Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Andre Moraes

    Confesso que está cada dia mais difícil ler os editoriais da Folha. É um pior que o outro. Parece escrito por gângsteres. Bizarro. Ela simplesmente não consegue defender o certo; não se constrange em desviar moralmente para marcar sua posição de ataque ao governo, sempre fazendo ilações que parecem geradas no seio do Gabinete do Ódio.

    Responda
  2. djalma gomez

    Se entendi direito: o executivo e judiciário tem que se submeter ao congresso, mesmo contra a constituição, e fechar os olhos pra eventual desvio de verbas? Çério, foia?

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    Mais um título ridículo para um editorial pífio. Só lembrando à Folha que Dino não mantém conflito, apenas aplica a regra constitucional de transparência nos gastos públicos. Quem joga gasolina na fogueira é esse jornalismo ensandecido que prefere ver queimar o país a adotar uma postura honesta sobre os fatos.

    Responda
    1. IVAN MATHIAS FILHO

      O que a FSP quer? Que o Dino finja que nada está acontecendo? Que a sacola com R$ 200 mil saiu voando pela janela? Que esses R$ 200 mil era para "comprar os leite das criança"? Esse editorial nada mais é do que falta de vergonha maquiada de moderação.

  4. Genésio Marcelino

    E tem outra hein folha, mesmo que o presidente tivesse ganhado com um voto de diferença, um é maior que zero, talk. A vontade da maioria mesmo que cinquenta por cento mais um, tem que ser respeitada.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Assim como os mais rasteiros golpistas, a Folha nega todo dia o resultado das eleições, nega a Vontade do Povo Brasileiro. Vontade certa ou errada, posição mais elitista e golpista não há.

  5. Andre Moraes

    A FSP deveria trocar projetos do governo para projetos de interesse nacional; todos os projetos reformistas aprovados tiveram seus textos elaborados a quatro mãos entre Executivo e Legislativo. Nenhum governo precisaria ter base forte para aprovar aquilo que é de interesse nacional. O governo não levou uma mísera proposta ideológica para que possa afirmar autoria única. FSP cada dia demonstra mais sua fratura moral; suspeito que em um eventual golpe viraria veículo de comunicação do regime.

    Responda
  6. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Parabéns, Ministro Dino! A oposição e o centrão só querem se locupletar com o dinheiro público São bannnnnndidddddos de terno e gravata que esse jornal apoia para que não mexam com sua isenção fiscal. Vergonha, Folha!

    Responda
  7. Francisco Marra

    "O Dino não mantém conflito sem solução vista entre poderes" Na verdade o quê a folha faz é um desserviço as normas de transparência com dinheiro público. O Dino tá certíssimo.

    Responda
  8. Edailson Monteiro Rodrigues

    Caso de candidate à presidente já tem um voto sulista.

    Responda
  9. Adriano Dos Santos Bras

    Sugestão - precisamo nos organizar ( sociedade civil ) e tentar evitar a força dos currais eleitorais para a eleição em 2026, não faz sentido apenas assistirmos estes malucos do congresso corromper os prefeitos.

    Responda
  10. Edailson Monteiro Rodrigues

    Parece que exigir transparência com dinheiro público não é do agrado da FSP. Ou estou enganado?

    Responda
  11. Tadêu Santos

    MIN. DINO STF, TEM QUE MANTER POSIÇÃO perante a criminosa tentativa de desviar as bilionárias verbas das Emendas Parlamentares do Congresso Nacional, de 52 BILHÕES, já considerado o maior rombo de corrupção da História do Brasil. Os congressistas estão chantageando o executivo caso o poder judiciário não volte atrás com a decisão do Dino do STF, de exigir transparência na rastreabilidade das verbas aos políticos e prefeitos, com a prestação de contas com CNPJ...e não com CPF.

    Responda
  12. Genésio Marcelino

    É isso aí ministro Dino, cuide do galinheiro, pois as raposas gordas estão de olhos bem grande.

    Responda
  13. César A C Sanchez

    Lula, abra o caminho para Dino ser o representante da "esquerda" nas próximas eleições! Será que o PT deixa você largar o osso?

