Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sid Santo

    O que o gove_rno federal está querendo é inventar factoides (suposta crise na segurança pública de SP) para fazer propaganda política para 2026.

    Responda
  2. Sid Santo

    Não criou regra nenhuma, tudo já existe. Maior mentira, e tem esperto que acredita.

    Responda
  3. Vitor Correa

    Parabéns pra vcs que fizeram o L. Prevejo a barbarie vindo da própria população já que os policiais não vão poder agir em sua defesa.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Ca na lha. Deve ser policial ou miliciano.

    2. Benjamim Godinho

      O decreto nada mais faz que trazer diretrizes apresentadas pelo governo federal na tentativa de padronizar uma política para segurança pública em nível nacional. Condiciona a liberação de recursos ao atendimento a determinadas orientações, mas não desconhece que o comando das polícias militares é competência dos estados. Muito diferente das ações de Bolsonaro na pandemia, que concentravam no governo federal o poder para a adoção de medidas preventivas, impedindo prefeitos e governadores de agir.

    3. niemeyer franco

      Numa coisa temos certeza; muitos inocentes terão suas vidas preservadas. Polícias covardes.

  4. Marcelo ROSSI

    Meu Deus , que governo ruim.

    Responda
    1. niemeyer franco

      Ruim? Ruim mesmo vai ser com a prisão do milícia-mor, bolsom**da.

    2. Mauricio Bessa Luna

      Faz assim: espera a eleição e tenta trocar, ok? Choramimgar não resolve!

  5. José Luis Oliveira

    Policiais militares deveriam fazer patrulhamento olho de vidro, não ver nada. Só atender solicitação 190 e preencher boletim de ocorrência. Deixar os indíces criminais explodir e só assim para dar valor. Nada de perseguir ladrão,.isso só traz problemas

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Você deve ser um PM ban di do.

  6. José Luis Oliveira

    Presente Natal para marginais. Cadeias comemoraram a vitória de Lule nas eleições. Tudo normal na Republiqueta das Bananas

    Responda
  7. José Luis Oliveira

    Presente de Natal para infratores, afinal foi comemorado sua vitória nas eleições dentro dos presídios. Não precisa falar mais nada. Polícia deveriam usar olho de vidro e deixar a população na mãos dos bandidos, ja q esta turma esque do patas acha todos bonzinhos. Polícia fica dando murro da ponta de faca, fazer o patrulhamento e preencher boletim de ocorrência deixar para STF, Ministros Lule resolver, o dolar ja subiu vamos ver q fazem, deixar os índices criminais disparar tb, eles q resolvam

    Responda
  8. Josue Oliveira

    Um apresentador bolsopata estava dizendo que Lula estaria atrapalhando os policiais. Vale tudo.

    Responda
  9. Genivaldo Euclides Marques Marques

    Governo está correto , é preciso padronizar ações das polícias, em todos os estados, bandido precisa ser tratado com austeridade, mas, o cidadão, não pode ser tratado como se bandido fosse pela polícia.

    Responda
  10. VICTOR SAETA DE AGUIAR

    Maravilha!!!!!!!! Nada de novo no front. Bandidos aterrorizando o Guaruja, bairros e cidades da baixada, roubando e matando etc. e o "governo" preocupado com a forma que a Polícia os está combatendo. Para os governantes atuais e seu atual "ministro da Justiça" uma espécie de faz-tudo do presidente isso nao preocupa. O que lhes preocupa é a forma que são combatidos. A Policia tem regras duras e os bandidos não tem nenhuma. Nem presos vão. Por isso teve festa nas cadeias do Brasil nas "eleições".

    Responda
  11. Jose Augusto Baldassari Filho

    O país vivendo uma crise de segurança, o crime organizado dominando e agindo em praticamente todo o território nacional, além da corrup, opa, descontrole que campeia, alô distribuidores de emendas! e agora um descondenado por um "erro" de CEP, mas não inocentado (esqueceram disso???) e um de seus áulicos vem ditar ordens para amenizar o combate a bandidos atrapalhando o trabalho sacrificado da policia. isto que é legislar a favor do crime.

    Responda
  12. MARCOS DA SILVA NEVES

    Quem teve essa ideia maravilhosa não anda nas ruas do Rio de Janeiro. Que dizer que um assaltante de bicicleta assalta uma pessoa e o policial, por não saber que ele está armado, não pode atirar? Vai correr atrás como? É isso mesmo? Um presente de Natal para os bandidos. E viva a bandidagem!

    Responda
  13. Regis MageSOAD

    Lula já levou borrachada na época da greve dos metalúrgicos e pelo visto ainda não aprendeu nada.

