Marcelo Viana > Quadratura do círculo: é impossível, por favor não insista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adauto Lima

    Suponho que a dificuldade é porque o número pi, embora esteja relacionado a figuras geométricas, ainda não foi desenhado geometricamente.

    Responda
  2. Euder Monteiro

    De acordo com a Inteligência Artificial da Meta, se resolvêssemos a quadratura do círculo, compreenderíamos melhor os números transcendentais, como o pi. Ainda segundo a IA, poderíamos criar algoritmos mais eficientes, melhorar muito a arquitetura e a engenharia e criar novos materiais nanotecnológicos ou robóticos. Na minha opinião, a humanidade ainda precisa criar ferramentas matemáticas e geométricas mais poderosas, para compreender melhor os números transcendentais.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      E Sam Altman e os demais vendedores de ouro dos tolos falando que já atingimos a Inteligência Artificial Geral com este novo modelo da OpenAI.

  3. Raimundo Carvalho

    Uma pequena correção: A frase, O homem é o lobo do homem, atribuída a Hobbes, é, na verdade, uma citação de Plauto: Homo homini lupus. Para maiores detalhes deem um Google na frase em latim.

    Responda
  4. eduardo silva

    Taí, gostei do artigo e de todos comentários!

    Responda
  5. RENATO JANINE RIBEIR0

    E sim, no conflito com Wallis, Hobbes misturou tudo: oposição política entre ambos, a recusa a admitirem Hobbes na Royal Society etc etc. Agora, é claro que o fato de a teoria hobbesiana ser consistente com a tese da quadratura do círculo não quer dizer, claro, que esta última proceda.

    Responda
  6. RENATO JANINE RIBEIR0

    Para Hobbes, fazia sentido sustentar a quadratura do círculo (como corretamente explica Marcelo Viana, a ideia de que o número pi é racional), bem como a comensurabilidade da diagonal pelos lados do quadrado, porque entendia a matemática como criação humana - e portanto algo que nossa mente criou não poderia ser irracional. Ou seja, a razão do diâmetro ou do raio pela circunferência teria que ser algo com razão. Isso, simplificando as coisas, porque não sou matemático.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Lembro das aulas de Renato Janine Ribeiro sobre Hobbes. Eu era um aluno ouvinte que vinha da área de ciência mas gostava das boas discussões. Abraço professor.

    2. Joao Cellos

      Grande professor! Que bom encontrá-lo por aqui!

  7. Caio Cunha

    E a circulatura de um quadrado, Marcelo, é possível?

    Responda
    1. Rubens Souza

      Caio, imagine que seja possível a circulatura de um quadrado. Então haveria um quadrado tal que a sua área é a mesma de um círculo, mas isso significa também que existe um círculo cuja quadratura é possível, o que não é.

    2. Bernardo Nunes Borges de Lima

      Cara Caio, boa pergunta. Também não é possível, a razão é a mesma, a razão entre o raio do círculo e o lado de um quadrado de mesma área não é um número algébrico

  8. José Cardoso

    Será que é possível a quadratura se o quadrado tiver cantos arredondados? Por exemplo cantos com raios iguais a uma determinada fração do raio do círculo?

    Responda
    1. José Cardoso

      Esse é um desses assuntos perigosamente viciantes. Encontrei na internet esse comentário: "Beyond that, from the book Mathematical Cranks I learned that there are some who venture into solving the classic impossibilities and later display serious mental illness..."

    2. José Cardoso

      O canto vivo pode ser considerado um raio de canto que tende a zero...

    3. Luís Santana

      Se o quadrado tiver cantos arredondados, deixará de ser quadrado...

  9. Vito Algirdas Sukys

    Na matemática, a discussão da quadratura do círculo durou séculos. O Leviatã de Hobbes é um dos textos fundadores da teoria política moderna. Diz que os seres humanos são egoístas e no Estado de Natureza a vida era "solitária, pobre, sórdida, brutal e curta". Uma guerra de todos contra todos. Pinker diz que Hobbes e Rousseau conheciam nada sobre a vida antes da civilização. As versões hobbesiana e a rousseauísta da história humana têm implicações políticas. Graeber e Wengrow propõem outra

    Responda
  10. Hermes Yaly

    Não é surpresa o prof. Marcelo Viana dizer que recebe três ou quatro soluções da quadratura do círculo por ano! Perguntem aos responsáveis pelas principais faculdades de engenharia mecânica ou institutos de física do Brasil se eles também não recebem frequentemente vários projetos de moto perpétuo (ou moto contínuo, como também é chamado) para analisar e construir. E o pior é que, quando são recusados devido à sua impossibilidade, os "inventores" chamam os engenheiros e físicos de "bitolados"!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.