    Responda
  14. Nelson Vidal Gomes

    Dino emerge como o único capaz de dar vitória a esquerda nas próximas eleições presidenciais. Flávio Dino para Presidente da República! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      KKK! Seja bem vindo! Namastê!

    2. Edailson Monteiro Rodrigues

      Ontem foi a primeira vez, hoje é a segunda que concordo contigo, vou acabar teu amigo.

  15. Anete Araujo Guedes

    0 Dino, como Alexandre de Moraes, apenas cumpre a sua função. Sempre atento às leis constitucionais. Daí a irritação, o descontentamento da extrema direita neofascista, da M corporativa, do agro, da maioria dos congressistas, das FA, da turma da bala, do boi e da Bíblia.

    Responda
  16. JOSE CAMPOS

    Além de apoiadora de golpe a FSP é condescendente com a corrupção. Querer que um Ministro do Supremo seja comedido com corrupção explícita é ficar do lado do bandido.

    Responda
  17. Artur Neto

    Então o judiciario e executivo tem que se ajoelhar diante do legislativo? Outra coisa não existe centrão o que existe é "inescrupulosão" incluindo a fo lha.

    Responda
  18. josé SOARES

    Um dos edi to riais mais ten den cioso e cana lha que já li , e olha que são muitos.O ministro estã tão somente aplicando o princípio da mora lidade contra a. cor ja de abu tres. da câma ra.

    Responda
  19. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Estranho raciocínio da manchete. Os deputados não cumprem a regra da transparência e o Dino é o culpado?

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Uma das poucas coisas que o STF fez em proveito do Estado brasileiro, ninguém pode reclamar disso.

  20. Angela Percz Pocol

    A manchete é no mínimo muito ruim se não fosse tendenciosa. Quer dizer que não temos um ministro com coragem para enfrentar o absurdo das emendas secretas? Temos alguém que gera conflito. Ja virou palhaçada este ditorial

    Responda
  21. CRISTIANE MELO FERRAZ

    A folha de são paulo dificulta cancelamento de assinatura.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Ué, é tão difícil deixar de pagar?

  22. Maria Lúcia Bergami

    Dino mantém conflito ou está sendo honesto pelo que pagamos?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Xxvviii Dino, assim como Alexandre de Moraes, apenas cumpre a sua função. XXVVIV. Daí a irritação da extrema direita neofascista, da mídia corporativa, do agro, das Forças Armadas, da maioria dos congressistas, da turma da bala, da Bíblia, do boi.

  23. Anete Araujo Guedes

    Dino, ao o ir para o Supremo, perdemos um excelente político. Habilidoso e honesto, fazia todo um enfrentamento para barrar os avanços da extrema direita. Sua atuação no STF, superou todas as expectativas. Trata-se de um ministro extremamente preparado, técnico, sábio, que atua em temor, em concordância com a Constituição, e frente a um congresso composto, em sua maioria, por indigentes intelectuais e morais. Ele não deveria estar fazendo o que faz? Deveria sim, ele apenas cumpre sua função.

    Responda
  24. José Roberto Ferreira

    A FSP não consegue esconder a sua preferência à extrema direita - deveria se fundir com a Jovem Klan, tudo farinha do mesmo saco! A propósito, o Presidente Lula foi eleito porque era a alternativa ao antiCristo golpista fascista! Nem precisava de tanto: fosse um cone, também seria eleito!

    Responda
  25. José Eduardo Campos

    Título correto: Dino barra emendas parlamentares sem transparências

    Responda
  26. José Cardoso

    É preciso acabar com emendas, fundo partidário e eleitoral. O Dino está iniciando esse caminho, mesmo que timidamente. Merece apoio.

    Responda
  27. José Roberto Ferreira

    É muita falta de vergonha na cara atribuir a culpa do conflito entre os Poderes, a quem está exigindo o cumprimento da Constituição! Quando parece que chegamos ao fundo do poço da cara de pau, a FSP consegue cavar mais alguns metros passando pano pro Congresso mais medieval e fraco da história! Ranço!