    Responda
    1. Mauricio Bessa Luna

      Alô folha de São Paulo: estão admitindo apologia a violência?

  14. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    O decreto é bom. Mas só a prática é que dá a prova dos nove...

    Responda
  15. Sergio Sergio

    Os criminosos agradecem. O Ex presididiário presidente sempre ao lado dos bandidos.

    Responda
    1. José Luis Oliveira

      Rodrigo Melo volte a lavar a louça, até parece cientista da ciência de segurança pública. Só fale o q vc já viveu ou conhece, já trabalhou na polícia? Filosofia de botequim é fácil falar

    2. Rodrigo Mello

      Diga um absurdo do decreto...não usar arma de fogo contra alguém desarmado? Ações policiais planejadas? Não vi nada demais e tudo, segundo o que consta na notícia, pareceu bem óbvio. A sociedade não tem que exigir um policial que qualquer situação saca uma arma....tem que exigir profissionais que consigam lidar com as situações de forma adequada e sem o uso de arma de fogo quando não for necessário. Polícia preparada, equipada e técnica. Brutamontes assassinos são inadequados na polícia.

  16. Marcio Amed

    Tem que usar o conceito de marketing de missão da empresa (Philip Kotler). Missão da empresa da polícia atual: Prender o bandido. Mudar para: Defender as pessoas de bem. Faz uma mudança tremenda. Evita que o policial à paisana puxe sua arma e abra fogo ao lado de uma mulher grávida dando a mão a um filho, uma idosa e um senhor fazendo compra. Iniciando assim um tiroteio. Pela gana de pegar o bandido nem que custe a vida de todos ao redor. Uma burrice, não é? Uma tremenda burrice sim.

    Responda
    1. José Luis Oliveira

      Volte a lavar sua louça, não entende nada de segurança pública. Filosofia boa no papel. Assuma uma viatura da polícia e vá para rua. Depois forme seu conceito

  17. Eduardo Freitas

    Somente decretos quebra galho. E para diminuir a violência no Brasil o que está sendo realizado?

    Responda
    1. Rodrigo Mello

      Redução do desemprego, programas sociais e de transferência de renda. Investimento em educação superior e técnica ( visto que escola fundamental e ensino médico compete aos estados e municípios). Mas se vc é daqueles que são contra cotas raciais, bolsa família, minha casa minha vida, deve gostar na verdade de uma policia que mata pobre.

  18. Enos Mendes

    Isso mesmo: só os eleitores do Luli usam armas: os oficiais da lei usam flores e bombons para combater o crime...

    Responda
    1. José Luis Oliveira

      Rodrigo Meloz vai lavar louça que é a sua cara, armas coisa de homi

    2. Rodrigo Mello

      Sério mesmo que são os eleitores do Lula que usam armas? Ou foi o governo bolsonaro qie saiu liberando arma de forma aleatória?

  19. Marcelo Galvao de Oliveira

    Bandidagem agradece o presente de Natal.

    Responda
  20. Marcelo Galvao de Oliveira

    Alguma regra para criminosos ou podem fazer o que quiserem ?

    Responda
  21. Ivo Broeing

    Nao satisfeito em transformar todos os estados que governou em campos de morte para o povo, como o lider do governo jacques vagner que na bahia do inico ao final de seu mandato aumentou em 80 porcento o numero de homicidios, o governo petista agora quer transformar o brasil inteiro em campo de morte para o povo

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Tarcísio colocou Sp com os mais baixos indices de crme violento dos ultimos 25 anos amigo, jsp unto com sc sao os estados mais seguros para o povo do Brasil, os campos de morte majoritariamente sao is governados pela esquerda onde não a enfrentamento a criminosos.

    2. Josue Oliveira

      Com ajuda da polícia do Tarcísio.

    3. Ivo Broeing

      santa burrrrice batman

    4. Ivo Broeing

      vou querida , todo o ano a muitos anos seguidos entre outros países , e só para você saber , em todos os confrontos armados de todo os usa com a policia americana no ano passado , foram mil e quatrocentas mortes para trezentos e setenta e três milhões de habitantes, só na bahia foram mais de mil e seiscentas mortes para 15 milhoes de habitantes nos confrontos, obrigado de não me mandar ir para a bahia neste caso

    5. silvia ramos

      Vai para os EUA...

  22. José Carlos de Oliveira

    Esse decreto é para polícia do Brasil ou da Suíça???

    Responda
  23. José Carlos de Oliveira

    Esse decreto é para a polícia do Brasil ou da Suíça???

