Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Silva

    A Folha pede autocontenção do Supremo ao mesmo tempo que afirma que a postura do Congresso é indefensável. Simplesmente sem lógica nenhuma esse editorial, pra dizer o mínimo.

    Responda
  2. JOSÃ NETO

    Esse governo acabou!!!

    Responda
  3. Marcelo Galvao de Oliveira

    Dino é despachante da Esquerdolândia.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Dona Folha está contra a Constituição? Cuidado! A senhora pode deixar explícita aquela sabotagem financeira firmada entre os congressistas,com a sua mãozinha delicada...

    Responda
  5. Jose Maria da Silva Alves

    O Dino faz bem em tentar barrar a farra das emendas. O ultra conservador congresso só tem interesses próprios e nunca pelo tão fragilizado país. Folha erra grosseriamente ao propor atender ao centro (direita disfarçada).

    Responda
  6. Leila Augusta de Oliveira Onaya Onaya

    Folha vamos fazer uma pesquisa. Pergunta para o povo o que eles estão achando da postura do ministro f Dino. Só pra ter a certeza de que ele está agindo da forma correta. Já passou da hora desses ladrões ter o que merecem.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Verdade. Passou da hora do ex morador do Airbnb de Curitiba voltar a cumprir a pena dele.

  7. Maria Lopes

    Quem mantém o conflito sem solução são os congressistas vorazes e corruptos, liderados por gente da laia de lira e alcolumbre, que saqueiam os cofres da nação, nossos impostos, fruto do trabalho e até de privações deste povo. A Folha erra ao não ser precisa. Editoriais que envergonham o bom jornalismo.

    Responda
  8. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    A FSP está falando sério? Mais poder ao centro? Quer dizer que para satisfazer o mercado os congressistas menos transparentes tem que ser premiados? A FSP não tem uma única palavra insurgente contra esse estado de coisas em lugar de estar culpando o Lula. A mídia tem cota de responsabilidade nesse status quo.

    Responda
  9. José Roberto Pereira

    Lira mantém a roubalheira sem solução com cumplicidade da Folha de (Desonera)São Paulo.

    Responda
  10. Luiz Carlos Ribeiro

    Fala sério! Se a editor não tem opinião formada sobre o assunto, melhor ficar calado. A análise da Folha sobre a crise política entre os três poderes é reles obviedade. Aponta o problema (“presidentes enfraquecidos ou amparados por coalizões partidárias instáveis”) que aliás é a marca da República no Brasil, exceto nas ditaduras, mas daí avança com essa pérola: “Lula ... faria bem em dividir mais o governo com as forças ao centro”.

    Responda
  11. Antonio Catigero Oliveira

    A dona Folha apoia nosso Congresso,que demonstra tanta honestidade e republicanismo, porque é igual. Olha só: escrevi ao contrário do que queria dizer, e meu comentário foi aceito na moderação! Obrigado, dona Folha . Viva a 'liberdade de expressão ' , desde que seja com palavras que realcem nosso cinismo...

    Responda
  12. Matheus Lourenço

    Como vi no Twitter há pouco (@boscardin): “A solução é muito simples: a Câmara revelar qual deputado propôs a emenda. De quanto é a emenda $. Para onde vai a emenda. Simples. É o que manda a ordem judicial anterior. O conflito não está em Dino. Está na Câmara. Cs tem que perguntar porque eles não revelam isso.”

    Responda
  13. César A C Sanchez

    Dino suspendeu emendas, por exemplo, do deputado José Guimarães. Aquele, dos "cem mil dólares na cueca", no auge do Mensalão, em dois mil e cinco, quando o PR da época (seria Lula?) dizia não saber nunca de nada. Hoje Guimarães é líder do PT na Câmara dos Deputados, articulando as emendas Lula-Lira, para defender o país da "extrema direita"!

    Responda
  14. Everton Cavalcante

    Lula “faria bem em dividir mais o governo com as forças ao centro”. Como é?! Dar ainda mais poder aos abutres do Centrão?! Era só o que faltava! Que editorial pífio, Folha! Um dos piores que eu já li.