    Responda
  28. Thiago Limeira

    Nem a FSP sabe de onde ela tirou essa história de que o Lula foi eleito por acenos aos centro (quando fica nessa de "vai pro centro", "dê mais espaço para o centro"), o Lula foi eleito pq era o Lula, e o centro é a condição necessária para governabilidade - bem ou mal. Da mesma forma, a folha desconsidera "na pequena margem que deu a vitória" o ineditismo da situação (o cara venceu a máquina estatal), e a montanha de dinheiro que o Bolsonaro torrou tentando se reeleger.

    Responda
  29. Valdir Costa

    Da ponte que caiu no Maranhão o estado mais miserável do país o qual foi governador o Papa Burguer não comentou nada. Não defendo deputado papa grana , mas o Papa Burguer é midiático e o PSOL tem 5 deputados e emplaca todas no Supremo

    Responda
    1. carlos campos

      Comentário infeliz, q demonstra desconhecimento do q fala. A ponte q caiu é de responsabilidade federal e em 2019, sob a batuta de tarcisio de freitas, então chefe do DNIT, órgão responsável por sua manutenção, ficou ciente mas nenhuma providência tomou e deu no q deu. Dino e o PSOL não coadunam com a tram bi ca gem explícita de lira e cia.

  30. Jose Olinda Braga

    Dino mantém conflito?! Eu li mesmo essa manchete?! Um ministro da suprema corte, com as prerrogativas que lhe competem, tenta frear o caos promovido pela direita e extrema direita, e ao final é o Dino que mantém o conflito?! Onde esses jornalistas da Folha se formaram não havia curso presencial, com disciplina de ética e política?

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Se formaram na Escola Pag Seguro de Altos Estudos de Jornalismo , José.

  31. jose domingos dieguez

    Decisão racional de final de ano: NÃO RENOVAR A ASSINATURA DA FSP, triste depois de seis décadas como assinante e revoltado por constatar que o neoliberalismo e o extremismo de direita tomaram conta da redação.

    Responda
    1. Valdir Costa

      Já vai tarde...

  32. Josue Oliveira

    Entre poderes nada, se ele como juiz sabe de um CRIME, é dever dele tomar as providências. Os congressistas desviam essas emendas na cara dura, descaradamente, têm que investigar e punir. Ou só pode punir pobre?

    Responda
  33. Rodrigo Bernardo

    Sou só eu que acho que esse assunto deve ganhar mto mais notoriedade nesses próximos 2 meses? Não se pode perder a oportunidade de colocar ordem nessa farra de emendas. Legislativo tem que legislar e não executar orçamento como estão fzdo. E o pior, sem responsabilidade alguma.

    Responda
  34. VALERIA CALIXTO ALMEIDA SANTOS

    Ombudsman!!!! Por favor se manifeste!!

    Responda
  35. Marco Borges

    Flávio Dino é no momento ímpar de frear a soltura das rações aos rebanhos infectos de bicho berne oportunista com os recursos dos impostos e a malha tributária um verdadeiro herói! Possam mais ministros da suprema corte, enfrentarem essa orgia organizada em torrar dinheiro dos contribuintes! Possa essa folha, trazer matérias sobre os escrachantes abusos nos preços dos combustíveis, acabar com a especulação que os cartéis de donos de postos fazem !

    Responda
  36. Edson Andrade

    Dino decide conforme Constituição a partir de provocação feita pelo PSOL ao STF. FSP diz: Dino mantém conflito.

    Responda
  37. Artur Neto

    Então a solução é o poder executivo e judiciário tem que ajoelhar diante do legislativo? E que

    Responda
  38. SAMIO BANDEIRA-ME BANDEIRA-ME

    A Folha de São Paulo está colocando o Congresso Nacional acima da lei. A culpa por desvio de recursos públicos não é do STF, mas dos parlamentares, que fazem emendas pra lá de duvidosas, sem qualidade, para querer executar o orçamento do executivo. Se querem ser executivo se elejam para presidente, governador e prefeito

    Responda
  39. Márcia Escobar

    Dino faz o que tem que fazer: cumprir a Constituição. Esse é o papel do Supremo. Cada Poder tem uma função, o problema é que o legislativo resolveu ser executor do orçamento, função do executivo, liberada no desgoverno do capitão. Agora, tem que pôr ordem no galinheiro. É o que o Dino tá fazendo.