    Responda
  24. leonardo oliveira

    Get out Lula e Lewa.

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Este ernesto deve ser um barnabé desocupado do serviço público e do redbanho a serviço do descondenado.Ama um criminoso.

    2. Ernesto Pichler

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. Jorge Luis Monzani

    O decreto é para proteger cidadãos inocentes e desarmados que estão sendo espancados, aleijados e mortos por policiais ignorantes e violentos. NÃO SABEM LER ??

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Como jacques vagnrr fez na bahia? Quem não sabe ler e vc , muito menos interpretar um texto.

    2. José Luis Oliveira

      Um presente natal para infratotes q aplaudirão sua eleição. Polícia Militar deveria cruzar o braço e só agir após os bandidos, fazer famigerado Boletim de ocorrência e mais nada. Já q o sistema atual quer isso.

  26. EUGÃ NIO MENDES DOS SANTOS

    Muito bem vindo o Decreto. A população mais teme do que respeita a polícia. Óbvio que sabemos qual o público, a etnia, os CEPs onde acontecem essas mortes, então, há quem defenda, lamentavelmente ,continuidade da situação atual.

    Responda
    1. silvia ramos

      A Gestapo obedecerá às regras? População acuada vai reagir, não demora. Já vi PM correr da multidão, acabou a valentia na hora.

    2. José Carlos de Oliveira

      Sabe de nada inocente!!!

  27. Antonio Ivair Arrais

    Será que o Lula vai criar um decreto com novas regras para uso dos ban....di....dos? Proibindo eles de não usarem armas contra policiais?

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Pergunta pra quem liberou armas pra bandidagem , pra quem soltou o maior traficante do país , talkey seu goiaba sem cérebro

    2. silvia ramos

      Esses, que foram executados pelas PMs, nem armas tinham. Um, tinha sabão líquido furtado, outro, sem camisa e acuado, só tinha o corpo para resistir, o sujeito jogado de cima da ponte só tinha os ossos a fraturar, a mulher levada a nocaute só tinha a sua voz. Todos perigossíssimos.

    3. leonardo oliveira

      Glauber libera trinta minutos do seu precioso ..

    4. Jorge Luis Monzani

      O decreto é para proteger cidadãos inocentes e desarmados que estão sendo espancados , aleijados e mortos por policiais ignorantes e violentos. NÃO SABEM LER ?

    5. Glauber Lorenzini

      Ué, se usarem armas contra os policiais não há restrição dos policiais usarem armas contra eles. O que não pode é a polícia sair matando gente desarmada, ou será que pode?

  28. Giovani Ferreira Vargas

    Protegendo a sua própria laia. Bem coisa da petezada.

    Responda
    1. Glauber Lorenzini

      Cumprindo a lei sem inventar nada de novo. Onde não matar gente desarmada é proteger bandido?

  29. Marcos Longaresi Carvalhães

    Blá, blá, blá e mais blá, blá, blá tudo para inglês ver. Pois quem julga a conduta dos policiais militares se é crime ou não é o Poder Judiciário não o Executivo. Outra coisa às policias militares e civis não são subordinados ao Poder Executivo Federal e sim ao Estadual. Esse decreto não serve nem para limpar a......

    Responda
  30. Jorge Luis Monzani

    Parabéns ao governo LULA. Uma coisa que é óbvia e natural em um país civilizado ou que pretende ser civilizado, não deveria precisar da intervenção federal para ser cumprida. Como os governadores não cumprem as regras e no caso de SP que tem um analfabeto funcional como governador que induz a PM a bater , espancar e matar a população, o governo federal foi obrigado a agir. Aliás , as PMs deveriam ser extintas e as polícias civis reforçadas. O Brasil tem um regime político civil a não militar

    Responda
  31. Ricardo Fernandes

    Os governadores que realmente querem proteger as pessoas não cumprirão esse decreto. Assim espero.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Aumentar a taxa de homicidios em 80 porcento deixando o crime rolar solto como o petista jacques vagner lider do governo fez na bahia e para voce?

    2. Glauber Lorenzini

      "Proteger as pessoas" com a polícia "matando pessoas" (sempre pobres) desarmadas? É isso que você entende por Segurança Pública?

  32. Antonio Ivair Arrais

    Gostaria de saber se o Lula paz e amor vai criar novas regras para uso da bandidagem, proibindo os bandidos de usarem armas de fogo contra policiais!

