem tarde para quem ainda não foi resgatado.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Os estados são os gestores das obras, amiga petista.

    2. MARIA F LUPORINI

      Era Tarcísio

  35. Rafael Leitao

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Joel Pedt Silvestre

      Pirou Leitão. Pena de morte?? Busque ajuda. Vc está mal da cabeça ou doente do pé!

  36. Evando de Abreu

    José Padilha - não sei se fará, mas o fato é que não temos mais investimentos em infra estrutura. Tarcísio fez um excelente trabalho, completando várias obras e abrindo outras. Agora, esta ponte, se o DNIT já sabia, se foi no Governo Bolsonaro, o governo tem culpa se não foi no dele, então é no de agora. Seja qual for, quem está pagando é o povo. E morrendo.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Tarcísio era o presidente do DNIT na época.

    2. Hans Rauschmayer

      Evandro, para ajudar sua memória: o Tarcísio foi nomeado ministro quando o Bolsonaro ganhou, ainda em 2018 e nada fez para salvar a ponte.

  37. Evando de Abreu

    Rafael Lopes, nem preciso contra argumentar já que você não os tem. Enfim, ces't la vie! somos obrigados a conviver com vocês.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Calma, Nelore

  38. Evando de Abreu

    José Padilha. Pesquise Correios, veja o lucro na época de Bolsonaro e agora com Lula. Com relação à dengue, se quiser usar o seu dedo de forma melhor, dê um google sobre ela no Brasil e no restante do mundo.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Caaallmaa nelore, aposto q não nem dormir a noite hoje. Pasta um pouco q melhora

  39. Sergio Albuquerque

    Mudo de nome se aparecer um responsável (pessoa e não órgão ou departamento) nessa sindicância.

    Responda
  40. José Alberto Dietrich Filho

    Vai apurar responsabilidades ? Parece piada.

    Responda
  41. Evando de Abreu

    Márcio José, não importa se há 6 anos atrás era a mesma ponte, o fato é o DNIT tinha essas informações e não sabemos se são recente sou não. A questão é que este desgoverno não liga pra nada a não ser viagens e ministérios desnecessários, troca de mobiliário, viagens bilionárias e proteger ditadores e terroristas.

    Responda
    1. felipe teixeira

      Maria, a bomba estourou na mão do Renan Filho. Para de colocar a culpa no passado. Renan poderia ter feito e não fizeram.

    2. MARIA F LUPORINI

      Na verdade, era Tarcísio o presidente do DNIT na época em que firam apontadas as irregularidades.

  42. Jurandir Sousa Ferreira

    Perguntem aos deputados do Maranhão e do Tocantins onde estão a verbas de emendas parlamentares. Com certeza estão na cueca. Um brinde à Artur Lira.

    Responda
  43. Eduardo Potsch Camara Matos

    ...ou desgaste em juntas de dilatação (ou aparelhos de apoio) ou sistema de drenagem, entre outros.

    Responda
    1. eduardo silva

      Se vc conhece Zé ou Lúcia pergunte como era descer a serra de Terê de corcel ldo depois da meia noite em céu estrelado!

    2. Fabrício Schweitzer

      Ou desgaste das juntas de dilatação do cérebro (ou aparelhos cognitivos de apoio) ou sistema de drenagem do dinheiro público, entre outros. Não há solução, Prezado, pois as instituições estão podres.

  44. Andre Santos

    Relatório médico afirma que paciente que morreu estava doente.

    Responda
  45. Eduardo Boghossian

    Sempre a mesma história: apurar responsabilidades pelas mortes dos inocentes devido às irresponsabilidades dos irresponsáveis.

    Responda
  46. Joao Massucci

    Culpa da privatização.....

    Responda
  47. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Fala sinceramente. Algum governo de Estado ou Federal cuida da manutenção de pontes (apoios elásticos, cabos de protensão, corrosão de concreto nas bases dos pilares, etc? Não! Nenhum. Nenhum mesmo, nunca.

    Responda
  48. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    A foto mostra os cabos de protensão rompidos. Um bom palpite seria a falta de vistoria ou manutenção (medir a protensão periódicamente).

    Responda
  49. Evando de Abreu

    Ricardo Lobo, onde está o fake News? se a folha diz que o DNIT estava informado e nada foi feito, de quem é a responsabilidade? Estamos batendo recorde mundial de infectados por dengue, somos os campeões. As estatais quebrando e o governo está completamente desnorteado. Nós, os bolsonaristas, gostaríamos que fosse diferente, pois a conta quem paga somos nós.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Tem relatório de dois mil e dezenove, dois mil e vinte e um. Acho que pega o Tarcisão ministro do Bolsonaro. Ou não, Evando?

    2. Anderson Santos

      Estatais Federais deram lucro de 200 bi em 2023. Qual é o problema?

    3. Bento Brito Teixeira

      Pois é, Sr. Evandro. Os alertas sobre a precariedade das estruturas são desde dois mil e dezenove. Portanto, foram quatro anos do governo Bolsonaro e dois do Lula. Em ambos governos o Ministério dos Transportes foram entregues ao Centrão. A irresponsabilidade e negligência são frutos do descaso crônico, corrupção, incompetência e desleixo da fiscalização.

    4. marcio jose albino

      A seis anos atrás era a mesma ponte , só pra te avisar

    5. Rafael Lopes

      Era mto melhor com o bozo né? Ahhhh os Nelore

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Estatais quebrando? Cite uma! Recorde mundial de dengue? Sempre fomos campeões! Não leu a reportagem, há problemas indicados desde 2O19. Cabe à polícia investigar e apontar os responsáveis ao MP, a quem caberá denunciar, e ao judiciário julgar e imputar as penas devidas.

    7. João Melo

      "Nós, os bolsonaristas" estávamos no governo em 2019 e quem cuidava das estradas era "nosso atual governador bolsonarista de São Paulo, o Tarcísio" e também nada fez.

  50. eduardo silva

    Senhores, senhores, leiam o código de ética da engenharia!

    Responda