    Responda
  40. SAMIO BANDEIRA-ME BANDEIRA-ME

    Parabéns Ministro Dino. Sim, todos precisam prestar contas do dinheiro público. Com todas as leis vigentes, são bilhões desviados. O Congresso Nacional tem que cumprir as leis. Nós precisamos de mais ministros da mesma qualidade do Flavio Dino.

    Responda
  41. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    publique o meu comentário

    Responda
  42. VALERIA CALIXTO ALMEIDA SANTOS

    Que absurdo FSP esse título! Quer dizer que o STF agir cumprindo seu papel é motivo de "conflito"!?. Conflito é derramar $ as custas do suor de um povo sofrido, excluído e humilhado por esse congresso Predatório!

    Responda
  43. Genésio Marcelino

    Aliás, mesmo que o presidente tivesse sido eleito por apenas um voto a mais, esse editorial tabajara está totalmente equivocado. Respeita -se a vontade da maioria e não se discute. Folha à serviço dos bois.

    Responda
  44. Jose Roberto X de Oliveira

    O Título estimula a ideia falsa de que Dino promoce o conflito quando o Ministro apenas faz o necessário para evitar o mau uso do dinheiro público. Exige transparência e rastreabilidade. Ele não fala da escolha em quê será aplicado. Já é errado deputado e senador ter 50 milhões de reais para seu bel prazer. É indicativo de malandragem

    Responda
  45. ADONAY ANTHONY EVANS

    Numa mesma página o Jornal revela qual sua linha. Ataca o governo por que o pacote de redução de gastos é tímido; precisava ter cortado mais dos pobres e lesados. Ataca o Supremo por conter a orgia de emendas obscuras com dinheiro público. Sua linha, como se vê é a coerência. Atacar seja o que e quanto for do governo. Mesmo quando à custa do Presente e do Futuro das Gerações do País.

    Responda
  46. Genésio Marcelino

    Que desgraça, em folha. Material como esse não para os suínos serve. Que pretendes hein, e não é de hoje! Estamos atentos!

    Responda
  47. Tadêu Santos

    MIN. DINO STF, TEM QUE MANTER POSIÇÃO perante a criminosa tentativa de desviar as bilionárias verbas das Emendas Parlamentares do Congresso Nacional, de 52 BILHÕES, já considerado o maior rombo de corrupção da História do Brasil. Os congressistas estão chantageando o executivo caso o poder judiciário não volte atrás com a decisão do Dino do STF, de exigir transparência na rastreabilidade das verbas aos políticos e prefeitos, com a prestação de contas com CNPJ...e não com CPF.

    Responda
  48. Marcelo Magalhães

    Ao colocar um título e um texto como esse, a Folha demonstra que o seu objetivo é derrubar o presidente Lula. A Folha pública textos críticos às emendas secretas, mas quando a esquerda se movimenta de forma correta contra as mesmas, a Folha vem com essa estória de politização do judiciário, quando houve apenas uma resposta técnica à provocação do PSOL. A Folha conspira ao lado do mercado.

    Responda
    1. Edemar Afonso Gonçalves

      Esperar o quê de um jornal que emprestava seus veículos para conduzirem presos políticos para as masmorras da ditatura,que depois a chamou de ditabranda. O slogan "a favor do Brasil " é fake. Correto seria "a favor da Faria Lima".

    2. Fabrício Schweitzer

      Ao lado do mercado e contra a população. Estamos pagando para sermos sabotados - cultura masoquista brasileira.

  49. Jose Walter Da Mota Matos

    A manchete correta seria deputados insistem em burlar a Lei da Transparencia na aplicação de recursos publicos. Dino está fazendo o seu papel de Magistrado, não adianta tentar inverter que não cola .

    Responda
  50. João carlos Gonçalves de souza

    Quem tem muito interesse em manter conflito e estimular mais é a Folha. Não é jornalismo ,é partidarismo. Parece um copia e cola do Brasil paralelo.

    Responda