    Responda
  33. ANIBAL CARRION

    É preciso que o Estado com seus mecanismos legais, controle suas polícias antes que seja tarde demais. Muitos civis inocentes estão sendo mortos por agentes que juraram defende-los. Tivessem esses servidores públicos, câmeras corporais ininterruptas controladas por seus superiores, assim como as metralhadoras, pistolas, cacetetes, não estaríamos vivenciando esse show de horrores. O Estado não existe para matar ninguém

    Responda
    1. Jorge Luis Monzani

      Parabéns Anibal!! Até que enfim um comentário sério e inteligente. Esses que estão defendendo a violência ilegal da PM votam na aberração Bolsonaro com certeza. Quero ver se teriam as mesmas opiniões depois que algum filho, pai , mãe , etc.. for espancado, aleijado ou morto por um policial ignorante e violento.

  34. leonardo oliveira

    Não cuida nem das estradas , muito menos das pontes federais . Vem ele e o ultrapassado Lewa dizer como a polícia vai morrer na mão da bandidagem. UM sem noção.

    Responda
    1. Glauber Lorenzini

      Como "a polícia" morreria "na mão" de "bandidagem" se desarmada estará?

    2. Ernesto Pichler

      Sem noção é um tal de leonardo.

  35. Roberto Iuksz

    Formidavel ! Espetacular ! É tudo que precisava para o descondenado nao se re-eleger . Ou seguranca publica náo é a principal preocupacao do brasileiro , segundo volta e meia lemos na Folha ?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Segurança Pública é essencial, por isso a Polícia tem que ser contida, pois é o maior fator de insegurança.

  36. Luis Nunez

    E as regras para os melian-tes?

    Responda
  37. ADEMAR EUCLIDES MONTEIRO

    Então. Pelo que entendi, se policiais estiveram participando de uma barreira numa rodovia para prender assaltantes e esses resolverem passar por cimo dos policiais, só resta então chamar a ambulância?

    Responda
    1. Glauber Lorenzini

      Pelo que você "não entendeu" aí sim seria isso que você escreveu.

    2. Ernesto Pichler

      ..."exceto quando houver risco de morte ou lesão aos profissionais de segurança pública ou a terceiros." Consegue ler?

  38. Marcos Serra

    Fico imaginando a equipe chefiada por um dos mais fracos (ex)ministros do cooptado STF. Burocratas, gravatinhas, despreparados em boquinhas rentáveis, integrantes de partidos que defendem criminosos, ONGS subsidiadas pelo governo para enriquecer seus integrantes, artistas e defensores dos "direitos humanos". A nata do retrocesso, da mentira e da hipocrisia. Total inversão de valores a olhos vistos. Não brinca-se com o perigo e sim com a irresponsabilidade e incompetência. Nosso país está doente.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Nosso país está doente, bem doente por sinal, por termos na presidência um ex-presidiário corrupto condenado em três instâncias por unanimidade. Pouco inteligente, retomou práticas que levaram o país a sua pior recessão. Hoje, temos dívida publica exorbitante, câmbio enfraquecido e absurda inflação real, não a mentira que propagam. Como diria o Alckmin, todos os larápios de volta à cena do crime. Brasil ladeira abaixo.

    2. Ernesto Pichler

      Partido que defende criminosos é o PL do bozofachista.

    3. Jorge Luis Monzani

      Nosso país ficou doente quando a aberração Jair Bolsonaro despertou e deu representação política aos delinquentes que sempre existiram e estavam adormecidos. O STF salvou o Brasil de uma quadrilha de bandidos da pior espécie e perigosa , fato comprovado , sacramentado e juramentado. Faltam as condenações e prisão, principalmente para Bolsonaro , o cerne do golpe e de muitas desgraças contra o Brasil. Todo respeito e agradecimento ao STF.

  39. Marcos Serra

    No Brasil, a regulamentação do agir das polícias militares cabe aos estados e não a uma União usurpadora. Fica evidente o porquê da admiração e fascínio do descondenado corrupto por China, Rússia e Venezuela. Presumo que suas imagens de cabeceira sejam São Putin, São Jinping e São Maduro para os quais sempre reza pedindo o milagre da multiplicação dos habeas corpus (STF) em favor dos injustiçados kumpanheirus. Imagino a alegria de certos grupos ao saberem que seu "trabalho" está mais fácil.

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Já tomou seu gardenal hoje José Serra

    2. Marcio Souza

      Perdeu, mané! E vai perder de novo em 26!

  40. MAURO SANTOS SALGADO

    É um golpe. Apenas mais uma forma de mandar mais dinheiro para os companheiros. Serão "tecnicamente" avaliados que os estados e municípios que cumprem corretamente o decreto serão os alinhados com o governo central. Os de oposição, mesmo comprovadamente com índices de violência policial menor do que outros, como os do Nordeste (por exemplo, São Paulo), receberão nada. É simples assim, primário.