    Responda
  15. Sam Duart

    É a mesma coisa que afirmar que o criminoso reitera praticas delituosas e a polícia ao enquadra-lo gera conflito. Foi de um malabarismo surreal essa passada de pano para o Congresso.

    Responda
  16. Veranice Avila

    Era só o que estava faltando. Apoio a corrupção do congresso. Agora não falta mais.

    Responda
  17. celso silva

    Toma vergonha na cara folha!

    Responda
  18. Antonio Catigero Oliveira

    Corrupção agora também tem lado. Basta 'o mercado, o absoluto' apoiar as tramoias, que não pode ser considerado crime, segundo a dona Folha, sabuja do 'o mercado, o absoluto '. É tão absoluto que nem o ministro do STF pode barrar o maior houbo da história dessa antirrepública.

    Responda
  19. bernardo Phillips

    É o Dino que mantém? Não é o Congresso que mantém o conflito ao insistir em práticas anti-republicanas e opacas mesmo após suspostos compromissos? Esse jornal defende e dá voz aos maiores e mais indecentes chan tagistas da história de país

    Responda
    1. paulo wesley dornellas

      Análise perfeita. O ministro, como escrito na reportagem, está sendo coerente com sua postura anterior, o que é louvável num país cujos governantes mudam mais de posição que de camisa.

    2. bernardo Phillips

      Correção: maiores e mais indecentes chan tagistas da história desse país depois dos militares

  20. jose lins

    Acho que o ministro Flávio Dino deveria reforçar a sua segurança. Parabéns ministro !!

    Responda
  21. Ricardo Kachimareck

    Precisamos tornar essas emendas parlamentares mais transparentes e varrer de vez os corruptos e o sistema que os alimenta da política. Estamos cansados de tanta sujeira. Parabéns Dino.

    Responda
  22. jose lins

    Acho que o ministro Flávio Dino deveria reforçar a sua segurança . Parabéns Ministro !!

    Responda
  23. Antonio Catigero Oliveira

    Eu nasci aprendendo que político tem que ir pra cadeia. Já li editoriais nesse periódico espalhafatoso pedindo cadeia pra corruptos. Agora parece que a dona Folha apoiaprontamentea corrupção, se prover privilégios $$ ao 'o mercado, o absoluto "... Viva a dona Folha, um jornal determinado em fazer tudo que o 'mercado, o absoluto' manda. O mercado manda; a dona Folha obedece de joelhos.

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      *políticos corruptos.

  24. Luiz Henrique Frosini

    Não existe conflito, FSP. Pare de querer pautar seus leitores e apoiar este congresso corrupto e reacionário. Se eles cumprissem a lei, com mínimo de transparência nestas emendas, não haveria nenhum problema. Que se investigue e que a lei seja cumprida. Esta deveria ser a manchete do editorial. Vergonha do congresso. Vergonha da FSP.

    Responda
  25. Rodrigo Raad Freitas

    Editorial lamentável. Ficar em cima do muro numa situação dessas coloca o Jornal em posição política lastimável: ser do centro, do 'em cima do muro', do toma lá da cá que antes dizia reprovável e agora faz vista grossa. Num momento crítico em que o país clama por uma imprensa livre, imparcial, edita uma aberração dessas. Isso só fortalece a posição de políticos inescrupulosos, de um Congresso com liderança e maioria despudoradas.

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Se vc ler com cuidado a matéria, vai entender que a FSP não está em cima do muro, ela tem lado dos abutres da república e afins.

    2. César A C Sanchez

      E tem alguém que personifique, que seja mais emblemático do "toma lá, dá cá" do que o regente do Mensalão e do Petrolão?

  26. claudio sander

    Quem sabe uma manchete tipo "Dino e Lula tornam-se os maiores obstáculos à rapinagem de verbas, praticada no Congresso via OS desde o conluio de deputados com Bolsonaro"?