    Responda
    1. Glauber Lorenzini

      Primário é o nível cognitivo de algumas pessoas. É Segurança Pública na sua concepção a polícia matar pessoas desarmadas e ainda receber recursos para tanto?

  41. Rodrigo Cabral

    Decreto da obviedade ululante. Sempre teve esses protocolos em todas as policias (PF, PRF, PC e PM). Governo federal querendo surfar a onda da mídia no momento. Para falarem de algo sem ser economia.

    Responda
  42. Marcos Serra

    Segue-se, passo-a-passo, o avanço da cartilha para implantação de um regime totalitário: a capenga "reforma tributária" com o IVA mais alto do planeta concentra os recursos na mão da União. Para domínio e silenciamento da população, promove-se o desarmamento do cidadão, a intimidação das forças policiais e o desmonte das Forças Armadas para que o poder de fogo esteja com uma guarda pretoriana submissa e cooptada. Federação só nos mapas para inglês ver.

    Responda
    1. Anderson Santos

      Com a cognição de um animal, daqueles quem não podem ver um pano vermelho... Qual governo Implanta um Regime "totalitário" através do IVA e de ações pacíficas e sem armas e sem forças armadas? Quanto absurdo de uma mente que precisa de ajuda.

  43. Nelson de Paula

    Vendo esse decreto, seria aconselhável que a polícia publicasse também todos os seus protocolos de ação para evitar que os infratores sejam surpreendidos ou prejudicados durante a ação policial.

    Responda
  44. Marcos Serra

    Decreto redigido por quem só anda cercado de muitos seguranças e com o aval de um turista que tem uma guarda pessoal fortíssima por onde transita mesmo em suas constantes viagens paradisíacas onde torra-se dinheiro do contribuinte com hospedagens milionárias e jantares nababescos. A controvertida Maria do Rosário defendia os coitadinhos até que foi assaltada. Virou o disco rapidinho. Pena que outros "sábios" não tenham passado pela experiência.

    Responda
    1. Marisa Coan

      A Rosário foi? Que bom!

  45. AILTON GUTEMBERG CARVALHO LIMA

    Os comentários demonstram que alguns leitores da Folha. Infelizmente não conseguem entender o leem.

    Responda
    1. Glauber Lorenzini

      E ruminantes leem?

    2. antonio brito

      Certo, um tal de Ailton dentre eles.

    3. Marisa Coan

      E nem nós o que vc escreve, já que com todo o amor esqueceu uma palavra e a pontuação paulofreiriana deixou a desejar.

  46. Pedro Souza

    Duvido que o Derreteu vai obedecer!!

    Responda
  47. MAURO SANTOS SALGADO

    O decreto é impossível de ser corretamente avaliado quanto ao cumprimento (como diz o artigo 10). Mas é só um jeito de mandar dinheiro para os companheiros. Serão "tecnicamente avaliados" pelo como bons cumpridores os estados e municípios alinhados com o governo central; os de oposição, mesmo com índices de violência policial comprovadamente menores do que os de outros estados, principalmente do Nordeste (como ocorre hoje com São Paulo), receberão nada. Um golpe primário.

    Responda
  48. Marcos Serra

    A falácia de "contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que não represente risco imediato de morte ou lesão para policiais ou terceiros" é tão subjetiva que beira o irracional. imagine-se a cena do criminoso fugindo e o policial perguntando, em voz alta, se ele está ou não armado. Quais os parâmetros de "não representar risco"? Levar um tiro antes e talvez vir a óbito por conta dos coitadinhos sociais? Só mesmo o Dino para ter passe livre à comunidade.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Apenas confirmam o que até as calçadas já sabem: postura grotesca e bizarra com objetivo de lacrar e falar o que bandido quer ouvir. Imaginem a cena: O Lule sendo assaltado, a polícia atrás perguntando ao assaltante: " o senhor por acaso está armado?" A coisa é sobremodo grotesca. Só nesta república bananeira.

    2. victor lag

      Petista sempre passa pano pra delinquente. Não comente , guarde o ódio do bem para você

  49. Luis Paulo Netto

    FORA LULA !

    Responda
    1. jose marcio mourao

      Para dentro do Alvorada de novo em 2026!

  50. LUIZ FERREIRA

    Escreveu as mesmas coisas que já existem em legislações penais, não colocou uma vírgula a mais do que já existe. O vontade de lacrar no final do ano baixando decreto de algo que já existe!!!!

    Responda