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Lula "obstáculo"? Em que galáxia você reside? O homem que comandou o Mensalão, coordenou o Petrolão e deixou uma herança maldita que quebrou o país nas mãos da inábil Dilma? De rapinagem Lula sempre entendeu. Lava-jato, Bolsonaro, etc. é tudo muito mais recente, consequência da tal "rapinagem" que você diz lhe indignar tanto.

  27. Roberto de Aguiar Peixoto

    Inacreditável Folha. Os editorialistas conseguem se superar a todo momento. Agora, ao invés de apoiar a ação corajosa, republicana e necessária do Ministro F. Dino, defendem o orçamento secreto, a pilantragem parlamentar com as emendas. Folha de S. Paulo, um jornal contra o Brasil.

    Responda
  28. MARCIO Gionco

    Parabéns Dino. Lula e o PT não enfrentam os problemas, por eles tudo bem !

    Responda
  29. Katia Pessanha

    Dino mantém o conflito???? Não seria Lyra ao insistir no crime?

    Responda
  30. Márcia Meireles

    Dino mantém conflito??? O ministro está defendendo o dinheiro do contribuinte, o problema é nosso Congresso Nacional medíocre, oportunista, medíocre que só quer saber de emendas e está se lixando para o ajuste fiscal.

    Responda
  31. eduardo gonçalves de castro

    Então agora a folha é a favor do orçamento secreto ou sem controle ? O Flávio dino está errado por exigir transparência? É isso mesmo que estou lendo no jornal da democracia ?

    Responda
  32. carlos campos

    Cada vez q a folha pensa, a ar fica mais poluído e o cheiro de bhos ta mais forte, mesmo aos q tem problemas de olfato. Este tablóide há muito perdeu credibilidade e agora só vive por ser um minúsculo braço de mídia do banco pag seguro, ou seja, mais falso q uma nota de 3 reais, uma oração do malafaia e congêneres ou um projeto de lei do centrão. Lamentável.

    Responda
  33. Alberto A Neto

    Deu avestruz; na cabeça! O editorialismo da Folha é um avestruzário! Agora deu para incensar a rapinagem explícita engendrada nas concavidades e convexidades do Parlamento, pelas suas mais audaciosas lideranças. A Folha nem dissimula mais sua disposição editorial à legitimação do sangramento sistemático urdido ao arrepio dos princípios constitucionais da moralidade e eficiência, além dos princípios administrativos da razoabilidade e significância. Faze cumprir a lei só conflita interesseiros!

    Responda
  34. Orasil coelho pina

    A Folha pelo sua censura deveria ser chamada de Graveto! Assinate Indignado!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Graveto para quem não o conhece é o restolho de árvores derrubadas quando se faz roças! OrasilRoceiroIndignidado!

  35. Orasil coelho pina

    Estou lendo o livro de Jorge Caldeira, História da Riqueza no Brasil, um triste retrato da construção( ? ) do Brasil pelos portugueses! Desde o primórdios até hoje que tristes e desesperançosas semelhanças. Orasil O Antigo!

    Responda
  36. Elias Estevam da Ribeiro

    É mesmo o Dino que mantém o conflito? Ou é o pilant#@ Lira que vem mantendo seu padrão corrupto de ser? Vem não senhor "imparcial".

    Responda
    1. carlos campos

      Bingo, na mosca... Parabéns pelo excelente comentário, Elias.

  37. Rondon De Castro

    Não acredito em jornalismo imparcial, como propagam. É por isso que a credibilidade das grandes empresas de comunicação (FSP, por ex) desaba em direção à linguagem das redes sociais, naturalmente parciais. A imprensa é um mal necessário, e o leitor, um mero consumidor. A FSP vem se tornando um jornal cada vez menor. O mercado acima (ou em cima) de todos e o vil metal acima de tudo!

    Responda
  38. paul constantinides

    Shame on you editorial da folha

    Responda
    1. Geraldo Magela

      Põe vergonha nisso!

  39. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Inacreditável esse editorial. O roubo não pode ser combatido. Para salvar a "governabilidade" é preciso fazer vistas grossas para o roubo descarado.

    Responda
  40. Luiz Carlos Silva da Cunha

    É a velha prática da rapinagem sendo combatida com rigor. Todos os aplausos do mundo para Flávio Dino. O roubo precisa ser barrado.

    Responda
  41. César A C Sanchez

    Quando o recesso parlamentar findar e o judiciário começar as justas e generosas férias de dois meses e algum Ministro estiver de "plantão", voltará a haver o consenso "harmonioso" entre os poderes, as emendas serão "destravadas", e o PR aparecerá ao lado do sucessor de Lira discursando sobre como o Congresso trabalha muito pelo Brasil. Talvez Gleise esteja garantida no TCU? A conferir a próxima revolução na política brasileira.

    Responda
  42. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Melhor que, quando provocada, a justiça deve se omitir da inconstitucionalidade em nome do bom convívio? E a roubalheira tem que pagar pelo bom convívio?

    Responda
  43. César A C Sanchez

    O Editorial da Folha é equilibrado. Em nenhum momento diz que as Emendas sem transparência são algo correto. O que irrita a cambada lulopetista é o fato de a Folha descrever o que já está escancarado: essa esculhambação com o nosso dinheiro ocorre com a benção do atual Presidente da República. As emendas têm pai e mãe (ou dois pais, com a benção dos tempos modernos): são Emendas Pix, Emendas Lula-Lira. O velho, folclórico, patrimonialista e franciscano "é dando que se recebe".

    Responda
    1. carlos campos

      Quanta ignorância e falta de noção num só comentário. Valhei-me Deus por tanta insensatez e cegueira ao tentar interpretar um texto.

    2. Landson Abercrombie

      Vc e brro demais, irmao...

    3. Andre Moraes

      Só o César sabe fazer a leitura. É sempre o mais inteligente, com maior leitura política, o que melhor enxerga as entrelinhas da política. Ultimamente se arriscou até a fazer uma leitura estatística a respeito do número de apoiadores do governo entre os assinantes.

  44. euler silva

    Corrigindo a manchete Folha.. " Dino mantém corretamente as condições de transparência para liberação de emendas" " Sociedsde previsão saber aonde está sendo aplicado o dinheiro publico".. wue história é essa de manter conflito sem solução. A solução simples cumprir regras de transparência. Ou a folha ê contra?

    Responda
  45. Luis Henriques

    Meus Deus!! Quem escreveu essa aberração? ".....faria bem em dividir mais o governo com as forças ao centro". Inacreditável o desserviço que a FSP faz para o país. Vcs foram tomados por essas forças que querem acabar com a economia do Brasil.

    Responda
  46. Cassio Vicinal

    A questão não é evitar conflitos, mas garantir que eles ocorram dentro de um espaço democrático onde prevaleçam regras claras, ética e compromisso com o bem comum.

    Responda
  47. Lilian Ferreira

    Verdades difíceis de aceitar: Lula foi eleito, democraticamente, pela terceira vez; nosso congresso e senado são venais; o ministro Flávio Dino está correto. E não se iludam: a maioria da população percebe esse jogo horroroso dos parlamentares e congressistaa e dará resposta, novamente, nas urnas.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Correto Lilian, Só falta uma coisa, colocar o retrato dos líderes do bando em cartazes de Procura-se, para nas próximas eleições lhes dar a derrota humilhante que merecem.

  48. flávio paes

    Qualquer parlamentar honesto ( se é que existe) iria querer a sua emenda com o nome dele em letras garrafais. Logo se isto não ocorre, tem algo errado. Qual a dúvida? Se o Stf se opõe a isto( emenda sem nome) está correto Qual a dúvida?

    Responda
  49. Dermival Pereira de Macedo

    Uma publicação retórica, deveria ser justicializada

    Responda
  50. Armando Moura

    Bancadas conservadoras querem dinheiro para desviar? Agora está claro, conservador eh sinônimo de corrupto.

    Responda